Atualizado em 15/02/2021
Grande parte das cidades do leste da Sicília, principalmente aquelas do sudeste da ilha – a região chamada Val di Noto –, são caracterizadas pela arquitetura barroca que lhes valeu o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco. Uma delas é Caltagirone, a cidade da cerâmica.
A cerâmica de Caltagirone é famosa no mundo inteiro e quem já esteve aqui na Sicília deve ter visto vasos, pratos e uma série de objetos de decoração feitos com essa cerâmica à venda nas lojas de produtos típicos e ornamentando casas, praças, hotéis e restaurantes. Caltagirone é cheia de jazidas de argila e a cerâmica é uma tradição milenar, aperfeiçoada durante a colonização da Sicília pelos árabes. Foram eles que batizaram a cidade como Qal’at al Ghìràn, que significa literalmente Fortaleza dos Vasos, e trouxeram formas, cores e técnicas de produção de cerâmica.

No século XIX, com o advento da Revolução Industrial, enquanto os outros lugares produtores de cerâmica da Sicília e do resto da Itália substituíram o trabalho manual pelas produções em série, Caltagirone manteve a tradição e apostou na sabedoria das mãos dos mestres ceramistas. Através da criação de uma escola e do museu da cerâmica, a cidade defendeu e deu um novo impulso à arte da cerâmica local, que até hoje está ligada à capacidade manual e ao espírito criativo dos artesãos.
O que ver em Caltagirone
Passear em Caltagirone é sempre um prazer. Sendo uma cidade pequena, é aquele típico passeio de poucas horas, perfeito para quem adora as cidadezinhas e/ou aprecia arquitetura e artesanato.
Destruída quase totalmente pelo terremoto de 1693, Caltagirone foi reconstruída seguindo os padrões da arquitetura em estilo barroco tardio. Há peças de cerâmica por todos os cantos da cidade, desde a cúpula da catedral (veja foto acima) aos enfeites das casas e jardins.

A Escadaria de Santa Maria del Monte
No início do século XVII, a parte antiga da cidade foi unida àquela nova através de uma escadaria, hoje cartão postal de Caltagirone. Os 142 degraus são decorados com azulejos que retratam um pouco da história e das tradições da Sicília no período que vai do século X ao XX. Os azulejos coloridos dão uma efeito lindíssimo, tanto que ela foi eleita uma das dez escadarias mais bonitas do mundo!
À noite a escadaria é iluminada, dando outro efeito ao monumento.
Uma curiosidade: nas noites dos dias 24 e 25 de julho, durante os festejos do santo padroeiro da cidade, San Giacomo (São Tiago), e nos dias 14 e 15 de agosto, em louvor a Nossa Senhora da Ponte, a escadaria de Caltagirone recebe uma iluminação especial. Ao invés das lâmpadas normais, são acesas velas que desenham símbolos religiosos. Forma-se um verdadeiro tapete de fogo.

Outro período interessante é quando acontece a Infiorata (geralmente dura um mês, entre os meses de maio e junho). Milhares de vasos com plantas e flores de diferentes cortes formam um desenho cobrindo a parte central dos degraus.

As lojas de artesanato
Eu não sei como é possível ir embora de Caltagirone sem comprar nada. As lojas são verdadeiras galerias de arte que demonstram a maestria dos artesãos locais. Eu realmente aconselho você a deixar um espaço na mala para levar uma lembrança que resume as cores e as tradições da Sicília. Amarelo, verde, laranja e azul são as cores tradicionalmente usadas nas peças, cores que se referem aos elementos da natureza presentes na Sicília.

O jardim público e o museu da cerâmica
O jardim público de Caltagirone (Villa Comunale) é muito gracioso. É o ponto de encontro da população local e, como não podia deixar de ser, ele também é decorado com cerâmicas.

O Museo Regionale della Ceramica pode ser bem interessante para quem aprecia esta arte. Apesar de ser muito mal mantido e desorganizado, se você se interessa pela história da cerâmica e gostaria de ver como ela evoluiu com o passar dos séculos, do período neolítico aos dias de hoje, não deixe de passar lá. Ele fica dentro do jardim público.

Quando ir a Caltagirone
Qualquer período é bom para ir a Caltagirone, porém se você a visita no verão, eu aconselho a deixar o passeio para o fim da tarde, assim como eu fiz. Além da luz ser linda, como Caltagirone é uma cidade que fica distante do mar, pode ter dias bem quentes nos meses de julho e agosto.
Um período particularmente interessante também é o Natal. Caltagirone é famosa por seus presépios e do início de dezembro até o dia de reis, ficam expostos uma série deles por toda a cidade. Tem presépios de todos os tipos e tamanhos. Já falei sobre os presépios de Caltagirone AQUI.
Como chegar a Caltagirone
Para quem vai pegar transporte público, o bate e volta a Caltagirone só é viável a partir de Catânia e o modo mais rápido é de ônibus. Há vários horários por dia com a empresa a AST, tanto para ir quanto para voltar, e a viagem dura cerca de 1h30min.
No caso de quem está de carro, chegar em Caltagirone é simples, apesar da estrada não ser exatamente um “tapete”, se é que vocês me entendem. Caltagirone dista cerca de 1h de carro de Catânia, 1h30min de Siracusa, 2h de Taormina.
Estacionar: Nas ruas do centro histórico há diversos pontos onde há faixas azuis (€ 0,72/hora), mas caso você visite a cidade em dias úteis, durante o horário comercial, vai precisar rodar um pouco até achar uma vaga, mas não é uma missão muito difícil.
Uma dica: A Villa del Casale de Piazza Armerina, um sítio arqueológico de grande interesse, fica a apenas 30km de Caltagirone. Veja AQUI como fazer um tour em português lá!
Planeje sua viagem

Gostaria de saber se consigo fazer aula de pintura em baixo esmalte (porcelanas) em algum lugar na Itália ?
Olá Agda,
Provavelmente sim, mas infelizmente não sei te indicar nenhum curso, pois pintura não é o meu forte.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia! Os bilhetes de ônibus de Catânia para Caltagirone são comprados na hora diretamente no ônibus, ou é necessário comprar com antecedência?
Oi Thais,
Você pode comprar na hora mesmo, diretamente no ônibus ou nos guichês/revendores de passagens da AST, que é a empresa de ônibus.
Um abraço,
Patricia
Obrigada Patrícia vou ficar uns dias em Siracusa e Taormina, então não se preocupe em pesquisar em Catânia. Beijos e obrigada mais uma vez.
Oi Patrícia, tudo bem? você sabe me dizer se em Catânia ou Siracusa existem lojas que vendem as cerâmicas de Caltagirone? Obrigada
Oi Tatá,
Tem sim. Em Siracusa com certeza (em Ortigia você encontrará várias lojas), assim como em Taormina (corso Umberto). Em Catania não tô lembrando de nenhuma, mas vou pesquisar.