Lugares para visitar a partir de Siracusa, se esta será uma sua base na Sicília!
Certamente Siracusa é uma das cidades mais bonitas da Sicília e também uma das mais importantes. Isso faz dela uma excelente base a partir de onde explorar o sudeste da ilha e as belezas barrocas que caracterizam a região. Dessa forma, aqui vão algumas dicas de lugares para conhecer a partir de Siracusa.
1. Noto
Quando se trata de lugares para visitar a partir de Siracusa, sem dúvida Noto é um clássico.
Considerada a cidade barroca mais bonita da Sicília, Noto é um lugar perfeito para um bate e volta saindo de Siracusa, da qual dista apenas 35km. Enfim, é pequena, charmosa, com todas as atrações concentradas no centro histórico.
Como ir de Siracusa para Noto:
Para quem está de carro, ir de Siracusa a Noto é rápido, simples e fácil. Por outro lado, no caso de quem depende de transporte público, a melhor opção são os ônibus, pois a estação de trem de Noto fica distante do centro da cidade. Os ônibus, da empresa Interbus, saem do terminal próximo à estação ferroviária de Siracusa e a viagem dura cerca de 1 hora.
Enfim, você pode também contar com um serviço de transfer privativo!
Mais dicas de Noto
- Dicas de Noto: o que mais ver além do básico
- Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza
- Passeios em Noto
2. Marzamemi
Quando cheguei à Sicília, Marzamemi era simplesmente uma singela vila de pescadores com praias bonitas. Nada mais. No entanto, de uns tempos para cá a vila foi revitalizada e objeto de uma grande campanha de marketing. Deu tão certo que Marzamemi é a queridinha dos turistas, que lotam a vila nos meses do verão.
Certamente o lugar é muito pitoresco. Além disso, as antigas casas foram transformadas em restaurantes e lojinhas charmosas, um paraíso para fotógrafos. No verão, há uma série de eventos, shows e há muita vida noturna, atraindo principalmente um público mais jovem. Já no inverno, muitos lugares ficam fechados, então é uma meta mais adequada para visitar entre maio e outubro.
Uma dica: Como Marzamemi é muito pequena, dá para associar um passeio lá com a visita a Noto.
Como ir de Siracusa para Marzamemi:
Infelizmente não há transporte público para Marzamemi, por isso o único modo de chegar lá é de carro.
3. Ragusa
Antes de tudo, a cidade é dividida em duas: Ragusa Superiore, construída após o terremoto de 1693, sem muitas atrações, e Ragusa Ibla, a cidade antiga restaurada após a catástrofe que destruiu boa parte do leste da Sicília no final do século XVII. Ali o ritmo da vida é mais lento, os panoramas sublimes e a possibilidade de descobrir ruazinhas charmosas é enorme.
Como ir de Siracusa para Ragusa:
Ragusa dista cerca de 1h20 de carro de Siracusa. Não é assim tão perto, mas é um bate e volta viável. No entanto, para quem depende de transporte público, este tempo aumenta consideravelmente (2h de trem e até 3h de ônibus!).
Mais dicas de Ragusa
- Ragusa Ibla: dicas do que ver em um passeio de um dia
- Dica de roteiro entre Ragusa e Modica
- Passeios em Ragusa
4. Modica
Modica é uma atraente cidade histórica no sudeste da Sicília, uma das cidades barrocas da UNESCO, exatamente como Ragusa. Ela é particularmente famosa por seu chocolate, e é um destino ótimo sobretudo para os amantes da gastronomia. De fato, lá estão localizados restaurantes excelentes, inclusive com estrelas Michelin, o que faz dela um dos ótimos lugares para visitar a partir de Siracusa (e não só!).
Por fim, além dos palácios e igrejas obras de arte da arquitetura barroca, não deixe de visitar as lojinhas de chocolate e laboratórios de produção, onde é possível conhecer um pouco do processo de fabricação do chocolate de Modica.
