mercado do peixe de catania

O mercado do peixe de Catania

A melhor maneira de entender a importância dos frutos do mar na culinária da Sicília é visitar o mercado do peixe de Catania – a chamada “Piscaría“, que é quase tão antiga quanto a cidade.

De segunda a sábado pela manhã, as ruas logo atrás da Fontana dell’Amenano, perto do duomo de Catania são transformadas em um mercado ao ar livre, daqueles bem barulhentos. O mercado de peixe de Catania está localizado no coração da cidade e o cheiro da matéria-prima fresca e o som do vozerio dos feirantes são tão peculiares que o mercado acabou tornando-se um das atrações turísticas da cidade.

Visitar um mercado na Sicília é uma experiência que eu aconselho a todos que queiram conhecer os hábitos da população, viver o lugar exatamente como ele é, sem frescuras. Em Catania não pé diferente, e é quase impossível não ser afetado pelo clamor e pelo folclore do mercado do peixe.

Peixes e frutos do mar são exibidos em bancas, tabuleiros, baldes, caixotes de plástico, qualquer coisa! Os vendedores de peixe fazem o seu melhor para promover suas mercadorias em voz alta – rigorosamente em dialeto siciliano – e mesmo quem não consegue entender nada, não consegue não achar graça.

Caminhe com cuidado, e de preferência use sapatos fechados, pois o chão fica sempre molhado por causa do gelo derretido e da água que eles jogam nos peixes. No final do dia, toda a área é limpa e pronta para o mercado do próximo dia.

Uma dica: se você quiser observar o mercado “de longe”, logo atrás da Fonte dell’Amenano você encontrará um terraço com vista para a arena principal do mercado de peixe. Muitas pessoas param ali para assistir e fotografar.

Fonte dell’Amenano… logo atrás dela fica o terraço que dá acesso ao mercado do peixe.
Visto de cima

O mercado do peixe de Catania é animado, turbulento, colorido, com uma atmosfera eletrizante. Este é um dos maiores mercados de peixe da Itália, e apenas os mais frescos de peixes e frutos do mar são encontrados aqui. E que seleção! Polvo, lulas, vôngole, mexilhões, enguias, sardinhas, peixes-espada, anchovas, atum e outras variedades de peixes do Mediterrâneo. Lá tem de tudo.

Cabeças de peixes-espada gigantes apontam para o céu, com seus próprios cortes rosa exibidos ao lado de seus focinhos impressionantes.

Mas além de peixes, há outras barracas de alimentos que vendem queijos, carnes frescas e curadas, vegetais, incluindo uma grande variedade de antipasti, como azeitonas temperadas, um clássico dos mercados sicilianos. Também é possível degustar várias coisas no momento, inclusive as alici marinate, que você encontrará praticamente em todo restaurante da Sicília.

Anchovas – cruas – temperadas e prontas para o consumo. Tem coragem?

Se você for ficar uns dias em Catania em um apartamento alugado, faça suas compras aqui, troque algumas palavrinhas com os pescadores e, sobretudo, aproveite o espetáculo da Piscarìa!

Food tour passando pelo Mercado do Peixe de Catania

 Para entender melhor do que eu estou falando, veja este vídeo (a narração é em inglês, mas não é necessário entender o que ele fiz para se dar conta da confusão do mercado).

Como chegar ao mercado do Peixe de Catania

Para chegar ao mercado do peixe de Catania, basta dirigir-se à Piazza del Duomo, a principal praça de Catania. É lá que fica a fontana dell’Amenano, dedicada ao rio que flui sob a cidade do Etna. O acesso ao mercado fica logo atrás da fonte.

As barracas se estendem pela Piazza Alonzo di Benedetto e a Piazza Pardo e nas ruas circundantes, indo até a Porta di Carlo V, à qual você pode chegar pela via Cardinale Dusmet.

O mercado é realizado de segunda a sábado até as 13h.

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!