Fotos da Sicília: Siracusa

5 lugares para visitar a partir de Siracusa

Atualizado em

Siracusa é uma das cidades mais bonitas da Sicília e também uma das mais importantes. Isso faz dela uma excelente base a partir de onde explorar o sudeste da ilha e as belezas barrocas que caracterizam a região. Deste modo, aqui vão algumas dicas de lugares para conhecer a partir de Siracusa.

Noto

Dicas de Noto

Quando se trata de lugares para visitar a partir de Siracusa, Noto é um clássico.

Considerada a cidade barroca mais bonita da Sicília, Noto é um lugar perfeito para um bate e volta saindo de Siracusa, da qual dista apenas 35km. É pequena, charmosa, com todas as atrações concentradas no centro histórico.

Leia: Noto, o jardim de pedra dourada

 

Como ir de Siracusa para Noto:

Para quem está de carro, ir de Siracusa a Noto é rápido, simples e fácil. No caso de quem depende de transporte público, a melhor opção são os ônibus, pois a estação de trem de Noto fica distante do centro da cidade. Os ônibus, da empresa Interbus, saem do terminal próximo à estação ferroviária de Siracusa e a viagem dura cerca de 1 hora.

Passeio em Noto

Você pode passear em Noto com todo o conforto e exclusividade utilizando um serviço de transfer privativo. É um serviço ideal para os clientes mais exigentes ou pequenos grupos.

  • Inclui: Transfer particular com motorista que fala inglês e italiano; pick up e drop off no hotel
  • Não inclui: Guia de turismo (serviço extra), ingressos ou refeições.

Clique AQUI e solicite um orçamento.

Marzamemi

Marzamemi, Sicília

Quando cheguei à Sicília, Marzamemi era simplesmente uma singela vila de pescadores com praias bonitas. Nada mais. De uns tempos para cá a vila foi revitalizada e objeto de uma grande campanha de marketing. Deu tão certo que Marzamemi é a queridinha dos turistas, que lotam a vila nos meses do verão.

O lugar é muito pitoresco. As antigas casas foram transformadas em restaurantes e lojinhas charmosas, um paraíso para fotógrafos. No verão, há uma série de eventos, shows e há muita vida noturna, atraindo principalmente um público mais jovem. Já no inverno, muitos lugares ficam fechados, então é uma meta mais adequada para visitar entre maio e outubro.

Uma dica: Como Marzamemi é muito pequena, dá para associar um passeio lá com a visita a Noto.

Leia: Marzamemi: praias, vinhos e dolce far niente

 

Como ir de Siracusa para Marzamemi:

Infelizmente não há transporte público para Marzamemi, por isso o único modo de chegar lá é de carro.

Ragusa

Ragusa Ibla

Outra cidade importantíssima do sudeste da Sicília, Ragusa está entre os lugares para visitar a partir de Siracusa que mais os turistas apaixonados por vinhos, arquitetura e gastronomia escolhem.

A cidade é dividida em duas: Ragusa Superiore, construída após o terremoto de 1693, sem muitas atrações, e Ragusa Ibla, a cidade antiga restaurada após a catástrofe que destruiu boa parte do leste da Sicília no final do século XVII. Ali o ritmo da vida é mais lento, os panoramas sublimes e a possibilidade de descobrir ruazinhas charmosas é enorme.

Leia: Um dia na bela Ragusa Ibla

 

Como ir de Siracusa para Ragusa:

Ragusa dista cerca de 1h20 de carro de Siracusa. Não é pertíssimo, mas é um bate e volta viável. No entanto, para quem depende de transporte público, este tempo aumenta consideravelmente (2h de trem e até 3h de ônibus!).

Modica

Modica é uma atraente cidade histórica no sudeste da Sicília, uma das cidades barrocas da UNESCO, exatamente como Ragusa. Ela é particularmente famosa por seu chocolate, e é um destino ótimo sobretudo para os amantes da gastronomia (lá estão localizados restaurantes excelentes, inclusive com estrelas Michelin), fazendo dela um dos ótimos lugares para visitar a partir de Siracusa (e não só!).

Além dos palácios e igrejas obras de arte da arquitetura barroca, nàao deixe de visitar as lojinhas de chocolate e laboratórios de produção, onde é possível conhecer um pouco do processo de fabricação do chocolate de Modica.

Uma dica: Em um passeio bate e volta, dá para fazer um roteiro Ragusa e Modica, ou Modica e Scicli!

