As cidades da Costa Amalfitana se desenvolvem de Positano a Vietri Sul Mare, em um percurso de beleza incomparável.

Desde os anos 50, junto com Capri e as outras ilhas, a Costa Amalfitana é o destino preferido de turistas internacionais. Estrelas do cinema, políticos e milionários sempre encontraram neste pedaço de paraíso um refúgio onde descansar nos hotéis de luxo.

 

O que é a Costa Amalfitana?

A paisagem é ou não é de tirar o fôlego?

 

A Costa Amalfitana é um trecho do litoral da região da Campânia, delimitado de um lado por Positano e do outro por Vietri Sul Mare. Ela está localizada na península Sorrentina, no lado que dá para o Golfo de Salerno.

Sua qualidade e beleza natural são tamanhas que foram reconhecidas pela UNESCO. De fato, a Costa Amalfitana é um Patrimônio da Humanidade desde 1997.

Ainda, o clima ameno junto com a paisagem maravilhosa fez com que a popularidade desta região se traduzisse no grande número de turistas que a visitam hoje em dia.

 

Quais são as cidades da Costa Amalfitana?

As cidades que fazem parte da Costa Amalfitana, todas pertencentes à província de Salerno, são as seguintes:

  • Amalfi
  • Atrani
  • Cetara
  • Conca dei Marini
  • Corbara
  • Furore
  • Maiori
  • Minori
  • Positano
  • Praiano
  • Ravello
  • Scala
  • Tramonti
  • Vietri sul Mare
  • Sant’Egidio del Monte Albino

 

Cidades da Costa Amalfitana: Positano

A glamurosa Positano… como não amá-la?

 

Embora tenha sido uma vila de pescadores pouco conhecida durante a maior parte de sua história, Positano ficou popular nos anos 60, quando virou a queridinha de estrelas de cinema e de milionários.

Desde então o glamour não diminuiu nem um pouco. Com suas vistas lindas, Positano ainda é o destino mais popular na Costa Amalfitana. Muitos dos hotéis mais importantes da costa, incluindo o Le Sirenuse e o San Pietro, ficam lá.

 

Praiano

Foto: WikiCommons

 

Praiano era um destino turístico de verão já no século X, quando era a casa de verão dos Doges do Ducado de Amalfi. Localizada entre Amalfi e Positano, Praiano é um bom lugar para relaxar.

Ainda, há várias igrejas que valem a pena ver, incluindo a Chiesa di San Giovanni, a Chiesa SS Annunziata, que fica na praia e a Chiesa S Maria ad Castra, com vistas deslumbrantes.

O que a difere das outras cidades da Costa Amalfitana: é autêntica, simples e pitoresca

 

Furore

Foto: Yashima – WikiCommons

 

Furore começa a cerca de 600m de altitude e vai direto para o mar. É famosa por seus limões, vinhos e seu fiorde entre Praiano e Conca dei Marini.

O fiorde de Furore é uma pérola da Costa Amalfitana, um cenário natural único em seu gênero, com as casinhas simples de pescadores.

O que a difere das outras cidades da Costa Amalfitana: é menos batida e mais rústica que Positano

 

Conca dei Marini

De acordo com algumas fofocas, esta antiga vila de pescadores era o destino de praia favorito de Jackie Kennedy. Enquanto estava em Ravello, se diz que ela descia com um pequeno Fiat 500 para se banhar nas praias de Conca dei Marini.

A cidade é longa, estreita e, como Furore, desce verticalmente até a costa. As praias por lá são em plataformas, pois não há longas praias de areia nesta parte da Costa Amalfitana.

O que a difere das outras cidades da Costa Amalfitana: é tranquila, praiana, casual

 

Amalfi

Amalfi, primeira República Marítima da Itália, foi um importante centro comercial entre os séculos IX e XIII. Mas hoje em dia é um destino popular para turistas que buscam uma beleza estonteante em meio ao encanto histórico.

Além disso, Amalfi é conhecida por sua arquitetura medieval, incluindo a Catedral de Sant ‘Andrea e o Chiostro del Paradiso.

 

Cidades da Costa Amalfitana: Atrani

A minúscula Atrani, um município com prefeitura e tudo mais.

 

Assim que a Costa Amalfitana se curva da cidade de Amalfi para Atrani, tudo muda. De fato, a parte sul de Amalfi, começando em Atrani, é muito menos lotada.

Além disso, Atrani é minúscula (é o menor município da Itália!) e sua Igreja de Santa Maria é uma das mais belas da Costa Amalfitana.

Enfim, escolha Atrani caso queira evitar as multidões e desfrutar de férias mais relaxantes.

O que a difere das outras cidades da Costa Amalfitana: é tranquila, tradicional, menos turística

 

Ravello

A bela Ravello

Ravello é uma das cidades mais ricas e amadas da Costa Amalfitana. Além disso, sempre foi meta de grandes artistas. Por exemplo, Greta Garbo se casou lá.

É isso, Ravello é uma jóia da Costa Amalfitana no topo da colina. Sobre ela o escritor Gore Vidal escreveu: “é um lugar maravilhoso para observar o fim do mundo”.

Enfim, as principais atrações de Ravello incluem a Villa Cimbrone, com seus jardins espetaculares, a Villa Rufolo e pracinha com sua beleza de sua simplicidade.

 

Scala

Logo acima de Ravello, fica a cidade de Scala, no topo da colina.

