Talvez a mais importante festa religiosa e popular de Palermo, a Festa de Santa Rosalia é um evento que atrai milhares de turistas. É uma mistura de fé e folclore, coisa que frequentemente acontece nas festas religiosas da Sicília. Ela acontece entre os dias 10 e 15 de julho.
Sem dúvida, a festa, ou melhor, o chamado Festino de Santa Rosalia exprime bem a forte relação que existe entre o povo de Palermo e a sua santa padroeira. Durante a festa, praticamente a cidade inteira se reúne nas ruas do centro para agradecer a Santa Rosalia pelo “milagre” que aconteceu em 1625. Naquele ano, seus ossos, encontrados numa gruta do Monte Pellegrino e conduzidos em procissão pelas ruas da cidade, teriam livrado Palermo da peste.
Embora A Igreja Católica comemore o dia de Santa Rosália em 4 de setembro, em Palermo o dia consagrado à padroeira é 15 de julho. Este dia, inclusive, é feriado na cidade.
Os eventos
Embora as comemorações religiosas iniciem em 10 de julho, o evento principal da Festa de Santa Rosalia acontece na noite de 14 de julho com uma esplêndida procissão. A conduzí-la é um carro enorme, que homenageia sua rica história e cultura. A procissão começa na Catedral e chega ao Foro Italico, passando pela Via Vittorio Emanuele. Enfim, ela termina com uma espetacular queima de fogos no Foro Umberto.
Milhares de pessoas acompanham a procissão ou assistem atirando confetes das varandas. A rota do desfile é adornada com luzes decorativas e a catedral se ilumina todas as noites.
No dia 15 de julho, as relíquias de Santa Rosalia são transportadas em uma urna de prata. Além disso, celebra-se várias missas em sua homenagem. Por fim, a urna retorna à Catedral para ser abençoada pelo Arcebispo de Palermo.
O carro da Festa de Santa Rosalia
Todos os anos o carro da Festa de Santa Rosalia é diferente. Ele tem 10 metros de altura e quase o mesmo de comprimento. Além disso, é puxado por uma equipe de “devotos”, homens vestidos de branco (no século XVII eram puxados por elefantes!) e decorado com rosas, anjos, querubins, tritões que se misturam com as cores douradas do barroco.

O carro da Festa de Santa Rosalia de 2021
A atmosfera
Sem dúvida o evento deixa uma memória indelével nos visitantes de Palermo. De fato, se você visitar Palermo durante a Festa de Santa Rosalia poderá ver um show de luzes e performances realizadas em palcos espalhados pelo centro da cidade.
Além disso, as ruas e bares da cidade enchem-se de visitantes, cantando e dançando todas as noites. A atmosfera de festa é eletrizante. Há também apresentações de bandas, dançarinos, artistas de circo, coros religiosos, fogos de artifício, peças teatrais e barracas de comida.
As comidas da festa de Santa Rosália
Toda festa que se preze tem comidas tradicionais, e certamente essa festa não pode ser uma exceção. Dado que tudo acontece na rua, os protagonistas são, sem dúvida, as comidas de rua, que em Palermo são tantas.
O prato típico por excelência são os babbaluci, ou seja, caracóis cozidos com alho e salsinha, uma verdadeira iguaria para os amantes desta comida. Existem várias teorias sobre qual é a melhor maneira de comê-los (se usar um palito ou chupá-los), mas o certo é que no dia seguinte as ruas serão um tapete de conchas vazias!
Outros alimentos típicos são: milho cozido, sfincione, polvo cozido, calia e semenza (grão de bico torrado e sementes de abóbora) e melancia. Se você não come pelo menos um desses alimentos é como se nunca tivesse ido à festa!
Planeje sua viagem