Palermo do alto - do terraço da catedral

5 lugares para visitar a partir de Palermo

Muita gente escolhe a capital da Sicília como base, ficando vários dias na cidade. Se você é uma dessas pessoas, aqui vão algumas dicas de lugares para visitar a partir de Palermo.

 

Palermo é uma cidade fascinante e há muitas coisas para ver por lá, muitas mesmo, mas a cidade serve também como uma ótima base para explorar alguns dos outros destaques do norte da Sicília. Se você tem um dia livre ou mesmo um itinerário de uma semana inteira para preencher, saiba que há ótimas atrações e destinos com fácil acesso a partir Palermo.

 

De incríveis Catedrais e Parques Arqueológicos espetaculares, às deliciosas praias e cidades medievais, há muito a oferecer para aqueles que desejam explorar além das ruas de Palermo (que eu não me canso de repetir que são lindas e merecem um passeio de vários dias!). E como vocês sempre me perguntam sobre lugares para fazer um bate e volta,  aqui estão minhas 5 dicas de passeios a partir Palermo para você incrementar seu roteiro.

1) Monreale e sua magnífica catedral

Catedral de Monreale

Monreale fica localizada tão próxima a Palermo que muitos nem se dão conta que se trata de outra cidade. Um passeio para conhecer a sua magnífica catedral – Patrimônio da Humanidade da Unesco – é absolutamente imperdível.

 

A catedral de Monreale é um dos maiores exemplos (talvez O MAIOR exemplo) de arquitetura normanda da Sicília. Visitá-la é uma experiência maravilhosa, desde o primeiro momento em que colocamos os pés em seu interior e damos de cara com aquela imensidão de moisacos dourados.  Os mosaicos bizantinos cobrem cerca de 6400 m² de superfície, superando aqueles de Ravenna e da Basílica de San Marco em Veneza. É a igreja com a maior superfície coberta por mosaicos em todo o mundo!

 
VEJA:

» Catedral de Monreale: uma beleza que hipnotiza

» Passeios em grupo (em inglês) que incluem Monreale
 

Como chegar a Monreale

De ônibus: Em Palermo, é necessário pegar o ônibus 389 que passa na Piazza Indipendenza e descer no fim de linha, que é a Piazza Vittorio Emanuele, em Monreale.

De carro: Monreale dista cerca de 5km do Viale Regione Siciliana, importante avenida de Palermo. Dali é preciso seguir pelo Corso Calatafimi e as indicações para o "Duomo di Monreale". É preciso deixar o carro nos estacionamentos e faixas azuis localizados a alguns metros da catedral e ir caminhando até lá, pois em algumas ruas é proibido o trânsito de veículos.

Com um transfer particular: Você pode conhecer Monreale e várias outras atrações com o conforto de um transfer privativo! Clique AQUI e peça um orçamento.

2) Cefalù

O que ver em Cefalù, Sicilia

Cefalù é uma das metas imperdíveis da Sicília, principalmente se você viaja entre abril e outubro. O vilarejo é um charme só, com suas belas praias, paisagens e história milenar.

Pequenina e fascinante, aos pés de um imenso monte rochoso, Cefalù é o tipo de cidade da qual é difícil não gostar. Tem uma prainha deliciosa, uma praça encantadora, um museu com obras de imenso valor (para os apaixonados de arte renascentista, há uma obra de Antonello da Messina) e uma catedral normanda - Patrimônio da Humanidade da Unesco - decorada com uma das imagens de Cristo mais sublimes da arte ocidental.

 
VEJA:

» O que ver e fazer em Cefalù

 

Como ir de Palermo a Cefalù

De trem: Modo mais barato de ir de Palermo a Cefalù, há várias opções de horários e a viagem dura cerca de 50 minutos. Veja AQUI.

Com um transfer particular: Você pode conhecer Cefalù e várias outras atrações com o conforto de um transfer com motorista particular à sua disposição! Clique AQUI e peça um orçamento.

3) Agrigento

Vale dos Templos de Agrigento

Agrigento é um dos mais interessantes lugares para visitar a partir de Palermo. É um passeio bate e volta viável de se fazer, apesar da viagem um pouco longa. Na verdade, se você pretende fazer um bate e volta para Agrigento, é de Palermo que você tem que fazer, não de Catania.

 

É na cidade de Agrigento que se encontra um dos parques arqueológicos mais extraordinários da Itália, o Vale dos Templos, Patrimônio da Humanidade da Unesco e cujos templos de origem grega são os mais importantes fora da Grécia.

