Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » O QUE VER » Praias » Quais são as praias da Sicília adequadas para crianças?

Quais são as praias da Sicília adequadas para crianças?


Vai viajar para a Itália durante o verão com seus pequenos? Então esta lista de praias da Sicília adequadas para crianças pode ser muito útil.

Os pediatras italianos todos os anos elaboram uma lista de praias às quais atribuem a chamada Bandeira Verde, ou seja, praias com águas rasas e cristalinas, areia limpa e fina (que dê para fazer castelinhos), para que as crianças possam brincar tranquilamente. Além disso, deve haver postos de salva-vidas e, nos arredores das praias, devem existir sorveterias, pizzarias e uma série de infraestruturas ideais para quem viaja com os filhos pequenos.

Enfim, uma das principais características que os pediatras levam em consideração ao eleger as praias, é a qualidade do meio ambiente, não só para as crianças, mas também para os pais.

bandiera verde 2015 logo

Assim, essas são as praias da Sicília adequadas para as crianças que receberam a Bandeira Verde dos Pediatras Italianos:

San Vito Lo Capo

Quando penso em uma praia da Sicília adequada para crianças, logo me vem em mente San Vito Lo Capo, seja pelo seu mar cristalino, a faixa de areia fininha e o fato de dispor de tantos hotéis e restaurantes nos arredores.

1200px-San_Vito_Lo_Capo_Beach

San Vito Lo Capo – Foto: Commons

San Vito Lo Capo também é considerada uma das praias mais bonitas da Itália. Contribuem para isso seus mais de 3km de comprimento e os diferentes tons de verde e azul do mar que nada deixam a desejar em relação às praias do Caribe.

Balestrate

Situada na província de Palermo, a cerca de 17km de Castellamare del Golfo, noroeste da Sicília, Balestrate é uma meta de veraneio de muitos nativos da região. É bem menos turística do que a vizinha Castellamare, mas entrou na lista dos pediatras já que conta com uma longa e larga faixa de areia, coisa nem sempre fácil de encontrar naquela parte da Sicília.

Praias da Sicília adequadas para crianças - Balestrate

Praia de Balestrate – Foto: Marco Tarantino (Commons)

Cefalù

Já tinha notado que Cefalù era uma ótima praia para crianças quando vi tantas delas brincando livremente na água, super rasa. O mar é limpo e cristalino, a areia fina, e é uma praia muito frequentada por turistas, afinal Cefalù é meta de viajantes do mundo inteiro que desejam conhecer o burgo medieval e sua catedral tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Praia de Cefalù, Sicilia

Crianças brincando em Cefalù

LEIA TAMBÉM:  Giardini Naxos: Explorando os arredores de Taormina

Mondello (Palermo)

Mondello é uma das poucas praias urbanas que fazem parte da lista. Sem dúvida alguma a praia mais famosa de Palermo é linda, mas eu pessoalmente não aconselho ir lá nos meses de julho e agosto, sobretudo nos finais de semana, pior ainda para quem está com crianças. Por quê? Porque a praia lota e vira um verdadeiro formigueiro.

Não parece, mas é a mesma praia: Esta é Mondello no verão.

Esta é Mondello no verão.

Giardini Naxos

Taormina pode não ser o máximo para crianças por ser uma praia de pedras, mas a vizinha Giardini Naxos, sim! Localizada a cerca de 7km de Taormina, Giardini Naxos é uma das metas mais badaladas do verão siciliano e, com sua ótima infraestrutura (é cheia de restaurantes, sorveterias, lidos) e a longa faixa de areia, é uma das melhores alternativas naquela área da Sicília para quem viaja com crianças.

Praia de Giardini Naxos

Playa (Catania)

Achei estranho ver a Playa, a única praia de areia de Catânia na lista. Ok que é uma praia com bastante espaço, mar tranquilo, mas não é assim tão limpa, principalmente quando a multidão toma conta do lugar (em julho e agosto). De qualquer maneira, é uma praia que conta com vários serviços e é a única opção para quem está em Catânia e não curte praias de pedras.

Roteiro Sicilia

A Playa no verão – Foto: Ludmilla Magro (leitora do blog)

Casuzze, Punta Secca e Caucana (Santa Croce Camerina)

A parte sul da Sicília é caracterizada por praias de areia dourada. Casuzze, Punta Secca e Caucana ficam no município de Santa Croce Camerina, e distam cerca de 30km de Ragusa e 40km de Modica.

Praias da Sicília adequadas para crianças - Punta Secca

Praia de Punta Secca – Foto: Reprodução

Eu particularmente não sou uma fã das praias de Santa Croce Camerina porque as casas chegam até a beira da praia (coisa que acontece em várias outras praias da Sicília), algo que acho detestável e tira todo o charme do lugar. Mas à parte esse defeito, se os pediatras as elegeram, um motivo há: são aqueles tipos de praias que você caminha metros e metros e a água ainda bate no meio da perna.

Veja aqui os hotéis localizados em Punta Secca, Caucana e Casuzze.

