Fotos da Sicília: Siracusa

5 lugares para visitar a partir de Siracusa

Siracusa é uma das cidades mais bonitas da Sicília e também uma das mais importantes. Isso faz dela uma excelente base a partir de onde explorar o sudeste da ilha e as belezas barrocas que caracterizam a região. Deste modo, aqui vão algumas dicas de lugares para conhecer a partir de Siracusa.

Noto

Dicas de Noto

Quando se trata de lugares para visitar a partir de Siracusa, Noto é um clássico.

Considerada a cidade barroca mais bonita da Sicília, Noto é um lugar perfeito para um bate e volta saindo de Siracusa, da qual dista apenas 35km. É pequena, charmosa, com todas as atrações concentradas no centro histórico.

Leia: Noto, o jardim de pedra dourada

 

Como ir de Siracusa para Noto:

Para quem está de carro, ir de Siracusa a Noto é rápido, simples e fácil. No caso de quem depende de transporte público, a melhor opção são os ônibus, pois a estação de trem de Noto fica distante do centro da cidade. Os ônibus, da empresa Interbus, saem do terminal próximo à estação ferroviária de Siracusa e a viagem dura cerca de 1 hora.

Passeio em Noto

Você pode passear em Noto com todo o conforto e exclusividade utilizando um serviço de transfer privativo. É um serviço ideal para os clientes mais exigentes ou pequenos grupos.

  • Inclui: Transfer particular com motorista que fala inglês e italiano; pick up e drop off no hotel
  • Não inclui: Guia de turismo (serviço extra), ingressos ou refeições.

Clique AQUI e solicite um orçamento.

Marzamemi

Marzamemi, Sicília

Quando cheguei à Sicília, Marzamemi era simplesmente uma singela vila de pescadores com praias bonitas. Nada mais. De uns tempos para cá a vila foi revitalizada e objeto de uma grande campanha de marketing. Deu tão certo que Marzamemi é a queridinha dos turistas, que lotam a vila nos meses do verão.

O lugar é muito pitoresco. As antigas casas foram transformadas em restaurantes e lojinhas charmosas, um paraíso para fotógrafos. No verão, há uma série de eventos, shows e há muita vida noturna, atraindo principalmente um público mais jovem. Já no inverno, muitos lugares ficam fechados, então é uma meta mais adequada para visitar entre maio e outubro.

Uma dica: Como Marzamemi é muito pequena, dá para associar um passeio lá com a visita a Noto.

Leia: Marzamemi: praias, vinhos e dolce far niente

 

Como ir de Siracusa para Marzamemi:

Infelizmente não há transporte público para Marzamemi, por isso o único modo de chegar lá é de carro.

Ragusa

Ragusa Ibla

Outra cidade importantíssima do sudeste da Sicília, Ragusa está entre os lugares para visitar a partir de Siracusa que mais os turistas apaixonados por vinhos, arquitetura e gastronomia escolhem.

A cidade é dividida em duas: Ragusa Superiore, construída após o terremoto de 1693, sem muitas atrações, e Ragusa Ibla, a cidade antiga restaurada após a catástrofe que destruiu boa parte do leste da Sicília no final do século XVII. Ali o ritmo da vida é mais lento, os panoramas sublimes e a possibilidade de descobrir ruazinhas charmosas é enorme.

Leia: Um dia na bela Ragusa Ibla

 

Como ir de Siracusa para Ragusa:

Ragusa dista cerca de 1h20 de carro de Siracusa. Não é pertíssimo, mas é um bate e volta viável. No entanto, para quem depende de transporte público, este tempo aumenta consideravelmente (2h de trem e até 3h de ônibus!).

Modica

Modica é uma atraente cidade histórica no sudeste da Sicília, uma das cidades barrocas da UNESCO, exatamente como Ragusa. Ela é particularmente famosa por seu chocolate, e é um destino ótimo sobretudo para os amantes da gastronomia (lá estão localizados restaurantes excelentes, inclusive com estrelas Michelin), fazendo dela um dos ótimos lugares para visitar a partir de Siracusa (e não só!).

Além dos palácios e igrejas obras de arte da arquitetura barroca, nàao deixe de visitar as lojinhas de chocolate e laboratórios de produção, onde é possível conhecer um pouco do processo de fabricação do chocolate de Modica.

Uma dica: Em um passeio bate e volta, dá para fazer um roteiro Ragusa e Modica, ou Modica e Scicli!

Leia: Dica de roteiro entre Ragusa e Modica

 

Como ir de Siracusa para Modica:

- De ônibus com a empresa AST. Clique aqui, e em seguida em "linee e orari" para conhecer os horários e a duração da viagem;

-De trem, saindo de Siracusa. O bilhete custa 7 euros e a viagem dura aproximadamente 2h. Veja os detalhes no site www.trenitalia.it.

- De transfer: Você pode conhecer Modica usufruindo do serviço de transfer particular. Clique AQUI e solicite um orçamento.

Catania

Catania

Na maior parte das vezes, é Catania a base para visitar Siracusa. No entanto, o contrário também pode ser feito sem problema algum. A ordem dos fatores não altera o produto!

Catania é a segunda maior cidade da Sicília, porém, quase todos os pontos turísticos ficam no centro histórico, permitindo que a gente possa fazer um agradável passeio a pé. Nenhum passeio em Catania fica completo sem uma visita ao mercado do peixe, à Praça do Elefante e ao Duomo!

Uma dica: Se você tem pouco tempo disponível, dá para fazer tranquilamente um tour Catania & Etna no mesmo dia. Que tal?

Leia tudo que já escrevi sobre Catania.

 

Como ir de Siracusa para Catania:

- De ônibus com a empresa Interbus.

- De trem - a viagem dura pouco mais de 1h.

- De transfer: Você pode conhecer tanto Catania quando o Etna usufruindo do serviço de transfer particular. Clique AQUI e solicite um orçamento.

Veja Também

corrado assenza caffé sicilia noto

Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza

O mestre confeiteiro Corrado Assenza é uma verdadeira instituição na Itália e seu Caffè Sicilia …

2 comentários

  1. Patricia,

    Estou na Sicília e tenho lido seu blog. Tem sido muito bom , pois tenho aproveitado suas boas dicas .
    Estou em Ragusa Ibla com.meu marido. e daqui seguiremos para Siracusa. De lá, temos reserva em hotel de Cefalú. Vc acha viável irmos de Siracusa para Taormina e de lá partir para Cefalú no mesmo dia?

    • Patricia Kalil

      Olá Edicira,
      Que bom que o blog está sendo útil para você!
      Olha, fazer esse percurso que você citou não é inviável, mas também não é o que eu recomendaria. É que de Siracusa a Taormina são 1h30 de viagem e depois de Taormina para Cefalù, mais 2h30. Então acaba sendo cansativo para quem está dirigindo.
      Por outro lado, se esse for o único dia que vocês teriam para ir a Taormina, aí poderia valer o sacrifício, porque a cidade é linda. Se vocês saíssem de Siracusa até umas 9h da manhã, poderiam ficar o dia em Taormina e lá pelas 15/16h seguiriam viagem para Cefalù.
      Pelo jeito, seu roteiro está bem alternativo, explorando as cidades menos “batidas”. Depois me fala os lugares que você está incluindo no seu roteiro!

      Um abraço,

      Patricia

Comente!