Praia em Palermo: Mondello, o amor dos palermitanos

Atualizado em

Mondello é a maior e mais famosa praia de Palermo. É uma praia de areia fina e clara e um mar (quase sempre) limpidíssimo!

É a paixão do povo de Palermo, uma vez a maior parte das pessoas tem sempre uma recordação especial ligada à praia. Quando os expatriados voltam à cidade, não deixam de dar um pulinho em Mondello, e certamente quando veem a praia sendo mostrada na tv, cheia de banhistas em um atípico dia de inverno, se enchem de orgulho. Mondello e os palermitanos é um caso de amor verdadeiro!

O golfo de Mondello visto do alto.
O golfo de Mondello visto do alto. Foto: WikiCommons

Situada em um golfo delimitado pelo Monte Pellegrino e pelo monte Gallo, Mondello – que dista cerca de 11km de Palermo – antigamente era uma vila de pescadores desenvolvida ao redor de uma tonnara (o lugar para onde eram levados e tratados os atuns). O resto era pântano. Foi só no início do século XX que a zona começou a se desenvolver e a se tornar um lugar de veraneio para a alta sociedade da época. Isto pode ser notado através do grande número de mansões em estilo Art Noveau (liberty) presentes na área. Aliás, esses casarões são uma atração à parte!

Esse amor dos palermitanos por Mondello é compreensível. Veja só este video que fiz na minha última ida a Mondello, em um dia ensolarado no final de março. Era baixa temporada…

O mar de #Mondello ( Palermo) hoje ♥

Un video pubblicato da Descobrindo a Sicília (@descobrindoasicilia) in data:

 

O “Antico Stabilimento Balneare”

Vocês já devem ter notado nas fotografias de Mondello um edifício construído sobre o mar. Trata-se do Antico Stabilimento Balneare di Mondello, para os íntimos simplesmente “Charleston”, projetado pelo arquiteto belga Rudolf Stualker e inaugurado em 1912.

O estabelecimento, único no seu gênero, representa uma das obras arquitetônicas em estilo Art Nouveau mais bonitas da Europa. Lá dentro havia um elegantíssimo salão de festas e  310 cabines de cimento, dotadas de ducha e escadas para descer até o mar. Durante a II Guerra, serviu de “quartel” primeiro para as tropas alemãs, depois para as dos Aliados, e por muitos anos caiu em decadência.

Praia em Palermo: Mondello
A entrada do Antico Stabilimento Balneare
praia em mondello
O Charleston visto da praia.

Em 1995 o Charleston foi totalmente restaurado e hoje, mais de 100 anos depois, continua sendo o símbolo de Mondello. Lá há inclusive um requintado restaurante, o Alle Terrazze.

 

A praia de Mondello em si

Como falei anteriormente, Mondello é uma praia de areia fina, mar transparente e calmo, o que faz dela uma ótima praia para quem está com crianças. Inclusive, em 2016, ela ganhou a bandeira verde dos Pediatras Italianos (veja aqui). É linda, comparada muitas vezes às praias do Caribe, quase sempre um paraíso, EXCETO nos meses de Julho e Agosto. Aliás, principalmente em Agosto, pior ainda nos finais de semana.

Praia em Palermo: Mondello
O mar de Mondello em um dia ensolarado… na baixa temporada! 🙂

Esse paraíso de águas cristalinas, durante a alta temporada, é invadida por uma multidão. Turistas, nativos, vendedores ambulantes, fica difícil encontrar um lugar na areia. Além disso, a água fica com uma cor estranha, as pessoas deixam muita sujeira na areia, enfim, eu não recomendo a ninguém ir a Mondello em um domingo de Agosto, não mesmo.

Outra coisa: se você estiver procurando uma praia tranquila e silenciosa, nem vá a Mondello. Ela é uma praia ótima para curtir os bares com os amigos, paquerar e para quem não tem muita frescura. É para quem gosta de muvuca!

Não parece, mas é a mesma praia: Esta é Mondello no verão.
Não parece, mas é a mesma praia: Esta é Mondello no verão. Vejam só a diferença na cor da água.