Leia: Dica de roteiro entre Ragusa e Modica

 

Como ir de Siracusa para Modica:

- De ônibus com a empresa AST. Clique aqui, e em seguida em "linee e orari" para conhecer os horários e a duração da viagem;

-De trem, saindo de Siracusa. O bilhete custa 7 euros e a viagem dura aproximadamente 2h. Veja os detalhes no site www.trenitalia.it.

- De transfer: Você pode conhecer Modica usufruindo do serviço de transfer particular. Clique AQUI e solicite um orçamento.

Catania

Catania

Na maior parte das vezes, é Catania a base para visitar Siracusa. No entanto, o contrário também pode ser feito sem problema algum. A ordem dos fatores não altera o produto!

Catania é a segunda maior cidade da Sicília, porém, quase todos os pontos turísticos ficam no centro histórico, permitindo que a gente possa fazer um agradável passeio a pé. Nenhum passeio em Catania fica completo sem uma visita ao mercado do peixe, à Praça do Elefante e ao Duomo!

Uma dica: Se você tem pouco tempo disponível, dá para fazer tranquilamente um tour Catania & Etna no mesmo dia. Que tal?

Leia tudo que já escrevi sobre Catania.

 

Como ir de Siracusa para Catania:

- De ônibus com a empresa Interbus.

- De trem - a viagem dura pouco mais de 1h.

- De transfer: Você pode conhecer tanto Catania quando o Etna usufruindo do serviço de transfer particular. Clique AQUI e solicite um orçamento.

Veja Também

Foto: Reprodução

Calendário de Representações Clássicas no Teatro Grego de Siracusa

Atualizado em 19/07/2019 Todos os anos, no Teatro Grego de Siracusa, acontece o ciclo de …

12 comentários

  1. Cara Patrícia,
    Deixo o meu comentário neste post, mas vi muitos outros…
    Estivemos de férias na Sicília 10 dias no início de julho e o seu blog foi fonte de inspiração para o planeamento da viagem e escolha dos sítios a visitar. Foi muuuito interessante também para conhecer melhor a história, cultura e tradições.
    Nós queríamos férias para descansar, fazer praia e conhecer também a história e monumentos, e claro comer bem!
    Conseguimos tudo e parte devemos às suas dicas – aqui fica o nosso agradecimento. OBRIGADA!
    Optamos por conhecer só uma parte entre acima da Catania e um pouco depois de Marzamemi e assim foram férias com praia e monumentos e sem o stress de querer conhecer tudo só de uma vez. Haverá uma outra viagem para isso.
    Ficamos 5 noites num turismo rural em fontane bianche que era um verdadeiro paraíso e dava para fazer passeios de 1 dia fabulosos: Marzamemi, Noto, praia Il Gelsomineto (a nossa favorita), Siracusa…
    Depois 3 noites em Taormina, tudo fantástico! E finalmente Catania, muito mais interessante com as suas dicas!
    Conheci o seu blog através do alma de viajante.
    Um grande bem haja do Porto, Portugal.
    Quando vier para estes lados teremos todo o gosto em partilhar as nossas dicas também!
    Até breve Sicília!

  2. Daniela Duarte

    Ola Patricia! Estou em Malta estudando inglês e gostaria de passar um fim de semana na Sicília. Já vi as opções de ferry até Pozzallo e o restante de ^onibus até Catania como vc sugeriu. Pretendo visitar o Etna e Taormina .. como fazer estes dois sem estar de carro?
    Indo no sábado, chegaria em Catania as 9:15h e o retorno no domingo saindo as 18:30h.
    Neste caso dá para conhecer algo mais que Taormina e o Etna??

  3. Rosane Mondino

    Oi Patrícia, ando mergulhada no teu blog! tudo que eu penso em pesquisar tenho encontrado! Obrigada Só tenho uma dúvida de brasileira: questões de segurança. Em um deslocamento entre cidades , por exemplo o que a leitora Edicira falou acima. Ir de Siracusa para Cefalú e passar por Taormina. Para passear em Taormina teriam estacionamentos seguros para estacionar um carro com as bagagens dentro? Existem estacionamentos seguros nas cidades? como faço para localizar? Vamos passar (grupo de 6 pessoas) 10 dias na Sicília e vamos circular bastante de carro.E sempre é um stress esta questão das bagagens nos carros. Se puder me ajudar eu adoraria.
    Obrigada,
    Rosane Mondino
    rosane.mondino@gmail.com

