Ragusa Ibla

Dica de roteiro entre Ragusa e Modica

É muito comum que quem visita a parte leste da Sicília faça um roteiro entre Ragusa e Modica, unindo as duas cidades em um passeio de um dia. Esse é o típico bate e volta possível de ser fazer a partir de Catania, Siracusa ou Noto. Mas antes de tudo é importante que saiba que para fazer esse roteiro será necessário um veículo.

Realmente ficaria bastante difícil fazer um roteiro entre Ragusa e Modica usando transporte público. Não é impossível, mas no caso de um passeio de um dia, que precisaria ter horários otimizados, um carro é essencial. Se você não estiver com um alugado, pode fazer este mesmo idêntico roteiro com um transfer ou até com uma excursão.

Partindo tanto de Catania quanto de Siracusa, a viagem dura cerca de 1h30, e você verá uma abundante paisagem árida e bonita da Sicília.

Ragusa Ibla

Ragusa

Ao chegar a Ragusa, quem vem de Catania é recebido por uma bela vista de Ragusa Ibla, o centro histórico da cidade declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2002.

Começamos este passeio em Ragusa a partir da Catedral de San Giovanni Battista, e depois começamos a caminhar em direção a Ragusa Ibla. Claro, você também pode fazer isso de carro, mas a pé você tem a chance de ter vistas únicas e atravessar as ruas estreitas e fotogênicas de Ibla.

Dica de excursão: Tour em Ragusa e Modica saindo de Siracusa (em inglês)

Chegando à igreja de Santa Maria delle Scale, você pode admirar uma das vistas mais fotografadas de Ragusa. A partir daqui, tomamos as escadas que estão ao lado da igreja (são bem 333 de graus!) e começamos a descer na direção da Catedral de San Giorgio. Ao longo do caminho, em um labirinto de ruas estreitas e escadas, existem várias igrejas e palácios, destacando-se o Palazzo Nicastro, que era a antiga prisão da cidade, e a igreja de Santa Maria dell’Itria, que se distingue por sua cúpula decorada com cerâmicas.

Pouco depois da igreja de Santa Maria dell’Itria se encontra o Palácio Cosentini, do século XVIII, que tem uma série de varandas decoradas com máscaras e figuras exóticas.

Mas o destaque de Ragusa Ibla é, sem dúvida, a sua “sala de estar”: a Piazza Duomo. É lá que fica a Catedral de San Giorgio, outro exemplo do estilo barroco tardio que distingue esta parte da Sicília. A catedral é uma obra do arquiteto Gagliardi, ao qual se deve também grande parte de Noto. Foram necessários quarenta anos para contruí-la e é uma das obras-primas do barroco siciliano.

Leia também: Um dia na bela Ragusa Ibla

Continuando a descer a praça e levando Corso XXV Aprile, chegamos ao maravilhoso Giardino Ibleo, onde há três igrejas e um terraço panorâmico que oferece uma vista espetacular da paisagem dos montes Iblei.

O Jardim Ibleo em Ragusa.

 

Uma dica: A zona de Ragusa é famosa pela produção de queijos. Por isso, na hora do almoço, não deixe de pedir uma entrada à base de queijos e saborear o Caciocavallo Ragusano.

 

Roteiro entre Ragusa e Modica – 2ª parada

Quinze quilômetros depois de Ragusa, seguindo pela estrada SS115, fica Modica, a cidade das igrejas e do chocolate.

Começamos o passeio em Modica desde a sua parte superior, mais precisamente a partir da igreja e do claustro de Santa Maria del Gesù. Este claustro, datado do século XV, é um dos poucos edifícios quase intactos que resistiu ao desastroso terremoto de 1693. Não muito longe do claustro encontramos a igreja de San Giovanni.

Subindo no seu campanário, você se encontrará no ponto mais alto da cidade. Continuando, encontramos um dos pontos panorâmicos da cidade, chamado Pizzo, de onde você pode desfrutar de uma visão fantástica da parte inferior do centro histórico de Modica.

Roteiro entre Ragusa e Modica
A Bela Catedral de San Giorgio, em Modica.

Saindo pela parte inferior de Modica, fazemos uma visita às duas cúpulas da cidade, San Giorgio e San Pietro, ambos em estilo barroco; caminhamos pelo Corso Umberto I entre lojas, bares e restaurantes. Uma parada obrigatória é a Antica Dolceria Bonajuto, sede do renomado chocolate de Modica. Aqui você pode saborear esse tipo particular de chocolate, oferecido em vários sabores e versões.

Chocolate de Modica na Antica Dolceria Bonajuto
Chocolate de Modica na Antica Dolceria Bonajuto

Depois de ter preenchido com o chocolate Modica, chegou a hora de despedir-se de Modica do ponto panorâmico do Quartiere Orientale, que nos presenteia com uma linda vista da cidade.

Leia mais sobre Modica AQUI.

 

Roteiro entre Ragusa e Modica… e Scicli!

Sobrando tempo e disposição, por que não também incluir Scicli?

É que a cidade está a apenas dez minutos de Modica e é uma gracinha. Há muitas igrejas para visitar, uma mais bonita do que a outra. As mais interessantes são as igrejas de Santa Teresa, San Michele Arcangelo, San Giovanni Evangelista, Madonna delle Milizie, San Bartolomeo.

Se você quiser caminhar, você também pode subir a colina de San Matteo, onde fica a igreja homônima abandonada e de onde você pode admirar um panorama esplêndido de Scicli vista de cima. Os palácios barrocos também merecem ser vistos, em primeiro lugar o Palazzo Beneventano.

lugares românticos na Sicília
Scicli

É em Scicli que são gravadas muitas cenas de Comissário Montalbano, série transmitida pela RAI e muito popular na Itália. Se você já assistiu a uma dos episódios, em Scicli vai certamente reconhecer a “delegacia” onde trabalha o Montalbano, que na verdade é o prédio da prefeitura da cidade.

Leia também: Scicli: outra jóia do barroco siciliano

 

Mapa do roteiro entre Ragusa e Modica

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!