Logo

Ceia de Natal na Sicília

8 pratos tradicionais da ceia de Natal na Sicília

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

O Natal na Sicília, assim como no resto da Itália, é uma festa comemorada à mesa com a família. São diversos os pratos típicos dessa festa e eles variam de acordo com a área da Sicília, aliás, mudam até mesmo de uma cidade para outra, mesmo vizinhas.

A ceia de Natal é uma homenagem à verdadeira tradição siciliana. O Natal é o período que os sicilianos expatriados voltam para seus lares, enchendo as mesas e fazendo a alegria das matriarcas. Imaginem uma mesa com os avós, pais, netos, bisnetos, parentes agregados. Aqui é assim.

 

Mesmo que você não tenha a oportunidade de passar o Natal em um lar siciliano, aqui vão alguns dos pratos típicos natalinos, os quais podem servir de inspiração para a sua ceia, onde quer que você esteja.

 

Ceia de Natal na Sicília: os pratos salgados

Imaginem a ceia de Natal do dia 24, a mesa farta, a família reunida. Você come como se não houvesse um amanhã mas, no caso do Natal na Itália, há sim um amanhã, é o almoço do dia 25. Quinze, dezesseis horas depois eis que você está novamente sentado à mesa, com a família reunida e novamente um banquete te espera. Abaixo estão só alguns exemplos do que há na mesa dos sicilianos na véspera e no dia de Natal.

 

Scacciate

Talvez seja o prato mais popular da ceia de Natal no leste da Sicília, mas deixa eu tentar explicar o que é: trata-se de uma espécie de pasta de pão bem fininha, modelada em forma retangular ou circular, recheada e então dobrada, formando portanto uma meia lua ou retângulo menor, podendo lembrar uma empanada. Os recheios mais comuns são o de cebola (delicioso! as cebolas são muito delicadas), espinafre e linguiça, brócolis, batata, tomate e queijo, etc. Fica a critério da fantasia e dos costumes de quem faz.

Ceia de Natal na Sicília

Scacciata de brócolis. Foto: Reprodução

O nome também varia de cidade para cidade: por exemplo, em Catânia são chamadas scacciate, em Siracusa impanate, em Ragusa scacce e aqui onde eu moro, cudduruni. Geralmente é servido na ceia do dia 24 como primeiro prato, no lugar da massa.

 

La Pasta al Forno

Que Natal é sem uma lasanha ou um macarrão de forno? Independentemente do modo como é feita, costuma-se chamar esse tipo de prato simplesmente de pasta al forno e geralmente é servido no almoço do dia 25 (até porque só faltava a gente se empaturrar de lasanha no jantar… :D).

Ceia de Natal na Sicília: anelletti al forno

Babando em 5, 4, 3, 2, 1… Foto: Reprodução.

Em Palermo, é muito comum o macarrão de forno ser feito com a massa em forma de anel (aneletti) e é chamada de anelletti al forno. É preparado um dia antes, para que a torta fique bem compacta e saborosa.

 

Timballo di riso

O timballo di riso é um arroz de forno preparado com miúdos de galinha, queijo pecorino e especiarias. Sua preparação é longa e trabalhosa, por isso é um prato característico dos dias de festa, principalmente do Natal, quando é hora de caprichar.

Há também a versão em que o arroz é cozido dentro da galinha desossada.

 

Bacalhau frito

O bacalhau é meio que o príncipe das ceias de Natal na Itália inteira e aqui na Sicília não é diferente. Ele é preparado em maneiras diferentes, mas como aqui na Sicília o frito reina soberano, a versão mais popular do bacalhau de natal é o empanado e frito.

Ceia de Natal na Sicília

Bacalhau empanado e frito. Foto: Reprodução

O bacalhau é cortado em pedaços e passado numa mistura de farinha de trigo, água e cerveja, e então frio. Fica aquela casquinha super crocante, uma delícia.

 

Sobremesas do Natal

Buccellato Siciliano

Neste período, não falta nas confeitarias sicilianas o Buccellato, uma rosca tradicionalmente recheada com figos secos, amêndoas, chocolate, passas e frutas cristalizadas. É também chamado de “cucciddatu” e seu nome deriva do latim bucellatum, que quer dizer mordiscado.

Ceia de Natal na Sicília

O quase carnavalesco Buccellato do chef siciliano Filippo La Mantia. Foto: Filippo La Mantia

Também existem outras versões de buccellato difundidas em outras regiões da Itália, por isso costuma-se especificar o daqui como Buccellato Siciliano.

 

Torrone

A essas alturas mammas e nonnas estarão inundando suas cozinhas com o maravilhoso perfume de açúcar caramelizado. O torrone é o meu doce natalino siciliano preferido e ao comê-lo viro criança.

Torrone feito na hora durante o Festival do Pistache

Torrone de pistache feito na hora

O torrone siciliano, chamado de Cubaita (da palavra árabe qubbiat, que significa nogado/nougat em algumas cidades da Sicília, como Agrigento, lembra muito o pé de moleque brasileiro.

 

Nucatoli

Os nucatoli são biscoitos em forma de S e recheados com frutas cristalizadas, figos secos, amêndoas, canela e mel. São típicos da zona de Caltanissetta e têm origens muito antigas.

 

nucatoli

 

Cassatelle

Típicos da área de Trapani e Marsala, as cassatelle são pasteizinhos doce, geralmente recheados com chocolate, amêndoas, às vezes canela, ou ainda com ricota de leite de ovelha.

cassatelleJPG

Uma versão ainda mais gulosa, menos tradicional, é aquela com Nutella. Enfim, qualquer que seja o recheia, a massa derrete na boca e é impossível comer um só.

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Curta o blog no Facebook!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

2 Comentários

  1. meu deusssssss morri! quase pegando um avião vendo essas delícias!!!!!

  2. Quero as receitas…..

Comente!

Veja mais