Uma dica: Em um passeio bate e volta, dá para fazer um roteiro Ragusa e Modica, ou Modica e Scicli!
Como ir de Siracusa para Modica:
- De ônibus com a empresa AST. Clique aqui, e em seguida em “linee e orari” para conhecer os horários e a duração da viagem;
- Trem, saindo de Siracusa. O bilhete custa 7 euros e a viagem dura aproximadamente 2h. Veja os detalhes no site da Trenitalia.
- Transfer: Você pode conhecer Modica usufruindo do serviço de transfer particular. Solicite um orçamento.
Outras dicas
- Dica de roteiro entre Ragusa e Modica
- O que ver em Modica
- Antica Dolceria Bonajuto: o reino do chocolate de Modica
- Aula de culinária em Modica (em inglês/italiano)
5. Catania
Antes de mais nada, na maior parte das vezes, é Catania a base para visitar Siracusa. No entanto, o contrário também pode ser feito sem problema algum. A ordem dos fatores não altera o produto!
Catania é a segunda maior cidade da Sicília, porém quase todos os pontos turísticos ficam no centro histórico, permitindo que a gente possa fazer um agradável passeio a pé. Nenhum passeio em Catania fica completo sem, por exemplo, uma visita ao mercado do peixe, à Praça do Elefante e ao Duomo!
Uma dica: Se você tem pouco tempo disponível, dá para fazer tranquilamente um tour Catania & Etna no mesmo dia. Que tal? Solicite um orçamento para um transfer!
Como ir de Siracusa para Catania:
- Ônibus com a empresa Interbus.
- Trem – a viagem dura pouco mais de 1h.
- Transfer: Você pode conhecer tanto Catania quando o Etna usufruindo do serviço de transfer particular.
Veja também
Mais dicas de bate e volta
- Desde Palermo: 5 lugares para visitar a partir de Palermo
- Desde Siracusa: 5 lugares para visitar a partir de Siracusa
- A partir de Taormina: Dicas de cidades para fazer um bate e volta a partir de Taormina
Planeje sua viagem
Olá, Patricia!
Pretendo ir conhecer um pouco da Sicilia em outubro/novembro 2020. Esta seria uma boa época para ir?
Olá Izabel, outubro é um ótimo período, porém na última semana e em novembro pode ser um período mais chuvoso (em 2019 choveu muito!). Porém à parte isso, é ótimo.
Um abraço,
Patricia
Oi Patricia. Descobri seu blog recentemente e estou adorando. Moro na Inglaterra e minha filha no Brasil. Queriamos ir para a Italia mas estavamos em duvida para onde ir quando ela estiver por aqui no final de Abril. Mas seu blog nos ajudou a decidir. So teremos 6 noites entao acho que faremos 3 noites em Siracusa e 3 em Taormina. 1 dia para Siracusa, 1 dia para Noto, Ragusa e Modica. Voce acha que e viavel se estivernos de carro? Pensei em pegar o carro em Siracusa e devolver em Taormina. No trajeto Syracuse para Taormina fariamos o Etna. Os outros dias em Taormina vamos relaxar e ir a Castelmola. O que acha do roteiro? Abril ainda estara frio?. Da para curtir praia? mesmo que seja sem mergulho rsrs. Voce recomendaria mais algum destino? Um abraco Ana
Olá Ana!
Que bom que “ajudei” vocês a escolher a Sicília!
Olha, seu roteiro está bom do jeito que tá, não aconselho inserir mais nada, porque não haveria tempo.
O tempo em abril varia muito, é final de primavera e os dias começam a ficar morninhos, mas não é período de praia. Normalmente as temperaturas durante o dia ficam em torno de 18-20 graus. Portanto, dá para passear na praia, mas curtir mesmo, isso não. O período para aproveitar as praias da Sicília é entre junho e final de setembro.
