Logo

Scopello

Riserva dello Zingaro e Scopello: um passeio pelas belezas naturais da Sicília

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

A Riserva dello Zingaro, uma reserva ambiental localizada no noroeste da Sicília, exatamente entre Scopello e San Vito Lo Capo, é um dos lugares mais bonitos da ilha. Um percurso que, seja feito por terra, seja feito por mar, é de deixar qualquer um de queixo caído.

A reserva se estende por cerca de 7km, em uma área de pouco mais de 4.000 héctares. Um cantinho da Sicília ainda íntegro e onde o acesso é controlado e limitado para que nada possa destruir um dos trechos de litoral mais sugestivos da área do Mediterrâneo.

 

Riserva dello Zingaro: o percurso a pé

Quem decide ir à Riserva dello Zingaro via terra deve escolher entre as duas entradas: a do lado sul, próximo a Scopello (aquela para quem vem de Palermo) e a do lado norte, no caso de quem vem de San Vito Lo Capo. Em ambas as entradas há um amplo estacionamento e uma bilheteria. Para entrar na reserva é necessário pagar um ingresso do valor de 5 euros (crianças até 14 anos pagam 3 euros). De lá, é só seguir as trilhas sinalizadas que levam a cada uma das praias da reserva.

Nos 7km de comprimento da reserva há bem 7 pequenas enseadas (chamadas cala), umas mais fáceis e outras de acesso mais difícil. Para ir de uma ponta à outra da reserva é necessário caminhar cerca de 2h, entre vegetação mediterrânea, subidas e descidas, sem contar as paradas!

Mapa da Riserva dello ZingaroCala Tonnarella dell’Uzzo, Torre dell’Uzzo, Cala Marinella, Cala Berretta, Cala della Disa, Punta Leone,  Cala del Varo, Cala della Capreria. Eu queria conhecer todas, mas não tinha nem tempo e nem pique para isso. Foi por isso que decidi fazer um passeio de barco saindo de San Vito Lo Capo e assim pude conhecer todas as prainhas em um único dia.

 

Passeio de barco pela Riserva dello Zingaro

Durante o planejamento do meu roteiro em Castellammare del Golfo e San Vito Lo Capo encontrei várias agências que ofereciam este tipo de passeio, saindo tanto de uma cidade quanto da outra. Depois de muito pesquisar e ver as avaliações, decidi optar pela Hippocampus, que oferecia um passeio em um barco pequeno (capacidade máxima para 12 pessoas) – coisa que eu preferia – e só tinha avaliações excelentes no TripAdvisor. Há outras agências, porém com barcos bem maiores e as fotos me davam a impressão de algo desorganizado, meio baderna. A minha era uma viagem de casal e eu queria mesmo um passeio tranquilo.

Logo que o passeio começou me dei conta que não poderia ter escolhido um modo melhor para conhecer a Riserva dello Zingaro. O litoral é montanhoso e em algumas enseadas só é possível chegar de barco (ou descendo despenhadeiro abaixo!).

Ao passarmos por cada uma das cala, nossa guia, Susan, nos informava o nome e contava algumas curiosidades sobre o lugar. Isso tornava o passeio ainda mais interessante.

Riserva dello Zingaro

 

As praias da Riserva dello Zingaro

Cala Tonnarella dell’Uzzo

A primeira praia para quem entra na Riserva dello Zingaro vindo de San Vito Lo Capo. É tranquilamente acessível via terra e para chegar lá basta caminhar cerca de 10 minutos. É uma praia de pedrinhas bem pequenininhas. A foto abaixo está de longe, portanto não dá para ver bem, mas na praia havia várias crianças.

Riserva dello Zingaro - Cala Tonnarella dell'Uzzo

Primeira praia avistada: Cala Tonnarella dell’Uzzo

 

Cala Torre dell’Uzzo

Pouco depois da Tonnarella dell’Uzzo fica a Torre dell’Uzzo, uma prainha de areia fina e branca que estava vazia. Li que o mar ali é um pouquinho mais agitado do que na Tonnarella dell’Uzzo por causa das correntes marinhas.

Riserva dello Zingaro - Cala Torre dell'Uzzo

Cala Torre dell’Uzzo

 

Cala Marinella

Nossa guia dos informou que é uma das enseadas com percurso mais difícil, sendo necessário caminhar cerca de 1h para chegar lá. Além disso, há um paredão rochoso que leva diretamente ao mar e por este motivo não é aconselhável ir com crianças.

Riserva dello Zingaro - Cala Torre dell'Uzzo

Foi justamente na Cala Marinella que paramos para o primeiro banho. E que banho! Um paraíso de águas com tons de turquesa e marinho, perfeitas para fazer snorkeling.

