Escolher as melhores sorveterias da Sicília é uma tarefa árdua, mas também bastante pessoal. E como não dá para dizer que provei todos os gelatos da ilha, aqui indico para vocês aquelas que são consideradas as melhores sorveterias da Sicília segundo o guia gastronômico Gambero Rosso.

Todos os anos o Gambero Rosso, que é um dos maiores nomes no setor enogastronômico, além de eleger os melhores restaurantes da Itália, também publica uma série de guias, entre os quais o de gelaterias. Sendo assim, conheça as melhores sorveterias da Sicília que fazem parte do guia Gelaterie d’Italia 2021.

 

As melhores sorveterias de Palermo

Antes de mais nada, são bem 4 as gelaterias de Palermo que fazem parte do elenco das melhores sorveterias da Sicília. São elas:

Cappadonia Gelati

Cappadonia é um nome forte quando se trata de gelateria em Palermo. O mestre sorveteiro Antonio Cappadonia já foi membro da Accademia della Gelateria Italiana, e é conhecido em toda a Itália. Suas sorveterias, no coração da cidade, são uma atração para quem ama gelato e é apaixonado por seus sabores únicos e inconfundíveis.

Entre os inúmeros sabores, destacam-se o gelato de amêndoas de Corato, o de figo-da-Índia, o iogurte com bagas de goji e o de caramelo com sal de Trapani.

Onde fica:
  • Há duas sorveteria Cappadonia em Palermo. A primeira fica na Piazzetta Bagnasco, próximo ao Teatro Massimo, e a segunda na Via Vittorio Emanuele, a 300m da Catedral de Palermo.

Al Cassaro

Em pleno centro de Palermo, na Via Vittorio Emanuele, quase na esquina com a Via Roma, fica a pequena sorveteria Al Cassaro. Há cerca de 30 sabores de gelato, a maioria bem autênticos e peculiares. Por exemplo há de chocolate Modica com compota de ginja e o delicioso e equilibrado Cassaro, um sorvete de manteiga de amendoim com creme de caramelo e amendoim praliné salgado. Enfim, também não faltam produtos sem glúten e veganos.

Onde fica:
  • Via Vittorio Emanuele, 214, Palermo, a 3 minutos a pé do Quattro Canti.
LEIA TAMBÉM:  Degustação e cultura: Tour de comida de rua em Palermo

Al Gelatone

Local frio e nada chique (é importante?) para esta sorveteria imperdível de Palermo, que brilha pela habilidade do mestre sorveteiro, Peppe Cuti, um dos mais famosos da Sicília.

Não tem açúcar branco no seu sorvete, apenas açúcar demerara ou mascavo. Além disso, há uma boa variedade de produtos sem glúten e veganos. Por exemplo, eles propõem o pãozinho brioche sem banha de porco e com farinha de kamut.

Por fim, entre os sabores propostos, há os clássicos de frutas e cremes, como pistache, chocolate e morango. Além disso, há alguns mais diferentes, como o sabor cannolo, manjericão com limão, sorvete de tâmaras, de figos, de aipo, de cenoura, pêssegos rapé ou mamão.

Onde fica:
  • Via dell’Autonomia Sicilia, 96 (fora do centro).
  • Obs: A sorveteria fica fechada de novembro ao início de março.

Galatea

Antes de mais nada, o Galatea é uma das confeitarias mais conhecidas de Mondello. Os gelatos são saborosos e equilibrados, e vão do chocolate meio amargo com amêndoas salgadas à baunilha de Madagascar. Também se destaca o sorvete de pistache de Bronte, bem como o de amoras pretas e o de melancia. A oferta da loja é complementada por docinhos de amêndoas, picolés e deliciosos bolos de sorvete.

Onde fica:
  • Via Galatea, 57, Mondello
LEIA TAMBÉM:  As melhores sorveterias/gelaterias da Itália em 2021

 

O melhor gelato de Trapani

Segundo o Gambero Rosso, a Liparoti é uma das melhores sorveterias da Sicília. O lugar, um pequeno e bem cuidado templo dedicado à doce arte do gelato, liderado por Maurizio Liparoti, fica não muito distante do centro histórico e a poucos metros do mar.

Os sabores disponíveis variam de acordo com a estação do ano. Por exemplo, você vai encontrar desde a manga de Balestrate, ao pêssego de Leonforte, ao morango de Marsala, às frutas cítricas locais. Os mais gulosos, por sua vez, vão poder saborear um sorvete de amendoim com caramelo, ou então o sabor cassata, o amaretto com geleia de tangerina, o delicioso e antigo sabor nozes e figos, só para citar alguns.

Onde fica:
  • Viale delle Sirene, 21, Trapani

melhores sorveterias da sicília

Melhores sorveterias da Sicília: Messina

São duas as gelaterias de Messina a serem citadas entre as melhores sorveterias da Sicília segundo o Gambero Rosso.

Bar De Luca

Antes de tudo, é no Bar de Luca que você pode saborear uma das melhores granitas da Sicília. Mas o gelato também não fica atrás, graças à mesma atenção às matérias-primas e aos métodos genuínos de produção.

Entre os sabores destacam-se o chocolate de Modica, creme de laranja, ou amêndoas torradas. Mas você também poderá se deliciar com os grandes clássicos italianos, como avelã, gianduia ou bacio.

Onde fica:
  • Via Nazionale, 208, distrito de Briga Marina, Messina

Gelateria Ragusa

Aberta há mais de 60 anos, a Gelateria Ragusa produz sorvetes como manda a tradição siciliana. Os cremes são o resultado de receitas genuínas e bem balanceadas, que deixam amplo espaço para a matéria-prima, sem adição excessiva de açúcares.