Assim como grande parte das praias da Itália, Mondello também é dividida por áreas “livres” e “particulares”. Na parte livre, você verá as pessoas com suas próprias cadeiras de praia, guarda-sóis e toalhas estendidas no chão. Nas áreas privativas, delimitadas por uma cerquinha de madeira, se encontram os estabelecimentos chamados “lido”, aqueles onde pagando um determinado valor, você pode aluga espreguiçadeiras, guarda-sol e tem acesso aos serviços de bar.

Outra coisa desagradável de Mondello no verão é que uma parte da praia também fica ocupada por cabines de madeira e isso reduz drasticamente o espaço livre na areia (subam até o início do post e vejam a diferença enorme entre Mondello no verão e nas outras estações do ano).

Em Mondello há três lidos: o Lido Sirenetta, o Lido Valdesi e o Lido Stabilimento.

  • Lido Sirenetta: é aquele mais frequentado pelas famílias com crianças. Fica pertinho da parada dos ônibus que vêm do centro de Palermo;
  • Lido Valdesi: é frequentado por jovens, casais e famílias com adolescentes. O bar oferece happy hour e música ao vivo à noite. É um lido também muito frequentado por vips e celebridades.  
  • Lido Stabilimento: é aquele que fica mais perto do Antico Stabilimento Balneare (daí o nome do lido). É frequentado por um público mais adulto e seletivo. Fica próximo a amplos estacionamentos públicos e particulares.

Para vocês terem uma ideia dos preços dos Lidos, o valor para duas pessoas, de junho a agosto, é 22 euros (dá direito a duas espreguiçadeiras, um guarda-sol e uso do vestiário). Em maio e setembro o valor diminui (de segunda a sexta duas pessoas pagam 16 euros. Nos finais de semana, 20 euros). Veja todos os detalhes dos lidos AQUI.

Recentemente, criaram uma opção intermediária, que vale para quem não quer arcar com o custo de um dia em um lido, mas também não quer ficar na praia livre. É a Costa Picca (“custa pouco” em dialeto siciliano). Pagando 4 euros, a pessoa pode entrar com a própria cadeira/guarda-sol e tem direito a usar a ducha, o banheiro e a um armário para guardar as próprias coisas.

Praias da Sicília: Mondello, Palermo
É nesse espaço na areia que ficam as espreguiçadeiras do Lido Stabilimento. Tirei essa foto no mês de abril, ainda na baixa temporada.

 Em poucas palavras…

  • Mondello é uma boa praia para paquerar e se divertir;
  • É uma praia para quem não tem problema em sentir o “calor humano” na parte gratuita ou não se importa em pagar pelos serviços dos lidos;
  • De maio a setembro NÃO é uma praia para quem busca tranquilidade.

 

Onde se hospedar em Mondello

Em Mondello não há hotéis de alto nível ou um bom resort pé na areia, como seria de se esperar em uma praia tão famosa. Mesmo os hotéis teoricamente de 4 estrelas, não têm uma boa reputação no Booking ou no Trip Advisor. Assim, se você pretende se hospedar em Mondello, a melhor solução é procurar um B&B (cama e café) ou um apartamento para temporada.

As minhas dicas são os seguintes:

  • B&B Mondello Holiday – Um B&B de somente 2 quartos, localizado a 10 minutos a pé da praia. Tem a maior nota do Booking segundo as avaliações dos hóspedes.
  • Il Glicine sul Golfo – Um B&B com três quartos disponíveis e uma incrível vista para o mar. Também muito bem cotado no Booking e no TripAdvisor.
  • La Torretta – Requintado apartamento com vista para o mar e localizado a cerca de 140m da praia. Acomoda até duas pessoas e .
  • Case d’a Mare Mondello – Apartamentos com capacidade para duas ou quatro pessoas, bem no centro de Mondello.
  • Casa Vacanze Mondello – Apartamento que acomoda até 4 pessoas, localizado a apenas 5 minutos a pé da praia.
  • Mondello Home Hostel – Um hostel novinho localizado a 15 minutos a pé da praia.

