Trens na Sicília

Trens na Sicília: informações úteis e outras coisinhas mais

Atualizado em

Os trens na Sicília não têm o mesmo nível daqueles do resto da Itália e é bem importante ter isso em mente quando se decide usá-los como meio de transporte principal aqui na ilha. Mesmo assim, existem alguns trechos em que os trens são bons e funcionam corretamente, como em (quase) todo país civilizado. 🙂

Foi para esclarecer quando convém e quando não convém pegar trens na Sicília para se locomover entre uma cidade e outra da ilha, que decidi escrever esse texto. Vou enumerar as linhas que melhor funcionam e dar algumas dicas para que a sua viagem pelos trilhos da Sicília ocorra sem problemas.


Seguros Promo

Tipos de trens que circulam na Sicília

Aqui na Sicília não há trens de alta velocidade (triste!). Nada de Italo ou Freccia Rossa, a gente tem que se contentar dos trens regionais (Regionale e Regionale Veloce) ou no máximo de um Intercity (que custa mais caro e é tão lento quanto o Regionale Veloce).

 

Regionale e Regionale Veloce

O trem mais rápido que circula dentro da Sicília é o chamado Regionale Veloce. Assim, quando for comprar uma passagem, tente sempre se organizar para pegar o Regionale Veloce, que é um trem não só mais rápido que o Regionale, mas também mais novo. Digamos que é aquele “melhorzinho”.

Trem Sicília
Trens na Sicília : um trem Regionale indo de Messina a Catania.

Aqui na Sicília há também alguns trens Regionale que são de mil novecentos e bolinha… movidos a óleo diesel e com marcha, um horror. Tente evitá-los (como? na hora de comprar veja o que vai mais lento e descarte-o).

O Regionale e o Regionale Veloce são, como o nome já diz, trens regionais, ou seja, eles circulam somente dentro da Sicília.

 

Intercity

Os trens Intercity são aqueles que vão da Sicília ao resto da Itália. Com os cortes do governo, os trens Intercity na Sicília foram reduzidos ao mínimo e atualmente existem somente duas linhas, cada uma com dois horários por dia: a Palermo-Roma e a Catânia-Roma, e cada uma delas tem um trem diurno e um trem noturno, chamado Intercitynotte. Leia AQUI o que escrevi sobre os trens noturnos na Sicília.

treno
O trem Intercity

 

O trem da ferrovia Circumetnea

Há uma ferrovia que praticamente dá a volta no vulcão Etna. É a chamada Circumetnea, criada no final do século XIX para conectar as cidadezinhas nas encostas do vulcão a Catania. Hoje em dia, mais que um serviço de transporte para os habitantes a região, acabou de tornando um passeio para os turistas (que eu fiz e já contei AQUI).

Viagem de trem ao redor do Etna
O trem da Circumetnea parado na estação de Randazzo.

 

Trens na Sicília: os trechos que são eficientes

  • Agrigento-Palermo e vice-versa;
  • Catânia-Taormina-Messina (cidades localizadas na costa leste da Sicília em geral);
  • Catânia-Palermo e vice-versa;
  • Catânia-Siracusa e vice-versa*
  • Palermo-Cefalù e vice-versa
  • Siracusa-Modica e vice-versa
  • Siracusa-Noto e vice-versa
  • Taormina-Siracusa e vice-versa

Os trechos que não aconselho fazer de trem

  • Catânia-Agrigento e vice-versa (o trem dá quase a volta na Sicília!);
  • Catânia – Ragusa e Modica (de ônibus você chega bem antes e paga muito menos);
  • Palermo-Trapani e vice-versa;
  • Palermo-Catânia via Messina e vice-versa;

 

Quando, como e onde comprar os bilhetes de trem

  • Nas bilheterias tradicionais localizadas nas estações (prepare seu vocabulário de italiano, porque a probabilidade de você encontrar um funcionário que não fale inglês, principalmente nas cidades menos turísticas, é alta);
  • Nas máquinas automáticas, onde você pode escolher a língua (tem italiano, inglês, alemão, francês e espanhol);
  • Nos bares localizados em cada estação;
  • Pela Internet, nos sites da Trenitalia (em italiano) e da Rail Europe (em português).

No caso dos trens que circulam dentro da Sicília, não é necessário comprar os bilhetes com antecedência, pode deixar para comprar no dia, diretamente na estação.