LEIA TAMBÉM:  Marzamemi: praias, vinhos e dolce far niente

Marina di Ragusa

Marina di Ragusa é uma das praias mais bem infrasestruturadas do sudeste da Sicília. São quase 2km de praias de areia dourada, mais frequentadas por italianos em veraneio do que estrangeiros. É, na minha opinião, a melhor opção de praia daquela área da Sicília para quem pretende passar um pouco mais de tempo e alugar uma casa, já que fica perto de várias cidades interessantes, como Ragusa, Modica e Scicli.

Praias da Sicília adequadas para crianças: Marina di Ragusa

Marina di Ragusa com seu calçadão recentemente reformado. Foto: Reprodução

À noite, durante o verão, acontecem muitas festas e há ótimas opções de bares e restaurantes. Enfim, tem diversão para todas as idades.

Scoglitti

Estamos ainda na costa da zona de Ragusa. Scoglitti é uma meta de veraneio que pertence ao município de Vittoria. Conhecida como Riviera Kamerina, por causa da antiga colônia grega, a praia tem cerca de 1km de comprimento e tem bastante espaço na areia, tanto que é sempre sede de partidas de futvôlei e vôlei de praia.

praias da Sicília adequadas para crianças

Foto: WikiCommons

Santa Maria del Focallo (Íspica)

Conheci Santa Maria del Focallo pouco tempo atrás e gostei bastante. Tem uma boa infraestrutura com bares e restaurantes e, apesar do vento constante (que atrai muitos praticantes de kitesurf) o mar é bem gostoso e rasinho. Santa Maria del Focallo

A praia de Santa Maria del Focallo fica a cerca de 27km de Modica e 10km de Pozzallo.

Pozzallo

Assim como todas as outras praias da província de Ragusa, Pozzallo não fica atrás no quesito infraestrutura para crianças. É uma praia deliciosa, com uma bela faixa de areia dourada, enorme (comparada com as outras praias da Sicília).

Praia de Pozzallo

Praia de Pozzallo

Marina di Lipari, Acquacalda e Canneto em Lípari (Ilhas Eólias)

Apesar das ilhas menores da Sicília serem verdadeiros paraísos na Terra, as únicas praias dos outros arquipélagos que entraram na lista dos pediatras italianos ficam na ilha de Lipari, nas Eólias. Isso porque praticamente todas as praias das ilhas menores da Sicília são de pedras, visto que são arquipélagos de origem vulcânica.

Praia de Lípari, Ilhas Eólias

Praia de Canneto, em Lipari.

Não que as praias de Lípari sejam de areia fina, não são mesmo, mas Canneto, Acquacalda e Marina di Lipari são uma mistura de areia grossa e pedrinhas, formando uma espécie de cascalho que não incomoda, tornando-as adequadas para as crianças.

LEIA TAMBÉM:  Dicas de praias em Favignana

Signorino (Marsala)

Quem for visitar o oeste da Sicília durante o verão, poderá dar uma passadinha na praia de Signorino, que graças aos lidos (estabelecimentos na praia), a areia clara e fina e o mar calminho, foi a única praia entre Trapani e Marsala escolhida pelos pediatras italianos.

Praias da Sicília adequadas para crianças: Signorino, Marsala

Praia de Signorino, Marsala

Campobello di Mazara – Tre Fontane e Torretta Granitola

As praias de Campobello di Mazara e daquela área da Sicília em geral (sudoeste da ilha) não são exatamente as mais conhecidas, aquelas que você encontra nos guias de viagem. A praia de Tre Fontane é ideal para quem está com crianças, graças à sua longa faixa de areia fina. O mar é tranquilo, mantendo-se raso por vários e vários metros.

Una foto pubblicata da Marcello Di Matteo (@madimmi) in data:

Granitola é um pouco mais selvagem, com alguns recifes onde se escondem peixes, polvos e outros bichinhos, por isso é muito procurada por quem faz snorkeling.

Porto Palo (Menfi)

Porto Palo é uma vila de pescadores que pertence à cidade de Menfi, no sudoeste da Sicília. Além da Bandeira Verde, Porto Palo recebe há quase 20 anos também a Bandeira Azul, atribuída pela Foundation for Environmental Education (FEE) às praias dotadas de boa infraestrutura, serviços e sobretudo, que têm uma alta qualidade ambiental.

Una foto pubblicata da Greta Fossati (@gretafox) in data:

Outra dica: Em Menfi estão situadas grandes vinícolas, como a Planeta, visto que a região é uma das maiores produtoras da Sicília!

Veja o mapa abaixo para entender a localização das praias

Por fim, vale lembrar que o verão na Sicília inicia em junho e dá para tomar um banho de mar até o final de setembro, dependendo do ano, até início de outubro. Nos outros meses, só os corajosos entram no mar (água gelada!).

 

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

 

13 comentários em “Quais são as praias da Sicília adequadas para crianças?”

  1. Cara Patrícia!
    Estamos indo para a Sicilia no período de 9 a 16… 4 dias em Palermo e 3 dias em Catânia.
    Vamos com uma criança de 7 anos… quais praias você indicaria? Você poderia dar mais informações sobre o funcionamentos dos Lidos? Valores… serviços etc…

    1. Oi Bruno,

      As praias de Catania não o máximo.
      Eu indico mais as praias a sul de Siracusa, como San Lorenzo: https://descobrindoasicilia.com/2015/07/dica-de-praia-na-sicilia-san-lorenzo/
      Outras opções legais, desta vez no norte da Sicília, são Cefalù e San Vito Lo Capo.

