Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Dicas de Enna e do interior da Sicília » Campo de tulipas na Sicília: Blufi e seu tapete vermelho

Campo de tulipas na Sicília: Blufi e seu tapete vermelho


Um campo de tulipas na Sicília, exatamente como na Holanda! Pois é, ele fica no vilarejo de Blufi, a cerca de 100km de Palermo.

De fato, este campo de tulipas deu a Blufi o apelido de “pequena Holanda” da Sicília. Além disso, o lugar se tornou uma meta para os amantes da natureza e da fotografia durante a primavera. Em um campo cultivado com trigo, entre amendoeiras e oliveiras, as tulipas são um toque de cor sem igual.

campos de tulipas

Uma imensa extensão vermelha com as montanhas da Sicília ao fundo que saúda a chegada da nova estação.

Blufi, a terra das tulipas na Sicília

Blufi está localizada na encosta sul do Madonie e tem algumas centenas de habitantes. Até 1972, Blufi fazia parte do município de Petralia Soprana, que faz parte da lista dos vilarejos mais bonitos da Itália. Então como vocês podem imaginar, se Blufi era apenas uma parte de outro vilarejo, o tamanho dele é realmente mínimo.

A cerca de 2,5km do centro do povoado fica o santuário da Madonna dell’Olio, um destino de peregrinação contínua. O campo de tulipas mais importante fica logo abaixo do santuário. Em suma, as lindas flores são a principal atração de Blufi, um vilarejo esplêndido que muitos estão redescobrindo.

As tulipas de Blufi são do tipo precoce, também chamadas de tulipas de Raddi (Tulipa raddii, em homenagem ao botânico florentino Giuseppe Raddi). É um tipo de tulipa selvagem, que geralmente floresce somente entre março e maio e que é resistente à aração da lavoura, graças à posição dos bulbos que ficam cerca de 50cm de profundidade.

A lenda do campo de tulipas

Segundo uma lenda, um jovem casal que não podia ter filhos foi ao Santuário num dia de maio para pedir a intercessão de Nossa Senhora. Eles colocaram algumas tulipas brancas no altar que, milagrosamente ficaram vermelhas na frente da Virgem. Depois de alguns dias, a mulher percebeu que estava grávida, e no mês de fevereiro seguinte, a jovem deu à luz a gêmeos.

LEIA TAMBÉM:  5 coisas para ver e fazer em Enna

Como tiveram a graça alcançada, 40 dias após o nascimento das crianças, o casal voltou ao Santuário, mas o encontrou fechado. Assim, eles decidiram agradecer a Nossa Senhora da beira da porta mesmo. No entanto, ao se virar, perceberam que havia um imenso campo de tulipas vermelhas na frente deles. Eram as mesmas tulipas que eles haviam deixado no altar naquele dia de maio.

O Santuário da Madonna dell’Olio

Campo de tulipas na Sicília: quando e como

As tulipas de Blufi florescem entre março e maio. É possível admirá-las ao longo da estrada SS290, em direção ao vilarejo, e só é possível chegar lá de carro. No entanto, é fácil encontrar as tulipas e você logo as verá assim que olhar para o campo em frente ao Santuário da Madonna dell’Olio. O campo está imerso no verde dos vales e colinas, literalmente coberto por uma extensa mancha vermelha.

campo de tulipas

Minha dica
Se você viaja entre março e maio e deseja conhecer o campo de tulipas de Blufi, pode planejar um roteiro que inclua os vilarejos do interior da Sicília, como Petralia Soprana, Petralia Sottana ou Gangi, por exemplo. Além disso, pode ser um “desvio” durante a viagem de Palermo a Catania, ou vice-versa.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
LEIA TAMBÉM:  Um pedaço de Roma Antiga na Sicília: Villa Romana del Casale

Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

3 comentários em “Campo de tulipas na Sicília: Blufi e seu tapete vermelho”

  1. Olá, Patricia. Já estive por 2 vezes na Sicilia, pena não ter te conhecido antes. Certamente voltarei usando suas maravilhosas e importantes dicas. Parabéns.

    1. Olá Ana! Espero que possa voltar muito em breve, por que com certeza ainda falta muita coisa para você conhecer na Sicília!

      Um abraço,

      Patricia

  2. Olá, Patrícia. Mais uma ótima dica que acrescentarei ao meu planejamento, uma vez que estarei seguindo de Palermo para Catania, no início de maio.

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!