Como ir de Catânia para Palermo de trem, ônibus e carro

Cruzar a Sicília, indo de Catânia em direção a Palermo – e vice-versa – é uma das tarefas que os viajantes mais fazem durante a estadia aqui na ilha. As duas maiores cidades da Sicília distam cerca de 230km uma da outra e são os principais pontos de saída dos transportes que ligam a costa oeste àquela leste.

Neste post, eu explico para vocês como ir de uma cidade para a outra, usando os três principais meios de transporte, e o mesmo passo a passo pode ser aplicado às cidades vizinhas de Catânia, como Siracusa e Taormina, e às vizinhas de Palermo.

 

Como ir de Catânia para Palermo de trem

Em maio de 2015, com um problema que ocorreu em um viaduto da autoestrada Catania-Palermo, causando grandes transtornos para a população e para os turistas, o governo da Sicília instituiu um novo trem “rápido” para conectar as duas cidades. A palavra “rápido” está entre aspas porque não se trata dos trens de alta velocidade existentes no resto da Europa, mas sim um trem que viaja um pouco mais rápido do que aqueles que normalmente circulam na Sicília.

Independentemente  disso, o trem – chamado Regionale Veloce –, é o melhor meio de transporte público para ir de Catânia a Palermo e vice-versa. É prático, confortável, faz poucas paradas e em menos de três horas você vai de uma cidade à outra.

O bilhete custa € 13,50 (valor em 2017) e pode ser comprado no mesmo dia da viagem, diretamente na bilheteria das estações de trens ou nas máquinas automáticas.

Obs: Caso for comprar os bilhetes nas máquinas, preste atenção para não escolher o trem errado e que vai via Messina. A viagem é muito mais longa!

Como ir de Catânia para Palermo de trem
Observe a duração da viagem e o preço dos bilhetes. Os trens corretos são aqueles diretos e cuja duração da viagem dura menos de 3h. Na imagem consta o valor de 12,50, que era aquele vigente na época em que foi escrito este post.

Não há trens diretos nem de Taormina e nem de Siracusa para Palermo. Se você vem de uma dessas duas cidades, terá que fazer sempre baldeação em Catânia, trocando de trem. Somando o tempo de viagem de Siracusa/Taormina para Catânia mais o tempo de espera entre um trem e outro, considere cerca de 4h o tempo necessário para ir de uma dessas duas cidades até Palermo.

Veja todas as informações sobre os trens no site www.trenitalia.it

 

Catânia-Palermo e Palermo-Catânia de ônibus

Até antes de acontecer o problema com o viaduto da autoestrada, o ônibus era o melhor meio de transporte público para ir de Catânia a Palermo e vice-versa. No entanto, com os desvios provisórios na estrada, o tempo de viagem aumentou significativamente e o trem passou então a ser a melhor opção.

Agora que o trânsito está voltando ao normal, os ônibus voltaram a ser uma válida alternativa, sobretudo porque há um maior número de linhas disponíveis.

A empresa de ônibus que liga Palermo a Catânia é a SAIS Autolinee e o bilhete custa 12 euros. Confira todos os horários das linhas clicando AQUI. Em Catânia, os ônibus da Sais para Palermo param na frente da estação ferroviária e no aeroporto. Em Palermo, as paradas ficam na rodoviária anexo à estação ferroviária central e na praça Politeama.

Os bilhetes podem ser comprados nos pontos de venda localizados em cada parada (um guichê com escrito Sais, veja foto abaixo) ou online diretamente no site da empresa, clicando em “Orari e linee” e então em “Acquista online biglietti regionali TPL“.

Parada dos ônibus no aeroporto de Catânia
Parada dos ônibus no aeroporto de Catânia

Não há linhas de ônibus diretamente de Taormina para Palermo, será sempre necessário fazer baldeação em Catânia. No caso de quem está em Siracusa, há duas linhas diárias com a empresa Interbus e a viagem dura aproximadamente 3h45min.

Veja AQUI as principais linhas de ônibus da Sicília!

 

Catânia-Palermo e Palermo-Catânia de carro

Sempre repeti que o melhor modo de se locomover na Sicília é de carro. No caso do trecho Catânia-Palermo, a viagem dura um pouco mais de 2 horas através da autoestrada A19, passando pelo centro da Sicília, aos pés da cidade de Enna.

Como ir de Catania a Palermo

À parte o pequeno desvio que se tem que fazer na altura do viaduto que citei anteriormente e alguns trechos em obras (permanentemente), a estrada é boa e não é perigosa. Além disso, na autoestrada A19 não existe pedágio.

Para quem está em Taormina ou Siracusa, a regra é a mesma. Vai ser sempre necessário ir em direção a Catânia e então seguir as indicações para entrar na autoestrada A19.

Dirigir de Catânia a Palermo não tem segredo algum, mas é sempre bom respeitar os limites de velocidade, principalmente ao chegar a Palermo (a cidade é cheia de radares!).

Faça uma cotação e alugue um carro na Sicília!

