Muitas das praias da Sicília são famosas no mundo inteiro. No entanto, ainda há algumas preciosidades que se mantêm longe dos guias de viagem e não fazem parte do roteiro clássico dos turistas que visitam a ilha no verão. Uma dessas praias é Calamosche, um pequeno paraíso a poucos quilômetros de Noto.
Calamosche (pronuncia-se calamôske), faz parte da Reserva Ambiental Oasi di Vendicari e, portanto, é uma praia protegida. Na área da praia não há nenhum tipo de estabelecimento comercial, bar, restaurante. Nada. É natureza em estado puro. Além disso, não é permitido jogar frescobol, levar bolas ou rádio, que é para ninguém ser incomodado (ah se toda praia fosse assim!).
A trilha
Como grande parte das praias paradisíacas, o acesso a Calamosche não é dos mais fáceis. A entrada que conduz à praia é indicada por uma escrita em um muro, ao longo da estrada SP19.
Assim, ao sair da rodovia é necessário percorrer cerca de 2,5km em uma estrada muito estreita de chão batido, levantando muita poeira. Depois de deixar o carro no estacionamento e seguir as pessoas que vão carregando suas bolsas térmicas, cadeiras de praia e guarda-sóis, começa uma caminhada de cerca de 30 minutos em meio à vegetação nativa, plantas de alecrim e oliveiras.

Trilha que conduz à tão preservada praia de Calamosche. É preciso levar tudo, porque não há nenhum estabelecimento comercial na praia.

Após uma caminhada bem desgastante para quem está fora de forma e debaixo de um sol de 40º, eis que avistamos o mar.
A praia de Calamosche
Calamosche fica em uma pequena enseada delimitada por rochas e é graças a isso que a praia é uma verdadeira piscina natural, um pedaço de Caribe na Sicília. De fato, é um mar tão limpo e transparente, que não dá nem vontade de sair da água.

Em 2005, Calamosche recebeu o título de “praia mais bonita da Itália”.
Muitas pessoas praticam snorkel nos arredores das rochas, na parte mais profunda, pois ali há pequenas grutas e cavidades cheias de peixes coloridos, polvos e outras criaturas que vivem nas proximidades dos recifes.
Como a faixa de areia tem apenas 200m de comprimento, no mês de agosto – o pico da alta estação na Itália – a praia acaba lotando. Por isso, se você escolher esse mês para ir a Calamosche, chegue cedo. Além disso, após as 11h da manhã se torna difícil encontrar um lugar decente para estender a toalha.
Como chegar a Calamosche
Só de carro. Seguir as indicações para Noto e de lá prosseguir pela estrada SP 19.
Dicas e info úteis:
- O estacionamento é pago e custa 3 euros (automóveis);
- Use um calçado adequado para caminhar em trilha de areia;
- Leve seu lanche e bastante água;
- No estacionamento há um restaurante e banheiros.
- A multa para quem não respeita a regras e decide jogar frescobol ou bater uma bolinha pode chegar a 200 euros!
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
Que absurdo de lindo isso!!!Uma só viagem não vai ser suficiente pra conhecer tudo !!!!!