Vamos conhecer alguns dos doces típicos da Sicília?
Antes de mais nada, a pasticceria siciliana é muito rica e por muitos é considerada a melhor da Itália, tanto que é possível encontrar confeitarias especializadas em doces sicilianos em todo o país.
Sendo assim, se você está fazendo dieta, ao vir para a Sicília, esqueça-a. Aliás, quem viaja pela Itália e não experimenta os pratos e produtos típicos desta terra, é como se tivesse feito uma viagem incompleta. A comida está enraizada na cultura e nas tradições italianas.
E aqui na Sicília, as confeitarias são um verdadeiro antro de perdição. A vontade que dar ao ver aquelas vitrines cheias de docinhos convidativos é sair escolhendo um de cada. Mas como não dá para sair devorando tudo em poucos dias de férias, decidi escolher cinco doces típicos da Sicília que você pode e deve experimentar ao passar por aqui.
1) Cannolo
Sem dúvida o cannolo é o mais popular doce típico da Sicília. É uma massa modelada em forma de tubo, frita, crocante, recheada com um creme. O cannolo clássico é recheado com ricota de leite de ovelha açucarada e pedacinhos de chocolate, mas pode ser também recheado com creme de chocolate ou de pistache. Nas confeitarias podem ser encontrados em versão mini, assim, se não conseguir escolher entre o recheio de chocolate ou de ricota, dá para pedir um de cada.
2) Doces típicos da Sicília: Cassata
A cassata é uma torta de pão de ló, ricota de ovelha (olha a ricota mais uma vez), marzipã e fruta cristalizada, geralmente decorada em modo bem suntuoso e colorido. É um doce que possui origens árabes e remonta ao período do domínio árabe na Sicília. Não é uma sobremesa nem um pouco leve, é praticamente uma refeição completa, mas nas confeitarias são encontradas também do tamanho de cupcakes.
3) Pasta di mandorla (biscoito de amêndoas)
Vou logo me entregar: eu amo os biscoitos de amêndoas. São durinhos por fora e macios por dentro e caem super bem depois de uma refeição, com uma tacinha de vinho Passito ou Moscato.
Os ingredientes são poucos e as amêndoas são protagonistas, por isso os biscoitos são tão deliciosos. Há ainda a versão dos biscoitos com pistache ou aromatizados com frutas cítricas. Os biscoitos são vendidos dentro de saquinhos fechados e as confeitarias os vendem também em embalagens para presente.
Leia também: Pasta de amêndoas: curiosidades sobre um dos mais tradicionais doces da Sicília
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.4) Granita
Café da manhã por excelência durante o verão, a granita siciliana não tem nada a ver com a granita produzida no resto da Itália. Enquanto nos outros lugares é gelo raspado, aqui na Sicília é quase um sorvete, mas um pouco mais líquido e menos cremoso.
E se tem algo que os sicilianos adoram, é tomar uma granita de café (ou metade café e metade amêndoas) para começar o dia. Sei que pode parecer estranho tomar esta espécie de sorvete no café da manhã, mas eu garanto que nos dias ferventes do verão siciliano, uma granita geladinha de manhã cedo vai te encher de energia. Ah, e não esqueça do pãozinho brioche para acompanhar.
Caso prefira tomar uma granita em outro horário do dia, minha dica é tomar uma de limão no meio da tarde, só para matar a sede!
Leia também: Por que a única “granita” que conta é aquela siciliana
5) Brioche e gelato
Nunca vou me esquecer a primeira vez que vi essa gulodice: foi no Fantástico, quando o Maurício Kubrusly viajava o mundo mostrando as curiosidades de cada país. Eu era uma menina, mas o Maurício comendo pão com sorvete ficou marcado na minha mente.
Ele estava percorrendo a Sicília e parou em uma sorveteria para comer “brioche e gelato”. Gente, o que era aquilo? Que pecado da gula é esse? O pãozinho é super macio, você vai comendo o sorvete às colheradas e dando mordidinhas no pão.
Sem dúvida alguma é algo para comer uma vez no ano! Mas quando se está de férias, quem é que pensa em dieta?
Pingback: Top 5 momentos gastronômicos na Sicília -
Sonhando muito com tudo isso!!! Minhas férias serão de gordices.
Obrigada pelas dicas. Estarei pela primeira vez na Itália em julho próximo. Estou amando seu blog. Sou mineira de Pouso Alegre e adoramos esperimentar comidas diferentes. Obrigada
Ai, meu santooo. Que vontade de comer um cannoli siciliano de novo!! Morei em Torino e lembro que a ricota que eu comprava lá é a melhor que já comi até hoje. Delíiiicia seu post!
Oi Viagem Cult!
Se você achou boa a ricota de Torino, imagina então a da Sicília… não tem pra ninguém! rsrs
Um abraço,
Patricia
aff…
já trabalhei numa confeitaria siciliana, que espetáculo!
parabéns pelo site, amiga.
Oi Patricia,
Desse jeito você me deixa louca de vontade de dar uma escapinha até a Sicilia…
Não sou muito doceira e na verdade não gosto da ricota dos doces sicilianos. Mas não tem nada que me faça mais feliz do que uma bela granita ou uma brioche com sorvete. E claro, um biscoitinho de amêndoas cai sempre muito bem…
Eu gosto de ricota, já meu marido que é siciliano, odeia. Caso raro rsrs. Imagine que os siracusanos comem ricota às colheradas. Os doces com ricota não são os meus preferidos, também prefiro a granita e o sorvete! 😉
Ola, não existe doce na italia mais gostoso que cannoli!!!!! A granita também é bom, mas brioche com gelato tenho que provar!!!
É bem típica de Catania, ô lugar para ter gordice! hehe
Baci,
Patricia