Miniguia do aeroporto de Catânia

Aeroporto Internacional de Catânia

O aeroporto de Catânia é, antes de mais nada, o aeroporto de referência para quem pretende visitar Taormina, Siracusa e as outras cidades do leste da Sicília. Além disso, ele é o maior aeroporto da ilha e o mais importante do sul da Itália. Enfim, dista somente 6km do centro da cidade.

Mas apesar de toda essa importância e de ter o segundo maior tráfego aéreo doméstico da Itália, o aeroporto de Catânia é muito pequeno, principalmente se comparado aos padrões que nós, brasileiros, estamos acostumados. Mas mesmo sendo muito simples, preparei estas dicas com tudo mastigadinho, para que você possa ter acesso a todas as informações práticas sobre o aeroporto.


Seguros Promo

A área de embarque

Sem dúvida não será difícil encontrar os balcões de check in da sua companhia aérea. É possível avistar todos com muita facilidade e praticamente a área fica dividida em duas: na extremidade esquerda ficam os balcões da Alitalia, na parte direita todas as outras companhias aéreas.

aeroporto de catania

Balcões de check in da Alitalia no aeroporto de Catânia.

No meio fica o controle de segurança, que normalmente costuma ser bastante rápido.

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

Após o controle de segurança

O aeroporto de Catânia dispõe de 20 portões de embarque e é após o controle de segurança que se encontram as lojas, bares e cafés da área de embarque. Há lojas de artesanato, de souvenirs, de roupas, de produtos típicos sicilianos, um pequeno duty free, um wine bar e dois cafés/lanchonete.

aeroporto de catânia

Área de embarque do aeroporto de Catânia.

Área de desembarque

O aeroporto de Catânia possui somente sete esteiras de bagagem, duas das quais destinadas às bagagens dos passageiros provenientes de voos que vieram de países fora da União Europeia. Por isso, se você vem do Brasil para Catânia, e não tiver retirado sua bagagem no aeroporto onde fez conexão (em 90% das vezes o de Roma), suas malas não vão sair junto com as dos outros passageiros. De fato, as bagagem proveniente de fora da União Europeia sai nas esteiras 6 e 7 (as últimas) e são obrigadas a passar pelo raio x.

Aeroporto de Catania

A saída do desembarque vista do primeiro andar do aeroporto (embarque).

Enfim, no desembarque há três cafés, uma farmácia, banheiro com fraldário e um posto de informações turísticas.

Área externa e transportes

Na parte externa do aeroporto de Catânia, no andar térreo (desembarque), ficam os táxis, as paradas dos ônibus e as locadoras de veículos.

AEROPORTO DE CATANIA

Área externa do desembarque.

Locadoras de veículos

Há 7 locadoras de veículos no aeroporto de Catânia e quase todas estão situadas na área de estacionamento (saindo à direita). São elas: Avis, Europcar, Budget Autonoleggio, Auto Europa, Locauto Rent, Sixt e Airport Rent a Car.

 

Estacionamentos

Há dois estacionamentos de longa duração e um de breve duração. As tarifas partem de 2 euros (1 hora), 13 euros de 24 a 36h, 17 euros até 48h e assim por diante. Veja abaixo o mapa dos estacionamentos, bem como a localização das locadoras de veículos (R2). Tenha como ponto de referência as paradas dos táxis, as quais ficam logo na saída do desembarque.

cartina parcheggi viabilità qualità giu2014

Fonte: www.aeroporto.catania.it

Táxis

O ponto de táxi fica logo na frente do desembarque e uma corrida do aeroporto até o centro de Catânia custa entre 20 e 30 euros.

Ônibus urbanos

O ônibus Alibus liga o aeroporto de Catânia ao centro da cidade, passando pela estação central de trem. A parada fica à direita da saída do desembarque e os ônibus partem a cada 25 minutos, das 04h40 da manhã à meia noite. O bilhete custa 4 euros e pode ser comprado diretamente com o motorista do ônibus.

As paradas no centro de Catânia são as seguintes: Aeroporto (largo na frente do antigo terminal), Via S. Maria Goretti, Via San Giuseppe la Rena, Asse dei servizi, Faro Biscari, rua de acesso ao Porto, Porto, Via Dusmet, Piazza dei Martiri, Via 6 Aprile, Stazione Centrale, Viale Libertà, Corso Italia, Piazza G. Verga, Viale XX Settembre, Piazza Trento.