Um abraço,
Patricia
Olá, de Siracusa a Palermo são 258km .. como não gosto de andar muito de carro, pergunto qual cidade entre essas 2 seria boa e legal para conhecer e pernoitar ?
Olá Fatima,
Uma boa opção pode ser Enna (leia aqui> https://descobrindoasicilia.com/2015/06/o-que-ver-em-enna/) que fica praticamente no meio do caminho.
Um abraço,
Patricia
Cara Patrícia,
Deixo o meu comentário neste post, mas vi muitos outros…
Estivemos de férias na Sicília 10 dias no início de julho e o seu blog foi fonte de inspiração para o planeamento da viagem e escolha dos sítios a visitar. Foi muuuito interessante também para conhecer melhor a história, cultura e tradições.
Nós queríamos férias para descansar, fazer praia e conhecer também a história e monumentos, e claro comer bem!
Conseguimos tudo e parte devemos às suas dicas – aqui fica o nosso agradecimento. OBRIGADA!
Optamos por conhecer só uma parte entre acima da Catania e um pouco depois de Marzamemi e assim foram férias com praia e monumentos e sem o stress de querer conhecer tudo só de uma vez. Haverá uma outra viagem para isso.
Ficamos 5 noites num turismo rural em fontane bianche que era um verdadeiro paraíso e dava para fazer passeios de 1 dia fabulosos: Marzamemi, Noto, praia Il Gelsomineto (a nossa favorita), Siracusa…
Depois 3 noites em Taormina, tudo fantástico! E finalmente Catania, muito mais interessante com as suas dicas!
Conheci o seu blog através do alma de viajante.
Um grande bem haja do Porto, Portugal.
Quando vier para estes lados teremos todo o gosto em partilhar as nossas dicas também!
Até breve Sicília!
Ola Patricia! Estou em Malta estudando inglês e gostaria de passar um fim de semana na Sicília. Já vi as opções de ferry até Pozzallo e o restante de ^onibus até Catania como vc sugeriu. Pretendo visitar o Etna e Taormina .. como fazer estes dois sem estar de carro?
Indo no sábado, chegaria em Catania as 9:15h e o retorno no domingo saindo as 18:30h.
Neste caso dá para conhecer algo mais que Taormina e o Etna??
Oi Daniela,
Dá para ir a Taormina tranquilamente de transporte público (você pode ir na tarde do sábado, por exemplo).
Já para ir ao Etna, te aconselho a pegar uma excursão. Tem várias saindo de Catania, que duram 5 ou 6h, e que você poderia fazer na manhã do domingo. Por exemplo, veja algumas opções aqui: https://www.partner.viator.com/pt/16191/travel-tips/Passeios-para-o-vulc-o-Etna-saindo-de-Catania/ttd?topx=1-10&page=1
Há, tem também a opção de fazer um passeio ao Etna no pôr do sol, aí você iria a Taormina no domingo de manhã.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Patricia
Oi Patrícia, ando mergulhada no teu blog! tudo que eu penso em pesquisar tenho encontrado! Obrigada Só tenho uma dúvida de brasileira: questões de segurança. Em um deslocamento entre cidades , por exemplo o que a leitora Edicira falou acima. Ir de Siracusa para Cefalú e passar por Taormina. Para passear em Taormina teriam estacionamentos seguros para estacionar um carro com as bagagens dentro? Existem estacionamentos seguros nas cidades? como faço para localizar? Vamos passar (grupo de 6 pessoas) 10 dias na Sicília e vamos circular bastante de carro.E sempre é um stress esta questão das bagagens nos carros. Se puder me ajudar eu adoraria.
Obrigada,
Rosane Mondino
rosane.mondino@gmail.com
Olá Rosane,
Realmente as questões das bagagens são complicadas. Aconselho a não deixa nada visível.
Mas em Taormina tem um estacionamento fechado seguro, o Lumbi.