 
VEJA:

» O Vale dos Templos de Agrigento

» Passeio em Agrigento: o que ver e fazer no Centro Histórico

» Excursão para Agrigento saindo de Palermo
 

Como ir de Palermo a Agrigento

De trem: Há trens de Palermo a Agrigento mais ou menos a cada hora. A viagem dura aproximadamente 2 horas. Veja AQUI. Da estação de Agrigento saem ônibus urbanos que passam pelo Vale dos Templos.

Com um transfer particular: Você pode conhecer Agrigento e o Vale dos Templos com o conforto de um transfer com motorista particular à sua disposição! Clique AQUI e peça um orçamento.

4) Erice

Erice é, sem dúvida, uma das cidadezinhas mais encantadoras da Sicília. Localizada no topo de uma montanha, de lá é possível desfrutar de um panorama incrível: nos dias de céu claro, é possível entrever a costa da Tunísia e, às vezes, até mesmo o Etna. Por outro lado, a altitude também dá um clima sombrio sobretudo no inverno, quando frequentemente a cidade fica coberta por um nevoeiro.

 

A "Assis do Sul", assim foi definida Erice por Carlo Levi, um escritor italiano. Suas ruelas medievais silenciosas, cheias de igrejas e conventos, nos fazem lembrar mesmo da cidade onde nasceu São Francisco. O vilarejo em si não tem muitas atrações específicas, mas vale um passeio tranquilo por suas ruas de pedra, sem esquecer, claro de dar um pulinho na confeitaria da dona Maria Grammatico, para provar seus maravilhosos doces.

 
Uma dica: O passeio a Erice é frequentemente combinado a Segesta, outro importante parque arqueológico da Sicília. O tour Erice & Segesta é um clássico das excursões!
 
VEJA:

» Erice, uma encantadora cidadezinha medieval

» Segesta, vestígios de uma cidade que não existe mais

» Tour para Erice e Segesta com degustação de produtos típicos
 

Como ir de Palermo a Erice

Não é simples ir a Erice a partir de Palermo com transporte público, porque não há ônibus diretos. Seria necessário ir primeiro de Palermo a Trapani, então pegar outro transporte para Erice.

Já para quem está de carro, a viagem dura cerca de 1h40 e em um passeio de um dia é possível conhecer Erice e Segesta. Também é possível contratar um transfer particular para um passeio de 8h (veja AQUI)!

5) Ilha de Ustica

Essa é uma dica exclusivamente para quem viaja no verão, ou seja, de junho a setembro, máximo início de outubro. Conheçam Ustica!

 

Fazendo uma viagem de cerca de 1h30 de barco, você irá conhecer o paraíso dos mergulhadores, uma ilha cujo mar é fantástico para a prática de diving e de mergulho com snorkel. O ideal seria passar pelo menos uma noite lá, mas também é super viável pegar o barco cedinho e voltar no fim da tarde, muita gente faz isso para curtir uma praia longe das multidões de Mondello, por exemplo.

 
Uma dica: O passeio a Erice é frequentemente combinado a Segesta, outro importante parque arqueológico da Sicília. O tour Erice & Segesta é um clássico das excursões!
 
ANTES DE DECIDIR, LEIA:

» Ilha de Ustica: o paraíso do mergulho na Sicília
 

Como ir de Palermo a Ustica

Com o aliscafo (barco rápido) da Liberty Lines, 1h30 de viagem. Veja todos os horários AQUI.

Há vários outros lugares para conhecer a partir de Palermo, essas são somente cinco dicas de cidades que eu considero viáveis de se visitar em um dia! Você fez outros passeios? Conta para mim aqui nos comentários!

Saiba mais sobre Palermo e o norte da Sicília, visitando a nossa página dedicada a esta bela parte da ilha.

Veja Também

restaurantes para passar o Réveillon em Palermo

Dicas de restaurantes para passar o Réveillon em Palermo

São inúmeras as opções de restaurantes para passar o Réveillon em Palermo. Muitos estabelecimentos da …

25 comentários

  1. Josiane Brandt

    Oi! Tudo bem?
    Irei para a Sicília no dia 28/01 com volta dia 03/02. Alugarei um carro para andar pela ilha. Gostaria de conhecer toda ela…o que você me indica? Ao mesmo tempo quero descansar. Seria interessante pegar um hotel em cada parada ou ter um local fixo e fazer bate voltas? Vc me indica por onde começar? Quanto tempo ficar em cada lugar…etc. estou preocupada em definir esse roteiro. Se puder me ajudar. Já li muito aqui também.

