O Aeroporto de Palermo, ou melhor, Aeroporto Internazionale Falcone e Borsellino di Palermo-Punta Raisi, é aquele que serve a capital da Sicília e a área noroeste da ilha. É o segundo maior aeroporto da ilha, depois daquele de Catania.

Com toda certeza Palermo pode ser a sua porta de entrada na Sicília, sobretudo se você vai começar seu roteiro pelo oeste da ilha. Assim, se você tem dúvidas sobre como ir do aeroporto ao hotel, como chegar lá com meios de transporte público, enfim, se pergunta que tipo de aeroporto é, aqui vão algumas dicas que podem lhe ajudar.

Aeroporto de Palermo

Como é o Aeroporto de Palermo

Situado a 35km de Palermo, no município de Cinisi, o Aeroporto Falcone e Borsellino (sigla PMO) é pequeno, dispondo de apenas um terminal. Ele é o terceiro aeroporto do sul da Itália, em termos de tráfego de passageiros, ficando atrás de Catania e Nápoles. É o aeroporto que melhor atende todo o noroeste da Sicília.

O Aeroporto de Palermo foi inaugurado em 1960 e recebeu várias reformas ao longo dos anos. Essas obras aconteceram pouco antes de 1990, ano da Copa do Mundo da Itália, visto que Palermo era uma das sedes. Posteriormente, em 1995, foi inaugurado um novo terminal e o aeroporto passou a ser chamado Falcone e Borsellino, em homenagem aos dois juízes assassinados pela máfia em 1992.

Aeroporto de Palermo

Os balcões de check in em um horário bem tranquilo.

Há 20 portões de embarque, distribuídos entre dois andares. Além disso, do Aeroporto de Palermo saem voos para as principais cidades da Itália e de outros países da Europa. Eu já escrevi um post específico sobre as companhias aéreas que voam desde a Sicília. Veja AQUI.

Aeroporto de Palermo.

A tranquila área de embarque do Aeroporto de Palermo.

O aeroporto dispõe de duas pistas, mas a coisa que o distingue é a hora da aterrissagem e da decolagem. É que ele está situado em uma espécie de península, então as pistas praticamente iniciam e terminam quase no limite com o mar. Veja na imagem abaixo.

Vista aérea das pistas do Aeroporto de Palermo.

Quem já chegou ao Rio pelo aeroporto Santos Dumont vai entender a “emoção” que é quando o avião está se aproximando da pista!

Instalações do Aeroporto

Lojas e restaurantes: Há área de compras limitada no segundo andar do terminal, sem muitas opções. Além disso, tem também um restaurante self-service e cafés.

Duty Free: O free shop do Aeroporto de Palermo é bem legal, da rede Aelia (a mesma do Aeroporto de  Roma Fiumicino). Além disso, ele tem uma boa variedade de produtos típicos e cosméticos, portanto dá para fazer umas últimas comprinhas antes de partir.

Aeroporto de Palermo.

Bagagens extraviadas: Há dois balcões de achados e perdidos, sendo um dedicado exclusivamente aos passageiros  Alitalia e o outro para todos os outros passageiros.

Dinheiro: Há um banco localizado na área de partidas, caixas eletrônicos distribuídos em diversas partes do aeroporto e uma casa de câmbio.

Informações: No Hall de Chegadas há um balcão de informações turísticas.

Instalações para deficientes físicos: O aeroporto de Palermo é muito acessível para usuários de cadeiras de rodas e há elevadores e banheiros adaptados. Além disso, a sala Amica Lounge (tel: +39 0 917 020 630) tem serviços especiais para deficientes.

Pouco antes da área de embarque, antes de passar pelo procedimento de Raio-X.

Wi-Fi grátis: O wi-fi do aeroporto de Palermo funciona direitinho. É só procurar a rede  “HOT SPOT GESAP”  e se conectar.

 

Hotéis nos arredores do aeroporto de Palermo

Não há um hotel dentro do aeroporto e nem grandes ou bons hotéis nas proximidades. No entanto, se por algum motivo você precisar ficar próximo ao aeroporto, dê uma olhada nessas opções de B&B em Cinisi (AQUI).

De qualquer forma, eu sugiro que opte por uma hospedagem em Palermo mesmo, uma vez que é possível ir do centro ao aeroporto em cerca de 35/40 minutos.

 

Como chegar/sair do aeroporto de Palermo

De ônibus

A empresa Prestia & Comandè efetua o serviço que liga o aeroporto Punta Raisi ao centro da cidade. Você pode comprar a passagem, que custa € 6,30, no próprio ônibus ou na bilheteria localizada no aeroporto.

