Alicudi

Anterior
Próximo

A ilha de Alicudi e uma das 7 ilhas que fazem parte do arquipélago das Ilhas Eólias. Ela é a ilha mais solitária do arquipélago, e foi também a última a ser povoada. De fato, apenas cerca de 140 pessoas vivem lá.

Anteriormente conhecida como Ericusa (do grego antigo Ἐρικοῦσα devido à presença abundante de plantas do gênero Érica), Alicudi tem apenas uma aldeia habitada e algumas casas em tons pastéis localizadas no sopé da montanha que culmina no “Filo dell’Arpa”, de onde se pode admirar um panorama maravilhoso.

Sendo assim, quem visita Alicudi experimenta uma dimensão de vida que não encontra em nenhum outro lugar. Devido à conformação do terreno, não existem estradas ou faixas adequadas para veículos motorizados, incluindo automóveis, scooters e bicicletas. Só se pode subir as escadas de pedra lávica a pé e com o apoio dos simpáticos burros criados na ilha que transportam mercadorias e bagagens desde o porto até às casas situadas na encosta.

Em suma, longe das rotas comerciais, com poucos moradores e sem o turismo de massa enfrentado pelas outras ilhas, Alicudi mantém seu fascínio natural. 

Textos relacionados à ilha de Alicudi

Onde fica a Ilha de Alicudi?

A ilha de Alicudi, é a ilha mais ao oeste do arquipélago das Ilhas Eólias (em italiano: Isole Eolie) e fica no Mar Tirreno, sul da Itália.

Enfim, o aeroporto de Catania é aquele mais indicado para quem quer ir à ilha de Alicudi. A partir de lá, há ônibus para Milazzo, de onde saem os barcos para as ilhas Eólias.