    • Patricia Kalil

      Olá Josiane!
      A Sicília é muito grande e para que você pudesse conhecer, não digo toda, mas dá a volta na ilha passando pelas principais cidades, seriam necessários pelo menos 15-20 dias. Para ver o básico, eu recomendo 8 dias. Como você vai passar apenas 05 dias inteiros, te recomendo a concentrar seu roteiro em um lado da ilha. Por exemplo, se chegar por Palermo pode ficar uma parte do roteiro em Palermo e outra em Trapani. Se chegar por Catania, te aconselharia a dividir em duas bases: Taormina e Siracusa.
      Realmente o tempo que você vai ficar na Sicília é muito pouco para a quantidade de lugares que tem para ver por aqui.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Olá Patrícia, antes de mais muitos parabéns pela organização do site, é uma grande ajuda!

    No próximo mês de Setembro, na segunda semana, irei viajar para a Sicilia, durante 7 dias.
    Ainda estou a pleanear qual o hotel em que vou ficar e por isso gostaria de saber se tem algum conselho sobre qual a melhor zona para ficar hospedada e quais as melhores praias a visitar.
    Uma vez que vamos ficar somente 7 dias não vamos conseguir visitar a Ilha toda por isso optámos por conhecer Palermo, San Vito Lo Capo, Trapani e Marsala. Se conseguirmos, vamos tentar ir um dia à Ilha de Ustica que segundo as imagens parece ser um autentico paraíso…
    Será que me consegue ajudar, indicando qual a melhor zona para ficar hospedada tendo em conta os sítios que gostávamos de conhecer?

    Muito obrigada!

    • Patricia Kalil

      Olá Inês,

      Te aconselho a dividir sua estadia, ficando em duas ou três bases. Por exemplo, você pode ficar 3 dias em Palermo, dos quais 1 em Ustica, e o restante em Trapani ou Marsala (indo de lá a San Vito).
      Vocês estarão de carro? Isso pode facilitar o deslocamento.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Ana Cristina

    Olá Patricia tudo bem?! Estamos fazendo um roteiro para Italia e deixamos 9 dias para Sicilia.Pensamos em Palermo e Taormina, o que acha? Ficaríamos de carro, é o ideal ?
    Muito obrigada.
    Abraço

    • Patricia Kalil

      Olá Ana Cristina,

      O carro vai servir para fazer os passeios nos arredores, inclusive porque o transporte público não é o máximo, mas dentro das cidades, não!
      Lembre-se de escolher um hotel com estacionamento, porque em Taormina é proibido o trânsito de veículos no centro.
      Em 9 dias você vai conseguir visitar os principais pontos turísticos da Sicília, vai dar para fazer um bom roteiro.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Bel Manfredini

    Oi Patricia, tudo bem?
    Estamos pensando em passar o réveillon na Sicília. Chegaríamos mais ou menos no dia 26/12 e ficaríamos por aí até mais ou menos dia 10/01.
    Nosso desejo é conhecer varias cidades ( Catânia, Taormina, Siracusa, Agrigento, Palermo); essas seriam nossas cidades bases.
    Eu já estive nessa ilha maravilhosa no verão, porém meu marido e amiga não conhecem. Tenho interesse de fazer tour local em cada cidade, falando em português seria perfeito, mas pode ser em espanhol também. Caso você possa me ajudar, ficarei muito agradecida em te lá como nossa guia em algumas cidades. Comecei a elaborar roteiro agora.
    Desde já muito obrigada!,

    Abraço, aguardo

    Bel Manfredini

  5. Boa noite Patricia,

    Parabéns pelo site que me ajudou bastante em preparar o roteiro pela Sicília para minha viagem agora em setembro.

    Não tenho muito tempo e montei o roteiro abaixo.

    Pela tua vivência na Sicília, gostaria de saber se está interessante, ou, se posso perder pontos interessantes nas principais cidades.

    Caso você entenda que ainda dá para encaixar alguma parada ou visitar mais uma cidade próxima, visto que estaremos com carro alugado, por favor, me avise.

    Para entender nosso perfil, somos um casal e queremos conhecer a história e arquitetura das cidades.

    Não iremos à praia,mas, pretendemos sim, comer MUITO BEM rsrs.. Portanto, uma parada em um restaurante será bem vinda!

