Taormina no inverno

Taormina no inverno

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Muita gente me pergunta como fica Taormina no inverno. É que uma cidade aparentemente de veraneio como ela é, pode, para muitos, não ser a meta ideal para passar as férias nos meses da baixa temporada. Será que é isso mesmo?

O que muitos não sabem é que a Taormina “turística” nasceu justamente como meta de turismo de inverno! No final do século XIX, um pintor alemão chamado Otto Geleng pintou um quadro onde ele ilustrava uma amendoeira florida, o Teatro Grego de Taormina e, lá no fundo, o Etna coberto de neve. Quando esse quadro foi exposto, o resto da Europa quase não acreditou que existisse um lugar onde as árvores floresciam em pleno inverno. Com os quadros, o boca a boca e a abertura do primeiro hotel na cidade (o Timeo), nasceu o turismo em Taormina e a cidade passou a meta favorita da burguesia europeia.

Um dos quadros de Otto Geleng que retratam Taormina no século XIX.

Um dos quadros de Otto Geleng que retratam Taormina no século XIX: o Teatro Grego com, ao fundo, o Etna com neve.

Na época, era um turismo que enchia a cidade sobretudo no inverno, visto que as pessoas procuravam lugares com clima ameno para passar os meses mais frios do ano. E quando nevava (raras vezes, sendo a última em dezembro de 2014), a paisagem se tornava ainda mais deslumbrante.

A Cyntia, do Fragata Surprise, teve a sorte de ter visto a neve em Taormina!

#Taormina #Sicília #Itália #FragatanaItalia

Una foto pubblicata da Cyntia Campos (@fragatasurprise) in data:

Taormina no inverno, com ou sem neve

Com ou sem neve, Taormina é um daqueles lugares que pode oferecer o melhor para quem prefere localidades com menos turistas, sem aquela “muvuca” que acontece no verão, quando a cidade lota. As temperaturas permanecem agradáveis (para os padrões do inverno europeu) e é possível desfrutar de cada cantinho de Taormina com tranquilidade. Além disso, viajar para Taormina na baixa temporada oferece a vantagem de não ter que enfrentar filas para visitar o Teatro Grego, cuja história remonta ao século III a.C. (escrevi sobre ele aqui).

Ao invés de pessoas com roupas leves e coloridos, são os casacos que tomam conta da cena...

Ao invés de pessoas com roupas leves e coloridos, são os casacos que tomam conta da cena…

Uma curiosidade: Foi no inverno que o poeta alemão Goethe visitou Taormina e a descreveu como “um pedaço de paraíso na terra”!

Teatro Grego de Taormina

Encontrar o Teatro Grego de Taormina assim, vazio e sem as estruturas do palco: só mesmo no inverno!

Taormina no Natal

Apesar de não haver grandes eventos de Natal, durante as festas de fim de ano, a prefeitura de Taormina decora as ruas principais com tapetes vermelhos e luminárias. Há também espetáculos itinerantes e concertos de natal nas igrejas.

A árvore de natal, bem simples, que fica na Piazza IX Aprile.

A árvore de natal, bem simples, que fica na Piazza IX Aprile. De dia não dá para notar as decorações, feitas com pequenas lâmpadas.

No entanto, a pouquíssimos quilômetros de Taormina, é possível assistir a encenações de cenas da Natividade. Os “presépios vivos” mais interessantes são aquele de Castelmola e o da igreja de Santa Venera, em Trappitello (quando sair a programação, divulgarei na seção de eventos aqui do blog).

O Corso Umberto e suas decorações de Natal.

O Corso Umberto e suas decorações de Natal.

Taormina em 26/12/2015

Taormina em 26/12/2015

As desvantagens de visitar Taormina no inverno

Escolher os meses da baixa temporada também tem suas desvantagens. Não chega a ser nada que prejudique a viagem, mas é bom ter consciência dos seguintes pontos negativos:

  1. Fechamento dos hotéis: Talvez o mais significativos dos pontos negativos seja o fato de boa parte (na verdade, grande parte) dos hotéis fecharem entre novembro e março. Isso mesmo, apesar de Taormina ser uma cidade muito turística, os hotéis simplesmente preferem fechar totalmente para férias por uma questão financeira. Para ele sai mais barato fazer isso do que manter os funcionários em um período em que há poucos hóspedes. Por este motivo, não se assuste ao ver no Booking muitos hotéis sem disponibilidade naquele período: eles não estão cheios, estão fechados!
  2. Diminuição do número de excursões em grupo: Ao viajar para Taormina no inverno, fique ciente que não encontrará passeios de barco, excursões para ver o pôr do sol no Etna ou passeios em conta para visitar outras cidades. É que com a diminuição do fluxo de turistas, fica difícil montar um grupo grande ou então, no caso dos passeios ao Etna ou de barco, são as condições atmosféricas que dificultam.
  3. Nenhum glamour nas praias: Nada de Spritz nos beach clubs ou fotos nas águas cristalinas da praia de Isola Bella, o máximo que você poderá fazer será molhar a pontinha do pé no mar. Apesar do inverno ameno, não é quente o suficiente para pegar uma praia!

 

Dicas do que fazer em Taormina no inverno

Além de passear pela cidade, conhecer os pontos turísticos e as cidades nos arredores (dei dicas de cidades para visitar a partir de Taormina AQUI), você pode integrar em seu roteiro algumas atividades muito legais para se fazer no inverno. Por exemplo:

Calma e tranquilidade em uma Taormina quase vazia.

Calma e tranquilidade em uma Taormina quase vazia.

Considerando as vantagens e desvantagens, escolher visitar Taormina no inverno nos permite não só conhecê-la em um modo mais profundo, mas também aproveitá-la e contemplar a sua beleza lenta e tranquilamente.

 

Reserve já seu hotel em Taormina!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Faça uma cotação e alugue um carro na Sicília

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

3 Comentários

  1. Obrigada Patricia .
    Abraços.

  2. Oi Patricia. Boa tarde.
    Desculpe mas não entendi um das dicas acima:como conhecer o Etna coberto de neve se não há excersões para lá no inverno?
    Grata.
    Ligia

Comente!

Veja mais