Logo

Horários de funcionamento do comércio na Sicília

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Um erro muito comum de quem viaja para a Itália pela primeira vez é não levar em consideração os horários de abertura e fechamento das lojas, igrejas, restaurantes, etc. Aquilo que em outros lugares é chamado de “siesta”, aqui na Itália é chamada simplesmente “chiusura pomeridiana” (fechamento vespertino), mas não é dito que as pessoas vão para casa tirar uma soneca.

Quando cheguei à Sicília, não imaginava que, quando o relógio marcasse 13h, quase todas as lojas começariam a fechar suas portas. Acostumada com o sistema brasileiro, deixava para fazer minhas compras naquele horário logo depois do almoço e, ao chegar à loja, farmácia, padaria, seja lá o que for, dava de cara com a porta.

 

A siesta na Sicília que não é siesta

O fechamento das lojas no horário do almoço não é chamado de siesta aqui na Itália. As lojas simplesmente fecham para que seus funcionários possam ir para casa, almoçar, cuidar dos filhos, do cachorro, da casa, não necessariamente eles vão tirar uma soneca.

Na Itália, as refeições são feitas quase sempre em família. Além disso, a maior parte dos pratos italianos consumidos no dia a dia são muito rápidos de fazer e, aqui, a pasta é preparada na hora: cozida e servida imediatamente. Assim, as pessoas que trabalham no comércio, nas repartições públicas, enfim, em todos os lugares onde vigora a “chiusura pomeridiana” têm a possibilidade de ir para casa, preparar a refeição e almoçar em família. Obviamente, isso só é possível quando a pessoa vive relativamente perto do seu local de trabalho, algo extremamente comum nas cidades pequenas.

Com o tempo, a gente vai se acostumando com os horários de funcionamento do comércio e isso acaba virando parte do dia a dia, mas para o turista desavisado pode realmente ser um problema.

O fechamento das lojas na hora do almoço não é uma regra que vale para todas as cidades da Itália. Geralmente naquelas grandes, principalmente nos pontos turísticos, isso não acontece.

No caso da Sicília, é algo que acontece na maior parte dos lugares, independentemente da cidade ser grande ou pequena. É interessante ver como, em questão de minutos, os centros das cidades consigam se esvaziar completamente. Quando vocês estiverem passeando por aqui, observem como está a cidade às 12h30, às 13h e então às 14h. Como num passe de mágica, você não ouvirá mais buzinas e a calmaria irá tomar conta dos lugares. Caso esteja sem relógio, acredite, certamente já terá passado das 13h30.

A reabertura das lojas só acontecerá por volta das 16h ou 16h30 e elas ficarão abertas até mais ou menos as 20h. No entanto, o horário de abertura no fim da tarde varia de acordo com a estação do ano. Durante o verão, como faz muito calor à tarde, muitas lojas reabrem somente às 17h. Em julho e agosto, entre 14 e 16h, você verá pouquíssimas pessoas nas ruas, estão todas trancadas em casa, com o ar condicionado ligado. Já vi cenas de deserto total, onde só havia eu e alguns cachorros vira-latas na rua. 🙂

 

Horário de funcionamento dos restaurantes

Na maior parte dos casos, os restaurantes na Sicília que abrem para o almoço funcionam das 12h30 às 15h. Para o jantar, geralmente abrem às 19h30 e vão até 22h30/23h. O problema é que, mesmo que o restaurante funcione até mais de 23h, se você chegar às 22h30 a probabilidade que não encontre algo para comer é grande, principalmente nos casos dos restaurantes que trabalham com ingredientes frescos.

No caso das cidades que dependem exclusivamente do turismo, como Taormina, para se adaptar aos horários de almoço e jantar dos turistas americanos e do norte da Europa, que é bem mais cedo do que os padrões italianos, muitos restaurantes iniciam a servir o almoço já por volta do meio dia, e o jantar a partir das 18h. Caso veja alguém jantando antes da 20h, acredite, trata-se de um turista estrangeiro, não um italiano, e muito menos um siciliano. Os sicilianos costumam almoçar somente depois das 13h30 e jantar só a partir das 21h!

Horários de funcionamento do comércio na Sicília

 

O dia de folga

Como se não bastasse todo o tempo dedicado ao horário do almoço, a maior parte das lojas e restaurantes dá um dia ou um turno de folga a todos os funcionários e ficam fechadas. É a chamada “chiusura settimanale“, ou o fechamento semanal.

siesta na sicilia

Este dia, no caso das lojinhas comuns (boutiques, papelarias, armarinhos) é a segunda-feira (geralmente só um turno, pela manhã). No caso dos restaurantes, não existe uma regra precisa: cada um decide o dia de folga, mas noto que aqui na Sicília a maioria deles fecha às terças-feiras.

 

O mês de férias

Outra característica dos estabelecimentos comerciais na Itália é o fechamento para férias durante um período. O mês de férias por excelência, em que vários lugares fecham, é Agosto. Isso não vale para as localidades de veraneio, que, obviamente, trabalham durante o verão italiano (de junho a setembro).

Horários de funcionamento do comércio na Sicília

Nas cidades que dependem do turismo durante o verão, os estabelecimentos comerciais, hotéis e restaurantes costumam fechar no inverno, nos meses de baixa temporada. Em Taormina, por exemplo, muitas lojas e hotéis fecham de dezembro a março, abrindo somente durante a semana das festas de fim de ano.

 

O que não fecha para o almoço

Quando uma loja não fecha, ela expõe um cartaz com escrito “orario continuato“, ou seja, o horário de funcionamento é ininterrupto.

Não fecham na hora do almoço:

  • Shoppings centers
  • Lojas de departamentos e grandes perfumarias situadas fora dos shoppings
  • Supermercados (médios e grandes)
  • Bares, cafés, confeitarias
  • Qualquer outro estabelecimento que tenha decidido funcionar com horário ininterrupto
  • Sítios arqueológicos e a maioria dos museus

 

Algumas dicas

  • As farmácias não abrem aos domingos e feriados. Caso precise de um medicamento no dia ou horário em que as farmácias estão fechadas, verifique na porta da farmácia qual será aquela que estará de plantão. As farmácias fazem um rodízio de abertura nos dias de folga e expõem um pequeno cartaz avisando aos clientes qual estabelecimento estará aberto naquele dia;
  • A maior parte dos estabelecimentos comerciais só abre a partir das 9h;
  • Os shoppings centers na Sicília normalmente funcionam das 9h30 às 21h, inclusive aos domingos;
  • Aqui ainda não existem supermercados abertos 24h.

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!

Veja mais