Mas se você é aquele tipo de viajante que prefere já viajar com todas as passagens compradas ou fica inseguro em deixar para comprar na estação, seja porque não fala a língua ou porque tem medo de chegar atrasado e perder o trem, uma ótima solução pode ser comprar os bilhetes pelo site da RailEurope. É todo em português e você paga em Real. Clique AQUI para saber mais.

Obs: Não é coisa rara encontrar em uma estação ferroviária da Sicília as bilheterias fechadas e nenhuma máquina funcionante. O que fazer nesses casos? Felizmente, como o italiano “morre” se não tomar seu espresso, os bares das estações estão sempre abertos. Quando você não encontrar bilheterias abertas para comprar suas passagens, dirija-se ao bar da estação e o compre lá. O preço é o mesmo.

 

Informações importantes

  • NUNCA se esqueça de timbrar os bilhetes nas máquinas antes de entrar no trem. Um bilhete não timbrado não tem validade. A única exceção são para os bilhetes comprados pela internet, eles já são emitidos validados e você não precisa fazer nada. A multa para quem viaja com um bilhete não validado, vai de 50 euros (se paga no momento) a 200 euros.
Trens na Sicília
Veja como validar seu bilhete.
  • Caso não encontre uma maquininha para validar seu bilhete (às vezes, na pressa, não dá nem tempo), ao subir no trem procure imediatamente um fiscal (em italiano, controllore), mostre seu bilhete e fale que não conseguiu validá-lo. Para quem não fala italiano, aqui vai uma ajudinha: “non sono riuscito a convalidare il mio biglietto” (não consegui timbrar o meu bilhete).
  • Em nenhum dos trens que circulam na Sicília há vagão restaurante. Então, se for fazer uma viagem um pouco mais longa, leve um lanchinho e água.

 

Estações da Sicília onde há guarda-volumes

 

  • Estação de Palermo Centrale
 Valor por mala: € 6,00 pelas primeiras 5 horas. Horário de funcionamento: das 8 às 20h.
  •  Estação de Taormina-Giardini

Não há esse serviço dentro da estação de Taormina, mas quem oferece é o B&B Sottocoperta que fica quase na frente (mesma rua, no nº 70). Valor por mala: € 5,00 o dia todo

 

ASICILIA5

Veja Também

aeroporto de palermo

Aeroporto de Palermo: como chegar, sair e outras dicas

Atualizado em 18/10/2019 O Aeroporto de Palermo, ou melhor, Aeroporto Internazionale Falcone e Borsellino di …

40 comentários

  1. Olá Patrícia!
    Suas dicas são muito boas, claras e objetivas.
    Estive vendo como ir de Siracusa para Palermo, agora em setembro e notei que o ônibus é melhor opção que o trem. Mais rápido e mais barato… É isso mesmo?!
    Obrigada.

    • Patricia Kalil

      Oi Elisabete!

      Fico feliz que tenha gostado das dicas.
      É exatamente isso, é melhor se locomover entre Siracusa e Palermo de ônibus! Ultimamente os trens neste trecho estão até mais lentos, por causa de obras na ferrovia, então se for usar transporte público, opte pelo ônibus mesmo.

      Um abraço,

      Patricia

      • Muito obrigada pelo retorno, Patrícia.
        Só mais uma coisinha… A questão das bagagens no ônibus.
        No site da BusCenter há uma informação de limite de bagagem, sendo uma mala de 20Kg e uma bagagem de mão de 5Kg, por pessoa. Só não informam valores para o caso de passar um pouco do peso ou levar uma mala a mais. Eles são muito rigorosos com esse tipo de restrição? Porque levarei uma mala média de +/- 20Kg e outra pequena de +/- 10Kg.
        Obrigada, bjos…

        • Patricia Kalil

          Oi Elisabete, essas restrições são mais para o transporte entre as regiões da Itália. No caso dos ônibus interurbanos, muitas vezes os motoristas nem olham! Na verdade, não há nem mesmo recibo de bagagem, cada um põe a própria mala no bagageiro do ônibus e a retira, não tem controle.
          Acredito que você não terá problema algum.

          Um abraço,

          Patricia

        • Oi Patrícia!
          Estarei saindo de Siracusa para Palermo… Nesse caso, é entre regiões né?! Melhor rever a bagagem, o que será praticamente impossível reduzir, ou então encarar o trem mesmo. Rsrsrs…
          Obrigada, grande abraço! \O/

          • Patricia Kalil

            Oi Elisabete,

            Desculpa, não fui clara. Quando digo “entre regiões”, quis dizer entre as regiões da Itália. A Itália é dividida em regiões, seria como se fossem os estados.
            De Siracusa para Palermo é um ônibus interurbano mesmom que circula dentro da região Sicilia. Acredito que você não terá problema algum com a bagagem, pq eu nunca vi motorista pesar bagagem nenhuma.
            Mas se você reduzir o peso da babagem de mão ou trocá-la por uma mochila, só facilita a sua vida, porque é muito pesado ficar arrastando mala.

