Antica Dolceria Bonajuto: o reino do chocolate de Modica

Chocolate de Modica na Antica Dolceria Bonajuto

Já escrevi o quanto o chocolate de Modica seja um produto valioso da gastronomia siciliana. E se Modica é a pátria do chocolate na Sicília, a Antica Dolceria Bonajuto é um dos principais representantes dessa maravilha, famosa no mundo inteiro.

A Antica Dolceria Bonajuto foi fundada em 1880. Era então apenas uma pequena doceria que produzia artesanalmente chocolate, segundo uma metodologia muito parecida com aquela realizada pelo povo Asteca. Hoje em dia é uma loja que está presente em todos os guias turísticos de Modica e, claro, eu não poderia deixar de falar dela aqui no blog.

Antica Dolceria Bonajuto - Modica - Sicília

A mais antiga fábrica de chocolate da Sicília

Com mais de 130 anos de vida, a Antica Dolceria Bonajuto é a mais antiga fábrica de chocolate da Sicília ainda em funcionamento. Além disso, ela ainda é uma referência na produção do chocolate de Módica e hoje, assim como em 1880, o chocolate continua sendo produzido do mesmo jeito, ou seja, através de uma técnica chamada “a frio” (a freddo). Sendo assim, a temperatura jamais ultrapassa 40ºC, impedindo a alteração organoléptica dos componentes do cacau.

Dessa forma, o açúcar não derrete  totalmente na pasta de cacau e se obtém um chocolate meio amargo, granuloso e que se esfarela, sem a adição de gorduras vegetais.

Chocolate de Modica - Antica Dolceria Bonajuto

A porta da Antica Dolceria Bonajuto em Modica: “A mais antiga fábrica de chocolate da Sicília”.

De fato, quando a gente põe na boca um pedacinho de chocolate de Modica, dá para sentir facilmente cada ingrediente e notar os grãos de açúcar ainda inteiros.

A loja

A Antica Dolceria Bonajuto continua com a sua lojinha tradicional numa travessa quase escondida do Corso Umberto, a rua principal de Modica. Ao entrarmos lá, a sensação é de estarmos numa doceria de outros tempos. Os móveis são antigos, as vitrines, tudo. Mas o que logo chama a atenção dos gulosos que lá entram são os potinhos com pedaços de chocolate que ficam em cima do balcão. Dá para experimentar todos os sabores antes de comprá-los!

Chocolate de Modica

Potinhos com amostras de chocolate 70% cacau, com adição de canela, baunilha (vaniglia) e na versão com açúcar mascavo (mascobado).

Há, se não me engano, 17 variações de sabores: com pimenta, com laranja, limão, sal, cardamomo e até jasmim! Além disso, há também barrinhas com diferentes percentuais de cacau, inclusive os amargos (90% de cacau) para os “puristas” que preferem saborear o verdadeiro sabor do chocolate.

Chocolate de Modica na Antica Dolceria Bonajuto

Todas as barras de chocolate da Bonajuto

Além de barras de chocolate, na Bonajuto também é possível encontrar doces típicos de Modica e clássicos sicilianos como cannoli e torrones. Experimentem o cannolo com recheio de creme de pistache ou os impronunciáveis “‘mpanatigghi” (a pronúncia é algo como “panatígui”), pastéis doces recheados com carne e chocolate.

 

 

Pausa para um# cannolo neste lindo domingo ensolarado em #Modica. Além dos tradicionais chocolates, na Antica Dolceria @Bonajuto também tem ótimos cannoli!

Una foto pubblicata da Descobrindo a Sicília (@descobrindoasicilia) in data:

É impossível entrar na Antica Dolceria Bonajuto e não comprar nada. Por isso, lembre-se de deixar um pouco de espaço na sua mala!!

Uma dica: A Bonajuto está quase sempre cheia. Então, para evitar filas, aconselho ir lá ou no início da manhã, quando abre, ou entre 14 e 15h! 🙂

As barrinhas de chocolate de 100g custam a partir de € 2,40.

Informações

Antica Dolceria Bonajuto – Modica
Horários de funcionamento: Todos os dias, das 9 às 20h30.
Endereço: Corso Umberto I, 159
 
 

 

1 comentário em “Antica Dolceria Bonajuto: o reino do chocolate de Modica”

Comente!