Não há cidade na Sicília onde você possa passear e não ver cabeças de cerâmica servindo de vasos de flores nas varandas, ou ainda decorando salões e quartos dos mais elegantes hotéis. Essas cabeças de cerâmica são chamadas “teste di moro” (em português, cabeças de mourisco) e, assim como acontece em todas as tradições sicilianas, por trás desta há uma lenda muito interessante.
Teste di moro: A Lenda
Reza a lenda que, durante o século XI, no coração da Kalsa, o bairro árabe de Palermo, vivia uma jovem siciliana muito bonita, com longos cabelos negros e olhos azuis como o Mar Mediterrâneo. Ela passava o dia inteiro fazendo jardinagem, tanto que sua varanda era repleta de flores e plantas exóticas.
Um certo dia, um jovem comerciante mourisco estava passando pela rua onde morava a menina e foi atraído pelas flores daquela varanda. Ele esperou para ver quem era o dono de flores tão bonitas e, assim que ele viu a menina, se apaixonou completamente por ela, pois nunca tinha visto tanta beleza. Depois de ter declarado seu amor sincero, o rapaz começou a passar na frente da janela da menina todos os dias. Com o tempo, ela se apaixonou por ele também e os dois iniciaram a viver um grande amor, até que um dia o jovem mourisco disse-lhe que teria que voltar para o seu país onde sua esposa e seus filhos o estavam esperando. A jovem, com o coração partido e a honra perdida, decidiu planejar uma vingança.
Um dia antes da viagem do mourisco, ela o convenceu a passar a última noite de paixão juntos. Então, quando ele adormeceu, a moça cortou a cabeça dele e a transformou em um vaso, dentro do qual plantou manjericão. Depois disso, o expôs na varanda, de modo que ele nunca mais a deixasse. O manjericão cresceu tão vigoroso, ao ponto de causar inveja na vizinhança e de todo mundo querer ter um igual. E foi assim que começaram a criar vasos em forma de cabeça de mourisco!
Um símbolo da Sicília
A partir daquele momento, as reproduções de vasos em forma de cabeças se multiplicaram tanto ao ponto de se tornarem um símbolo da arte da cerâmica siciliana.
Uma outra versão, sempre ligada à traição e que justificaria também a presença de uma cabeça feminina, recorda o tempo da monarquia. Se diz que a rainha havia traído o rei da Sicília com um árabe. Quando o soberano descobriu, ordenou a decapitação dos dois amantes e exibiu as cabeças como um aviso para traições futuras.
Seja qual for a origem das cabeças de cerâmica, o que sei é que hoje em dia elas estão por todas as partes, não só decorando as varandas, mas também estão presentes em jóias e até nas coleções de Dolce & Gabbana.
Sem dúvida, as cabeças de cerâmica sicilianas são fruto do trabalho e da criatividade de experientes artesãos locais. Elas podem ser encontradas em todos os tamanhos e cores. Por exemplo, há cabeças pretas, coloridas, mouriscos com barba e sem, com limões e laranjas, cabeças femininas com coroa ou com turbantes, de olhos azuis ou castanhos.
Onde comprar as cabeças de cerâmica
Sempre me perguntam onde comprar cerâmicas sicilianas. Bem, é possível encontrar essas belezas em qualquer cidade turística da Sicília. Certamente sempre haverá uma loja especializada em cerâmica. No entanto, se você quiser comprar diretamente com os artesãos, eu sempre recomendo ir a Caltagirone, conhecida como a cidade da cerâmica. Além dela, outras cidades sicilianas famosas por suas cerâmicas são Santo Stefano di Camastra, Burgio e Erice.
Sobre o preço: Vale ressaltar que as cabeças de cerâmica são artigos de muito prestígio. Sendo assim, uma cabeça de verdadeira cerâmica de Caltagirone, de cerca 30cm de altura, pode custar pelo menos 250, 300 euros.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.
PATRICIA, OLA.
FUI PARA A SICILIA , ME APAIXONEI PELAS CABEÇAS, POREM, NA EPOCA FUGIAM DOS VALORES PARA SUVENIRS.
HOJE PROCURO COMPRAR E NAO CONSIGO UM SITE QUE AS TENHA PARA REVENDA E OU LOJA NA PROPRIA SICILIA PARA COMPRA ON LINE , PODERIA ME AUXILIAR?
Oi Caren,
As cabeças realmente são realmente caríssimas até hoje.