            Um abraço,

            Patricia

          • Ufa! Mais aliviada então!
            Vou de ônibus mesmo.
            Valeu muito pela ajuda Patricia. Super abraço!
            😉

  2. Ola, estou planejando uma viagem pela Sicilia e quero tentar a ilha toda, quero dizer, o maximo possivel em dez dias.
    Alugando um carro e me precavendo e estacionando antes em locais mais complicados etc, vc acha que seria razoavelmente possivel?Mto obrigada.

  3. Olá Patrícia. Novamente uma dúvida. Tem ônibus que faz aeroporto de Trapani Birgi ate o centro/Porto? Nas pesquisas encontro o inverso. Do Centro para aeroporto.
    Aguardo retorno. Obrigada. E sobre comprar passagem na hora, corro o risco de ficar sem? Muito obrigada

  4. Rosaura Adiala Rosa

    Olá Patricia, em setembro vamos à Sicilia, vindos da Costa Almafitana, de carro. Nossa base será Taormina. Apos iremos a Palermo. O que é melhor, ir de carro de Taormina para Palermo ou de trem? Um abraço. Rosaura
    .

    • Patricia Kalil

      Olá Rosaura,

      Se você vai estar de carro já, eu aconselho ir a Palermo de carro também. É que a viagem de trem é mais lenta e não tem trem direto. Por isso, gasta-se quase duas horas a mais do que se você for de carro.
      No entanto, dentro de Palermo, o ideal é deixar o carro no estacionamento do hotel e fazer os passeios a pé.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Olá Patrícia, adorei seu blog! Dicas incríveis.
    Farei o deslocamento de Catânia para Agrigento e queria muito ir de Agrigento para Marzamemi. Tem ônibus ou trem que faça esse trajeto?
    Outra coisa, você saberia informar se em Siracusa tem guarda-volume?

    Muito obrigada

    • Patricia Kalil

      Oi Renata,

      Acabei de te enviar orçamento de transfer.
      Infelizmente não tem ônibus de Agrigento para Siracusa, muito menos para Marzamemi. Uma possível solução seria ir de Agrigento a Catania, descer no aeroporto, e de lá pegar outro ônibus para Marzamemi. O problema é que só tem 3 horários por dia de ônibus. Veja se coincide com o horário de chegada do ônibus de Agrigento: http://www.interbus.it/Home.aspx
      Marzamemi é um lugar para ir de carro, pois são poucas as opções de transporte público. Além disso, você escolheu um dos piores trechos para se fazer de transporte público, por causa da carência de transporte. Para ir a Marzamemi seria melhor se você estivesse em Siracusa, no máximo em Catania.
      Ao lado da estação de Siracusa tem um bar que oferece um serviço de guarda-volumes, porque na estação mesmo não tem.

      Um abraço,

      Patricia

  6. Ola Patricia! Muito boas suas explicações e dicas. Por favor, preciso ir de Palermo a Taormina. Não encontrei nenhuma informação na internet, sabe me dizer se há esse trajeto por trem? Obrigada

    • Patricia Kalil

      Olá Andrea,

      Não há trens diretos, você vai ter que fazer conexão em Messina ou em Catania, mas dá para ir de Palermo a Taormina de trem, sim.
      Na hora da compra, você coloca Palermo – Taormina e vão aparecer todas as combinações possíveis.

      Um abraço,

      patricia

  7. Sergio Coelho

    Patricia td bem, eu me minha esposa estaremos no inicio de junho na Sicília e de Catania vamos passar 3 dias em Malta. A passagem aéria é barata se não levarmos malas. Tem guarda volume no aeroporto de Catania ou próximo do aeroporto?
    Abs
    Sergio

    • Patricia Kalil

      Olá Sergio,
      Infelizmente não há guarda volume no aeroporto de Catania, só conheço um no centro histórico, esse aqui: http://atripical.it/it/deposito-bagagli-catania/

      Um abraço,
      Patricia

      • Olá Patricia estamos chegando hoje em Palermo e queremos ir á Taormina, qual transporte que nos indica por favor?

