Arancino: Receita e história do bolinho típico da Sicília


Atualizado em 14/10/2020

Onipresente nas lanchonetes da ilha, o arancino siciliano é um clássico da gastronomia italiana. Trata-se de um bolinho de arroz frito com recheio de diversos sabores. Mas o mais interessante de tudo, é que ele tem uma história muito antiga!

Não importa em que canto da Sicília você vá: se estiver procurando por um lanchinho irá sempre se deparar com os arancini. Os famosos “bolinhos de arroz” sicilianos, podem ser recheados com carne, ragù (molho à bolonhesa), ou espinafre, ou manteiga, ou ainda com berinjela e tomate, este último recheio é mais popular em Catânia e arredores.

Porém, também há versões mais criativas e gourmets que incluem, além de arroz e açafrão, pistache, cogumelos, linguiça, gorgonzola, salmão, frango, peixe-espada, frutos do mar, pesto, camarão, tinta de lula.

Arancini gourmet
Arancino com recheio de salmão do KePalle, em Palermo.

 

A história do arancino siciliano

É justamente a presença do açafrão e da carne que sugerem que as origens do arancino remontem à dominação muçulmana na Sicília (do século IX ao XII) , pois os árabes comiam arroz com açafrão temperado com carne, verduras e ervas.

No entanto, segundo algumas teorias, o fato de ter virado um bolinho empanado se deve a outro fator. Ao que parece, uma pessoa ilustre da corte do Rei Frederico II (ou o próprio rei, não se sabe ao certo) amava este prato árabe de arroz com açafrão.

De fato, ele gostava tanto, que queria levá-lo a todo custo nas suas viagens. Assim, para facilitar o transporte e amarzenamento, tiveram a ideia de fazer bolinhos com o arroz, empaná-los e fritá-los, que o tornava fácil de transportar e armazenar.

Arancino Siciliano

 

Arancino ou Arancina?

O arancino tem este nome porque sua forma original lembra a de uma laranja. Em italiano, laranja se diz arancia.

No entanto, existe uma disputa regional sobre o nome do bolinho. Uma parte o chama no masculino (eu, inclusive) e outra no feminino.

De fato, na parte leste da Sicília e nas outras regiões da Itália são chamados de arancino (plural arancini), no masculino, e assim também os chama o escritor Andrea Camilleri em seus romances. No entanto, em Palermo e outras cidades do oeste da ilha, o bolinho é chamado arancinA, no feminino.

Arancini gourmet

Toda essa briga vem do fato que o pessoal de Palermo diz que, se o nome deriva de arancia, palavra feminina, então o certo deveria ser arancina. Por outro lado, no dialeto siciliano a laranja é masculina, arànciu.

E como o italiano não era a língua oficial da Sicília até a Unificação da Itália em 1860, o pessoal do leste da ilha defende a palavra no masculino mesmo.

 

Arancino siciliano: as formas

Para diferenciar os sabores, as lanchonetes costumam dar formas diferentes aos arancini. Alguns são bem redondos, outros mais achatados. No entanto, nas cidades do leste da Sicília e em outras regiões da Itália você verá arancini com uma forma bem peculiar, cônica, lembrando uma coxinha!

arancino siciliano
Como boa brasileira recém expatriada, a primeira vez que vi um arancino jurava que era uma coxinha!

 

Receita de Arancino Siciliano

Que tal tentar a fazer arancini em casa? Aqui vai a receitinha para você levar um pouco do sabor da Sicília para a sua mesa!

Ingredientes:

  • 500g de arroz para risotto
  • 1 litro + 1 copo de água
  • 50g de manteiga
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 pitada de açafrão

Para o recheio de ragù

  • 1 cebola pequena
  • ½ cenoura
  • 1 folha de louro
  • 250g de carne moída
  • 50ml de vinho branco
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 100g de caciocavallo em pedacinhos (ou um queijo de sua preferência)

 

Modo de preparar o arancino siciliano

Massa

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande, se possível antiaderente, e cozinhe tudo em fogo médio, sem mexer. Quando a água secar e o arroz estiver cozido, apague o fogo e deixe esfriar.

 

Recheio

Pique a cebola e a cenoura bem fininhas e refogue-as em uma panela com um pouco de azeite. Depois de alguns minutos, adicione a carne moída, misturando bem. Aumente o fogo e adicione o vinho. Deixe evaporar e adicione a folha de louro e o extrato de tomate diluído em uma xícara de água morna.

Adicione à carne mais dois copos de água, o sal e a pimenta do reino. Deixe cozinhar bastante, até que a carne esteja bem macia. Espere esfriar um pouco e adicione o queijo, misturando bem.

Depois que o arroz estiver frio, molhe as mãos, pegue a quantidade desejada (os arancini normais são do tamanho de uma laranja) e forme uma bola com as mãos.

Coloque o recheio de carne, tendo o cuidado de fechar bem a bola, para que não vaze recheio.

Passe os arancini no leite e depois na farinha de rosca.

Frite-os em abundante óleo até que fiquem bem douradinhos.

 

 

ASICILIA5

Veja Também

comidas bizarras

11 Comidas exóticas (ou estranhas) da Sicília

Atualizado em 14/10/2020 Não posso negar que na Sicília existam comidas bizarras, ou simplesmente estranhas …

Comente!