Onipresente nas lanchonetes da ilha, o arancino siciliano é um clássico da gastronomia italiana. Trata-se de um bolinho de arroz frito com recheio de diversos sabores. Mas o mais interessante de tudo, é que ele tem uma história muito antiga!
Não importa em que canto da Sicília você vá: se estiver procurando por um lanchinho irá sempre se deparar com os arancini. Os famosos “bolinhos de arroz” sicilianos, podem ser recheados com carne, ragù (molho à bolonhesa), ou espinafre, ou manteiga, ou ainda com berinjela e tomate, este último recheio é mais popular em Catânia e arredores.
Porém, também há versões mais criativas e gourmets que incluem, além de arroz e açafrão, pistache, cogumelos, linguiça, gorgonzola, salmão, frango, peixe-espada, frutos do mar, pesto, camarão, tinta de lula.

Arancino com recheio de salmão do KePalle, em Palermo.
A história do arancino siciliano
É justamente a presença do açafrão e da carne que sugerem que as origens do arancino remontem à dominação muçulmana na Sicília (do século IX ao XII) , pois os árabes comiam arroz com açafrão temperado com carne, verduras e ervas.
No entanto, segundo algumas teorias, o fato de ter virado um bolinho empanado se deve a outro fator. Ao que parece, uma pessoa ilustre da corte do Rei Frederico II (ou o próprio rei, não se sabe ao certo) amava este prato árabe de arroz com açafrão.
De fato, ele gostava tanto, que queria levá-lo a todo custo nas suas viagens. Assim, para facilitar o transporte e armazenamento, tiveram a ideia de fazer bolinhos com o arroz, empaná-los e fritá-los, que o tornava fácil de transportar e armazenar.
Arancino ou Arancina?
O arancino tem este nome porque sua forma original lembra a de uma laranja. Em italiano, laranja se diz arancia.
No entanto, existe uma disputa regional sobre o nome do bolinho. Uma parte o chama no masculino (eu, inclusive) e outra no feminino.
De fato, na parte leste da Sicília e nas outras regiões da Itália são chamados de arancino (plural arancini), no masculino, e assim também os chama o escritor Andrea Camilleri em seus romances. No entanto, em Palermo e outras cidades do oeste da ilha, o bolinho é chamado arancinA, no feminino.
Toda essa briga vem do fato que o pessoal de Palermo diz que, se o nome deriva de arancia, palavra feminina, então o certo deveria ser arancina. Por outro lado, no dialeto siciliano a laranja é masculina, arànciu.
E como o italiano não era a língua oficial da Sicília até a Unificação da Itália em 1860, o pessoal do leste da ilha defende a palavra no masculino mesmo.
Arancino siciliano: as formas
Para diferenciar os sabores, as lanchonetes costumam dar formas diferentes aos arancini. Alguns são bem redondos, outros mais achatados. No entanto, nas cidades do leste da Sicília e em outras regiões da Itália você verá arancini com uma forma bem peculiar, cônica, lembrando uma coxinha!
Receita de Arancino Siciliano
Que tal tentar a fazer arancini em casa? Aqui vai a receitinha para você levar um pouco do sabor da Sicília para a sua mesa!
Ingredientes:
- 500g de arroz para risotto
- 1 litro + 1 copo de água
- 50g de manteiga
- 1 colher de sopa de sal
- 1 pitada de açafrão
Para o recheio de ragù
- 1 cebola pequena
- ½ cenoura
- 1 folha de louro
- 250g de carne moída
- 50ml de vinho branco
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- Sal e pimenta do reino à gosto
- 100g de caciocavallo em pedacinhos (ou um queijo de sua preferência)
Modo de preparar o arancino siciliano
Massa
Coloque todos os ingredientes em uma panela grande, se possível antiaderente, e cozinhe tudo em fogo médio, sem mexer. Quando a água secar e o arroz estiver cozido, apague o fogo e deixe esfriar.
Recheio
Pique a cebola e a cenoura bem fininhas e refogue-as em uma panela com um pouco de azeite. Depois de alguns minutos, adicione a carne moída, misturando bem. Aumente o fogo e adicione o vinho. Deixe evaporar e adicione a folha de louro e o extrato de tomate diluído em uma xícara de água morna.
Adicione à carne mais dois copos de água, o sal e a pimenta do reino. Deixe cozinhar bastante, até que a carne esteja bem macia. Espere esfriar um pouco e adicione o queijo, misturando bem.
Depois que o arroz estiver frio, molhe as mãos, pegue a quantidade desejada (os arancini normais são do tamanho de uma laranja) e forme uma bola com as mãos.
Coloque o recheio de carne, tendo o cuidado de fechar bem a bola, para que não vaze recheio.
Passe os arancini no leite e depois na farinha de rosca.
Frite-os em abundante óleo até que fiquem bem douradinhos.
Planeje sua viagem
Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.