    • Patricia Kalil

      Olá Rosane,

      Realmente as questões das bagagens são complicadas. Aconselho a não deixa nada visível.
      Mas em Taormina tem um estacionamento fechado seguro, o Lumbi.
      Se você me disser outras cidades onde possivelmente deixaria as bagagens no carro, posso dar mais dicas.
      Enfim, uma outra dica que dou é não seguir essa dica da Edicira!rsrs Taormina não é caminho para Cefalù, alonga demais o percurso. Se você vai passar 10 dias por aqui, aconselho a fazer um bate e volta a partir de Catania ou de Siracusa ou então pernoitar em Taormina.

      Um abraço,

      Patricia

      • Rosane Mondino

        Obrigada pela dica!
        Nosso roteiro é o seguinte : 3 noites em Taormina, 3 noites em Siracusa e 3 noites em Palermo.
        Em cada cidade ficaremos um dia inteiro na cidade um dia inteiro passeando nos arredores.Por exemplo : no dia fora da cidade, qdo estivermos hospedados em Siracusa vamos a Noto, depois praia em San Lorenzo e depois à tardinha jantar em Marzameni . Estou montando roteiros que não fiquem muito puxados!! Um pouco de cidade e um pouco de praia.
        De Siracusa até Palermo pensei em pararmos em Villa del Casale (acho que é este o nome) daí estaríamos com as malas no carro….ou talvez ir por Agrigento….com as malas.
        Qdo formos de Taormina para Siracusa têm Catânia no meio do caminho…com malas no carro…
        Se puderes indicar estacionamento em Catânia, seria interessante tb.

        Obrigada,
        Abraço,
        Rosane Mondino

        • Patricia Kalil

          Oi Rosane,

          Seu roteiro está ótimo assim.
          No Vale dos Templos e na Villa del Casale tem estacionamento, então eu diria que basta que não deixem nada a vista no carro (prevenir é melhor que remediar!), e não terá problemas.
          No caso de Catania, aí sim é mais complicado e são muitos os casos de furtos. Por isso, eu te diria de ir direto de Taormina a Siracusa. Uma vez em Siracusa, considerando que vocês ficam 3 noites, podem aproveitar uma manhã para irem a Catania. Melhor.

          Um abraço,

          Patricia

          • Rosane Mondino

            Obrigada!
            Provavelmente até Setembro ainda vá precisar mais alguma ajuda!
            Abraço,
            Rosane Mondino

  4. Bom dia Patrícia, quantos dias recomenda que eu fique em Siracusa ? Para conhecer bem Siracusa e cidades ao redor( excluindo Catania), 3 dias seriam suficientes ? Outra dúvida, utilizando transporte público qual seria melhor cidade base para conhecer Marzamemi ? Abraços e parabéns pelo blog

    • Patricia Kalil

      Olá Francisco,

      3 dias são suficientes, sim.
      Infelizmente Marzamemi não é servida por transporte público, pelo menos até o verão passado não era. Então a menos que coloquem um transporte nesse verão, ficaria complicado visitá-la sem alugar um carro ou contratar um transfer/excursão.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Patricia,

    Estou na Sicília e tenho lido seu blog. Tem sido muito bom , pois tenho aproveitado suas boas dicas .
    Estou em Ragusa Ibla com.meu marido. e daqui seguiremos para Siracusa. De lá, temos reserva em hotel de Cefalú. Vc acha viável irmos de Siracusa para Taormina e de lá partir para Cefalú no mesmo dia?

    • Patricia Kalil

      Olá Edicira,
      Que bom que o blog está sendo útil para você!
      Olha, fazer esse percurso que você citou não é inviável, mas também não é o que eu recomendaria. É que de Siracusa a Taormina são 1h30 de viagem e depois de Taormina para Cefalù, mais 2h30. Então acaba sendo cansativo para quem está dirigindo.
      Por outro lado, se esse for o único dia que vocês teriam para ir a Taormina, aí poderia valer o sacrifício, porque a cidade é linda. Se vocês saíssem de Siracusa até umas 9h da manhã, poderiam ficar o dia em Taormina e lá pelas 15/16h seguiriam viagem para Cefalù.
      Pelo jeito, seu roteiro está bem alternativo, explorando as cidades menos “batidas”. Depois me fala os lugares que você está incluindo no seu roteiro!

      Um abraço,

      Patricia

Comente!