Estrelas cadentes na Noite de San Lorenzo

Noite de San Lorenzo: curiosidades e sugestões do que fazer na Sicília nesta data

Atualizado em

No dia 10 de agosto, celebra-se  a chamada noite de San Lorenzo, uma noite mágica durante a qual é possível admirar estrelas cadentes. Você conhece a história desta data tão curiosa e tão esperada do verão italiano?

Em agosto, todos os anos, um dos mais aguardados eventos astronômicos retorna e vira notícia na tv, em jornais, por todos os lugares. Na noite de San Lorenzo não tem quem não olhe para o céu esperando para ver uma estrela cadente, uma trilha luminosa que cruza o céu e nos dá o direito de expressar um desejo, mas sem dizer em voz alta, senão ele não se realiza!

Na realidade, o fenômeno das estrelas cadentes não é apenas visível na noite de San Lorenzo, mas inclui um período de tempo mais amplo que vai de 8 a 13 de agosto!

O que acontece na noite de San Lorenzo segundo o ponto de vista astronômico?

Aquelas que vemos durante a noite de San Lorenzo são chamadas estrelas cadentes, na realidade eles são as Perseidas, a chuva de meteoros que a Terra atravessa durante o período de verão no Hermisfério Norte. As Perseidas recebem este nome por causa do ponto de onde parecem vir, ou seja, a Constelação de Perseus.

Essa chuva de meteoros consiste, na verdade, em resíduos da desintegração progressiva do cometa Swift-Tuttle. As pequenas partículas, chocando-se em grande velocidade com a atmosfera terrestre, causam um lindo efeito luminoso, deixando um rastro de luz que lembram estrelas cadentes.

 

As “Lágrimas de São Lourenço”

Você deve estar se perguntando o que um fenômeno astronômico tem a ver com o santo, não está? Pois bem, uma antiga lenda tem sua origem no martírio de San Lorenzo, um jovem arquidiácono cristão martirizado na época do Imperador Valeriano, no dia 10 de agosto. Diz-se que Lorenzo foi queimado aos 33 anos devido a uma ordem cruel do imperador, segundo a qual todos os bispos, presbíteros e diáconos tinham que ser condenados à morte.

Consequentemente, ao longo dos séculos, espalhou-se a lenda de que as estrelas cadentes são as faíscas que saíam das brasas onde São Lourenço foi queimado. Outros contam a história do santo e seu martírio com algumas pequenas variações: Lourenço não teria sido queimado, mas decapitado, assim como todas as vítimas do Édito de Valeriano, e as estrelas cadentes seriam as lágrimas do santo que todos os anos se manifestam precisamente na noite em quem ele perdeu a vida.

Foto: Banco de imagens Pixabay

Onde passar a noite de San Lorenzo na Sicília

Os melhores lugares onde passar a noite de San Lorenzo são sem dúvida aqueles com pouca luz, como as praias ou montanha. Por exemplo, muitas pessoas vão até o Etna para poder admirar melhor as estrelas.

Veja abaixo alguns eventos especiais que acontecerão na noite de San Lorenzo:

No Etna:

Etna Music Festival – Festival de Música Eletrônica
Onde: Rifugio Sapienza (lado suldo Etna)
Quando: Dia 10 de agosto de 2019 a partir das 20h
Quanto: Entrada gratuita

Em Palermo:

Noite da Poesia no Oratório de San Lorenzo
Onde: Oratório de San Lorenzo (leia sobre ele AQUI).
Quando: Dia 10 de agosto de 2019 às 22h
Quanto: Entrada gratuita

Noite de San Lorenzo na Torre de San Nicolò
Onde: Torre medieval de San Nicolò di Bari all’Albergaria (leia sobre ela AQUI).
Quando: Dia 10 de agosto de 2019 das 18 às 23h (as visitas iniciam a cada hora)
Quanto: 4 euros com visita guiada

Em Siracusa:

San Lorenzo Fest em Marzamemi
Onde: Aqua Beach Resort em Marzamemi
Quando: Dia 10 de agosto de 2019 a partir das 22h30
Quanto: 10 euros por pessoa

Leia também: Cálice de Estrelas – Degustação de vinhos na Noite de San Lorenzo

 

Se você estiver na Itália na segunda semana de agosto, escolha um lugar no meio da natureza (uma praia, uma montanha, a beira de um lago), deite-se e espere ver uma estrela cadente!

 

ASICILIA5

Veja Também

Carroça siciliana

Carroça siciliana: um ícone da tradição popular da Sicília

A carroça siciliana é um dos ícones populares mais reconhecidos da Sicília e com certeza quem já esteve por aqui viu o famoso "carretto", todo colorido.

Comente!