Castellammare del Golfo

Castellammare del Golfo: dicas do que fazer e o que visitar

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Castellammare del Golfo é uma das localidades mais renomadas do noroeste da Sicília, muitas vezes utilizadas como base para visitar Scopello e a Riserva dello Zingaro. É uma cidadezinha pequena e graciosa, ideal para quem gosta de unir lugares tranquilos, praia e ótima gastronomia.

Eu visitei Castellammare del Golfo incluindo-a em um roteiro de verão entre San Vito Lo Capo e Favignana. A escolhi como meta de passeio, um lugar para um ótimo almoço à base de peixes e frutos do mar e para um agradável passeio pelo centrinho.

O nome Castellammare del Golfo vem de “castrum ad mare”, pois no século XIII a cidade era uma importante fortaleza, primeiro para os normandos, depois para os suábios. Na verdade, Castellammare tem uma origem bem mais antiga, tendo nascido como Segestanorum Emporium (porto de Segesta), isto é, o lugar onde os Elímios faziam transações comerciais com navios estrangeiros. No início da Idade Média, tornou-se ainda mais importante com o castelo construído pelos árabes. Aliás, os árabes batizaram o centro da cidade de “Al Madarig”, ou seja “os degraus”
enfatizando a posição da cidade que vai descendo até o porto. Ainda hoje há várias escadarias que ligam os bairros e conduzem até o mar.

Castellammare del Golfo, na Sicília

Uma das passagens que levam até a parte baixa da cidade.

Top 5 coisas para ver e fazer em Castellammare del Golfo

Castellammare é uma cidade muito pequena, portanto não espere que haja milhões de coisas para ver. Suas principais atrações são mesmo as praias, especificamente Scopello e a Riserva dello Zingaro. Digo “especificamente” porque as praias do núcleo urbano de Castellammare del Golfo não são assim tão bonitas. É muito melhor dedicar o tempo para as praias da Riserva dello Zingaro e para San Vito Lo Capo!

Castellammare del Golfo

 

Um passeio no centro

Corso Garibaldi é a rua principal da cidade, repleta de lojas, bares e locais de entretenimento. Aqui você não pode perder uma parada para degustar uma deliciosa granita siciliana, principalmente se for um dia quente de verão. No final da rua fica a Igreja do Purgatório, pequena, mas não menos interessante, com seus cinco altares e obras de arte da época da dominação espanhola (século XVI).

Castellammare del Golfo

Na Piazza Matrice, outra parada obrigatória, ergue-se a Igreja Matriz, construída em 1726 pelo príncipe de Aragona, e caracterizada por seu interior ricamente decorado e por sua estátua de cerâmica multicolorida representando Nossa Senhora do Socorro.

Castellammare del Golfo

A igreja matriz de Castellammare del Golfo

Visitar o Castelo

A parte mais pitoresca de Castellammare del Golfo é definitivamente o castelo e o calçadão do cais. O castelo, construído pelos árabes, mudou ao longo dos séculos e recorda o período dos normandos. Hoje em dia dentro do castelo funciona um pequeno museu com alguns achados arqueológicos e antigos objetos do cotidiano relacionados com as culturas agrícolas locais mais comuns. O museu funciona de terça a sábado, das 10h30 às 12h30 e das 16h30 às 18h30. A entrada é gratuita.

Castelo de Castellammare del Golfo

Passear à beira do cais

À noite é muito agradável para caminhar no calçadão e admirar a estrutura iluminada, repleta restaurantes típicos onde é possível desfrutar de excelentes pratos de peixe fresco acompanhados por uma taça de vinho.

Castellammare del Golfo

Admirar a cidade do mirante de Castellammare

Na estrada que segue para a Riserva dello Zingaro / San Vito Lo Capo fica o mirante de Castellammare del Golfo, chamado belvedere, o ponto de onde são tiradas as clássicas fotos da cidade vista do alto (como a foto de abertura do post). De lá se tem uma vista incrível da costa e é um ponto de parada obrigatória para quem está de carro.

Castellammare del Golfo

O castelo visto do mirante.

Você pode obter a localização exata do mirante clicando na imagem abaixo. De qualquer maneira, o local é bem sinalizado (tem várias placas indicando o belvedere).

 

As praias de Castellammare del Golfo

O litoral de Castellammare del Golfo é caracterizado por uma parte de praias de areia (a leste do centro) e uma costa rochosa a oeste.

La Playa é certamente a principal praia de Castellammare del Golfo. A extensão de costa arenosa de cerca de 1km consiste em uma parte com beach clubs (os chamados lido) e praia gratuitas. É um local ideal para crianças, famílias e turistas.

Na parte ocidental de Castellammare a praia de areia dá lugar a uma costa rochosa que dá origem a diferentes enseadas e praias, até chegar ao Scopello, uma verdadeira jóia da Sicília. Uma das praias de pedrinhas mais famosas de Castellammare del Golfo é Guidaloca.

praia castellammare del golfo

Estive em Guidaloca me um dia nublado, então a foto não ajuda muito. Guidaloca é uma praia de pedras, porém de águas cristalinas. O problema é que ela fica lotada no verão!