        • Patricia Kalil

          Olá Tania,
          De Palermo a Taormina não há transporte direto, então indico o trem, mas vai ter troca em Catania ou Messina. Outra opção é o ônibus de Palermo a Catania, pegando outro para Taormina.
          Pelo menos de trem você compra uma passagem só. Mas uma pergunta, não é bate e volta né? Porque é uma viagem de 4h.
          Enfim, se prefere algo mais confortável, temos serviço de transfer privativo.

          Um abraço,

          Patricia Kalil

  8. Qual o problema em messina? estava pensando em ir de palermo para taromina, e esse trajeto passa por messina? se puder me ajudar, agradeço.

    • Patricia Kalil

      Olá Amalia,

      Não há nenhum problema com Messina. O que eu não aconselho é que quem tenha que ir para Catania pegue o trem via Messina, porque a viagem vai ser bem mais longa.
      No seu caso, visto que você está indo para Taormina, pode pegar este trem sem problemas!

      Um abraço,

      Patricia

  9. Boa noite. Estou planejando uma viagem de bike pela Sicília. Gostaria de saber se posso transportar bike nos trens entre Palermo-Agriento e Catânia-Palermo. Obrigado. Parabéns pelo site

  10. Oi Patricia! No dia 14/08/17 quero fazer o trecho Siracusa/Taormina de trem mas na trenitalia só da resultados com 1 mudança, não há diretos? Encontrei no site Rail Europe, um Train Eurocites 3856 que é direto, mas não deveria também aparecer na Trenitalia? Obrigada!

    • Patricia Kalil

      Olá Cris,

      Neste verão estão acontecendo algumas obras na ferrovia entre Catania e Siracusa, por isso este trecho foi substituído por um serviço de ônibus. É por este motivo que não estão aparecendo trens diretos na data que você precisa. Infelizmente é meio chatinho não ter o transporte direto, mas é o único jeito.
      Certamente o RailEurope ainda não atualizou o site, mas realmente não há trens diretos até o início de setembro.

      Um abraço,

      Patricia

  11. DENISE MARIA GONZAGA GORGA

    Patrícia, não dirijo, vou viajar sozinha e pretendo fazer a volta na ilha, percorrendo pequenas distâncias de cada vez. Pretendo ter uma mala pequena, mas isso é incontrolável pra mim… rsrsrsrs
    O que você me recomenda?????
    Obrigada, Denise

    • Patricia Kalil

      Olá Denise,

      Dar a volta na Sicília com transporte público é, sim, possível, mas o que eu te recomendo é que você planeje muito bem todos os deslocamentos, certificando-se que o trajeto que você quer fazer realmente seja viável, observando também os horários dos transportes.

      Outra coisa, às vezes é melhor fazer determinados deslocamentos de ônibus, então um post que pode ser útil também é este aqui: Ônibus na Sicília: principais linhas interurbanas

      Um abraço,

      Patricia

  12. Ricardo Fabião

    Oi, Patrícia…

    Primeiramente, seu blog é muito bom. Estamos pensando em ir à Sicília. Reservamos uns 9 a 10 dias para essa aventura. Preciso saber se existe um trem ou ônibus entre Catânia e Siracura, e, se possível, saber o valor. Pensamos em dividir assim o nosso roteiro: 2 dias em Palermo, 1 dia em Agrigento, 2 dias em Taormina, 2 dias em Catânia e 2 dias em Siracusa. O que voce acha? Você poderia nos dar uma dica de onde poderíamos passar o décimo dia? Ou aumentaríamos a estada em uma das cidades mencionadas. Abraço. E agradecemos desde já.

    Ricardo

  13. Entendi, muito obrigada pela ajuda. Só mais uma dúvida, o ônibus que a empresa disponibiliza para ir de Pozzallo a Catânia sai do mesmo lugar em que o ferry desembarca e com horário próximo, ou ainda esperam algum tempo para o ônibus sair?

  14. Oii, parabéns pelo site, tem muitas informações legais pra quem pretende conhecer a Sicília.
    Estarei em Malta entre abril e maio para um intercâmbio e estou planejando visitar a Catânia. Vi em um post seu que o trajeto de ferry leva menos de 2 horas, mas procurando em sites achei o percurso feito em quase 5 horas, com uma parada em Pozzallo antes. Você sabe me informar se existe um trajeto direto entre Malta e Catânia e se realmente há algum percurso feito em menor tempo? E você acha possível ir e voltar em um mesmo dia? Considerando o que eu gostaria de conhecer e ver na cidade, um dia seria o suficiente, mas queria saber se é mesmo viável por conta da viagem e horários.
    Outra coisinha: Você sabe me dizer qual a duração do transporte entre a Catânia e Roma? 🙂

    • Patricia Kalil

      Oi Luana!