 

Como chegar a Mondello

  • De táxi: Um táxi do aeroporto a Mondello custa 35 euros (a tarifa é fixa). Do centro de Palermo fica por cerca de 25 euros;
  • De ônibus: De maio a setembro há um ônibus urbano (linha 806) que liga a Piazza Politeama a Mondello. Nos outros meses, para ir do centro até a praia,é necessário pegar dois ônibus (por exemplo, a linha 101 até o estádio e então a 606 para Mondello).
  • De carro: Nos meses do verão, estacionar em Mondello pode ser um verdadeiro problema. Há faixas azuis na rua (€ 1,00/h, ticket à venda nos bares, bancas de jornais e tabacarias). Há um estacionamento coberto na Via degli Oleandri.

 

Outras dicas

  • Se você é uma daquelas pessoas que adora um restaurante de alta gastronomia, em  Mondello fica o único restaurante com 1 estrela Michelin de Palermo. É o Bye Bye Blues;
  • A região é famosa por seus restaurantes de frutos do mar, porém muitos deles deixam a desejar. Fique atento para não cair em armadilhas para turistas. Geralmente os melhores ficam mais afastados da praia, como o Badalamenti;
  • No calçadão da praia há também uma série de quiosques onde comprar lanches, refrigerantes, uma cervejinha, etc.
  • Mesmo na baixa temporada, nos dias ensolarados, vale a pena dar um pulo em Mondello. Há sempre bastante gente andando de bicicleta, fazendo caminhada ou mesmo tomando um solzinho.
  • Gostaria de visitar Mondello com uma guia de turismo que fala português e conhecer várias histórias sobre o lugar? A praia, juntamente com o Monte Pellegrino, entra no tour que a Raffaella, guia de Palermo, faz! Saiba mais AQUI.
  • Veja também os passeios da Viator que incluem Mondello! Clique AQUI.

 

 

Reserve já seu hotel em Palermo!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

ASICILIA5

Veja Também

O que fazer em Cefalù

Dicas de hotéis em Cefalù

Atualizado em 19/05/2019Precisa de dicas de hotéis em Cefalù, porque mais que um bate e …

23 comentários

  1. Oi Patricia! Parabéns pelo site, uma super ajuda!
    Estamos planejando ir pra Sicilia em Junho com nossa filha de 3 anos e a ideia seria ficarmos 2 semanas chegando e saindo por Palermo. Queriamos conhecer um pouco a ilha na 1a semana (pontos turisticos principais, Etna e praias) e depois descansar em uma boa praia se possivel em resort ou hotel frente a praia ou bem proximo, pelo restante do tempo. So saindo no maximo pra passeios em praias ou ilhas proximas.
    Quais cidades/locais voce nos aconselharia visitar ? E esses ultimos dias de praia e descanso ?
    Muuuito Obrigada!!
    Amanda

    • Patricia Kalil

      Olá Amanda,

      Aqui na Sicília não tem muitas opções de resorts, daqueles tipo pé na areia como estamos acostumados no Brasil, principalmente no nordeste.
      Você deixar essa parte final para Taormina, porque é o lugar que na minha opinião mais se encaixa no que você descreveu. Ou então ficar nas Ilhas Eólias mesmo, porque junho é um ótimo período para ir para lá.
      Aqui no blog tem uma dica de roteiro de 8 dias que inclui as principais atrações, dá uma olhada nele: https://descobrindoasicilia.com/2015/03/dica-de-roteiro-8-dias-na-sicilia/
      No caso do leitor, ele foi embora no 8º dia, mas aí você poderia prosseguir sua viagem ficando em Taormina ou prosseguindo para as Eólias.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Avelino Campos

    Olá, tudo bem?Estou com viagem marcada para a Itália no próximo ano e ficarei 3 dias em Palermo. Sendo assim, quero aproveitar esta praia e utilizar o Lido Valdesi. Procurei informações do que posso ou não levar em minha mochila mas não encontrei. Por exemplo: Posso levar uma garrafa de água, ou um sanduíche ou preciso consumir os produtos de lá? Obrigado e parabéns pelo blog!

    • Patricia Kalil

      Olá Avelino,

      Teoricamente eles dizem que é para consumir o que eles vendem, mas muitas pessoas levam, sim. Claro que não dá para levar uma refeição inteira, mas uma garrafa de água e um sanduíche não tem problema não!