Ônibus interurbanos

As paradas dos ônibus interurbanos também ficam na extremidade direita após a saída do desembarque. Ali passam todos os ônibus que conectam Catânia às principais cidades da Sicília, inclusive o que vai até Taormina. Ao sair pela porta lateral direita do aeroporto, logo podem ser vistos os guichês das empresas de ônibus e ali mesmo você pode comprar sua passagem.

Guichês da Interbus e da Sais no aeroporto de Catânia

Guichês da Interbus e da Sais no aeroporto de Catânia

Não há uma organização precisa das paradas dos ônibus, mas você verá placas indicando cada empresa.

 

Trens

Há uma pequena estação ferroviária a cerca de 600 metros do aeroporto, a qual se chama Catania Aeroporto Fontanarossa. Ela está conectada ao aeroporto através de um sistema de shuttles gratuitos, que partem mais ou menos a cada 10 minutos, sendo o primeiro às 4h30 da manhã e o último às 22h40. De qualquer maneira, também é possível fazer o percurso a pé, seguindo as indicações para os pedestres.

No entanto, como não há uma bilheteria nesta estação, você terá que comprar as passagens de trens através das máquinas self-service ou pela internet no site da Trenitalia.

Por fim, eu recomendo que você verifique com antecedência os horários dos trens através do site do Trenitalia, uma vez que os mesmos não são muito frequentes e podem não coincidir com o horário do seu voo.

 

Hotéis nos arredores do aeroporto de Catânia

Antes de tudo, é importante saber que não há um hotel dentro do aeroporto. No entanto, há algumas opções nos arredores. Por exemplo, o hotel mais próximo é o Catania International Airport Hotel, que dista cerca de 800m do terminal. Você poderá ver todos os outros hotéis nos arredores do aeroporto clicando neste link.

 

Transfers de e para o aeroporto

Caso deseje usufruir de todo o conforto e segurança de um transfer privativo, você pode pedir uma cotação AQUI. Ao contratar um transfer, o motorista irá esperá-lo no terminal de desembarque e o acompanhará até seu hotel. Sem dúvida é a melhor opção para quem não quer passar nenhum tipo de perrengue tendo que ligar com taxistas desonestos!

 

Outras informações

  • Consulte o site do aeroporto de Catânia para obter maiores informações sobre os voos.
  • Informo também que não há guarda-volumes no aeroporto.

 

7 comentários em “Miniguia do aeroporto de Catânia”

  1. Boa tarde Patrícia, tudo bem? Adorando seu blog, já comecei a viajar desde agora.Embora já tenha ido algumas vezes para a Sícilia, eu era criança e adolescente, então depois de 26 , voltarei em 2020. Uma dúvida inicial: no aeroporto de Catânia, é possível comprar chip de celular? Como chegarei num domingo, estou com receio de não encontrar onde comprar..

    1. Oi Roberta!

      Até o presente momento não há lojas de telefonia celular no Aeroporto de Catania. Há, no entanto, um quiosque (na verdade, uma banquinha) móvel de uma ou duas operadoras, mas pode ser que daqui para o ano que vem as coisas mudem.
      De qualquer forma, você encontrará inúmeras lojas no centro da cidade. As da Via Etnea ficam abertas inclusive aos domingos.

      Abs.,

      Patricia

  2. Olá!! Sou Camila e vamos em julho/19 para Sicilia e estou aproveitando todas as dicas de seu site que é maravilhoso!! Obrigada.
    Veja se podem me ajudar, vamos alugar um carro e meu Voo de volta sairá as 7:20 da manhã de domingo, dai teremos que devolver o carro por volta de 5:30 da madrugada. Ocorre que as locadoras só abrem as 08:00 da manhã e desta forma não estou sabendo o que fazer. Vocês saberiam me dar alguma dica?
    Desde já agradeço muito pela atenção.

    1. Olá Camila,

      Na sua reserva não tem as instruções para devolução fora do horário de funcionamento da locadora?
      Se não tiver, quando você for retirar o veículo, avise ao funcionário, que saberá te dar as informações corretas. De qualquer forma, que eu saiba há a possibilidade de deixar o carro no estacionamento da locadora e as chaves em uma espécie de cofre deles.

      Um abraço,

      Patricia

    2. boa tarde, preciso de uma ajuda, vamos ver se consegue me tirar essa dúvida: preciso ir do aeroporto de catânia para riposto (stadra IV, carruba). saberia me indicar o melhor itinerário, de ônibus ou por trem?

      1. Olá Isabela,

        Para chegar nesse lugar aí acredito que seja mais fácil de trem. No entanto, não passa trem no aeroporto de Catania, então você precisaria pegar o Alibus até a estação e de lá pegar o trem para a estação de Carruba.

        Um abraço,

        Patricia

Comente!