Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Gastronomia » Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza

Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza


O mestre confeiteiro Corrado Assenza é uma verdadeira instituição na Itália. Seu Caffè Sicilia, em Noto, é o lugar onde suas criações pitorescas tomam forma e podem acontentar nossos paladares. Uma vez na cidade, uma parada lá é obrigatória!

Com toda a certeza, Noto é uma das cidades mais bonitas da Sicília. Ela é chamada de “jardim de pedra dourada”, por causa da cor dos inúmeros palácios que a caracterizam e que fizeram com que se tornasse Patrimônio da Humanidade da Unesco, juntamente com outras cidades do sudeste da Sicília.

Além de sua Catedral e de seus palácios nobres, outro lugar considerado imperdível é o Caffé Sicilia. É um local onde, mais de cem anos atrás, funcionava uma fábrica de torrones e geléias. Contudo, hoje em dia é o laboratório de um dos maiores confeiteiros da Itália.

Caffé SIcilia em Noto

Um dos balcões de doce do Caffè Sicilia.

A arte do mestre Corrado em Noto

Corrado Assenza é um mestre confeiteiro com criatividade inatingível, uma pessoa dedicada à busca perpétua pela excelência e pela perfeita combinação de sabores. Talvez ninguém melhor que ele seja capaz de penetrar na essência das matérias-primas alimentares da Sicília. 

Ele pensa, pesquisa ingredientes, trabalha-os e transforma-os em pequenos prazeres. Além disso, todas as criações produzidas por sua imaginação muitas vezes apresentam um número indefinido de sabores, algumas são esquisitas, mas nunca distorcem o gosto da tradição siciliana.

As opções de gelato não são muitas, propositalmente, porque é tudo fresco e feitos com ingredientes da estação.

Eu sempre que vou a Noto dou um pulinho no Caffè Sicilia. E agora que o mestre Corrado ficou conhecido no mundo inteiro, inclusive no Brasil, graças à série Chef’s Table da Netflix, vou contar a história dele e de seu pequeno Café no centro de Noto.

O Caffè Sicilia em Noto

Quando pensamos em uma confeitaria de um chef tão famoso, imaginamos um lugar chique e requintado, não é? O Caffé Sicilia é diferente. O ambiente é extremamente simples, pequeno, com poucos balcões algumas mesinhas de alumínio na calçada e outras de mármore na sala interna. Nada tem a ver com as suntuosas confeitarias históricas das principais cidades da Sicília.

Caffè Sicilia por fora…

A vitrines de doces são minimalistas, expondo algumas guloseimas tradicionais e uma infinidade de mono-porções, batizadas com nomes curiosos e com plaquinhas onde estão descritos todos os ingredientes cada coisa.

Se tem uma coisa que Corrado faz mesmo questão é que o consumidor saiba exatamente o que está comendo e de onde vêm as matérias-primas (vocês vão logo notar isso nos documentários sobre ele ou nas entrevistas que ele dá).

e por dentro…

Os garços também são muito preparados para dizer exatamente o que tem em cada tortinha, de onde vem aquela amêndoa, o moranguinho, o mel. etc.

Em suma, as aparências não fazem jus à fama e à sabedoria de Corrado.

LEIA TAMBÉM:  Passeios em Noto

Agora vocês vão me perguntar: é caro? Bem, barato não é. Mas a excelência se paga, bem como a altíssima qualidade das matérias-primas, além dos anos de pesquisa e dedicação de Corrado Assenza na valorização dos produtos sicilianos.

Corrado Assenza no Chef’s Table da Netflix

A quarta temporada do Chef’s Table, a bem-sucedida série da Netflix sobre a vida dos chefs mais famosos do planeta concentrou-se nos chefs de confeitaria: Christina Tosi, Corrado Assenza, Jordi Roca e Will Goldfarb. Quatro cantos do mundo, quatro histórias extremamente diferentes e um vencedor indiscutível: Corrado Assenza.

Se você chegou aqui graças porque viu Corrado Assenza no Chef’s Table, conheça mais sobre a cidade dele, Noto.

O segundo episódio da quarta temporada do Chef’s Table, que tem como protagonista o confeiteiro siciliano, foi bem muito bem aclamado pela crítica e pelo público e é considerado um dos melhores de todos os tempos. A linguagem de Chef’s Table se adapta perfeitamente à história de Corrado Assenza. A fotografia, a música, a montagem, tudo coloca em destaque seus gestos sábios, típicos de um mestre experiente, enquanto prepara a massa dos biscoitos de amêndoas ou tempera o chocolate.

Veja um mini clip do episódio

O jeito de mostrar o verde das plantações de amêndoas, assim como as ruas ensolaradas e os palácios em tom ocre de Noto, seu jeito de falar pacato, a história da confeitaria de família, tudo isso valorizou muito o episódio. Sem falar nos doces, as cassatas, cannoli, granitas

Doces Sicilianos

Cassata, leite de amêndoas, torta de damasco e vários sabores de granita. Antes que vocês pensem mal de mim, éramos três pessoas e cada um pediu coisas diferentes! 🙂

Um pouco da história do Caffè Sicilia e de Corrado Assenza

Corrado Assenza foi criado no Caffè Sicilia, que então pertencia a sua tia. Durante sua infância, o maestro confeiteiro Roberto (que ele cita frequentemente no documentário da Netflix) administrava o estabelecimento e recebia a ajuda de Corrado nos meses do verão. Foi ele quem ensinou a Corrado os primeiros passos do mundo da confeitaria. 

Quando terminou o segundo grau, Corrado foi estudar Ciências Agrárias em Bolonha, onde estudou entomologia e se tornou especialista em abelhas. Poderia ter continuado por lá e ter seguido a carreira de agrônomo, mas um dia, cerca de trinta anos atrás, sua tia lhe telefonou e disse que ele tinha que tomar uma decisão: ou voltar para a Sicília ou o Caffè Sicilia seria vendido.

Ele não hesitou e voltou para a Sicília com a esposa. Na bagagem trazia também um grande conhecimento e talento que, posteriormente, complementariam as habilidades que o maestro Roberto já lhe ensinara.

Sem dúvida Corrado Assenza é um artesão. De fato, milhares de horas estão por trás do que ele serve diariamente aos seus clientes no Caffè Sicilia. Ele é também um “explorador”, pois todos os dias trabalha para satisfazer não só nosso paladar, mas também seu instinto natural e desejo de pesquisar e inovar.

Chocolates com amêndoas de Noto.

Informações

  • Caffè Sicilia Pasticceria Gelateria Corso Vittorio Emanuele, 125, NOTO
  • Site: https://www.caffesicilia.it
  • Horários de funcionamento:De Terça a Domingo, das 8 às 22h.

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!

Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

2 comentários em “Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza”

  1. Olá, Patricia

    Para que mais leitores não sofram a mesma desilusão que eu sofri venho informar que o Caffè Sicilia está encerrado até Março do próximo ano ☹️☹️☹️☹️
    Eu tirei até uma foto do aviso que está na porta, mas não sei como anexá-la aqui.
    Abraço
    M. Céu Fialho

    1. Olá Céu, eu tinha ouvido falar que estavam fechados para férias, mas não me preocupei pois eles fecham sempre umas 3 semanas por ano. Mas agora que vi seu comentário perguntei a um meu amigo de Noto, e realmente fecharam até março.
      Obrigada por informar, mesmo, eu não tinha me atentado a isso. Vou colocar o aviso no alto do post.
      Um abraço,
      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!