Se você me disser outras cidades onde possivelmente deixaria as bagagens no carro, posso dar mais dicas.
Enfim, uma outra dica que dou é não seguir essa dica da Edicira!rsrs Taormina não é caminho para Cefalù, alonga demais o percurso. Se você vai passar 10 dias por aqui, aconselho a fazer um bate e volta a partir de Catania ou de Siracusa ou então pernoitar em Taormina.
Um abraço,
Patricia
Obrigada pela dica!
Nosso roteiro é o seguinte : 3 noites em Taormina, 3 noites em Siracusa e 3 noites em Palermo.
Em cada cidade ficaremos um dia inteiro na cidade um dia inteiro passeando nos arredores.Por exemplo : no dia fora da cidade, qdo estivermos hospedados em Siracusa vamos a Noto, depois praia em San Lorenzo e depois à tardinha jantar em Marzameni . Estou montando roteiros que não fiquem muito puxados!! Um pouco de cidade e um pouco de praia.
De Siracusa até Palermo pensei em pararmos em Villa del Casale (acho que é este o nome) daí estaríamos com as malas no carro….ou talvez ir por Agrigento….com as malas.
Qdo formos de Taormina para Siracusa têm Catânia no meio do caminho…com malas no carro…
Se puderes indicar estacionamento em Catânia, seria interessante tb.
Obrigada,
Abraço,
Rosane Mondino
Oi Rosane,
Seu roteiro está ótimo assim.
No Vale dos Templos e na Villa del Casale tem estacionamento, então eu diria que basta que não deixem nada a vista no carro (prevenir é melhor que remediar!), e não terá problemas.
No caso de Catania, aí sim é mais complicado e são muitos os casos de furtos. Por isso, eu te diria de ir direto de Taormina a Siracusa. Uma vez em Siracusa, considerando que vocês ficam 3 noites, podem aproveitar uma manhã para irem a Catania. Melhor.
Um abraço,
Patricia
Obrigada!
Provavelmente até Setembro ainda vá precisar mais alguma ajuda!
Abraço,
Rosane Mondino
Bom dia Patrícia, quantos dias recomenda que eu fique em Siracusa ? Para conhecer bem Siracusa e cidades ao redor( excluindo Catania), 3 dias seriam suficientes ? Outra dúvida, utilizando transporte público qual seria melhor cidade base para conhecer Marzamemi ? Abraços e parabéns pelo blog
Olá Francisco,
3 dias são suficientes, sim.
Infelizmente Marzamemi não é servida por transporte público, pelo menos até o verão passado não era. Então a menos que coloquem um transporte nesse verão, ficaria complicado visitá-la sem alugar um carro ou contratar um transfer/excursão.
Um abraço,
Patricia
Patricia,
Estou na Sicília e tenho lido seu blog. Tem sido muito bom , pois tenho aproveitado suas boas dicas .
Estou em Ragusa Ibla com.meu marido. e daqui seguiremos para Siracusa. De lá, temos reserva em hotel de Cefalú. Vc acha viável irmos de Siracusa para Taormina e de lá partir para Cefalú no mesmo dia?
Olá Edicira,
Que bom que o blog está sendo útil para você!
Olha, fazer esse percurso que você citou não é inviável, mas também não é o que eu recomendaria. É que de Siracusa a Taormina são 1h30 de viagem e depois de Taormina para Cefalù, mais 2h30. Então acaba sendo cansativo para quem está dirigindo.
Por outro lado, se esse for o único dia que vocês teriam para ir a Taormina, aí poderia valer o sacrifício, porque a cidade é linda. Se vocês saíssem de Siracusa até umas 9h da manhã, poderiam ficar o dia em Taormina e lá pelas 15/16h seguiriam viagem para Cefalù.
Pelo jeito, seu roteiro está bem alternativo, explorando as cidades menos “batidas”. Depois me fala os lugares que você está incluindo no seu roteiro!
Um abraço,
Patricia