Você encontra algumas com preços mais “acessíveis” na Amazon, mas não sei como funciona para a entrega no Brasil. Dá uma olhada: https://www.amazon.it/s/ref=sr_qz_back?sf=fr&rh=i%3Aaps%2Ck%3Atesta+di+moro+ceramica&keywords=testa+di+moro+ceramica&unfiltered=1&ie=UTF8&qid=1551284958
Senão, dá uma olhada neste site: http://www.leceramichedisicilia.it/?fbclid=IwAR1F9oKFDTDkAe-T0aSKTksnK7o3r2LGR3mPP7hM-Vzx0Xa7GIwqTUiSqIw
Um abraço,
Patricia
Olá na cidade de Porto velho Rondônia tem artista que fazem essas cabeças caso queira ver algumas imagem das que são feitas no ateliê de artes São Tiago maior aqui está o contato do zap do artista 69 99312-1501 falar com Léo …
Carência há uma loja em SP que importa essas peças, chama se Studio Bergamin fica na Alameda Lorena no bairro dos Jardins.
Que ótima dica, Angelo! Muito obrigada
Olá Patrícia!
Comprei duas cabeças para presentear a minha filha e perguntei sobre a história delas, a explicação foi um pouco diferente, mas sempre falando do amor entre duas pessoas.
Difícil saber o que é real….
Oi Dina,
São mitos né, cada um vai mudando um pouquinho a história.
Também conheci outras versões quando estava pesquisando, mas essa era a aquela “clássica”.
Um abraço!
Patricia
Seu blog é Incrível. Tô na Sicília e aproveitando muito!
Oi Patrícia querida, a Sicília é linda realmente. Mas, ficou mais bonita ainda com a forma carinhosa e atenciosa que você me recebeu. Você me orientou e programou os lugares que eu deveria conhecer. E me passou muita segurança. Muito obrigada e a super indico a todos que desejam conhecer esta ilha maravilhosa chamada Sicília! Um beijo, Mare/Curitiba
Estou na sicilia algurm pode me indicar locais para conhecer meu whatssap +5513991895697
Oi Isabel!
A Sicília é imensa! Dá uma olhada aqui nesta página, que você encontrará várias dicas:
https://descobrindoasicilia.com/destinos/
Um abraço,
Patricia
Realmente, estou passando 19 dias na Sicília e em tudo quanto é lugar eu vejo essas cabeças (Palermo, Ragusa, Noto, Siracusa e Catânia). Estava curioso em saber o que eram, que bom que você postou esse artigo, obrigado! O artigo sobre o símbolo na bandeira também foi bastante interessante. Tenho acompanhado o site há meses desde que comecei a planejar a viagem, me ajudou bastante. Abraço, Fernando.
Fico feliz que tenha gostado, Fernando!
Realmente a história das cabeças é muito curiosa.
Um abraço,
Patricia
Pura verdade!! Passei 11 dias na Sicília e não vi quase nada!!
Tirei as praias porque era inverno, mas faltou ainda muuuuita coisa. A Sicília é MARAVILHOSA!!!!! Voltei apaixonada!!! Minha próxima viagem à Itália será na primavera e farei Sardenha, Costa Amalfitana e SICÍLIA novamente! Ahhhh Catânia e seu entorno, Aci Trezza e Aci Castelo, bem como Savoca NÃO podem ser riscados do roteiro!!
I ❤️ Sicília! O povo, gastronomia, a beleza e a história riquíssima!!!
Bjs com sabor de canoli, aranchino, Nero D’avola e Etna Rosso!!
Ola
Patricia
Achei ótima matéria, espero poder conhecer a Sicília, fui até Nápoles e retornei para Roma, não dava mais tempo para ir mais para o Sul. Estou pensando assim que a situação do Brasil der uma melhorada penso em retornar e já descer em Nápoles e ir até a Sicília.
Sei também que as coisas por ai não andam bem, mas temos que seguir em frente!!
Vou colocar essa matéria na minha rede social, e tendo outras envia pra mim!!
joaoantonio@decornews.com.br
Grande abraço, parabéns por suas matérias, no que precisar à disposição.
João Antonio
Olá João!
Que bom que gostou do meu artigo e obrigada por compartilhá-lo.
A Sicília merece uma viagem inteiramente dedicada a ela, é outro mundo! Aliás, o sul da Itália todo merece ser visto.
Eu todos os meses envio uma newsletter com as novidades sobre a Sicília e os novos artigos que publico. Se tiver interesse, pode se inscrever aqui: http://eepurl.com/bL_iiX
Um abraço,
Patricia