Reveillon na Sicília

Réveillon na Sicília: o que fazer nas maiores cidades da ilha

Como se comemora o Ano Novo na Sicília? Bem, vou ser muito sincera: é uma comemoração devagar, quase parando.

Se você vai passar as festas de fim de ano na Sicília, saiba que aqui as coisas são como em boa parte da Itália, ou seja, a maioria das pessoas passa o Réveillon em casa, entre amigos ou com a família, em um enorme banquete e jogando baralho até altas horas da madrugada. Quanta diversão! 😀

 

As tradições do Ano Novo na Sicília

Nada de festa na praia, todo mundo vestido de branco. A cor predominante é o preto, mas para os italianos é importante usar uma peça vermelha para dar sorte. As vitrines das lojas de roupa íntima estão todas vermelhas neste período do ano!

À mesa predominam os pratos à base de carne de porco (porque o porco come caminhando para frente!) e, assim como no Brasil, não pode faltar lentilha no jantar da virada. Dizem que, por serem semelhantes a moedas, os grãos de lentilha trariam riqueza no ano novo.

lentilhas e cotechino
As lentilhas são servidas com cotechino, uma linguiça de porco feita com a pele e carne da bochecha, pescoço e ombros do animal.

 

O esquema de abertura das lojas, atrações e sítios arqueológicos

  • No dia 31, o comércio geralmente funciona até as 19 horas.
  • Os horários de fechamento dos museus podem sofrer alguma variação, alguns fecham mais cedo, outros normalmente.
  • Os maiores sítios arqueológicos da Sicília, como o Vale dos Templos de Agrigento, a Villa Romana del Casale e o Parque Arqueológico de Siracusa, funcionam normalmente.
  • Os restaurantes que abrem no jantar no dia 31 e almoço do dia 1º, normalmente oferecem um menu especial, fixo. Peça indicações de restaurante ao seu hotel e reserve com antecedência, ou você corre o risco de não conseguir uma mesa.

 

As maiores festas

Felizmente, para esquentar a noite da virada, a maior parte das cidades grandes da Sicília promove shows gratuitos e uma grande queima de fogos de artifício. Além disso, restaurantes, hotéis e discotecas também organizam jantares e festas para aqueles que preferem um evento privado à ficar no meio do povão passando frio.

Vale lembrar que a maior parte dos restaurantes oferece um menù fixo, com duas ou mais opções de entrada, massas, carnes e sobremesa. Veja com o seu hotel se eles irão oferecer um jantar de ano novo ou se têm acordos com restaurantes!

Fiz um elenco dos eventos públicos que já estão programados para acontecer em Catânia, Siracusa, Ragusa e Palermo.

 

Catânia

Catânia tem um dos Reveillons mais animados da Sicília e a cidade foi eleita pelo site Trivago, como um dos 0 melhores lugares para passar o fim de ano na Itália, levando em consideração a qualidade x preço dos hotéis, os eventos e as atrações turísticas.

réveillon na Sicília - Catânia
Como fica a Piazza Duomo na noite do Réveillon.

A programação do Reveillon 2018 em Catânia contará com um grande show gratuito na Piazza Duomo. E vai ser um concerto de música clássica! De fato, este ano a cidade decidiu homenagear o compositor Vincenzo Bellini.

 

Siracusa

Quem for passar o Reveillon 2017/2018 em Siracusa poderá participar de um grande show gratuito em uma das praças mais bonitas da Itália, a Piazza Duomo, será animada por DJs. Durante toda a madrugada os djs irão se alternar fazendo dançar siracusanos e turistas.

 

Palermo

O tradicional show da virada é realizado na Piazza Castelnuovo (aquela do Teatro Politeama). Quem irá se apresentar na festa de Reveillon 2017-18 será o cantor italiano Edoardo Bennato. Além dele, irão cantar também alguns artistas sicilianos, africanos e haverá apresentações de dança. O início da festa está marcado para as 21h.
No dia 1º, às 18h30, acontece um lindo concerto no Teatro Massimo. Saiba mais AQUI.

 

Taormina

Não há uma programação de eventos públicos em Taormina. O agito ficará restrito aos restaurantes e casas noturnas, como a La Giara, que prometem uma noite muito badalada.

 

 

Catânia e sua competição de natação “San Silvestro a Mare”

Uma tradição de Catânia é a famosa San Silvestro a Mare, uma competição em que nadadores profissionais e amadores, de todas as idades e nacionalidades, se jogam nas águas geladas da praia de Ognina. Faça chuva ou faça sol, centenas de corajosos disputam o trofeu Elefantinho de Prata, mas mais que uma competição, a San Silvestro a Mare é uma prova pessoal de superação. Para quem estiver interessado, as inscrições são realizadas na própria manhã do dia 31/12, momentos antes da largada, no cais de Ognina, Catânia.

 

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

6 Mensagens

  1. Oi, Patrícia. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. E a temperatura la como sera?

  3. Você arrasa,Paty!!! 🙂

Comente!