      Um abraço,

      Patricia

  3. Olá Patrícia,

    Estou planejando uma viajem para o litoral sul da Itália. Porém ainda estou em dúvida em fazer a costa amalftana e a região de Tropea (na Calábria) OU ir direto para Palermo e curtir as praias da Sicília….Queremos uma viajem tranquila, com belas praias e descanso…. E não sabemos o que escolher … Gostaria de saber tua opinião… Principalmente se caso escolhermos a Sicília, se devemos ficar hospedados em Palermo e fazer bate e volta nas outras cidades, ou se tem outra cidade “menor” que seja bem localizada para saída de barcos e tal…

    • Patricia Kalil

      Oi Cristina,

      Eu sou suspeita para falar né… te aconselharia a vir para a Sicília! rsrs

      Já que você quer tranquilidade, a minha sugestão é que ao invés de Palermo, opte por Taormina ou mesmo Siracusa, cidades menores na costa leste da Sicília. De Taormina saem passeios para as Ilhas Eolias no verão!

      Um abraço,

      Patricia

  4. Olá Patrícia, tudo bem? Parabéns pelo teu blog! Está ajudando muito na programação da minha viagem na primeira quinzena de setembro desse ano.
    Vou ficar com minha família 3-4 noites em Palermo/Mondello, após já ter ficado 7 noites em Catania, 1 noite em Agrigento e 1-2 em Trapani/Marsala. Pensamos em alugar um apartamento lá, fazer passeios bate/volta durante os dia para San Vito Lo Capo, Cefalu, Castellamare Del Golfo e Zimbrano (talvez não todos, ainda não definimos). O que tu achas de alugar o apartamento em Mondello, ao invés do centro de Palermo? Pensamos que pode ser menos caótico sair de Mondello para estes outros locais durante o dia, ao invés de sair do centro de Palermo, mas não sabemos como são as opções de jantar e passeios/vida noturna em Mondello.
    Grato!! Ivan

    • Patricia Kalil

      Olá Ivan,

      Ficar em Mondello pode ser uma boa opção, mas é provável que você encontre ali preços um pouco mais altos do que no centro de Palermo, visto o período, ainda verão na Sicília. De qualquer maneira, Mondello é repleta de restaurantes, inclusive de alto nível. Há muitos bares, discoteca, enfim, a região ferve entre julho e setembro, não vai faltar movimento.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Olá Patrícia!

    Realmente…blog espetacular! Está me ajudando demais a finalizar meus planejamentos desta minha breve passagem pela Sicilia!
    Se o seu tempo permitir, gostaria de algumas dicas para que eu consiga aproveitar um pouco do que a Sicilia tem a oferecer! =)
    Chegarei no aeroporto de Palermo no dia 30/11 as 18:20 e reservei um carro, que deverá ser entregue no dia 01/11 as 18:00 no mesmo local. Ficarei hospedado numa B&B que se chama Carella em Borgo Vecchio até o dia 02/11 e seguirei para a região de Catania (provavelmente irei de trem!) onde devo ficar até o dia 05/11 (meu voo sai as 6:45 AM do aeroporto de Catania em direção a Milão!).
    Tendo isto em vista, e que estarei sozinho nesta jornada, quais locais você me recomendaria? Minhas preferencias são mais pela gastronomia/bohemia, praias e paisagens. Nos dias 31/10 e 01/11 a minha idéia era utilizar o carro e andar pela região. Sao Vito Lo Capo seria um destino provável, por exemplo. No dia da entrega do veículo, como gosto de correr, estava pensando em voltar correndo do aeroporto para o centro de Palermo. Você acha que este trajeto, proximo deste horário, seria perigoso para esta aventura? =D
    Como ainda não fechei nada para a região de Catania, e já que você é mais familiarizada ainda com esta parte da ilha, gostaria de algumas dicas, como por exemplo: qual cidade ficar e usar como ponto de referencia e quais locais visitar (cidades, praias, restaurantes etc). Pretendia também locar um carro para esta parte da viagem.

    Me desculpe pela loooonga mensagem! Mas como estou planejando sozinho e sem muito tempo disponível, lendo seu blog e postagens, você deve ser a pessoa mais indicada a dar boas sugestões para que minha passagem pela Sicilia seja o mais proveitosa possível! =D

    Desde já agradeço…
    Grande Abraço

    • Patricia Kalil

      Olá Celso,

      Que bom que gosta do blog!

