Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » DICAS » Gastronomia » Buccellato: história e receita deste doce típico do Natal na Sicília

Buccellato: história e receita deste doce típico do Natal na Sicília


Doce siciliano típico do Natal, o Buccellato é uma rosca recheada com uma série de ingredientes. Vamos então conhecer a história desse rei das mesas natalianas sicilianas?

 

O Buccellato é um doce siciliano, típico sobretudo de Palermo e região, que começa a aparecer nas confeitarias e padarias em dezembro. Ele é normalmente associado às festas de Natal. Em síntese, é uma rosca doce recheada com figos secos, especiarias, passas, nozes, amêndoas e chocolate. O doce lembra uma guirlanda, e as cores vivas das decorações de frutas cristalizadas o tornam uma peça central, perfeita para qualquer mesa de Natal.

Além disso, enquanto o Panetone e o Pandoro são amplamente fabricados industrialmente, o Buccellato ainda é feito em modo artesanal. Normalmente não se encontra em toda a Itália, e nem todos os italianos sabem o que é Buccellato.

Quanto às formas e aos tamanhos, existem de diferentes tipos, mas todos são deliciosos e perfeitos para compor a mesa de Natal, juntamente com todos os outros pratos típicos do Natal na Sicília.

O nome buccellato pronuncia-se “butchelláto

Um antigo doce siciliano típico do Natal

O Buccellato é um doce siciliano de origens muito antigas e, tradicionalmente, era um presente que marcava datas importantes para as famílias. E, de fato, ele era um doce associado a trazer boa fortuna e prosperidade. Além disso, como os ingredientes podem ser caros, era realmente um presente feito e dado de coração, e algo que teria sido muito apreciado por quem o recebeu.

O nome da sobremesa provavelmente deriva do termo latino “buccellatum”, referindo-se à possibilidade de mordiscá-la e dividi-la em “buccelli” (mordidas). Na época romana, o termo “buccella” era usado para identificar o pão em forma de rosquinha que era distribuído durante os espetáculos de gladiadores.

Na Toscana também existe um Buccellato, que é feito em Lucca, mas é mais um pão de frutas com sabor de anis. E, de fato, segundo algumas teorias o doce siciliano típico do Natal derivaria justamente dele.

Ele teria chegado à Sicília na Idade Média, graças a uma comunidade de Lucca que se mudou para Palermo e divulgou a receita. Naturalmente, na Sicília a sobremesa foi influenciada pela cultura árabe. Por isso, foi enriquecida com ingredientes como cedro, laranja, amêndoas, figos desidratados, canela, abóbora cristalizada e chocolate.

Não deixe de ver todas as receitas sicilianas que já publicamos!
buccellato siciliano

O buccellato também pode ser preparado como pequenos biscoitos, ao invés de uma rosca grande. O recheio é o mesmo!

Receita de Buccellato, o doce siciliano típico do Natal

Quer tentar preparar esse doce siciliano típico do Natal, onde quer que você esteja? Então aqui vai a receita.

Ingredientes da massa
  • 500g de farinha de trigo
  • 300g de manteiga em temperatura ambiente
  • 200g de açúcar
  • 250ml de leite integral
  • 4 ovos
Ingredientes do recheio
  • 300g de figos secos picados
  • 30g de casca de laranja cristalizada
  • 50g de abóbora cristalizada
  • 30g de gotas de chocolate meio-amargo ou chocolate em barra picadinho
  • 200g de uvas passas pretas
  • 100g de uvas passas brancas
  • 200g de nozes sem casca
  • 200g de amêndoas
  • 30g de pinoli
  • 2 cravos
  • canela à gosto
  • 1 ovo para pincelar

Obs: Você pode substituir as amêndoas e nozes por outras frutas secas de sua preferência. Além disso, pode fazer o mesmo com a abóbora e a casca de laranja, substituindo-as pela mesma quantidade de outros tipos de frutas cristalizadas.

Para decorar
  • Frutas cristalizadas mistas e/ou pistaches picadinhos.

 

Modo de preparar:

Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar, a manteiga, o leite e os ovos. Misture todos os ingredientes, inicialmente com a ajuda de uma colher de pau, depois diretamente com as mãos. Você precisa obter uma massa homogênea, uniforme, mas bastante macia.

Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos em um lugar fresco. Se estiver fazendo muito calor, coloque-a na geladeira.

Enquanto isso, prepare o recheio misturando os figos secos, as passas brancas e pretas, as frutas secas, as frutas cristalizadas, o chocolate, uma pitada de canela e os cravos picados. Se desejar, adicione um pouco de açúcar a este recheio.

Preaqueça o forno a 180°C. Passado o tempo de descanso, abra a massa com um rolo, tentando dar-lhe uma forma retangular, estreita e alongada, com cerca de 3 ou 4mm de espessura. Em seguida, arrume o recheio no centro da massa, forme um rolo, e feche-o em formato de rosca. Procure selar as duas pontas com cuidado, para evitar que o recheio vaze. Enfim, deixe descansar na geladeira por uma hora.

Coloque o buccellato em uma assadeira untada e enfarinhada. Entretanto, a tradição pede que, antes de colocar a massa no forno, sejam feitas algumas incisões em sua superfície. Você pode fazer isso com um garfo ou uma faca. Pincele então a rosca com o ovo batido e leve ao forno por cerca de 30/40 minutos ou até que esteja dourado.

Depois que tirar o buccellato do forno, aqueça 4 a 5 colheres de mel e despeje-o por cima da rosca. Por fim, enfeite-a com frutas cristalizadas mistas ou pistache picadinho.

Doce siciliano típico do Natal

Como degustar o buccellato siciliano

Como dito anteriormente, o buccellato é um doce siciliano típico do Natal. Por isso, ele pode ser degustado na Sicília durante todo o mês de dezembro, por ocasião de almoços e jantares preparados para festejar o Natal.

Mas é claro que ele não pode faltar nos dias 24 e 25 de dezembro, e há muitas pessoas que adoram trazê-lo para a mesa também na véspera de Ano Novo. Deve ser consumido frio, de preferência acompanhado de um bom vinho doce. O Passito di Pantelleria é, sem dúvida, a escolha ideal.

Enfim, o Buccellato é um produto que pode ser guardado por muito tempo. Portanto, caso sobre, você pode consumí-lo sem nenhum problema nos dias seguintes. Basta colocá-lo em um recipiente fechado ou cobrí-lo bem!

 

E então, você conhecia esse doce siciliano típico do Natal? Tem curiosidade em prová-lo? Escreva nos comentários!

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
LEIA TAMBÉM:  Cassata Siciliana: história e receita

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!