      Os valores dos lidos dependem muito da praia e do mês que você vai. Os preços podem varias de 20 euros para duas pessoas, até 40/50 euros dependendo do local.
      Geralmente há pacotes para crianças, mas te diria de verificar diretamente no local, pois não sei te dar essas informações (não tenho filhos!).
      Funciona da seguinte forma: ou você reserva ou se não tiver como, chega no dia cedo e pede um lugar para a sua família. O funcionário irá lhe acompanhar até as espreguiçadeiras disponíveis. O valor pago inclui somente o uso da estrutura e das espreguiçadeiras. Todo o consumo de bebida e comida é à parte.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  2. Patrícia, adorei o post, está me ajudando muito. Estou querendo ir para a Sicilia do dia 18 a 23 de junho, queria saber qual praia você me recomenda, vale a pena ficar em mondello ou ir pra SAN vito capo, pensei em Sferracavallo tb. Mas estou bem em dúvida, queria um custo beneficio bom. O que você sugere?

    1. Oi Jessica,

      Em termos de “praia”, San Vito Lo Capo nem se compara com Mondello, é bem melhor! Lembre-se que Mondello é uma praia urbana e apesar de ser bonita, lota muito e às vezes é suja. Sferracavallo não recomendo, é suja.
      Não sei qual o seu orçamento, mas fim de junho é já verão e os preços aqui na Sicília são um pouco altos. Uma sugestão que posso dar é ficar em Palermo e fazer bate e volta para as praias.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Patrícia, após ler bastante sua página,na qual estou amando decidi que irei para Sicília. A minha dúvida agora seria qual cidade vc recomendaria que seja mais moderna, que tenha uns hotéis legais ou até resort ? Não ligamos muito pra museu ou igreja. Gostamos mais de praia. Na dúvida entre Mondello ou Siracusa já que são em extremos diferentes.

    1. Oi Sabrina,

      Antes de tudo é importante que saiba que Mondello não é uma cidade, mas um bairro de Palermo. Não te aconselho a ficar lá. Se você procura algo “moderno”, talvez a Sicília não seja exatamente a meta ideal. Imagine que Siracusa tem mais de 2500 anos de idade rsrs! Mesmo assim, a minha sugestão, no seu caso, seria Taormina, que é uma cidade com ótimos hotéis, praias bonitas e um clima mais jovem. Talvez seja aquilo que você esteja procurando.

      Um abraço,

      Patricia

    1. É indiferente, Sabrina! Em ambos os casos o transporte aconselhável é o avião.
      No caso da Puglia, tem a opção do trem, mas é uma viagem longa (variando de 4 a 8h, dependendo do trem).

      Um abraço,

      Patricia

  4. Sabrina de Souza Carvalho

    Boa noite Patrícia, qual outro lugar da Itália vc recomendaria a ir com criança de 2 anos? Pensei em Lampedusa ou Puglia. O que você acha?

    1. Olá Sabrina,

      Lampedusa é uma ilha muito pequena, enquanto a Puglia é uma região (estado) da Itália, bastante grande e com muita coisa para ver.
      No caso de Lampedusa, a única coisa que as crianças teriam para fazer é ir à praia (e muitas não são indcadas para crianças pequenas, pois é necessário caminhar muito) ou fazer passeio de barco. Já na Puglia, há muitas cidades interessantes para conhecer e a possibilidade de fazer passeios culturais. Portanto eu indicaria a Puglia.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Olá! Tenho a última semana de junho(a partir de 24/6) até o dia 4/7 para viajar e queria saber se nesse período já estão cheias as praias e as estradas na Sicília. Estive por 10 dias em maio de 2013 e ficamos frustrados de não poder aproveitar quase nada das praias da região. Queríamos voltar, só que agora temos uma criança que terá 2 anos e meio na época. Vc recomendaria ou é roubada nessa época? Obrigada!

    1. Olá Talitha,

      Geralmente sim, as praias ficam cheias já a partir do fim de junho, principalmente aquelas mais turísticas, como San Vito Lo Capo e Isola Bella (Taormina). Ficam cheias, mas nada de impossível, principalmente se você for usufruir dos serviços dos chamados “lido”, os estabelecimentos de praia. Não acho que seja roubada vir nessa época não, seria bem pior se fosse entre metade de julho e agosto.

      Um abraço,

      Patricia

  6. Olá! Desde que estivemos na Sicília em maio de 2013, sempre quisemos voltar para aproveitar melhor as praias no verão, mas vi que parece complicado curtir a estação na região em paz e ainda com uma criança que terá 2 anos e meio na época. Vc acha complicado passar a última semana de junho (a partir de 24/6) até o dia 4/7 na ilha para quem vai com criança pequena? Já estarão muito cheias as praias e estradas e o calor promete já ser intenso nessa época de comecinho de verão? Obrigada desde já.

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!