As paradas do ônibus são as seguintes: Via Belgio, Viale Alcide De Gasperi, Via Croce Rossa, Via Libertà, Via Emerico Amari (Praça Politeama), Porto de Palermo e Piazza Giulio Cesare (Estação Central). 

Enfim, clique AQUI para verificar os horários. A viagem dura cerca de 50 minutos.

Aeroporto de Palermo.

Os ônibus que vão do aeroporto ao centro de Palermo.

De táxi

Não há táxis especiais, somente os táxis comuns fora do terminal de chegada. Aconselho a perguntar antes ao taxista o valor da corrida ao seu hotel. Normalmente a tarifa do aeroporto ao centro custa cerca de 50/60 euros (para um máximo de 3 pessoas).

 

Com um transfer privativo

Transfers em Palermo

Francesco, seu motorista particular em Palermo.

Sem dúvida, uma ótima opção para quem prefere um pouco mais de conforto ou para pequenos grupos, é contratar um transfer privativo.

Este serviço funciona da seguinte maneira: O motorista espera o(s) cliente(s) no desembarque do aeroporto com uma plaquinha com escrito o nome/sobrenome do passageiro, e então o conduz até o hotel, tudo com conforto e segurança. Além disso, você tem assistência em português (via WhatsApp) durante a sua chegada e no percurso, caso seja necessário. Ademais, os veículos utilizados são de alto padrão, como Mercedes Classe E e Classe V.

Você pode ver mais detalhes e solicitar um orçamento para um transfer do aeroporto de Palermo até seu hotel, clicando AQUI.

Por fim, vale lembrar que a maior parte dos táxis só embarca até 3 passageiros e cobram por malas extras. Por outro lado, o transfer privativo tem valor fixo e você já reserva sabendo o valor exato que irá pagar!

 

Alugando um carro

Os balcões das locadoras de carro estão localizadas no Desembarque. A área de estacionamento delas fica em frente ao Hall de Chegadas.

Há 12 locadoras de veículos no aeroporto de Palermo. São elas:

  • Avis
  • Europcar
  • Hertz
  • Holiday Car Rental
  • Maggiore
  • Sicily by car
  • Locauto
  • Winrent
  • Sicily Car Rental
  • Noleggiare
  • Italy Car Rent
  • Goldcar
Aeroporto de Palermo

Balcões das locadoras de carro do Aeroporto de Palermo.

Clique AQUI para ver quais locadoras têm veículos disponíveis na data da sua viagem e qual delas oferece melhor custo x benefício.

 

Outras informações

  • Consulte o site do aeroporto de Palermo para obter maiores informações sobre os voos: www.gesap.it;
  • Não há guarda-volumes no terminal.

 

 

23 comentários em “Aeroporto de Palermo: como chegar, sair e outras dicas”

  1. Olá Patrícia! Pretendo visitar a Sicília em Julho quantos dias me aconselha para conhecer os lugares mais importantes e já agora quais são? Obrigada

      1. Obrigada pela sua informação. Ainda estou a ler os comentários. Em breve colocarei mais questões específicas. Agradeço a sua gentileza.
        Maria da Paz Camacho

    1. Olá Patricia,
      antes de tudo gostaria de a felicitar pelo seu blog. É a segunda vez que vou à Sicília e graças a si torna-se muito fácil a construção de um roteiro, porque as suas dicas são excepcionais. Descobri que para além do ônibus existe também uma ligação ferroviária directa entre o aeroporto Punta Raisi e o centro de Palermo, no entanto, já li que costuma atrasar muito. Qual é a sua opinião? Um dos meu receios quanto ao ônibus é ter que esperar muito tempo para que haja uma vaga para o meu grupinho, mas também me parece um pouco arriscado a compra antecipada do bilhete, uma vez que, é comum os atrasos dos voos.
      Mais uma vez parabéns pelo seu excelente blog!!
      Abraço agradecido,
      Carmen

      1. Olá Carmen,

        Que bom que o blog é útil no planejamento da sua viagem!
        Sim, o trem de Punta Raisi a Palermo é bem recente, então os serviços ainda não estão consolidados, por isso há atrasos.
        Eu lhe indico comprar na hora os bilhetes e acredito que não vá ter problema nenhum na compra das passagens de ônibus (quantas pessoas são?). Eventualmente, conforme o horário de chegada do seu voo, poderá avaliar na hora se pegar o trem ou o ônibus! Em ambos os casos dá para comprar na hora tranquilamente.

        Um abraço,

        Patricia

        1. Mais uma vez muito obrigada. É muito mais simples planear tendo a ajuda de alguém como você, que vive no local e conhece a Sicília como ninguém!!!
          Um abraço super agradecido,
          Carmen

      2. Oi, Patrícia, tudo bem?
        Estou montando minha primeira viagem à Sicilia e estou com uma dúvida que talvez vc possa me ajudar. Há alguma empresa de locker ou depósito de bagagem seguro no aeroporto de Palermo, ou próximo a ele?
        Aproveito para dizer que suas dicas são preciosas… Muito obrigada por compartilhar essas informações com a gente.
        Abraço, Cacau.