Peça um orçamento para um transfer particular de Palermo a Catania ou vice-versa!

 

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Veja Também

aeroporto de palermo

Aeroporto de Palermo: como chegar, sair e outras dicas

O Aeroporto de Palermo, ou melhor, Aeroporto Internazionale Falcone e Borsellino di Palermo-Punta Raisi, é …

17 comentários

  1. Oi Patrícia!

    Farei uma viagem para Sicília em maio e estou com uma dúvida em relação à compra dos bilhetes de trem/ônibus. Você sabe me dizer se há diferença de valor na compra antecipada? Ou se o valor na hora costuma ser o mesmo? Pelo que vi parece não ter alteração, diferente dos trens freccia que tem que ser adquiridos com bastante antecedência.
    A mesma dúvida tenho para o ônibus Agrigento-Catânia. Achei o site da Sais Trasporti um pouco estranho e fiquei receosa de comprar.

    Se puder me ajudar nessas dúvidas agradeço muito!

    • Patricia Kalil

      Olá Ananda,

      Aqui na Sicília você pode comprar tanto os bilhetes de trem quando de ônibus na hora. Ou se você quiser ficar tranquila e não deixar pra cima da hora, pode ir no guichê da companhia um dia antes e comprar as passagens.

      Abs.,

      Patricia

  2. Camilla Burity

    Patrícia, tudo bem?

    Seguindo teu conselho (e o fato de que sou muitíssimo mais adeptas de trens do que de ônibus), fui fazer minha programação para ir de Palermo para a Catânia no dia 25/09/2018 e não encontrei a opção do trem direto no site da Trenitalia. Como teste, vi que de 21/08/2018 a 30/09/2018 não estão aparecendo as opções de viagem direta entre Palermo e Catania, somente as com paradas em Messina.

    Você saberia dizer se tem alguma obra na ferrovia ou algum motivo para essa parada desse trecho especificamente nessa época? Final de verão, não faz sentido ser por pouco uso do trajeto. Obrigada!

    • Patricia Kalil

      Oi Camilla,

      Eu fui pesquisar sobre isso e não encontrei nenhuma informação sobre obras nestas datas, mas também fiz a simulação, inclusive de outras cidades e também me apareceu a mesma coisa.
      Te sugiro a deixar em stand by e pesquisar novamente poucos dias antes. Se continuar assim, meu conselho é que faça o trecho de ônibus porque é infinitamente mais rápido. Ambas as passagens, tanto do trem quanto do ônibus, você pode comprar no dia, não é necessário comprar com muita antecedência.

      Um abraço,

      Patricia

      • Camilla Burity de Lima

        Patricia,

        muito obrigada! Por ser tão solícita e tão prestativa! Eu já tinha cogitado mesmo a opção de ir de ônibus caso o trem ainda esteja dessa forma, mas já que dá pra comprar sem antecedência, vou aguardar chegar mais perto da viagem ou então comprar no primeiro dia em Palermo.

        Muito obrigada de novo!

  3. Vera lucia Samek

    Oi Patrícia…adoro ler seus comentários.
    Pretendo conhece-la logo..
    Sou se S Paulo e pela primeira vez vou conhecer a Itália..
    Tenho uma dúvida cruel….:
    Não sei se volto de Palermo ou Catania pra sampa, já que pretendo ficar alguns dias nas duas cidades.
    Parece que o aeroporto de Palermo, fica muito distante da cidade e que um táxi fica bem caro,.
    Viajo com meu marido e cada um com 2 malas, mais bagagens de mão.
    Vc poderia me ajudar nesta dúvida?
    Palermo ou Catânia como destino final?
    Agradeço e um abraço

    • Patricia Kalil

      Olá Vera,

      Voltar para o Brasil a partir de Palermo ou Catania é indiferente no que diz respeito a opções de voos.
      Para que tenha uma ideia de preços, o valor de um transfer privativo do centro ao aeroporto de Palermo custa 60 euros. Um táxi custa entre 50 e 60 euros, porém muitos não aceitam 6 malas (o transfer sim).
      No caso do de Catania, a diferença é só um pouco menor (o transfer custa 45-50 euros, por exemplo), o táxi vai depender da localização do hotel.
      Então fica a seu critério decidir.

      Um abraço,

      Patricia

  4. OI Patricia, tenho visto bastante seu site! obrigada pela ajuda!! tudo bem contigo? Vou para Sicilia agora no verão passar 10 dias! Vou te incomodar um pouco, posso? Em um certo momento, vou usar trem de palermo pra Taormina. Vi que tenho a opção de ir direto Palermo Taormina ou posso ir por Catania. Porque estou na dúvida? li em algum lugar que o Trem de Palermo para catania é bem melhor e mais rápido e por ser um sábado de verão (julho), talvez realmente seja melhor. Que você acha? Dai de Catania pegaria um ônibus? taxi? uber? (tem uber na sicilia?) Obrigada Cristina.

