Catacumbas de Siracusa

Siracusa: Conhecendo as Catacumbas de San Giovanni

Atualizado em

As Catacumbas de Siracusa, estão entre as maiores e mais importantes catacumbas da Itália. E um lugar que deve absolutamente ser visto por quem ama a cultura antiga e a arqueologia é o complexo monumental que abrange as Catacumbas de San Giovanni, a Cripta de San Marciano e a Igreja de San Giovanni alle Catacombe.

Construídas entre os séculos IV e VI, sobre os restos de um antigo aqueduto grego, as catacumbas de San Giovanni se estendem por uma área de cerca 10.000m², uma verdadeira cidade subterrânea dos mortos, como foi definida pelo arqueólogo Paolo Orsi. São galerias e mais galerias de tombas escavadas nas paredes, uma ao lado da outra, totalizando cerca de 10.000 sepulturas.

Catacumbas de Siracusa - San Giovanni - Foto: Siracusa Oggi
Catacumbas de Siracusa – San Giovanni – Foto: Siracusa Oggi

Assim como as de San Gennaro, que visitei quando estive em Nápoles, nas Catacumbas de San Giovanni não há mais ossos das pessoas sepultadas ali, mas somente as estruturas dos túmulos, nichos e capelas. A propósito de capelas, é interessante notar como foi aproveitada a estrutura do aqueduto: as antigas cisternas foram transformadas em grandes capelas privadas, que eram reservadas às famílias mais importantes, ao clero e aos patrícios romanos. Uma das capelas mais importantes é aquela onde se encontrava o corpo de uma senhora chamada Adelfia, esposa de Valerius, um famoso patrício romano. Hoje em dia o sarcófago de Adelfia se encontra no Museu Paolo Orsi e é lindíssimo.

Mas eu não vou entrar em detalhes quanto a história das catacumbas, porque senão estrago a surpresa da visita!

 

A igreja de San Giovanni

Ao lado das catacumbas se encontra a bela e peculiar igreja de San Giovanni alle Catacombe, que foi a primeira Catedral de Siracusa. A peculiaridade desta igreja é que dela resta apenas as ruínas, visto que foi destruída por terremotos várias vezes. A igreja foi construída no século VI, por cima das catacumbas e sofreu muitas reformas ao longo dos séculos, de acordo com as diferentes dominações que passavam pela Sicília.

Da igreja restam em pé duas fachadas: uma de época normanda, localizada na parte esquerda e caracterizada por uma bela rosácea.  A segunda fachada,a principal, foi construída no século XIV, depois que os árabes destruíram parcialmente a igreja, e é caracterizada por um pórtico que antecede a porta de entrada. A igreja de San Giovanni é uma das poucas no mundo a ter duas fachadas.

igreja de San Giovanni - Siracusa
A fachada principal
igreja de San Giovanni - Siracusa
E vista por dentro.

O incrível da igreja de San Giovanni alle Catacombe é que, apesar de estar em ruínas, ela ainda é uma igreja consagrada e lá são celebradas cerimônias durante o verão. De fato, quando a visitei, ela estava sendo preparada para um casamento que aconteceria naquela noite. Imagino a atmosfera fantástica de um casamento ali.

Nesta foto dá para ver a parte interna da fachada de época normanda.
Nesta foto dá para ver a parte interna da fachada de época normanda.
igreja de San Giovanni - Siracusa
O sacristão preparando o altar. Quando estava indo embora, vi chegar as flores!

A visita às Catacumbas de San Giovanni

Todas as visitas às catacumbas de San Giovanni são guiadas e não é possível visitá-las sozinho. Ao chegar lá, esperei cerca de 20 minutos até que começasse a próxima visita.

Alternando italiano e inglês, a guia logo anunciou que não seria possível de algum modo tirar fotos dentro das catacumbas, mas somente na parte externa (por isso não pude ilustrar o texto com mais imagens das catacumbas). A insistência de algumas pessoas em desrespeitar essas regras marcou negativamente a visita, visto que a guia frequentemente tinha que interromper as explicações para advertir os marmanjos mal educados. Um horror.

As catacumbas são administradas por uma associação cultural chamada Kairos e os guias são muito competentes. Apesar dos estresses provocados pelas reclamações quanto às fotos, a visita foi boa e a guia estava sempre pronta a responder às perguntas dos visitantes.

  • Valor do ingresso: 8 euros
  • Horários: – De novembro a fevereiro, aberta de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30. De março a outubro, todos os dias, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
  • Durante o verão há também datas dedicadas à visita noturna e teatralizada das catacumbas. Uma mistura perfeita de arqueologia, história, teatro e música. Para saber mais, acompanhe as publicações da Kairos no Facebook.
  • As explicações são dadas em italiano e em inglês.

Catacumbas de Siracusa - San Giovanni

Como chegar

As Catacumbas de San Giovanni distam quase 2km das pontes de Ortigia e ficam perto do Santuário Madonna delle Lacrime (aquela igreja em forma de cone). Se você está hospedado em um hotel de Ortigia e não quiser ir a pé, é só pegar um dos minibus Siracusa d’Amare (linha vermelha). Clique AQUI para ver o mapa com as paradas. Por lá também passa o ônibus vermelho “hop on hop off”.

  • Endereço: Largo San Marciano, 3.

 

 

 

ASICILIA5

Veja Também

Foto: Reprodução

Calendário de Representações Clássicas no Teatro Grego de Siracusa

Atualizado em 22/04/2019 Todos os anos, no Teatro Grego de Siracusa, acontece o ciclo de …

Comente!