        1. Olá Cassia,

          No aeroporto infelizmente não há lockers. Também não sei te informar se há nos arredores, porque o Aeroporto não fica em uma área urbana.
          Só conheço no centro de Palermo mesmo.

          Um abraço,

          Patricia

      3. Oi Patricia, primeiro obrigada pelas dicas. Eu e meu marido estamos indo p Sicília dia 30/05 (chegamos de manha por Catânia) e ficaremos até o dia 03/06 (tb de manhã, saindo de Palermo), ou seja só temos 4 dias por ai. Pensamos em fazer Catânia, Taormina, Siracusa, Agrigento, Érice e Palermo. Gostaria de saber de vc primeiro se este roteiro está bom p/ a quantidade de dias e tb quanto tempo gastamos p visitar cada cidade citada e a melhor forma de se locomover em cada uma delas. Pensamos em alugar um carro em Catânia para ir p Taormina, monte etna e Siracusa. A dúvida é se vale a pena permanecermos com o carro até nosso destino final, Palermo, fazendo Catânia- Agrigento- Érice- Palermo ou se é melhor entregarmos o carro em Catânia e ir p/ Agrigento e de Agrigento p/ Palermos e Érice de transporte público- metrô ou ônibus.

        1. Oi Fabiana,

          Loja fixa que eu saiba não tem. No entanto, muitas vezes há stands da Tre e da Tim no terminal de chegada. Dá uma olhada. Mas se eles não estiverem lá, você encontrará inúmeras lojas no centro de Palermo.

          Um abraço,

          Patricia

      4. Olá Patrícia vim do Rio de Janeiro para a Sicília somente usando as suas dicas. Incrível como são precisas e completas! Muito obrigada! Parabéns!

      5. Ola Patricia tudo bem ?

        Chego em Palermo em um voo vindo de Olbia à 01:10 da manha (madrugada), você saberia me informar se é possível alugar um carro nas empresas que estão dentro do próprio terminal?? Digo isso pq observei que quase nenhuma fica aberta depois da 22h, e estou preocupado com relação a isso. O que você me sugeriria ???

        Obrigado!!!!

        1. Oi Leonardo,

          As empresas realmente fecham!
          Eu te sugiro fazer como quase todo mundo faz. O pessoal chega por Palermo, vai de táxi ou de transfer para o hotel, e só quando têm que sair da cidade é que voltam ao aeroporto para alugar o carro (previamente reservado, estamos na alta temporada!). Leve em consideração também que para rodar dentro de Palermo, o carro só será um problema.

          Um abraço,

          Patricia

      6. Oi Patricia, tudo bem? Vou com meu marido para Sao Vito mas chegamos em horarios diferentes em Palermo. Eu chego as 11 da manhã e ele só as 5 da tarde. Preciso fazer uma horinha mas estarei com uma mala pequena. Você acha que vale a pena ir até o centro? O que você indicaria fazer? (dica de restaurante são bem vindas 😉 obrigada!

        1. Olá Flavia,

          Você pode pegar um ônibus ou táxi, descer na estação e deixar sua mala no guarda-volumes. Palermo é grande, então você não teria tempo de ver muita coisa, mas você poderia, pode exemplo, pegar um daqueles ônibus de sightseeing para ver os principais pontos turísticos e otimizar o tempo. Outra alternativa, se preferir um passeio com mais conforto, é contratar um serviço de transfer com motorista particular.

          Um abraço,

          Patricia

      7. Patricia, como vc circulou por lá? Não é preciso alugar um carro? Vou sozinha no começo de junho por 8 dias e ainda não decidi se reservo um hotel em Palermo para o período total ou alugo um carro e decido conforme paro pelos lugares. O que vc recomenda?

        1. Olá Adriana,

          Eu moro aqui na Sicília e circulo tanto com transporte público quanto de carro. Te aconselho primeiro a definir um roteiro e então ver se vai ser necessário um carro ou não.
          É importante que saiba que a Sicília é muito grande, então pode ser necessário ter que ficar em mais de uma cidade (por exemplo, se você for querer visitar a costa leste).

          Um abraço,

          Patricia

        1. Olá José,

          Infelizmente aqui na Sicília não tem Uber. Na Itália só existe o Uber Black (na verdade sai mais caro que o transfer e o táxi comum) e só está ativo nas cidades de Roma e Milão.
          Por enquantos os modos de chegar/sair do aeroporto são esses que descrevo no texto.

          Um abraço,

          Patricia

Comente!