 

Pitoresca e tranquila, Scala é charmosa sem ser abafada. Assim, caso queira desfrutar de um verdadeiro retiro nas montanhas com vistas da Costa Amalfitana, vá para Scala.

Além disso, Scala também é um bom local para ficar se estiver planejando fazer trekking nos Montes Lattari.

 

Minori

Foto: WikiCommons

 

Minori é uma das menores entre as cidades da Costa Amalfitana (o próprio nome já nos sugere!).

Antigamente, ela era uma pitoresca vila de pescadores, mas hoje em dia é um destino turístico que recebe menos multidões do que as cidades de Positano e Ravello.

Além disso, por lá você encontrará uma praia de areia (uma das três na Costa Amalfitana), bem como a conhecida padaria Sal di Riso, famosa por sua Delizia al Limone, uma sobremesa feita com pão de ló de limão.

Assim como outras cidades da Costa Amalfitana, Minori é rica em história, lendas e lugares para visitar. Por exemplo, um deles é a Basílica de Santa Trofimemo, uma mártir cujas cinzas foram colocadas em uma urna e jogadas no mar.

O que a difere das outras cidades da Costa Amalfitana: autêntica, simples, pitoresca

 

Maiori

Foto: WikiCommons

 

A irmã maior de Minori, Maiori possui a maior praia de areia da Costa Amalfitana. E isso é coisa rara!

Embora o estilo de arquitetura lá seja totalmente diferente das vilas do resto da costa, pois uma inundação a destruiu nos anos 60, não deixe que isso o impeça de visitá-la.

Por outro lado, a praia de Maiori é ótima e inclui um amplo espaço livre, caso você não queira pagar para entrar nos beach clubs, que são a norma na Costa Amalfitana.

Além disso, a caminhada na orla é um passeio agradável e destino ideal para quem busca mais espaços abertos do que disponíveis em outras cidades da região.

 

Cidades da Costa Amalfitana: Tramonti

Tramonti é a maior cidade da Costa Amalfitana. Localizada a apenas 10 minutos de carro de Maiori, fica numa parte mais rural e oferece tranquilidade com vista panorâmica do mar.

Além disso, Tramonti é chamada de “celeiro da Costa Amalfitana”, dada a abundância de terras aráveis. Ademais, alguns dos melhores pizzaiolos da região vêm de lá, assim como o queijo Fiori di Latte, que é excelente.

O que a difere das outras cidades da Costa Amalfitana: ambiente rural, clima de montanha

 

Cetara

Os viajantes mais comilões e que gostam de frutos do mar vão querer dar um pulinho em Cetara, lugar de uma das maiores frotas pesqueiras de atum do Mediterrâneo!

Além disso, Cetara tem boas praias para nadar, embora algumas sejam acessíveis apenas de barco. Os visitantes gostam especialmente de Spiaggia Lannino, uma praia perto da entrada da cidade.

Por fim, não deixe de experimentar a colatura di alici, um produto exclusivo desta cidade da Costa Amalfitana!

O que a difere das outras cidades da Costa Amalfitana: as anchovas.

 

Vietri sul Mare

Foto: Anila Amata

 

Vietri sul Mare é conhecida como a capital de cerâmica da região. É o ponto de partida (ou término) da viagem ao longo da costa. Por causa disso, os habitantes locais se referem a ela como “a primeira pérola de Amalfi”.

A cerâmica de Vietri pode ser encontrada por todas as partes nesta parte do litoral. Por exemplo, os famosos azulejos de majólica são visíveis a quilômetros de distância na Igreja de São João Batista.

Embora possa ficar lotada em agosto, Vietri sul Mare pode ser uma alternativa tranquila entre as cidades da da Costa Amalfitana.

Além disso, há uma longa praia de areia e Vietri é facilmente acessível com transporte público, pois fica a poucos minutos de táxi da estação de Salerno.

O que a difere das outras cidades da Costa Amalfitana: a especialidade nas cerâmicas coloridas.

***

 

Enfim, a Costa Amalfitana é um daqueles lugares que deveriam ser visitados pelo menos uma vez na vida!!

 

Patricia Kalil

Meu nome é Patricia Kalil, sou de Salvador e moro na Sicília desde 2007. Sou autora, editora, webmaster, analista de mídias sociais e gerente de SEO do Descobrindo a Sicília. Faço de tudo por aqui!

Comente com o Facebook

Posts Recentes

5 dicas de praias em Palermo e arredores

Viaja no verão e quer saber quais praias em Palermo encaixar no seu roteiro? Pois… Leia Mais

3 dias atrás

A Festa de Santa Rosalia em Palermo

Talvez a mais importante festa religiosa e popular de Palermo, a Festa de Santa Rosalia… Leia Mais

1 mês atrás

5 hotéis na praia em Taormina

Os hotéis na praia em Taormina são alguns dos lugares mais exclusivos onde se hospedar… Leia Mais

1 mês atrás

Dicas de praias na Sicília

Dar dicas de praias na Sicília não é uma tarefa muito fácil. Digo que não… Leia Mais

1 mês atrás

Dicas de praias em Favignana

As praias de Favignana, com suas águas cristalinas, e em partes azul piscina, fazem da… Leia Mais

1 mês atrás

A igreja de San Giovanni degli Eremiti em Palermo

A igreja de San Giovanni degli Eremiti (em português, São João dos Ermitões), em Palermo,… Leia Mais

2 meses atrás

Este site usa cookies. Ao continuar a navegação, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte nossa políica de privacidade.

Política de Privacidade