    1 – Chegada Palermo as 9h00 passeio pela manhã + almoço e ida (por volta das 14-15h) para Erice. Dorme Erice/Trapani
    2 Saida de Erice as 8h00, parada em Scali dei Turchi por 1h e depois Agrigento (Vale dos Templos+centro historico) sai as 17h-18h e janta e dorme em Scicli
    3 Scicli + Noto (pela manhã) e Siracusa na tarde. Termina o dia na Catania para virar base
    4 Etna + Bronte + Randazzo (Bronte e Randazzo por razões gastronômicas rs)
    5 Taormina
    6 Catania manhã e tarde aeroporto

    Abs

    Alessandro

    • Patricia Kalil

      Oi Alessandro,

      Que bom que gostou do site!
      Para ser sincera, eu acho seu roteiro muito apertado. Você não vai conseguir ver quase nada de Palermo (seriam 4h numa cidade que merece, pelo menos, 4 dias!). Uma tarde só para Siracusa também é pouco, sobretudo para vocês que querem conhecer a história e a arquitetura, mas neste caso podem concentrar o roteiro somente no centro histórico. O problema é que a Sicília é muiot grande, então acaba-se perdendo bastante tempo nos deslocamentos.

      Tenho certeza que vão ficar com gostinho de quero mais!

      Um abraço,

      Patricia

  6. Carlos Mendonça

    Bom dia Patrícia.
    Pretendo passar 15 dias na Sicília, entre final de setembro e início de outubro. É uma boa época?
    Li em alguns lugares que outubro é muito chuvoso. Isso é verdadeiro?
    Um abraço e parabéns pelo blog.
    Mendonca.

  7. Olá Patricia! Primeiro parabéns pelo site, já me ajudou bastante.
    Vou para Palermo com meu marido semana que vem, e estamos na dúvida se alugamos um carro ou não.
    Algumas pessoas falaram que pode ser perigoso por conta de assaltantes e isso nos deixou apreensivos.
    O que você me diz em relação a isso?
    Obrigada

    • Patricia Kalil

      Oi Janaina,

      Assaltante? Quem te falou isso foi assaltado em Palermo? Assaltado com um ladrão apontado a arma? (não falo furto)
      O que eu posso te dizer é que como toda cidade grande Palermo tem alguns problemas de FURTO, por isso, estando de carro, é melhor procurar um hotel com estacionamento privativo, por garantia. É importante que saiba que não é uma cidade perigosa, mas é necessário ter alguns cuidados com suas coisas pessoais, não dar bobeira com carteira, não deixar objetos de valor expostos no veículo ao estacionar na rua, esse tipo de coisa. Comparada com qualquer cidade do Brasil, Palermo é um paraíso.
      No mais, uma outra dica que te dou, é que não ande de carro dentro de Palermo. Mas não por causa de roubos, mas porque muitas ruas são destinadas a pedestres (aquelas do centro histórico) e o trânsito pode ser complicado em alguns lugares. O melhor modo de conhecer Palermo é a pé.

      Um abraço,

      Patricia

  8. Carmen suzana

    Patricia, gostaria de ir ate Cefalu de barco saindo de Palermo. Tem alguma dica?

  9. Olá, Patricia! Estou pesquisando bastante sobre roteiros na Sicilia e quase enlouquecendo! Rsrs Amei o site e agora estou mais em dúvida ainda… Será que pode me dar uma dica??
    Vamos passar nossa lua de mel na Sicilia, no início de agosto e com aluguel de carro (aprox 12 dias). Não queremos fazer aquela maratona intensa e sim aproveitar os lugares, conhecer praias lindas… Sabemos que teremos que voltar muitas outras vezes, mas estamos em dúvida sobre a sugestão de bases que recebemos.
    O que vc acha de 2 dias em Palermo, 4 em Cefalu e 6 em Taormina??

    • Patricia Kalil

      Olá Carina,

      Realmente é bem difícil dar uma opinião :). A divisão de dias está boa, mas saiba que praia em Palermo no início de agosto é lotada. Te aconselharia a usar os dois primeiros dias para fazer um passeio mais cultural rsrs. Aliás, qualquer praia que você for em agosto vai ser cheia, mas em Palermo é pior porque trata-se de praia urbana.
      Por que você não inclui uma das ilhas menores no seu roteiro (Favignana ou uma das Eolias)? Vale a pena!

      Um abraço,

      Patricia

  10. Regina Meireles

    Parabéns pelos 4 anos do seu blog, Patrícia. A nossa viagem à Sicília nesse fim de ano foi fantástica, graças /ás suas excelentes dicas. Estivemos em 2 desses lugares; Monreale e Erice. Maravilhosos!!!

  11. Guilherme Gomes de Araújo

    Boa tarde, pretendo visitar a Sicilia nos dias 16 e 17/03, minha idéia seria a de fazer um roteiro conhecendo as principais cidades em que ocorreram as filmagens da trilogia O poderoso chefão, você saberia me dizer se há alguma empresa ou profissional que faz esse roteiro aí na Sicília.

    Agradeço pela atenção e aguardo contato

  12. Oi, Patrícia. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Comente!