Caponata Siciliana: origens, história e receita


Quando fala-se de CAPONATA, fala-se de Sicília! Este prato típico, muitas vezes servido como entrada ou acompanhamento, é conhecido no mundo inteiro.

Para quem nunca ouviu falar, a caponata siciliana é um prato agridoce à base de berinjelas fritas e outras verduras. É um prato muito clássico, cheio de história e está fortemente ligado ao folclore das pitorescas cidades sicilianas. Assim, vamos ver qual é o significado do termo e quais as variações dessa delícia?

Em italiano, berinjela se diz “melanzana”.

A princípio, a caponata leva os seguintes ingredientes: berinjela, cebola, molho de tomate, aipo, vinagre, alcaparras, azeitonas, manjericão, açúcar e sal. Existem, no entanto, muitas variações dessa base em toda a Sicília. Por exemplo, alguma incluem a adição de pimentão, pinhões, uva-passa, batata, abobrinha, cenoura, canela, peixe-espada e até lagosta.

 

caponata

As origens da caponata

As berinjelas chegaram à Sicília com os árabes, na Idade Média. Desde então, este vegetal se tornou um elemento muito presente na culinária da ilha. Por exemplo, como não pensar na “Pasta alla Norma“, na lasanha de berinjelas (parmigiana di melanzane) e, claro, na caponata?

As origens da caponata são bem misteriosas. Algumas pessoas afirmam que o nome do prato deriva da palavra capone (o peixe dourado-do-mar), e que o prato derivaria de uma preparação à base de peixe. Como era um prato dos nobres, os camponeses não podiam comprar aquele peixe tão caro, e daí pensaram em substituí-lo com vegetais.

Por outro lado, há quem diga que caponata deriva de caupona, uma taberna ponto de encontro dos marinheiros que, cansados ​​do trabalho, iam beber um copo de vinho e comer uma torrada temperada com alho, azeite, azeitonas, alcaparras e anchova.

Por fim, uma teoria mais antiga liga o nome caponata à forma de cortar vegetais. Segundo essa teoria, a palavra vem do grego “captos”, ou seja, corte. De fato, a característica da caponata é exatamente a presença de vários vegetais cortados em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho.

Caponata Siciliana

Receita original da Caponata

Então, gostaria de preparar a caponata ORIGINAL aí na sua casa e surpreender seus convidados? A prepação não é difícil, porém é um pouco longa. Por isso, é aconselhável planejar com antecedência. Você precisará reservar uma hora para purgar as berinjelas e cerca de 40-50 minutos para fritá-las e cozinhá-las com o resto dos ingredientes.

Ingredientes para 4 porções

  • 700g de berinjelas
  • 300g de cebolas picadas
  • 03 tomates inteiros (ou já pelados, se tiver)
  • 300g de aipo/salsão cortados
  • 100g de azeitonas verdes
  • 50g de alcaparras (sem sal)
  • ½ copo de vinagre
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 5 folhas de manjericão
  • óleo para fritar
  • Azeite extra-virgem de oliva
  • Sal

Modo de preparar

Lave as berinjelas, retire o caule e enxugue-as. Em seguida, corte em pedaços grandes, colocando-os em uma peneira. Salgue as berinjelas cortadas, tentando fazer com que o sal seja distribuído uniformemente. Coloque um peso em cima da berinjela (por exemplo, uma panela ou prato pesado). Espere cerca de 1 hora, pois neste período as berinjelas vão perder o excesso de água e também o sabor amargo.

Pegue uma panela, encha com água e leve para ferver. Escalde os tomates por cerca de 5 minutos, escorra e retire a casca e as sementes. Corte os tomates pelados em pedaços pequenos e reserve. Se você usar tomates pelados, vai pular esta parte.

Agora pegue uma panela e, depois de adicionar um fiozinho de azeite, acrescente as cebolas picadas finamente. Refogue-as até dourar, e então adicione os tomates pelados cortados.

Em seguida, adicione o aipo cortado, as azeitonas e as alcaparras (previamente dessalgadas). Cozinhe tudo por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Reserve.

Depois que tiver passado uma hora, retire o peso de cima das berinjelas e seque-as com papel toalha. Em seguida, pegue uma panela, coloque cerca de 2 ou 3 dedos de óleo e frite os pedaços de berinjela. Não fique mexendo muito, para que a berinjela não fique mole demais. Quando estiverem douradas, despeje as berinjelas sobre o papel toalha para tirar o excesso de óleo.

Neste ponto, despeje as berinjelas no molho. Adicione o vinagre e o açúcar e mexa tudo em fogo baixo, para evaporar todo o vinagre. Em seguida, desligue e deixe esfriar. Por último, adicione as folhas de manjericão

Enfim, deixe sua caponata descansar por várias horas (ou melhor ainda, de um dia para o outro) para melhor apreciar aquela combinação agridoce que, tenho certeza, que você vai adorar.

As variações da caponata

Você deve ter percebido que há várias interpretações do termo caponata, assim como não existe uma única versão desta comida tradicional. O único ingrediente que não pode faltar é a berinjela mas, como eu disse anteriormente, há diversas variações do prato! 

Uma caponata com pimentão vermelho e amarelo.

 

Em Catânia, por exemplo, você encontrará batata na caponata. Em Agrigento costuma-se adicionar pimentões. Por sua vez, a versão de Palermo leva uvas-passas e pinhões. Por fim, é provável que você encontre amêndoas na versão de Trapani.

Mas resumindo, um passeio pela Sicília é ideal para provar todos os tipos de caponata. Prepare-se para um verdadeiro êxtase culinário, uma experiência que envolve todos os sentidos: não só o paladar, mas também o olfato graças aos aromas e a visão por causa das cores do prato!

 

 

Comente!