Logo

Natal na Sicília

Natal na Sicília e a tradição dos presépios

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

A Sicília, localizada no coração do Mediterrâneocertamente não é uma daquelas metas clássicas do Natal europeu, com paisagens cobertas de neve e os mais pitorescos mercadinhos natalinos. No entanto, o Natal na Sicília, bem como as principais festas cristãs, é rico de tradições e costumes, entre os quais se destacam a criação de presépios e a encenação do nascimento de Jesus.

Os festejos natalinos já começam no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição e feriado nacional na Itália. É a data em que as família decoram suas casas e montam a árvore de natal e o presépio, o qual é um dos símbolos mais queridos e tradicionais do Natal na Sicília.

De fato, os presépios sicilianos são muito ricos e detalhados. A Sicília perde somente para Nápoles na arte de construir reproduções do nascimento do Menino Jesus. A tradição é tão forte que muitas cidades, principalmente aquelas bem pequeninas, realizam os chamados “Presepi Viventi”, ou seja, presépios encenados pelos próprios habitantes e que atraem um enorme número de visitantes.

Então, se você decidiu passar as festas de fim de ano na Sicília, por que não aproveitar e visitar uma das cidades onde são realizados os mais famosos e peculiares presépios? São elas:

 

Natal em Erice

piazza-erice

As ruas medievais de Erice são um ótimo cenário para as festas de Natal. É por isso que, de 8 de dezembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018, o vilarejo será tomado pela atmosfera natalina com a realização de diversos eventos, como a feirinha de natal, concertos, mostras e presépios, sendo um dos mais importantes o presépio mecânico montado na Igreja de Santa Teresa, uma reprodução do presépio siciliano típico do século XVIII, com mais de 130 personagens de cera e terracota esculpidos à mão. O presépio retrata as antigas profissões, os ciclos da agricultura e a pavimentação típica de Erice.

 

Presépios de Custonaci

 

Um dos presépios mais peculiares da Sicília é aquele de Custonaci, cidadezinha localizada entre Trapani e San Vito lo Capo. O evento é conhecido na Itália inteira graças à originalidade e à emoção que os atores conseguem suscitar nos espectadores, tudo ambientado em uma gruta pré-histórica.

Além das clássicas cenas do advento do nascimento de Jesus, o presépio é composto por um conjunto de cenários e personagens que reproduzem as antigas profissões da Sicília, algumas das quais já nem existem mais.

As encenações acontecerão nos dias 25, 26, 29 e 30 de dezembro de 2017 e de 5 a 7 de janeiro de 2018. O bilhete custa 10 euros (crianças até 10 anos pagam a metade).

Para mais informações sobre horários, visite o site www.presepeviventedicustonaci.it/

 

Natal em Ragusa Ibla

Ragusa_Ibla_(Notte)

Visitar Ragusa Ibla no Natal significa ir à descoberta de uma verdadeira “via dos presépios”. De 8 de dezembro de 2017 a 6 de janeiro de 2018, o centro histórico de Ragusa, com seus palácios barrocos, monumentos e igrejas, dá lugar ao evento chamado “Natale a Ibla”. A programação prevê 25 dias de espetáculos, concertos, mostras e oficinas para crianças.

Neste ano, pela primeira vez, os palácios e residências nobres irão abrir suas portas para mostrar os próprios presépios, antigas relíquias fruto da criatividade dos maiores artesãos da cidade.

Se você quer saber o que ver, fazer e como chegar a Ragusa Ibla, clique AQUI!

 

Presépios de Caltagirone

DSC_0593 natale

Os presépios de Caltagirone não são suntuosos como aqueles de Nápoles, mas representam com muita simplicidade e uma minuciosa atenção aos detalhes as cenas do cotidiano da população.

Caltagirone é chamada cidade-presépio justamente pela quantidade de presépios montados durante as festas natalinas. Antigos e modernos, de cerâmica, terracota e até de pão, são inúmeros e feitos com os mais variados materiais. Desde a primeira semana de dezembro até janeiro, a cidade recebe centenas de grupos de turistas que se recam lá somente para ver os presépios. Caltagirone já é uma graça no resto do, mas no natal há um motivo a mais para visitá-la, não?

Saiba mais sobre Caltagirone AQUI!

 

Presépio vivo de Ispica

 

O Presépio Humano de Ispica, cidade a poucos quilômetros de Ragusa e Modica, é extremamente interessante, principalmente por causa do cenário: a história inicia no centro histórico da cidade e prossegue até a Cava d’Ispica, uma gruta rupestre que servia de abrigo desde a idade do bronze. Além das cenas do advento do nascimento de Jesus, também são representados 50 antigos ofícios, característica dos presépios sicilianos. O presépio humano de Ispica é encenado por atores profissionais durante os dias 17, 25 e 26 de dezembro de 2017, 1 e 6 de janeiro de 2018, das 16h30 às 20h30. O ingresso custa € 3,50.

O presépio de Ispica é um verdadeiro evento. Para saber mais informações, comprar os ingressos e conhecer os pacotes turísticos, visite o site oficial> http://presepeviventeispica.com/.

Veja a minha dica de hotel fazenda em Ispica!

 

Presépio vivo de Montalbano Elicona

Um dos eventos mais interessantes do Natal na Sicília é o Presépio Vivo de Montalbano Elicona, vilarejo considerado um dos mais bonitos da Itália.

Montalbano Elicona

Nos dias 26, 30 de dezembro de 2017 e 6 de janeiro de 2018, cerca de 300 personagens, devidamente caracterizados como habitantes da antiga Jerusalém, vão despertar a tradição natalina mais amada da Sicília. O presépio de Montalbano Elicona é tão bonito que foi premiado como o melhor presépio vivo da Sicília.

O Presépio Vivo de Montalbano Elicona acontece no bairro de Serro, um dos mais antigos de Montalbano, dentro de casas desabitadas, mas que antigamente eram um refúgio seguro para as famílias. A encenação do presépio acontece a partir das 17 às 20h.

Saiba mais sobre Montalbano Elicona AQUI!

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

2 Comentários

  1. Patricia, como é o feriado de todos os santos na Sicília? Sei que finados não é feriado, mas no dia 1º o comércio fecha, como é? Em qual cidade seria melhor estar nessa época?

    • Olá Cristina,

      Geralmente a maior parte do comércio das cidades turísticas não fecha (aqueles ligados ao turismo, como restaurante, lojinhas de souvenir, etc), simplesmente porque muitas pessoas aproveitam o feriado justamente para passear. O que pode não funcionar são algumas linhas de transporte público, supermercado, farmácias, etc.
      Os museus e sítios arqueológicos não fecham. Só não te aconselho a passar a data numa cidade do interior, mas em todas as outras não terá problemas (Taormina, Siracusa, Catania, Palermo, qualquer uma dessas é ok). Outra coisa, como falei anteriormente, nos feriados o número de linhas de transporte público funcionantes cai drasticamente, então se você não estiver de carro, evite escolher aquele dia para fazer um bate e volta de ônibus ou trem.

      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Veja mais