Como ir a Lampedusa

Como ir a Lampedusa

Atualizado em

Lampedusa, com suas belas praias de areia fina e águas puras, é a ilha mais a sul da Itália. Ela está mais perto da África do que da Sicília, uma terra distante, um tanto isolada, mas com um charme raro. Famosa por ter uma das praias mais bonitas do mundo, a Rabbit Beach (em italiano, Spiaggia dei Conigli, ou ainda, Praia dos Coelhos), é um daqueles lugares para ver pelo menos uma vez na vida. Assim, como chegar a Lampedusa, essa pérola distante no meio do Mar Mediterrâneo?

Ela pertence ao arquipélago das Ilhas Pelagie, um dos arquipélagos satélites da Sicília, portanto uma boa pedida é visitar Lampedusa antes ou depois de conhecer as belezas da Sicília. Há muitas pessoas que querem ir a Lampedusa, mas sequer pensam de passar por aqui. Não é justo!

Lampedusa está bem conectada ao resto da Itália graças ao aeroporto e ao porto, que nos permitem chegar à ilha durante todo o ano de avião ou por meio de transporte marítimo. Durante o inverno as opções são poucas, mas há um voo diário a partir do Aeroporto Internacional de Palermo e o tempo de voo é apenas cerca de 45 minutos.

Durante o verão, como a ilha é uma meta procurada por turistas do mundo todo, há vôos diretos a partir dos principais aeroportos italianos.

Foto: WikiCommons

Como ir a Lampedusa de avião

Sendo uma ilha tão distante do continente, o melhor modo de chegar a Lampedusa é de avião. Há voos durante o ano inteiro a partir das cidades de Catania e Palermo (na Sicília) e de outras cidades da Itália nos meses do verão. Veja quais são os aeroportos que têm voos para Lampedusa:

 

1.Milão
  • Aeroporto de Milão Linate: De junho a setembro há um voo semanal (aos sábados) a partir do aeroporto de Linate para Lampedusa com a companhia Meridiana (veja aqui).
  • Aeroporto de Orio al Serio: Do final de maio ao final de setembro, a companhia aérea Volotea disponibiliza dois voos semanais do aeroporto de Bergamo Orio al Serio a Lampedusa (veja aqui).

 

2. Roma

De junho a setembro há dois voos semanais diretos do aeroporto de Fiumicino a Lampedusa com a companhia aérea Vueling.

O ano inteiro é possível ir de Roma Fiumicino a Lampedusa com a Alitalia (fazendo conexão em Palr

 

3. Veneza

É possível voar de Veneza a Lampedusa nos finais de semana de maio a setembro com a companhia Volotea (veja aqui).

 

4. Verona

Você pode ir de Verona a Lampedusa nos finais de semana de maio a setembro com a Volotea (veja aqui).

 

5. Turim

Se o seu ponto de partida é o aeroporto de Turim, você poderá viajar para Lampedusa também com a Volotea  (veja aqui).

Do final de maio ao final de setembro há dois voos semanais a partir de Milão com a companhia aérea Volotea.



 

Ir da Sicília para Lampedusa de avião

  • A partir de Palermo: há voos diários de Palermo para Lampedusa com a Danish Air. A viagem dura 1h.
  • A partir de Catania: há três voos semanais (às segundas, quartas e sextas) também com a Danish Air. De junho a setembro, ou seja, no verão, os voos são diários. São apenas 50 minutos de voo.

 

Como ir a Lampedusa de navio ou balsa

Se você prefere chegar a Lampedusa por via marítima, saiba que há uma única opção, que é a partir da cidade de Porto Empedocle, a cerca de 7km de Agrigento (já escrevi sobre Porto Empedocle AQUI).

Como ir a Lampedusa
Navio para Lampedusa no porto de Porto Empedocle.

Uma vez em Porto Empedocle, você tem duas opções:

  1. Ir de navio com a empresa Siremar. A viagem de navio para Lampedusa é bastante long e dura pouco mais de 9h e a embarcação parte às 23h. Os bilhetes podem ser comprados pelo site da própria empresa.
  2. Ir com o barco rápido, ativo do final de junho ao final de setembro, portanto somente nos meses de verão. A empresa é a Liberty Lines e a viagem dura cerca de 4h15. Os bilhetes, horários e tarifas podem ser consultados AQUI.

