Degustando Marsala: Como é a visita à vinícola Pellegrino

Marsala. Na pátria de um dos vinhos fortificados mais famosos do mundo não pode faltar uma visita a uma vinícola para degustar vinhos Marsala!

Sem ter reservado nada, porque acreditava que estando sem carro não conseguiria visitar vinícola alguma, viajei para Marsala só com o objetivo de fotografar e rever a cidade. Enquanto conversava com a dona do Avalon, um bar e restaurante bem pequenininho no centro de Marsala – que só pela gentileza, atenção e disponibilidade da Rosalba, a proprietária, eu recomendo a todos  –, ela me pergunta: “Você não vai visitar  nenhuma vinícola?”. Respondo que cheguei a Marsala de ônibus e, estando sem carro, não teria como ir a nenhuma vinícola.

Eis que ela me responde que é, sim, possível, ir a uma vinícola a pé, a Pellegrino, que ficava só a uns 15 minutos a pé de lá. Com uma grande gentileza, ela mesma ligou para a vinícola, reservou para mim para o mesmo dia e me incluíram em um grupo em italiano. Não tive palavras para agradecer a Rosalba! Foi graças a ela que pude visitar uma vinícola histórica de Marsala e degustar o famoso vinho de mesmo nome.

A visita à vinícola Pellegrino em Marsala

Depois de 15 minutos de caminhada a partir do centro histórico, guiada pelo Google Mapas, cheguei à vinícola Pellegrino, que fica ainda dentro da área urbana da cidade, próximo a uma zona residencial.

Vinícola Pellegrino em Marsala
Vinícola Pellegrino em Marsala

 

O edifício onde fica a enoteca e o atendimento aos clientes é bem moderno, claro e luminoso. Todos que chegam são muito bem recebidos pelo pessoal.

Esperei alguns minutos até que todos que haviam reservado chegassem e então iniciou a visita, guiada por um rapaz bem jovem, Salvatore, claramente apaixonado pelo que faz. Ele iniciou contando a história do vinho Marsala, da família Pellegrino e como a vinícola foi se desenvolvendo até se tornar hoje uma das maiores da Sicília.

Também nos foram ilustrados os diversos tipos de uva cultivados pela Pellegrino nos estabelecimentos espalhados pela Sicília.

 

A vinícola Carlo Pellegrino foi fundada em 1880, sendo uma das mais renomadas e tradicionais vinícolas sicilianas. A família Pellegrino sempre administrou pessoalmente as atividades, tanto nos vinhedos quanto na área de produção, e ainda hoje, a sétima geração, está envolvida diariamente na administração da empresa. Uma longa história familiar feita de respeito, carinho, amor e dedicação, de valores transmitidos de pai para filho, que hoje fazem dela uma das maiores famílias do vinho siciliano. Imaginem que em 2017 a vinícola produziu cerca de 6,5 milhões de garrafas!

Degustação na vinícola Pellegrino em Marsala

Mas vamos ao que interessa: a degustação dos Marsalas!

Depois que Salvatore nos contou a história da vinícola e da produção do Marsala, chegamos à área onde ficam os barris. A Pellegrino produz 7 tipos de Marsala, mas na visita estava incluída a degustação de apenas 3 deles. Três, porém abundantes degustações de vinhos com teor alcoólico entre 17 e 18%. Foi divertido!

Degustamos um Marsala Superiore Riserva Oro Dolce (bem doce, como diriam alguns, um “vinho feminino”), um Marsala Vergine riserva combinado com biscoitos (não é um vinho para qualquer pessoa) e um Marsala Fine Rubino, harmonizado com chocolate meio amargo. O Marsala Rubino (o Uncle Joseph da foto acima) é o único que eles produzem a partir de uvas vermelhas. Foi o meu preferido.

Os vinhos eram retirados diretamente através das torneiras dos enormes barris e Salvatore era bem generoso na hora de encher nossos cálices.

A visita em si durou cerca de 1 hora. No final, quem tivesse a curiosidade de provar outros vinhos (brancos, tintos, passito) era só pedir que eles nos faziam experimentar. Foi assim que conheci outros vinhos produzidos por eles e acabei levando para casa umas garrafas de vinho branco produzidos com uvas grillo em pureza. Delicioso!

 

Valeu a pena visitar a vinícola Pellegrino?

Sim. Apesar de ser uma vinícola enorme e bem comercial (e eu sou fã das vinícolas pequenas), gostei bastante da visita. O atendimento foi nota dez, o pessoal é super preparado e simpático.

Visitar a vinícola Pellegrino em Marsala é uma atividade/passeio que indico a quem está na cidade, gosta de vinhos doces e tem curiosidade em conhecer melhor a história do marsala e como acontece a produção. Pelo valor módico de 10 euros você faz algo diferente!

Informações úteis

  • A degustação base, incluindo 3 tipos de vinho Marsala, custa 10 euros por pessoa;
  • As visitas guiadas são em grupo, realizadas em inglês ou em italiano, em horários predefinidos;
  • É necessário reservar por telefone ou através do formulário presente na página:https://www.carlopellegrino.it/enoturismo-marsala-pantelleria/
  • Sempre clicando no link citado acima, você encontrará outras propostas de degustação.
  • Mais informações: www.carlopellegrino.it

 

Como chegar à vinícola Pellegrino em Marsala

A vinícola Carlo Pellegrino fica a cerca de 2km do centro histórico de Marsala, portanto dá para ir até mesmo a pé.

Esteja você de carro ou a pé, coloque no seu navegador/Google Mapas: “Cantine Pellegrino“. Ele te levará até a Via Battaglia delle Egadi, 10.

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!