      Bem, você alugou um carro para passar um dia? Pouquinho! rsrs
      Olha, não é exatamente o melhor período para visitar San Vito Lo Capo, que estará semi-deserta e a menos que o dia 01/11 seja lindo, céu azul, sol e calor, não aconselho escolher um destino cuja atração principal seja a praia. Um lugar que eu poderia sugerir, que é de praia mas também tem um vilarejo gracioso, é Cefalù. Outra dica ainda, se gostar de vinhos, você pode marcar uma visita em uma vinícola da área de Trapani/Marsala, como a Donnafugata. Naquela área você pode visitar também a lindíssima Erice.

      Quanto a voltar correndo do aeroporto de Palermo, não, é muito perigoso. Primeiro porque são mais de 40km (você é um maratonista? rsrs), segundo porque é proibido o trânsito de pedestres em autoestradas, então você teria que escolher um percurso por estradas secundárias e estas normalmente não têm nem acostamento. Do aeroporto de Palermo saem ônibus direto para o centro, você paga pouco e não corre o risco de deixar sua pele nas estradas da Sicília :D. Caso deseje pegar um táxi, sai por volta de 45 euros.

      Um bom lugar para ficar aqui na costa leste da SIcília é a própria Catania: é fácil ir para os outros lugares (Taormina, Etna, Siracusa), tem uma boa vida noturna por ser uma cidade grande, não custa caro como Taormina, você vê muita gente jovem circulando à noite, enfim, pelo estilo que você descreveu acho que seria uma ótima opção, fora que seu voo sai super cedo, então não teria muita lógica você ir para uma cidade mais distante!

      Espero ter respondido tudo, mas se esqueci de algo, me fala!

      Um abraço,

      Patricia

      • Oi Patricia!

        Sim! Ficarei com o carro dia 30 começo da noite, dia 31 inteiro e dia 01 até o final do dia. Então a idéia era fazer o maior deslocamento no dia 31 e um mais próximo no dia 01.
        Haha…agora que vi que existem dois aeroportos naquela região. Nem me preocupei em saber qual eu desceria! Olhei o googlemaps e vi o desenho do aeroporto/pista e falei: “moleza!” kkkkkk. Bom…entendi essa parte…talvez eu então pegue o dia 2 cedinho, antes de ir para Catania e vá correndo até Mondello para conhecer a praia, o que você acha? Me recomendaria um trajeto nesta opção? Não sou maratonista, mas 1/2 maratona eu já corri na boa! =D
        Bom…a minha idéia não é exatamente “ficar” na praia. Era mais tirar umas fotos da vista, caminhar na areia e molhar o pezinho…haha! No máximo mesmo 1h no local. Já imaginou que vou fazer uma jornada por essa região né?! Erice é um daqueles pequenos vilarejos aconchegantes e com boa comida local? Isto muito me interessa! =) Quanto a vinícola eu precisaria marcar com antecedência?
        Legal…vou fechar minha hospedagem em Catania mesmo. Para conhecer um pouco daquela região você me recomendaria alugar um carro também? E teria algum bom lugar para fazer uma corrida naquela região?

        Abraços!!! E muito obrigado novamente!

        Celso

        • Patricia Kalil

          Oi Celso,

          Ir do Borgo Vecchio a Mondello é “menos perigoso” rsrs. Coloquei no Google Mapas e ele me mostrou um percurso de 8,5km. Eu não conheço bem aquela área em termos de segurança para o pedestre, porque sempre fui de carro e não prestando atenção se havia alguém andando, mas dei uma olhada no mapa e vi que uma boa parte do percurso passa por dentro de um parque, o Parco della Favorita, então pelo menos dá para evitar os carros naquela parte. Depois veja você mesmo.

          Erice é um vilarejo medieval, escrevi sobre ele aqui> http://descobrindoasicilia.com/2014/05/erice-uma-cidadezinha-medieval/

          Quanto a vinícola, infelizmente é preciso marcar, nem que seja um dia antes.

