O bacalhau é um alimento muito versátil, que pode ser preparado de mil maneiras. De fato, cada região italiana o propõe de modo diferente, incluindo ingredientes locais.

É provável que o bacalhau tenha chegado à Sicília através dos normandos, descendentes dos vikings (grandes navegadores da Noruega) que pescavam este peixe nos seus mares e o conservavam através de um processo de secagem ao ar livre. Posteriormente, este alimento se popularizou, principalmente devido às transações comerciais entre a Sicília e as Repúblicas de Veneza, Pisa, Amalfi e Gênova. De fato, estas possuíam comércios em cidades portuárias como Palermo e Messina, onde trocavam bacalhau com outras mercadorias locais.

Baccalà e Stoccafisso

pratos sicilianos com bacalhau

Bacalhau é uma denominação comum aos peixes das espécies Gadus Morhua e Gadus Macrocephalus vendidos salgados e secos. Na Itália, estes peixes assumem um nome comercial, de acordo com o processamento: Baccalà e Stoccafisso.

Baccalà é o Gadus Morhua ou Gadus Macrocephalus que passa por um processo de salga que dura pelo menos 3 semanas. Por outro lado, o Stoccafisso (Stockfish) não é salgado e é seco ao ar livre por 3 meses. Além disso, este último é mais nobre e a Europa é seu maior consumidor.

O Stockfish é capturado principalmente nos mares da Noruega e da Islândia. Assim que é pescado, é limpo e deixado a secar em estantes de madeira especiais, expostas ao ar frio e aos ventos marítimos. Na verdade, a preservação por secagem a frio é a forma mais antiga, barata e eficaz de conservar alimentos.

 

5 pratos sicilianos com bacalhau

Então, vamos conhecer alguns entre os mais populares pratos sicilianos com bacalhau?

1. Baccalà alla siciliana

pratos sicilianos com bacalhau

O Baccalà alla siciliana (bacalhau à moda siciliana) leva alguns dos ingredientes que mais caracterizam a cozinha siciliana, como tomates, alcaparras, passas e pinoli.

Após dessalgar peixe, prepara-se um refogado com a cebola, o aipo e o alho. Depois se acrescenta os tomates (sem pele) e então o vinho, as alcaparras, passas e pinoli. Por último, adiciona-se os pedaços de bacalhau depois de enfarinhados.

É um dos pratos sicilianos com bacalhau mais populares e difundidos na ilha.

 

2. Baccalà a Sfincione

pratos sicilianos com bacalhau

Antes de mais nada, sfincione é uma focaccia típica de Palermo. Ela é alta e coberta com molho de tomate.

Dessa forma, o Baccalà a Sfincione se inspira nesta focaccia. Assim, o bacalhau é alternado com fatias de batata, rodelas de cebola, e então coberto com polpa de tomate. Finaliza-se com um punhado de farinha de rosca que ajudará a gratinar no forno.

 

3. Bacalhau frito

Ceia de Natal na Sicília

Bacalhau empanado e frito.

Na Sicília, as frituras reinam soberanas. Por isso, não poderia deixar de mencionar o bacalhau frito à moda siciliana.

Este é um prato que certamente não falta nas mesas sicilianas durante as festas de fim de ano e se prepara sobretudo na Festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro) e no Natal.

Para fazer o bacalhau frito da forma perfeita, é necessário deixar o peixe de molho por 2 ou 3 dias. Então corta-se o bacalhau em pedaços, passando-o numa mistura de farinha de trigo, água e cerveja. Em seguida, é só fritar. Fica aquela casquinha super crocante, uma delícia.

 

4. Baccalà chi passuli

Literalmente bacalhau com passas, este um dos pratos sicilianos com bacalhau típicos de Palermo.

É um prato delicado e levemente adocicado, que une, na sua simplicidade, os sabores da Sicília. De fato, as azeitonas e as passas, junto com a cebola e os tomates refogados, formam um leito ideal para receber o bacalhau.

 

5. Stoccafisso alla messinese

pratos sicilianos com bacalhau

Esta é uma receita de sabor intenso, com um aroma envolvente e um sabor discreto. O molho, à base de azeitonas, aipo, cebola, alcaparras e tomate, se casa muito bem com um pãozinho. Além disso, com este molho, tradicionalmente se tempera massas.

 

 

Marcações:

Comente!