Todos os cremes, que seguem a tradição dos sorvetes italianos – chocolate, pistache, gianduia, avelã – são deliciosos, assim como sorbets e granitas preparados com frutas frescas da estação. Por exemplo, experimente a granita de gelsi, de limão, morango, ou as as versões clássicas, como amêndoa, café e pistache.

Onde fica:
  • Via Giuseppe Garibaldi, 109, Messina

 

Milazzo e Oliveri

No norte na Sicília, mais exatamente naquela parte da ilha de frente para as Ilhas Eólias, você encontrará duas sorveterias que fazem parte do guia da Gambero Rosso.

Siké Gelato – Milazzo

Situada na Marina Garibaldi, em Milazzo, a Sikè Gelato é uma sorveteria original e moderna, que oferece, além das variedades clássicas, sabores inovadores e sempre diferenciados.

Dependendo da época do ano, portanto, é possível encontrar os mais diversos sabores: do clássico morango e melão à mais contemporânea romã, caqui ou marmelo. Além disso, o chocolate não pode faltar, inclusive em diferentes versões, como Torta Sacher, Stracciabiscotto e cuore di cacao.

Onde fica:
LEIA TAMBÉM:  Por que a única "granita" que conta é aquela siciliana

Ritrovo Orchidea – Oliveri

Não se pode passar por esta parte da Sicília, aos pés do santuário de Tindari, sem visitar esta ótima sorveteria. Durante a alta temporada, o lugar oferece mais de 50 sabores de sorvete, além de 25 de granita. O protagonista absoluto, em ambos os casos, é a fruta: da clássica (como limão e frutas vermelhas) à tropical cultivada na Sicília (maracujá e manga). Por fim, também há uma ampla escolha no que diz respeito aos sabores de frutas secas, como nozes ou pistache.

Onde fica:
  • Via Gaspare Amodeo, 31, Oliveri

melhores sorveterias da sicília

As melhores sorveterias da Sicília entre Ragusa e Pozzallo

Três entre as melhores sorveterias da Sicília se encontram na província de Ragusa, mais exatamente em Ragusa Ibla e nas cidades de Scicli e Pozzallo.

Gelati DiVini

Pertinho da Catedral de San Giorgio, em Ragusa Ibla, a Gelati DiVini consegue conquistar o paladar de todos. Há apenas uma dúzia de sabores disponíveis. Além dos clássicos limão, avelã, cassata e torrone, há sabores de frutas que mudam de acordo com a estação (melão, figos, morango, pêssego) e algumas combinações inusitadas, como o sorvete de azeite extra-virgem, de beterraba ou de cebola.

Onde fica:

Nivera – Scicli

Sabe quando se diz que tamanho não é documento? Pois é, este é o caso da gelateria Nivera. Trata-se de um lugar minúsculo no centro de Scicli e onde, para entrar, muitas vezes você tem que fazer fila. Lá o gelato é um assunto sério, um produto caracterizado pela presença de matérias-primas de qualidade e pela ausência de aditivos, essências, corantes, conservantes e gorduras hidrogenadas. Além disso, valoriza-se os ótimos produtos da região de Ragusa, como ricota, alfarroba, frutas cítricas, amêndoas.

Enfim, entre os sabores mais marcantes, há o de ricota e figo, abacaxi e açafrão, manga, framboesa, melancia, maracujá.

Onde fica:
  • Via Francesco Mormina Penna, 14, Scicli

L’Artigianale – Pozzallo

Antes do seu embarque para Malta, ou depois de desembarcar em Pozzallo, inclua uma parada para um gelato na sorveteria L’Artigianale. Você se senta ao ar livre, com vista para o mar, e saboreia os deliciosos sorvetes.

Há mais de 30 sabores, divididos por sorbets (sem lactose ou proteínas derivadas), cremes (preparados com leite fresco, nata e açúcares pouco refinados) e especiais da estação. Em suma, entre os sabores mais originais estão o sorbet de tangerina, limão e o requintado Trinacria, um intenso sorvete de alfarroba com casca de laranja cristalizada e grãos de cacau. Outra opção é o delicado Biancomangiare, um sorvete de amêndoa com raspas de limão. Serviço amigável e equipe altamente treinada.

Onde fica:

Uma das melhores sorveterias da Sicília fica em Randazzo

Giovanna Musumeci, a proprietária da sorveteria Santo Musumeci (o pai dela), continua a surgir com novas ideias de sorvetes, todas acompanhadas de um longo trabalho de pesquisa. De fato, cada um deles acaba se tornando um verdadeiro cartão de visita do território de onde se origina: o Etna.

Por exemplo, destacam-se o Oro Verde (pistache e tangerina), o Strafico (figos-da-Índia e avelãs), ou o Pirandello (amêndoa torrada com raspas de limão e pedacinhos de chocolate). Vale ressaltar o grande trabalho de experimentação do chocolate em todas as suas variações, bem como com o uso da massa de cacau. Enfim, o must da casa é a granita: 14 tipos oferecidos no verão, amêndoa, amora, figos, mas também maracujá e manga.

Onde fica:

 

Enfim, agora quero saber a sua opinião. Você já provou o gelato de uma dessas que são consideradas as melhores sorveterias da Sicília? Ou mesmo que não conheça nenhuma delas, qual foi o melhor sorvete que você tomou aqui na ilha?

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Comente!