 

Reserve já seu hotel em Lampedusa!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Veja Também

aeroporto de palermo

Aeroporto de Palermo: como chegar, sair e outras dicas

Atualizado em 18/10/2019O Aeroporto de Palermo, ou melhor, Aeroporto Internazionale Falcone e Borsellino di Palermo-Punta …

24 comentários

  1. Daniele Bordieri

    Olá Patrícia, tudo bem? Adoro suas dicas, estão sendo fundamentais para aproveitar a ilha da Sicília enquanto aguardo minha cidadania . Como meu processo atrasou, possuo agora a “ricevuta” do permesso di soggiorno (ida a questura agendada para 08/04). Neste momento de espera pretendo ir a Lampedusa. Sabe dizer se posso viajar com essa ricevuta? Lembro que meu visto de 90 dias expirou essa semana. Aguardo sua ajuda. Obrigada.

    • Patricia Kalil

      Olá Daniele,

      Não gosto muito de dar essas informações sobre coisas “da lei”, porque mudam e posso não estar atualizada.
      Pelo que sei, na época em que eu tinha somente o recibo do permesso, me foi dito na questura que eu poderia, sim, viajar com ele. Mas isso foi 10 anos atrás!
      Para ter informações realmente corretas, eu te aconselho a procurar a questura da cidade onde você está morando.

      Um abraço,

      Patricia

    • Ola em.primeiro lugar parabéns pela matéria a mais completa que eu vi do.google muito obrigado mesmo vai ajudar muitas.pessoas que nunca foram para esse paraíso

      eu vou esta disponível do dia 15/07 retornando 19/07 saindo e voltando para pisa poderia me dar dicas qual a melhor logisitica para sicilia ou lampedusa para falar verdade não sei se.da para fazer os dois ou somente um pelo período curto poderia me ajudar por favor m3 dando dicas de porto ou aeroporto próximo a pisa e me passando como comprar a passagem e se for para escolher um destino poderia me ajudar na indicacao Sicília ou lampedusa desde ja agradeço sua rica atenção

      • Patricia Kalil

        Olá Anderson,

        Tendo apenas 4 dias, daria somente para visitar Lampedusa. A Sicília é a maior região da Itália, talvez 200 vezes maior que Lampedusa, portanto para vir para cá você tem que escolher um destino exato (aqui no site tem dicas de tudo).
        Em Pisa tem aeroporto, mas que eu saiba não tem voo direto para Lampedusa. Você vai ter que comprar voo com conexão. Desde Pisa tem voo para Catania e para Palermo direto. Portanto, você poderá comprar um voo para uma dessas duas cidades e então comprar o outro voo pra Lampedusa.
        Leia como chegar na Sicilia: https://descobrindoasicilia.com/2017/03/como-chegar-sicilia-dicas-para-principiantes/
        Te aconselho a pesquisar os voos a partir de janeiro, pois as companhias aéreas mudam e aparecem novas linhas. Se você for pesquisar agora, não vai encontrar nada para ano que vem.

        Um abraço,

        Patricia

  2. Boa tarde, eu gostaria de ir de Veneza para Lampedusa. Vi q a passagem de avião é bem cara. Existe uma possibilidade de ir de trem e barco para diminuir o valor? Como faria? Obrigada.

    • Patricia Kalil

      Olá Marcia,

      Lampedusa é uma ilha ao largo da Costa da Sicília, da qual dista 210km. Por isso não há como chegar de trem, carro ou outro meio terrestre. Como a distância de Lampedusa a Veneza são de 1100km, também não há como chegar de barco, só mesmo de avião.
      Todos os modos de chegar a Lampedusa são esses que expliquei no texto. Não sei em que período você pretende visitar a ilha, mas nos meses de verão você encontra algumas opções de passagens aéreas bem em conta. Se você pretende vir na baixa temporada, saiba que não há voos diretos de Veneza (só na alta), então seria necessário vir primeiro para a Sicília.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Boa noite Patricia, primeiramente parabéns pelas publicações, gostaria de saber se pode me ajudar com algumas dúvidas, estou indo pra Milão em setembro e já vi que existe voo direto pra Lampedusa, mas gostaria também de conhecer Malta, então gostaria de saber se tem alguma dica da melhor maneira de transporte para esse trecho ( Lampedusa/ Malta ) ou até mesmo considerar que poderia sair de Milão para Malta e depois ir até Lampedusa. Desde já agradeço a atenção.

    • Patricia Kalil

      Olá Bruno,

      Infelizmente não ligações entre Malta e Lampedusa. Você teria que voar de Lampedusa para Catania e de lá pegar outro voo para Malta. Se você fosse primeiro para Malta, então voaria de Malta a Catania e de lá a Lampedusa.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Oi Patricia, tudo bem? Eu adoro seu blog e estou usando todas as dicas para minha viagem a Sicilia. Uma pergunta: Vale a pena pegar o aviao em Palermo, pra passar somente o dia em Lampedusa? Outra: é fácil se locomover de taxi? Estamos em 3 pessoas, a scooter nao rola. beijos e obrigada!!