      Quando falei que a viagem de ferry de Malta para a Sicília durava cerca de 2h, me referia sempre ao trajeto La Valetta – Pozzallo, porque não existe outro. Quando você vai no site da companhia de navegação, a Virtu Ferries, e coloca lá Pozzallo-Catania, o trajeto será feito de ferry até Pozzallo e depois eles disponibilizam um ônibus que já tá incluído no valor da tarifa. O único modo de ir diretamente de Malta para Catania é de avião, que dura 50 minutos, e tá tudo explicadinho aqui: Como ir de Malta para a Sicília

      Na minha opinião não vale a pena vir para Catania e passar somente um dia, primeiro porque tem tem bastante coisas para ver, não só na cidade, mas nos seus arredores (Taormina e o Etna, por exemplo). Se você pudesse passar pelo menos um fim de semana, seria melhor ainda. Tem também o fato dos custos, porque as passagens não são assim tão baratas.

      Em relação ao transporte, que tipo de transporte? Carro, trem, ônibus, avião? 😀 Eu escrevi sobre todos os modos de ir de Roma para a Sicília (e vice-versa) aqui neste post: Como ir de Roma para a Sicília. PS: Te aconselho a fazer essa viagem de avião, porque dura somente 1h e é fácil encontrar passagem barata!

      Um abraço,

      Patricia

  15. Lucas Monteiro da Silva

    Obrigado pela dica de Noto, Patricia!

    Realmente, olhei os horários de trens no site da TrenItalia e o problema do trajeto SIRACUSA-MODICA são os horários de volta de Modica para Siracsa, que quase não existem…
    Para voltar de Modica à Siracusa, não há um unico horário à tarde! O unico horário que existe é às 19:38 (que chega em Siracusa as 21:15)!! rs

    Bem que eles poderiam colocar um trenzinho final da tarde ne? por volta de 17:00~18:00. hahaha

    Abraço!

  16. Lucas Monteiro da Silva

    Magnífico o post Patrícia!

    Em janeiro pretendemos chegar à Siracusa vindo de trem noturno por Nápoles.
    Acho que até janeiro essa obra no trecho Catania-Siracusa já estará concluida, ne? rs

    Ficaremos 3 dias em Siracusa e talvez vc possa me dar alguns conselhos…

    – É viável um bate e volta p/ Taormina indo pela manha e voltando final da tarde/inicio da noite?
    – Para ir de Siracusa à Modica, onibus é o meio mais eficiente para quem não está de carro ? (cogitamos um bate e volta em Modica se nao ficar muito corrido)

    Muito obrigado e parabéns pelo belíssimo trabalho com o blog!

    • Patricia Kalil

      Oi Lucas,

      Obra aqui na Itália é igual (ou até pior) do que no Brasil: a gente sabe quando começa, mas não sabe quando termina… rsrsrs
      Mas acredito que já terá terminado sim, até porque tá uma briga danada por causa dos transtornos para a população e principalmente para os turistas.

      Respondendo às suas perguntas:

      – É viável um bate e volta p/ Taormina indo pela manha e voltando final da tarde/inicio da noite?

      R: Sim, é um pouco corrido, mas é viável.

      – Para ir de Siracusa à Modica, onibus é o meio mais eficiente para quem não está de carro?

      R: Coisinha complicada é ir de Siracusa a Modica de transporte público. É um daqueles casos em que a viagem de trem dura menos do que a de ônibus (dura 1h menos!), porém os horários não são o máximo porque não há muitas opções. Se você estivesse em Catania, aí sim de ônibus seria melhor. Se posso dar um conselho, tente substituir Modica por Noto. Noto é lindíssima também e dista só 30min de Siracusa.

      Um abraço,

      Patricia

      • Olá Patricia. Vou em abril para Sicília. Após Veneza.
        Minha ideia é pegar trem de Trapani a Palermo. E seguir a Veneza. Vôo mais em conta do que sair direto de Trapani. Alguma recomendação? Vale a pena ecomizar nesse trecho é ir de trem? O trem chega em que parte de Palermo? Perto do aeroporto?. Obrigada

Comente!