Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » Dicas de Agrigento » Bate e volta de Agrigento: 7 lugares para conhecer

Bate e volta de Agrigento: 7 lugares para conhecer


Conheça 7 opções de bate e volta de Agrigento para você que deseja fazer desta cidade uma das suas bases na Sicília!

Se Agrigento vai ser uma das suas bases na Sicília, você pode aproveitar para explorar uma parte do sul da ilha! De fato, desde Agrigento é possível visitar lugares incríveis, como a renomada Scala dei Turchi, mas também outros menos famosos como Torre Salsa e Selinunte.

Sendo assim, preparei essas dicas de bate e volta de Agrigento para quem vai passar dois ou três dias na cidade do Vale dos Templos!

Dicas de lugares para conhecer desde Agrigento

  1. Scala dei Turchi
  2. Torre Salsa
  3. Farm Cultural Park
  4. Sciacca
  5. Vinícola Mandrarossa
  6. Villa del Casale
  7. Selinunte
Que tal um tour guiado em português no Vale dos Templos?
Nada melhor do que um passeio especial para conhecer os detalhes da história e curiosidades desse que é um dos maiores legados que os gregos deixaram na Sicília. Conheça o Vale dos Templos com um tour guiado privativo e em português! SAIBA MAIS

Scala dei Turchi

Scala dei Turchi / Escada dos Turcos

Depois do Vale dos Templos, a Scala dei Turchi ou “escada dos turcos” é, sem dúvida, o lugar mais visitado nos arredores de Agrigento. Você encontrará este local imperdível em muitos cartões postais!

Localizada a oeste de Agrigento, no município de Realmonte, a Scala dei Turchi é um penhasco de calcário branco esculpido em forma de escada pelo vento e pelo mar. O contraste entre a brancura da falésia e o mar azulzinho é marcante. Sem dúvida, os amantes da fotografia vão ficar adorar!

Entretanto, por ser um lugar muito frágil, o acesso às falésias foi proibido. Por isso, atualmente é possível admirá-la somente desde o mirante, ou do mar. O mirante fica na beira da estrada, antes de chegar à Scala. O panorama também é muito bonito por lá!

Veja também:

Bate e volta de Agrigento para uma reserva ambiental

bate e volta de Agrigento

A cerca de 35km de carro de Agrigento fica a Reserva Natural Torre Salsa, uma reserva ambiental ideal para ser visitada durante o verão.

A praia é muito bonita e se estende por centenas de metros. É realmente o lugar ideal para nadar em águas calmas e rasas!

Eu recomendo muito que você vá lá se tiver crianças, para passar uma manhã ou tarde. Será realmente um paraíso para eles! Mas lembre-se de levar lanches e água, pois é uma reserva natural, não há restaurantes ou cafés lá. É um lugar selvagem e preservado.

Para chegar lá, você vai precisar de um carro. Chegando à entrada da reserva, a estrada transforma-se num caminho de chão batido com inúmeros buracos. Após cerca de 20 minutos de percurso, você chegará chegará a uma vasta extensão de terreno que serve de área de estacionamento. De lá, apenas 3 minutos a pé e você chegará à praia Torre Salsa.

Não perca!

 

Bate e volta de Agrigento para ver Arte Contemporânea

 

Esta atração turística incomum surgiu na última década na cidade de Favara, a cerca de 8km de Agrigento. Trata-se do Farm Cultural Park.

Antes de mais nada, depois de anos de abandono, o centro de Favara foi transformado em uma galeria de arte ao ar livre com murais de rua, esculturas e instalações. Em síntese, é a a maior e mais importante exposição ao ar livre de arte contemporânea da Sicília. Salvando o antigo centro em deterioração e trazendo vida nova a uma área decadentr, o Farm Cutural Park não apenas oferece um local para artistas, mas um centro para eventos culturais, exibições de filmes e oficinas. Além das ruas sinuosas repletas de arte, os visitantes encontrarão lojas e um café no jardim.

Mais dicas:

Sciacca

sciacca

Sciacca pode ser uma ótima opção de bate e volta de Agrigento se você gosta de conhecer vilas simples, longe do turismo de massa. Em suma, a cidadezinha é um porto de pesca histórico e fica entre Selinunte e Agrigento, na costa sul da Sicília. Sciacca é famosa não apenas pela pesca, mas também por suas cerâmicas e banhos termais.

Enfim, se for visitar a vila, desça até a beira-mar e chegue ao porto para ver os barcos de pesca e provar algumas das capturas diárias nos restaurantes de frutos do mar que ficam orla. Basta ter em mente que este é um porto grande e totalmente funcional. Dessa forma, não é perfeito para um cartão postal, mas é uma boa oportunidade para sentir o que continua a ser uma próspera e vibrante comunidade de pescadores. Além disso, também é um bom lugar para desfrutar de vistas para a cidade antiga.

Veja também

Vinícola Mandrarossa

Se você não perde a oportunidade de visitar uma vinícola, então a Mandrarossa pode ser uma boa opção de bate e volta de Agrigento.

Localizada em Menfi, a pouco mais de 1h de carro de Agrigento, a Mandrarossa é uma vinícola bastante renomada na Sicília. Com uma área de 700m2 disposta em vários níveis, quase totalmente escondida na encosta natural, a vinícola conta com duas salas de degustação, uma loja de vinhos e um terraço com vista para a natureza selvagem e o mar intocado de Menfi. Certamente é um lugar interessante para conhecer se você não quer perder a oportunidade de degustar os vinhos sicilianos.

Outras dicas

Villa del Casale

Piazza Armerina

Localizada no interior da Sicília, a 721m acima do nível do mar, Piazza Armerina é um dos pontos turísticos mais populares da Sicília.

No entanto, não é a cidade que a maioria das pessoas vem ver, mas a famosa Villa Romana del Casale. Construída em meados do século IV d.C. como pavilhão de caça para um patrício romano, a Villa abriga alguns dos mais bem preservados e extensos exemplos de mosaicos espalhados por aproximadamente 3500m2.

Esses mosaicos, provavelmente produzidos por artesãos norte-africanos, retratam inúmeros assuntos, que vão desde fugas homéricas e cenas mitológicas até representações da vida cotidiana, incluindo o famoso quadro de meninas fazendo ginástica em “biquínis”.

E como a Villa del Casale fica a 98km de Agrigento, é possível visitá-la com um tour de um dia inteiro junto com o Vale dos Templos! Sem dúvida alguma é um passeio imperdível para quem ama arte e história.

Saiba mais

Selinunte

bate e volta de agrigento

Não lhe basta o Vale dos Templos e você quer também conhecer o parque de Selinunte? Então esse passeio pode ser um ótimo bate e volta de Agrigento!

Localizado a 95km a oeste de Agrigento, este enorme parque arqueológico é composto por templos, uma acrópole, muralhas antigas e muitas áreas que ainda não foram escavadas. É aconselhável reservar pelo menos 2 ou 3 horas para explorar as ruínas e levar água e proteção solar.

Mais dicas

 

Outras dicas de bate e volta

 

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
LEIA TAMBÉM:  Roteiro de carro na Sicília: dando a volta na ilha em 13 dias

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!