Cala Rossa, em Favignana, é conhecida por suas águas de cor turquesa, que a tornam indescritivelmente bela. Além disso, é não só a praia mais bonita da Favignana, como também uma das mais incríveis da Itália.

Mas assim como boa parte das praias de Favignana, a Cala Rossa é uma praia de pedras. Na verdade, trata-se de uma baía completamente rochosa, margeada por pedras de calcário e rochas íngremes que descem, formando degraus, até ao mar. Enfim, tudo isso é coroado por águas incrivelmente azuis, com ao fundo a ilha de Levanzo.

Cala Rossa em Favignana

Cala Rossa em Favignana: Por que se chama assim?

A tradução literal para o português do nome Cala Rossa é “Enseada Vermelha”. Mas por que será que a praia tem esse nome?

Antes de mais nada, alguns acreditam que o nome tenha origem na sangrenta batalha das Ilhas Égadas, que aconteceu no ano 241 a.C. De fato, as águas entre as ilhas de Favignana e Levanzo, foram o cenário do momento final da Primeira Guerra Púnica, combatida entre os romanos e os cartagineses.

Segundo alguns estudiosos, no entanto, o nome deriva da típica cor vermelho-ferrugem das rochas calcárias que circundam a baía. Efetivamente, quando chove forte, os resíduos desse material escoam para o mar, colorindo a água de vermelho.

Cala Rossa em Favignana

Como chegar à Cala Rossa

A praia de Cala Rossa está localizada a cerca de 4 km do centro da ilha. A estrada para chegar até lá é em grande parte asfaltada, exceto nos últimos 700 metros que são de chão batido.

Primeiramente chega-se a uma área onde é possível estacionar carros, motos e bicicletas. No entanto, depois disso, é obrigatório prosseguir a pé por 10 minutos. A descida ao mar não é muito fácil e por isso o ideal é não ir de chinelo, mas sim usar sapatilhas de borracha próprias para as praias de pedras.

Além disso, há quem chegue à Cala Rossa via mar. De fato, durante o verão você verá vários barcos ancorados ao largo. Sendo assim, se for nadar, tenha cuidado com eles!

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Outras informações sobre Cala Rossa

  • A praia é formada por grandes pedras, onde você pode relaxar. Mas leve um colchão inflável, uma esteira ou toalha macia.
  • O lugar é perfeito para mergulhar ou fazer snorkeling.
  • Não há beach clubs e nem mesmo bares ou restaurantes nas proximidades.
  • Enfim, se decidir passar o dia inteiro em Cala Rossa, leve um lanche e bastante água!

 

Sem dúvida, a Cala Rossa é um lugar imperdível em Favignana. Além de toda a sua beleza, é impossível resistir às suas águas cristalinas, calmas e rasas.

 

Comente!