A praia de Scopello

Se existisse um ranking dos lugares mais fotografados da Sicília, sem dúvida Scopello e seus farelhões estariam no topo dele.

Juntamente com San Vito Lo Capo, Scopello é certamente o destino de verão mais famoso da costa noroeste da Sicília. O acesso ao mar é simplesmente surpreendente, com os famosos “faraglioni” (enormes rochas no mar, a poucos metros da praia) que foram escolhidas como cenário para vários filmes, entre eles Doze Homens e Outro Segredo .

A foto clássica de Scopello

A famosa praia de Scopello, no entanto, se encontra dentro de uma propriedade privada. Para entrar, é necessário pagar um bilhete de 3,50 euros e há uma série de proibições. Não verdade não é uma praia convencional, mas o local onde atracavam os barcos que voltavam da pesca dos atuns, trazendo-os para a tonnara (da qual você ainda pode ver as estruturas). Eles disponibilizam espreguiçadeiras e guarda-sóis coletivos, mas não há muitos serviços, além de uma série de máquinas automáticas de sanduíche, água, sorvete e café.

Scopello

O edifício da Tonnara di Scopello onde ficam luxuosos apartamentos de temporada.

 

Se você pretende ficar uns dias em Castellammare del Golfo e aproveitar para visitar Scopello, eu aconselho a optar por um passeio de barco (você pode pedir uma sugestão ao seu hotel, mas há alguns stands de empresas que oferecem passeios ao longo do cais de Castellammare). Sem dúvida é o modo melhor de aproveitar o maravilhoso mar de Scopello.

Outro lugar fantástico, imperdível para quem visita Castellammare durante o verão é a Riserva dello Zingaro, mas sobre ela você pode ler no clicando no link abaixo.

Riserva dello Zingaro e Scopello: um passeio pelas belezas naturais da Sicília

 

Dica de restaurante em Castellammare del Golfo

Castellammare del Golfo é cheia de restaurantes de culinária siciliana tradicional. Obviamente a maioria oferece pratos à base de peixe. Entre todos os restaurantes (um ao lado do outro), entrei por acaso no almocei no restaurante La Cambusa. De cara gostei do ambiente climatizado e com uma grande vidraça ao redor.

Pedi uma “busiate com camarão e mexilhões” (busiate é um tipo de massa típica de Trapani, enroladinha), que estava muito boa. Mas o destaque para mim foi a sobremesa, uma cassatella recheada com ricota que derretia na boca. A cassatella é uma espécie de pastel doce frito, também típico da área.

Os preços são médio-altos, mas justos para o tipo de restaurante. Voltarei com certeza.

 

Como chegar a Castellammare del Golfo

De ônibus: Há ônibus direto de Palermo a Castellammare del Golfo. A viagem dura cerca de 1h40min. Veja os horários AQUI. Tem também linhas de ônibus saindo de Trapani com a AST.

De carro: Devido às poucas linhas de transporte público naquela área, o melhor modo de ir a Castellammare del Golfo é de carro. Se você for se hospedar na cidade, verifique com o seu hotel onde deixar o carro (a maior parte dos hotéis de Castellammare del Golfo não dispõem de estacionamento privativo, mas caso se encontrem em uma zona de tráfego limitado, eles fornecem os passes aos clientes). Se você está na cidade só de passagem, pode deixar o veículo na rua, nas faixas azuis (corso Garibaldi, via Roma e via Marconi), deixando o bilhete à vista no painel do carro. Os bilhetes podem ser adquiridos nas máquinas próximas às faixas ou, se não houver nenhuma por perto, nos bares e tabacchi.

Com um transfer particular: Você pode viajar do aeroporto de Palermo ou do centro para Castellammare del Golfo com o conforto de um transfer particular. Peça uma cotação AQUI.

 

 

Reserve já seu hotel em Castellammare del Golfo!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Faça uma cotação e alugue um carro na Sicília

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

4 Comentários

  1. Ficarei uma semana em São Vito Lo Capo com 3 crianças, os passeios de barco pela reserva del zíngaro e para Favignana são recomendados ?

    • Olá Ana Cristina,

      Eu fiz o passeio de barco saindo de San Vito para a Reserva dello Zingaro e adorei. Inclusive tinha crianças no barco e imagino que elas tenham se divertido muito (eram crianças de cerca 7, 8 anos), pois há bóias, oculos de mergulha e outros brinquedos à disposição. Leia aqui sobre meu passeio> Riserva dello Zingaro e Scopello: um passeio pelas belezas naturais da Sicília

      Aquele saindo de San Vito Lo Capo para Favignana é bastante longo, aí eu já não sei te falar se é adequado para crianças, mas se elas não enjoam, imagino que não haja grandes problemas.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Olá Patricia,

    Ótimo post. Dicas anotadas.
    Castellamare será uma de nossas bases em julho. Tá chegando!
    Abraço.

    • Oi Luiz,

      Falta pouco, heim?

      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Veja mais