Logo

Palermo do alto

Cinco lugares para ver Palermo do alto

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Palermo é surpreendente. Cada rua sempre me revela algo novo, cada cantinho escondido é capaz de dar uma nova cara a esta cidade que, já em si, contém muitas facetas. Palermo do alto também pode encantar, seja você um amante de fotografias aéreas ou, como eu, alguém de gosta de ver cidade a partir de pontos de vistas diferentes.

Sempre que encontro um lugar para poder admirar uma cidade do alto, não perco a ocasião de subir até lá. Quase sempre é preciso encarar muitíssimos degraus e escadas apertadas, por onde os mais claustrofóbicos jamais passariam. No caso específico de Palermo, há vários lugares de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. São terraços e torres que nos presenteiam com uma surpreendente visão do alto da maravilhosa capital da Sicília.

Palermo do alto - do terraço da catedral

Palermo plana

Ver Palermo do alto…

1 – A partir do terraço da catedral

Um clássico lugar, talvez o mais conhecido, para ver Palermo do alto é a partir do terraço da Catedral, mas para subir até lá é necessário encarar 107 degraus da altura de 30cm. O acesso é por dentro da catedral, na área onde ficam as tombas reais. A subida não é permita a quem tem problemas cardíacos, a quem sofre de claustrofobia, ataques de ânsia e vertigens, isso porque a escada é em espiral, estreita, e uma vez iniciada a subida, não tem como voltar atrás, já que há algumas pessoas atrás de você e só passa uma pessoa na largura da escada. Portanto, se a sua ideia é subir, vá consciente.

Palermo do alto - do terraço da catedral

A escada

Eu subi, cheguei lá em cima morta, mas consegui, mesmo não sendo uma pessoa atlética. Uma vez no terraço, a vista é linda. Esqueci das dores nas pernas e iniciei a fotografar de todos os ângulos possíveis.

Palermo do alto - do terraço da catedral

  • É possível subir ao terraço da Catedral de Palermo todos os dias, das 9h30 às 17h (última subida 16h30). A subida é feita por grupos, a cada meia hora. O bilhete custa 5 euros.
  • Uma dica importante: no verão, principalmente em dias de muito calor, o único horário “humanamente viável” para subir ao teto da catedral é no final da tarde. Subir nos horários de sol a pino, é pedir para morrer de insolação.

 

2 – Igreja Santíssimo Salvatore

Na mesma rua da Catedral de Palermo fica a igreja do Santíssimo Salvatore e de lá se tem outra oportunidade de ver Palermo do alto. Da cúpula da igreja, terminada em 1690, é possível ter uma vista de 360º sobre a cidade, até Monreale. Terraço à parte, a igreja também é um espetáculo do barroco, com seus estuques, afrescos e mármores do século XVIII.

 

Una foto pubblicata da Beniamino (@lonewolf_63) in data:

  • Horários de visita à cúpula (de 1º de novembro a 20 de março): sábados, domingos e feriados, das 10 às 12h e das 15 às 17h. / De 21 de março a 30 de outubro: de quarta a domingo, das 11 às 17h30.
  • Bilhete: € 2,50
  • Endereço: Via Vittorio Emanuele, nº 395

 

3 – Torre de San Nicolò di Bari

Ao lado da igreja de San Nicolò, no bairro da Albergheria (zona do mercado de Ballarò), fica a Torre de San Nicolò di Bari. A torre, na verdade, foi construída no século XIV, separada da igreja, como parte das muralhas defensivas da cidade. Uma estreita e quase claustrofóbica escadaria leva até o topo, onde você encontra uma das melhores vistas da cidade velha: estamos numa altura suficiente para poder admirar a beleza do horizonte, mas ao mesmo tempo perto do chão para captar aspectos da vida cotidiana que acontece lá embaixo.

Una foto pubblicata da Paolo Miccichè (@paolomicci) in data:

  • A torre fica aberta às quintas, sextas e sábados, das 10 às 13 horas. Aentrada custa €2,50
  • Endereço: Via Nasi, nº 329, Palermo

 

4 – Do terraço da Rinascente

Finalmente nada de escadas estreitas e degraus infinitos, ao terraço da loja de departamentos La Rinascente se chega com cômodas escadas rolantes ou de elevador! 🙂 Lá de cima, saboreando um Spritz (ou não) é possível admirar a bela igreja de San Domenico, a praia com seu obelisco e alguns dos palácios nobres da cidade.

Palermo do alto - La Rinascente

A vista da Rinascente para a igreja e a praça San Domenico

  • A Rinascente abre todos os dias, das 9h30 às 20h30. O acesso ao terraço é gratuito.
  • Endereço: Via Roma, 289

 

5 – Do alto do Monte Pellegrino

Ao longo da estrada que serpenteia pelas encostas do Monte Pellegrino, há um ponto panorâmico a partir do qual, especialmente em dias claros, é possível admirar Palermo. Do mar de Mondello aos bairros da expansão moderna, da cidade velha ao centro da cidade, tudo rodeado pelas montanhas que fecham a chamada Conca d’Oro.

Palermo vista da estrada que leva ao santuário de Santa Rosalia

Palermo vista da estrada que leva ao santuário de Santa Rosalia

  • Clique AQUI para saber mais sobre o Monte Pellegrino e o Santuário de Santa Rosalia.

 

Você pode conhecer Palermo também com uma guia de turismo que fala português. Clique AQUI!

 

 

Reserve já seu hotel em Palermo!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!

Veja mais