    • Patricia Kalil

      Olá Cristina,

      Não existe trem direto de Palermo para Taormina. Em todos os casos é necessário fazer uma conexão ou em Messina ou em Catania. Você pode escolher qualquer uma dessas duas opções, é indiferente.
      Eu sempre pego aquele via Catania, que é novinho. Basta que na hora em que você for comprar estava escrito “RV”, que significa Regionale Veloce.
      Outra opção é ir de Palermo a Catania de onibus, descer no aeroporto e de lá pegar outro ônibus. A vantagem do ônibus é que ele te deixa no centro de Taormina. Já a estação ferroviária é mais distante e você teria que pegar ou um ônibus urbano ou um táxi, caso seu hotel fique no centro.
      Não sei se ficou tudo claro, se não ficou me avisa!

      Um abraço,

      Patricia

  5. Moadia Gonçalves

    Oi Patricia !
    Estou planejando passear em Palermo. Vou chegar de avião e quero sair de trem para Catania, mas o horário que planejei sair não estou encontrando trem. Pretendia sair de Palermo dia 9/05.2017, no horário das 19h., mas fala que esse horário só é oferecido de junho a dezembro.Vc poderia confirme isso. Agora estou sem saber. Se não encontrar trem para esse horário , vc acha o onibus é uma solução?
    Uma Abraço, Moadia

    • Patricia Kalil

      Olá Moadia,

      O trem Palermo-Catania das 19h38 existe o ano inteiro. Você não deve tá conseguindo vê-lo porque está olhando o calendário de maio e a Trenitalia só mostra até dezembro. Mas ele existe em maio, sim, a menos que nos próximos meses decidam reformular o horários. Infelizmente não dá para se programar com os horários dos trens aqui na Sicília com muita antecedência porque eles podem mudar.

      Quanto ao ônibus, é sempre uma boa opção. Os ônibus são confortáveis e a viagem é tranquila. Os últimos horários dos ônibus de Palermo para Catania são às 18h30 e às 20h.

      Vale lembrar que não é necessário comprar as passagens de trem ou ônibus com antecedência, pode comprar no mesmo dia da viagem.

      Um abraço,

      Patricia

  6. Lucas Monteiro

    Oi Patrícia!

    Estive pensando que talvez a melhor forma de deslocamento entre Siracusa e Palermo seja de ônibus. Das duas linhas disponíveis, achei interessante a que sai de Siracusa às 08:00h e chega em Palermo 11:20h (achei bem rápido por sinal).

    Nesse sentido, para adquirir esses tickets de ônibus, qual a tua recomendação ? Seria melhor comprá-los ‘on-line’ ou posso deixar para comprar na ‘bilheteria’ que fica próxima a estaçao de trem ? Como ficaremos apenas dois dias em Siracusa (chegando segunda ao inicio da tarde), a ideia já era comprarmos as passagens para Palermo nesse dia.

    Se puder me dar uma ajudinha, agradeço!

    • Patricia Kalil

      Oi Lucas!

      Realmente o ônibus é o melhor modo, só mesmo aqui na Sicília para um ônibus ir mais rápido que um trem! rsrs
      Você pode comprar o ticket diretamente na bilheteria, sem problema algum, porque não é aquele tipo de ônibus que lota. Se você comprar quando chegar, ainda melhor, porque chega lá no dia tranquilo, com tudo na mão.

      Um abraço,

      Patricia

  7. Lucas Monteiro da Silva

    Patricia,

    Para ir de trem de Siracusa à Palermo, a Trenitalia me mostra algumas opções com baldeação em Catania. Entretanto, o tempo de baldiação em Catania me parece curto.

    Por exemplo:
    14:15 Siracusa 15:23 Catania Centrale
    (Baldeação de 9 minutos)
    15:32 Catania Centrale 18:27 Palermo Centrale.

    Vi também que existem baldeações de 12 minutos e até mesmo de 7 minutos!

    A minha dúvida é se seria razoável “arriscar” nesse trem das 14:15, tendo 9 minutos para fazer a baldeação (imagina se o trem atrasa).

    Minha outra opçao seria ir pela manha bem cedo – 07:30 -, mas nesse caso o tempo de baldeação em Catania é de uma hora e 06 minutos (talvez meio exagerado).

    Obrigado!

    • Patricia Kalil

      Lucas,

      Essas baldeações são absurdas, porque os atrasos dos trens são frequentes. Eu no seu lugar pegaria esse das 7:30, que é cedo, mas pelo menos mais seguro (e você poderia matar o tempo tomando café da manhã). Outra solução é você ir de ônibus de Siracusa a Catania (a parada final é na frente da estação) e então pegar o trem desejado.

      Um abraço,

      Patricia

  8. Estive lá exatamente em maio e fiz o percurso Catania – Palermo de carro. Recomendo. Mesmo com o desvio foi bem tranquilo. E o desvio, vem interessante, pois é subindo uma “serra” e é incrível como em muito pouco tempo a altitude aumenta tanto!! Valeu a pena.

Comente!