É a minha estação do ano preferida – e, por isso, sou suspeita para falar – mas se alguém me perguntar qual é o período melhor para viajar para a Sicília, eu diria sem pestanejar: a Primavera!
Aqui na Sicília a primavera tem um “quê” de especial. É a estação das meias medidas: nem tão quente, mas nem tão fria. As cidades turísticas não estão lotadas como nos meses de verão, nem desertas como pode acontecer no inverno. Então, a menos que você queira vir para cá SOMENTE para curtir as praias e torrar no sol como se não houvesse amanhã, eis cinco razões para escolher viajar para a Sicília nos meses de Abril, Maio e Junho.
1) Temperaturas Agradáveis
Sem dúvida, este é o motivo mais óbvio para escolher viajar para a Europa nos meses da primavera. No caso da Sicília, não é nem tanto para fugir do frio, mas do calor vulcânico dos meses de Julho e Agosto. Com toda a certeza não é prazeroso visitar os sítios arqueológicos no interior da ilha ou o centro histórico das cidades do Barroco Siciliano sob um sol de quarenta e poucos graus. Não mesmo.

A paisagem da bela ciclovia de Siracusa. A primavera é um ótimo período para passear de bicicleta por lá.
2) Menos Turistas
Parques arqueológicos sem fila, poder admirar a beleza de praias onde no verão não dá nem para estender um lenço do chão. Poder reservar hotéis de última hora sem correr o risco de não achar vaga.

Jardim público de Taormina.
Uma das vantagens de viajar para a Sicília na primavera é poder desfrutar de todas as atrações que a ilha oferece – das montanhas ao mar – e não encontrar cidades lotadas como acontece no verão, mas nem desertas, como ficam algumas localidades no inverno. Taormina, por exemplo, fica uma loucura em Agosto e bem vazia em Janeiro e Fevereiro.
3) Mais Cores
Fãs de paisagens naturais, essa é a estação para vocês. Os campos do interior da Sicília ficam verdíssimos. Margaridas amarelas crescem espontaneamente por todas as partes e, sem pedir licença, vão invadindo e doando alegria aos sítios arqueológicos, parques, jardins e até a beira das estradas. É uma explosão de cores.
4) Preços de Baixa Estação
O bom de viajar para a Sicília na primavera é que os preços de hotéis e passagens aéreas ainda são aqueles da baixa temporada, mas as chances de você encontrar dias com a maior cara de verão são grandes, principalmente se a viagem for entre o fim de maio e início de junho. Nesse período do ano dá para curtir as praias e localidades exclusivamente de veraneio pagando um precinho muito camarada.

A ilha de Ustica.
5) Viajar para a Sicília na primavera significa ver muito mais
Outra grande vantagem de viajar para a Sicília na primavera é poder aproveitar diferentes “versões” da Sicília, das paisagens litorâneas às montanhas da ilha.
De fato, é na primavera que começam as primeiras excursões para fazer trekking no Etna, que os hotéis das ilhas menores reabrem. Voltam a funcionar todos os hotéis e restaurantes de Taormina que fecharam durante os meses do inverno. Retornam os mini-cruzeiros às Ilhas Eólias. Enfim, a partir do mês de abril dá para fazer os mais variados passeios e é possível aproveitar muito mais o que a Sicília tem para oferecer.

Uma planta de alcaparras e a belíssima flor dela.
Planeje sua viagem
Alugue um carro para viajar para e pela Sicília.
Viaje pela Sicília com o conforto de um transfer privativo.
Faça um tour guiado particular em português em diversas cidades da Sicília
Veja as opções de passeios na Sicília oferecidos pela Viator.
Chip de celular para usar na Sicília
Faça uma cotação do seu Seguro Viagem
ola, bom dia.
Estou programando lua de mel em taormina, me caso dia 21 de março, logo no inicio da primavera, penso em ficar uma semana na sicilia, 23/02 a 29/03, nessa época restaurantes, passeios e hotéis ja estarão funcionando, é uma boa época para visitar ? Grato
Olá Otávio,
Depende dos lugars que você planeja visitar. Nas principais cidades da Sicília, tudo já estará funcionando. Em algumas de praia, ainda não, porque não será período de praia. Mas é um ótimo período para visitar a Sicília se o seu interesse for conhecer cidades como Taormina, Siracusa, Catania, Palermo, etc.
Um abraço,
Patricia
Vou pra Sicília em agosto desse ano, de 10 a 16/8. Sei que é alta temporada, mas foi a data que deu pra encaixar. Que cidades/lugares não posso deixar de visitar em 6 dias? Se puderes dar dicas agradeço, estamos bem na dúvida de que roteiro fazer. O objetivo é relaxar e curtir. Estaremos na Costa Amalfitana antes, e vi que uma das maneiras de chegar na Sicília é via um barco que viaja de noite. Sabes me dizer se é uma boa opção? Obrigada!
Olá Mariana,
Entre as cidades que eu considero imperdíveis, estão Siracusa, Taormina e Palermo, mas obviamente tudo depende do seu interesse pessoal e do que exatamente você gostaria de conhecer, mas se o seu objetivo é relaxar, eu diria de escolher uma das costas da Sicíli (ou leste ou oeste), para evitar ficar muito tempo na estrada.
Pois é, existem navios que fazem a linha Nápoles-Palermo e Nápoles-Catania, mas eu considero a viagem muito longa. Eu expliquei como vir de Nápoles para a Sicília aqui: Como ir de Nápoles para a Sicília.
Um abraço,
Patricia
Belíssimo blog, tem me ajudado muito a planejar meu roteiro pela Sicília!
Estou pensando em passar alguns dias no mês de outubro. Será que é uma boa ou não compensa muito? Já é frio nessa época?
Abraçoo 😉
Olá Tayna,
Que bom que gosta do blog. Outubro é um bom mês, principalmente se você vier na primeira quinzena, quando as temperaturas ainda estão bem agradáveis (entre 20 e 25ºC) e muitos passeios de verão ainda estão ativos (como os passeios de barco).
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia, tudo bem?
Você tem um email particular pra eu entrar em contato ?
Obrigada.
Oi Tatá
Você pode preencher o formulário de contato aqui do blog (https://descobrindoasicilia.com/contato/ ou enviar um email para descobrindoasicilia @gmail.com.
Demais seu blog! Parabéns!!!
Estou pensando em conhecer a Sicília e Malta. Imagino uns 15 dias na Sicília e 3 ou 4 em Malta.
Qual seria a melhor época para fazer esse roteiro ? Um dos meus objetivos é fotografar bastante.
Alugar um carro na Catania e devolvê-lo em Palermo (ou vice-versa) seria uma boa opção para fazer esse roteiro não? Bem no estilo “mochileiro”.
Obrigada, Marcos!
Visto que você vem mochilar e fotografar, então aconselho os meses de maio, junho e setembro (segunda metade). Julho e Agosto são o pico da alta estação, talvez não seja o período ideal. De novembro a fevereiro, muitas localidades ficam bem vazias, alguns hotéis fecham, enfim, é inverno, os dias são mais curtos, menos tempo de luz solar para fotografar :).
Sim, chegar por uma cidade (Catania ou Palermo) e alugar um carro são duas coisas que otimizam o tempo e facilitam bastante sua viagem!
Um abraço,
Patricia
Pingback: Cinco razões para visitar Paris – e também a França toda – na Primavera | Direto de Paris
Pronto! Decidido, na próxima vez vou para a Sicília na primavera. Esta semana mando o texto e fotos que combinamos.
Abraço.
Pingback: 5 Razões para viajar para Milão na primavera - O Guia de Milão