Bate e volta de Malta para a Sicília

Bate e volta de Malta para a Sicília: 5 coisas para fazer em um fim de semana

Atualizado em

ATENÇÃO: Este texto é dedicado a quem, estando na nossa ilha vizinha, pretende fazer um bate e volta de Malta para a Sicília. Aviso isso porque jamais eu aconselharia a quem vem de outro lugar a passar apenas dois dias na Sicília. Não teria sentido!

Um fim de semana na Sicília

A Sicília é uma ilha muito grande e com muita coisa para ver, o que faz com que certamente não bastem poucos dias para ver as suas principais atrações. No entanto, acontece de muitas pessoas não terem tanto tempo disponível, principalmente nos casos dos estudantes de intercâmbio, que às vezes dispõem somente de um fim de semana, mas mesmo assim querem ver um pouquinho da Sicília.

Se esse é o seu caso, antes de tudo sugiro escolher ou Catânia ou Taormina como base. Catânia é uma cidade mais barata e perfeita para quem vai se locomover de transporte público, uma vez lá tem ônibus para todos os lugares. Já Taormina é uma cidade para quem pode gastar um pouco mais e adora um glamour, afinal é a cidade mais charmosa e romântica da Sicília.

Independentemente da forma como você chegar à Sicília – que pode ser de catamarã ou de avião (veja AQUI como ir de Malta para a Sicília) – tenha em mente que sua viagem pela Sicília deverá iniciar na cidade de Catânia.

Os catamarãs da Virtu Ferries atracam em Pozzallo, mas na hora de comprar a sua passagem, reserve também o ônibus que eles fornecem para levar os passageiros até Catânia. Deste modo, você não tem que se preocupar em ter que pegar ônibus por conta própria. Se preferir a rapidez e a comodidade do avião, todos os dias há voos diretos para Catania com a companhia Air Malta e com a Rayanair a partir do Malta International Airport.

Enfim, foi pensando em quem tem no máximo 3 dias livres, que elaborei algumas dicas do que fazer na Sicília.

 

5 dicas para quem vai fazer um  bate e volta de Malta para a Sicília

 

1 – Conhecer o centro histórico de Catânia

Se você escolheu Catânia como base para a sua viagem, esta dica é um pouco óbvia, mas é que tem gente que chega por Catânia mas nem sequer entra na cidade.

Leia AQUI tudo que já escrevi sobre Catania.

As principais atrações de Catânia ficam concentradas no centro histórico, e ele é pequeno. Dá para fazer um passeio rápido pelas movimentadas ruas da cidade, partindo da Piazza Duomo com a Fontana dell’Elefante. Passeie pela Via Etnea, terminando no bar Savia. Lá não deixe de provar o melhor arancino (o bolinho de arroz, típico da Sicília) da cidade!

City tour em Catania

City tour em Catania

Faça um passeio particular em Catania com uma guia autorizada e que fala português! SAIBA MAIS.

 

2 – Fazer uma excursão ao Etna

Excursão ao Etna: Crateras Silvestri

Considero praticamente obrigatório incluir uma excursão ao Etna no seu passeio. Não percam a chance de conhecer as crateras e as paisagens lunares do maior vulcão ativo da Europa.

Há várias formas de fazer este passeio, tanto saindo de Catânia quanto de Taormina. Você pode escolher uma excursão em grupo, um serviço de transfer privativo com guia em português, um tour exclusivo com parada em vinícola para degustação. Enfim, tem excursões para todos os gostos e bolsos.

Dicas de tours

Dicas de tours

Clique AQUI para conhecer algumas opções de passeios ao Etna saindo de Catania ou de Taormina.

 

3 – Passear em Taormina

Taormina do alto

Junto com o Etna, Taormina é outra meta obrigatória. Se você se hospeda em Catânia, escolha um dia para dedicar à peróla da Sicília, em cerca de 1h de trem ou de ônibus você chega lá.

Leia AQUI tudo que já escrevi sobre Taormina.

Taormina é uma cidade apaixonante e de lá se pode desfrutar das mais belas paisagens da Sicília. Visite o Teatro Grego, o jardim público, o Corso Umberto e, se for no verão, não deixe de tomar um banho na lindíssima praia de Isola Bella.

Passeio guiado em Taormina

Passeio guiado em Taormina

Faça um city tour particular em Taormina com uma guia autorizada e que fala português! SAIBA MAIS.

 

Ir à descoberta de Siracusa

Fotos da Sicília: Siracusa

Teoricamente Siracusa exigiria o inteiro fim de semana, mas se sobrar tempo no seu roteiro, tente fazer um bate e volta até lá.

Siracusa é uma cidade incrível e com muita história para contar. É a cidade onde nasceu o matemático Arquimedes, além de ser um Patrimônio da Humanidade da Unesco. Ortigia, a ilhota onde fica o centro histórico da cidade, é linda, toda barroca. Você vai adorar passear por suas vielas e tomar um café de frente para o mar.

City tour em Siracusa

City tour em Siracusa

Que tal um passeio privativo em Siracusa em português? SAIBA MAIS.

 

Provar o melhor da culinária siciliana

Cannolo

Todo desculpa é boa para enfiar o pé na jaca e, aqui na Sicília, todo dia é dia, toda hora é hora pra isso. É que essa ilha aqui simplesmente produz os melhores doces da Itália, sem falar no resto dos pratos, um melhor que outro.

Prove a cassata, o cannolo, os doces à base de pistache de de amêndoas. Saboreie pratos de massa, como a pasta alla norma ou o pesto siciliano, tudo regado com os deliciosos vinhos produzidos na costa leste da Sicília, como o Nerello Mascalese, o Etna DOC ou o Nero d’Avola. Você não vai se arrepender.

 

E aí, pretende fazer um bate e volta de Malta para a Sicília? Se tiver alguma dúvida, escreva na caixinha de comentários mais abaixo!

 

ASICILIA5

Veja Também

Dicas de Lampedusa

Lampedusa: dicas práticas e conselhos de viagem

Atualizado em 22/10/2019Lampedusa tem cada vez mais se tornado uma das metas mais procuradas da …

Comente!