Caffè d’u parrinu: Um café siciliano para você preparar em casa

café siciliano

Os italianos são apaixonados por café, isso não é uma novidade. Mas além do inconfundível espresso ou do cappuccino, algumas regiões tendem a dar seu próprio toque especial no café. Por exemplo, aqui na Sicília existe um café muito peculiar, exclusivo da região, chamado caffè d’u parrinu (em português, café do padre). É um café muito forte, inspirado na influência árabe que já foi dominante na ilha.

Este café siciliano foi mencionado pela escritora Simonetta Angello Hornby em seu livro Un filo d’olio. Infelizmente não há traduções em português de nenhum dos seus livros, por isso decidi trazer para vocês esta receita maravilhosa.

 

Um café siciliano

Doce e com aroma de especiarias, o “caffè d’u parrinu” é típico das fazendas da área de Agrigento. Na verdade, trata-se de uma bebida à base de café, e não exatamente de um café. Quem o preparava eram as camponesas, para revigorar o padre que ia celebrar a missa na zona rural, e que antes de comungar, tinha que fazer um jejum total. Muito perfumado e pastoso no paladar (por causa do pó de café e do cacau), é ótimo quente ou morno. Além disso, é possível conservá-lo na geladeira por até uma semana. Antes de serví-lo, é necessário sempre agitá-lo, para que o pó dilua, e então esquentá-lo em fogo médio.” (Simonetta Agnello Hornby, extraído do livro “Un filo d’olio” – tradução minha)

café siciliano

Ingredientes

  • 1 xícara (cerca 140g) de pó de café já usado. Você pode ir guardando a borra dos dias anteriores. Caso use a cafeteira moka, são cerca de 4 cafeteiras de 3 xícaras.
  • 1 xícara de café já pronto (pode usar o que tiver sobrado na cafeteira)
  • 4 ou 5 colheres de pó de café novo
  • 1 litro de água
  • 1 canela em pau
  • 3 ou 4 cravos
  • 5 colheres de açúcar
  • 2 colheres de cacau em pó (ou chocolate empó, fica a seu critério )
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Coloque em uma panela funda a borra de café, o pó de café novo, a água, a canela, os cravos e o café. Cozinhe em fogo médio por 15-20 minutos, até que o líquido fique escuro e engrosse um pouco. 

Retire do fogo e deixe descansar por pelo menos uma hora. Depois disso, coe e então jogue fora a canela e o cravo.

Ferva novamente o líquido, e adicione a baunilha, o cacau e o açúcar. Deixe cozinhar por 10 minutos, mas vá provando para ver se é necessário adicionar mais açúcar ou mais cacau. Depois que esfriar, coloque em uma garrafa com tampa.

Você deve manter esta bebida na geladeira, bem fechada, e esquentá-la quando for tomar. No entanto, lembre-se de sacudir a garrafa antes de esquentar. Pode ser guardado na geladeira por até uma semana.

***

E então, que tal fazer este café siciliano aí na sua casa? Se o fizer, conta para mim o resultado!

 

Comente!