    • Patricia Kalil

      Olá Luciana,

      Lampedusa não é uma ilha pequena, na minha opinião não vale a pena porque você não vai aproveitar muito. Mas se você estiver disposta a enfrentar uma boa despesa só para ver algumas praias rapidamente, então a decisão fica a seu critério.
      Eu sinceramente não vi táxis rodando em Lampedusa, todo mundo que chega aluga um carro ou um scooter.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Oi Patrícia,

    Em setembro, os vôos da mistral são diários?
    Olhei no site e os tickets a partir de julho ainda não estão disponíveis para venda, ou seja, só tem os de maio e junho.
    Obrigado

    • Patricia Kalil

      Oi Leonardo,

      Alguns dias atrás eu soube que a Mistral perdeu a licitação para operar os voos de/para as ilhas menores (a escolha da empresa que faz as ligações entre a Sicília e as ilhas menores, tanto via aérea como via marítima, é feita por meio de licitação). Quem ganhou foi uma empresa dinamarquesa, que deverá operar nesses trechos a partir do dia 1º de julho. No entanto, eu entro no site da companhia, que se chama Danish Air, e ainda não consta nada, inclusive está tudo em dinamarquês! Eles têm um prazo para traduzir o site em italiano e inserir os trechos na Sicília, mas não sei te dizer a partir de quando será possível adquirir os bilhetes. Tenta novamente no fim de maio, eu vou ficar de olho e vou atualizando o post conforme forem saindo as notícias.

      Um abraço,

      Patricia

  6. Patricia, seu blog é muito bom.
    Vou para Lampedusa em Julho. É melhor alugar carro?

    • Patricia Kalil

      Olá Bruno,
      Para se locomover em Lampedusa é necessário pelo menos um scooter. Algumas praias são distantes, então é necessário um veículo.

      Um abraço,

      Patricia

  7. Olá Patricia! Parabéns pelo site!
    Irei a Lampedusa no dia 02/junho. O voo de ida (Roma – Lampedusa) iremos de Vueling e a volta (Lampedusa – Palermo) terá que ser Mistral. Sabe me dizer se essa empresa é boa? Na internet tem bastante reclamação…

    • Patricia Kalil

      Oi Nathana,

      A Mistral tem o monopólio dos voos aqui da Sicília para as ilhas de Lampedusa e Pantelleria. Não temos escolha, só tem ela. Na primeira vez, justamente por causa desses comentários negativos, tive muito medo de dar algum problema. Mas resumindo, já voei 6 vezes e nunca houve nenhum problema, nem mesmo um atraso. Considere o lado positivo: existe uma lei que obriga a companhia a manter a ligação das ilhas menores com a Sicília (pode ter alguém precisando de um hospital, por exemplo), então os voos são cancelados somente quando não há condições de voar, por segurança. Vai dar tudo certo!

      Um abraço,

      Patricia

      • Show! Fico mais tranquila! Mais uma dúvida: há necessidade de alugar carro em Lampedusa? Vamos ficar 3 dias inteiros.

        • Patricia Kalil

          Oi Nathana,

          É necessário pelo menos um scooter. Algumas praias são distantes.

          Um abraço,

          Patricia

  8. Oi Patricia, estou pensando em ir pra Lampedusa dia 12 de maio, será que nesta época já é possível pegar praia, ou ainda vai estar frio? E será que é possível se locomover por lá sem alugar carro?

    Obrigada!
    Barbara

    • Patricia Kalil

      Olá Barbara,

      Frio não vai estar, nesse período as temperaturas ficam por volta de 23/25ºC, o problema é que a água do mar ainda estará gelada! O melhor mesmo seria a partir de junho.

      Um abraço,

      Patricia

  9. estou indo para italia em 17/06/2017 e queria saber como faço para pagar o barco e quanto fica

    • Patricia Kalil

      Olá Wendel,

      Os preços das passagens estão no site da empresa e as reservas podem ser feitas por lá também. O link você encontra no meu texto.

      Um abraço,

      Patricia

  10. Oi, queria agradecer em primeiro lugar pelas publicacoes que ajudam muito no planejamento de viagens a europa!
    Estou pensando em ir para Lampedusa porém me preocupa como está o local dado o cenario de refugiados..
    Sabe me dizer se é seguro atualmente?

    Obrigada!
    Giuliana

    • Patricia Kalil

      Olá Giuliana,

      Lampedusa sempre foi segura! O problema dos refugiados é antigo e nem por isso a ilha deixou de ser segura. É um paraíso! Pode ir tranquila! 🙂

      Um abraço,

      Patricia

Comente!