          Se você puder alugar um carro também em Cataniam, melhor, porque você sai quando quer e volta quando quer, sem ter que depender dos horários de trens e ônibus, que dependendo para onde você tá indo e se é domingo ou feriado, podem ser reduzidos (lembro que dia 01/11 é feriado na Itália). Mas caso não alugue, organizando-se direitinho com os horários, não é inviável depender de transporte público. Em Catania as pessoas geralmente vão correr na orla marítima, seguindo mais ou menos esse percurso aqui: https://goo.gl/maps/cfKk2x1FNjm e você pode prosseguir até onde quiser.

          Um abraço,

          Patricia

  6. Oi Patrícia, adorei seu blog! Te descobri através da Helô Righetto que falou super bem dele. Eu sou brasileira e moro aqui em Mondello! Parabéns por descrever tão bem esse lugar! É exatamente o que você falou, principalmente em agosto Mondello fica invivibile! Mas eu amo muito esse lugar maravilhoso! Bjos

    • Patricia Kalil

      Oi Luciana!

      Fico muito contente que tenha gostado do post. E você obviamente conhece Mondello muito melhor que eu!
      Eu adoro esse lugar e sempre que vou a Palermo tento dar uma passada aí, porque esse mar é tudo!

      Beijos,

      Patricia

  7. Ai que otimo sua resposta!!! Vamos meados de setembro e alugaremos carro, entao vou anotar ja suas dicas pra conhecer esses outros lugares 🙂
    Muito obrigada pela atenção!! Abraços

  8. Oi Patrícia!
    Estou amando seu blog!!!
    Estou planejando um ida em setembro pra me hospedar em Balestrate (casa de um conhecido) mas estou meio perdida! Ja li q Balestrate é otimo já li que é ruim, sujo… Pode me dizer como é lá?
    De qq forma, a ideia é alugar carro e explorar tudo em volta, principalmente praias, e eu amei essa!!!!
    Ah, outra coisa, nas praias em geral tem bares com espreguiçadeiras e guarda-sol?
    Onrigada!!! Beijos e parabens pelo Blog!!

    • Patricia Kalil

      Olá Larissa,

      Eu ainda não estive em Balestrate, mas vendo o tipo de praia que é, suponho que seja um pouco como várias outras praias da Sicília, inclusive Mondello: suja nos meses de julho e agosto (por causa do excesso de gente), mas ótima a partir do início de setembro. De qualquer maneira, o bom de Balestrate é que fica perto de outros lugares incríveis da Sicília, como a Riserva dello Zingaro e San Vito Lo Capo (aguarde os posts nos próximos dias), além de Palermo. Então fica tranquila, que se você não gostar de Balestrate, vai com certeza encontrar outros lugares nas redondezas que te agradem!
      Ah, quase todas as praias são dotadas dos chamados “lido”, os estabelecimentos de praia/bares que dispõem de espreguiçadeiras, mesinhas e guarda-sóis, mas você paga por esse serviço. Normalmente o uso duas espreguiçadeiras e um guarda-sol custa em média de 15 euros (depende da praia, em algumas custa menos, em outras, mais requintadas, até 20 euros ou mais) e você pode usar o dia todo.

      Um abraço,

      Patricia

  9. em Agosto estarei lá *-*

  10. Nuncia Weissmann

    Oi Patrícia! Mais um blog me ajudando a organizar nosso passeio a Sicília! Obrigada,cada item resolvido é um alívio! kkkk Fiquei com uma dúvida: se estiver já de carro ,onde estacionamos lá em Mondello? e se formos de ônibus,nosso hotel fica ao lado da Villa Giulia,onde pegamos o ônibus? Nossa, adoraria conhecer pessoalmente essa fada madrinha que tem nos ajudado tanto!! kkkkkkkUm abraço,Nuncia

    • Patricia Kalil

      Oi Nuncia!

      Quase no final do post, no tópico “Como chegar”, eu indico onde estacionar em Mondello :).
      Se for de ônibus, você terá que pegar dois: o 139 da Villa Giulia até a Piazza Politeama e o 806 da Politeama até Mondello.

      Quem sabe não nos encontramos por aí? Eu moro entre Catania e Siracusa. 🙂

      Um abraço,

      Patricia

  11. vania farnetani

    Espetacular…. seu BLOG é importantissimo pra tds que querem conhecer Sicilia . Forte abraço

Comente!