A propósito de snorkeling, o barco era equipado com máscaras e pés de pato e, durante a parada, quem quisesse podia dar uns mergulhos para ver o fundo do mar. Eu fiquei tranquila com meu espaguete de isopor, morta de medo de ser queimada por uma água-viva. Tinha várias!

Riserva dello Zingaro - Cala Torre dell'Uzzo

Eu e meu espaguete.

 

Cala Beretta e Cala della Disa

As Cala Beretta de della Disa ficam pertinho uma da outra. A Cala della Disa é uma das maiores enseadas da Riserva dello Zingaro, portanto também uma das mais frequentadas. Ambas são perfeitas para fazer snorkeling já que têm um fundo repleto de peixinhos (que chegam quase à beira da praia) e vegetação marinha.

Riserva dello Zingaro - Cala Marinella

A Cala Beretta vista do barco.

Riserva dello Zingaro - Cala della Disa

Cala della Disa

 

Cala Capreria

A mais próxima da entrada sul, lado Scopello, e por isso também muito frequentada.

Riserva dello Zingaro

Cala Capreria vista do barco

 

A praia de Scopello

Scopello mereceria um post à parte, então não vou entrar em detalhes. Visitei uma das paisagens mais fotografadas da Sicília via mar e devo dizer que o faria outras mil vezes. É muito  melhor que por terra. Explico.

A praia de Scopello se encontra dentro de uma propriedade privada e, por isso, para entrar lá, é necessário pagar um ingresso de € 3,50, não sendo possível fotografar ou filmar (eles alegam que é para garantir a privacidade dos hóspedes do hotel que domina a paisagem).

O hotel da Tonnara di Scopello.

O hotel da Tonnara di Scopello.

Scopello

Um dos cartões postais mais famosos da Sicília.

Eu, do meu barquinho, tirei todas as fotos que quis, sem ser importunada. Se você pretende ir a Scopello com sua máquina fotográfica, prepare-se para o controle dos vigilantes!

A praia de Scopello

Os farelhões (faraglioni) de Scopello vistos do mar.

O mar de Scopello é lindíssimo, límpido e transparente, de um azul profundíssimo. A presença de inúmeras rochas tornam o fundo do mar muito variado, perfeito para fazer snorkeling.

Scopello

O profundo azul de Scopello e seus peixinhos gulosos. Jogamos no mar um pouco de ração para peixes, devoradas em segundos!

 

Sobre o passeio de barco com a Hippocampus

Susan e Mauro são os proprietários da Hippocampus. Susan é inglesa e Mauro italiano, ambos de uma grande simpatia. O passeio da Hippocampus tem a duração de 4h, com saída de San Vito Lo Capo, passando pela Reserva dello Zingaro até Scopello. Eu reservei por e-mail uma semana antes e o pagamento foi feito em dinheiro no final do passeio.

O passeio custou 30 euros por pessoa e eu não precisei levar nada. Foi oferecido um lanchinho com biscoitos e doces típicos na pausa para o primeiro banho e um aperitivo reforçado, regado com muito vinho, na pausa para o segundo banho em Scopello.

Alguns dos pesticos que pudemos devorar. Para nós serviu como almoço porque dava para comer até ficar satisfeito!

Alguns dos petiscos que pudemos devorar. Para nós serviu como almoço porque dava para comer até ficar satisfeito!

Durante a alta temporada, é bom reservar com mais de uma semana de antecedência porque o barco é pequeno e eles são muito procurados!

 

Outras dicas para quem quiser visitar a Riserva dello Zingaro

  • Dá para chegar à Riserva dello Zingaro com transporte público, porém só há ônibus a partir de Castellammare del Golfo (empresa Russo Autoservizi). É possível ir de Palermo a Castellammare com a mesma empresa. Consulte o site deles para saber os horários e tarifas.
  • Se você pretende conhecer a reserva a pé, vá com calçados adequados para caminhadas, como um tênis, por exemplo. E leve bastante água e lanches!
  • Há passeios de barco para a Riserva dello Zingaro também saindo de Castellammare del Golfo.

 

 

Reserve já seu hotel nas proximidades da Riserva dello Zingaro!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

4 Comentários

  1. Patrícia,se uma família ( casal, 2 meninos 10 e 15 anos) que não tem todo tempo do mundo para ficar na Sicília tiver que optar entre Favignana e Riserva Dello Zingaro para um relaxamento fim de férias, o que vc sugere?

    • Olá Carolina!

      Para relaxamento, eu diria Favignana. A Riserva dello Zingaro é uma reserva ambiental e para chegar a algumas praias é preciso caminhar, e muito! Além disso, não há serviços, você tem que levar tudo. Já em Favignana há praias com serviço de bar, espreguiçadeiras e guarda-sóis, talvez seja uma opção melhor para você que está com uma criança.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Oi..vc pode me dar dica de restaurantes e hotéis em Messina…para mim e meu esposo.

    Até mais.

Comente!

Veja mais