Pontos turísticos de Taormina: Jardim Público

Pontos turísticos de Taormina: o Jardim Público

Atualizado em

Um dos principais pontos turísticos de Taormina é o seu jardim público, também chamado de Villa Comunale, um esplêndido cantinho para passar momentos tranquilos longe do frenesi da badalada cidade. Mas você conhece a história por trás do jardim que tem uma das vistas mais incríveis da Itália?

O jardim público de Taormina tem uma vista maravilhosa para a baía de Naxos e para o Etna. Daria para ficar horas ali, admirando aquela paisagem deslumbrante. Imagino que a criadora daquele pedacinho de paraíso tenha passado momentos indescritíveis ouvindo o canto dos pássaros, tomando seu chazinho.

Pontos turísticos de Taormina: Jardim Público
A vista que temos do jardim!

 

A criadora do jardim: quem foi Florence Trevelyan?

Na centro do jardim público de Taormina há um busto de mulher, o busto de Florence Trevelyan, mas nenhuma informação. O turista mais curioso se pergunta: quem foi Florence Trevelyan? A resposta é: ninguém mais, ninguém menos que a criadora do jardim. Sim, porque aquele era o jardim da casa dela!

Busto de Florence Trevelyam

Lady Florence Trevelyan nasceu em Hallington, na Inglaterra, em 1852, período em que reinava a Rainha Vitória, da qual era prima de segundo grau. Florence cresceu na côrte da rainha e quando esta ficou viúva e se transferiu para a Escócia, levou com ela Florence, que na época tinha somente nove anos de idade.

A rainha Vitória e Florence eram muito próximas e foi assim que a soberana transmitiu para ela seu amor pela botânica e pelos animais, principalmente pelos pássaros e pelos cães.

Quando  Florence Trevelyan estava com 27 anos virou alvo de intrigas e fofocas. Correu a notícia do envolvimento amoroso dela com o futuro rei da Inglaterra, Eduardo VII, que além de tudo era um homem casado. Para evitar maiores escândalos, Florence foi “convidada” a se retirar do país e foi então que ela iniciou uma longa viagem que durou bem trinta meses.

Ao voltar de viagem, ela foi mandada definitivamente para o exílio, rompendo assim todas as relações com os parentes no Reino Unido. Florence passou a receber uma gorda pensão vitalícia e foi assim que ela pôde se dar o luxo de viajar pelo mundo inteiro até chegar a Taormina e se apaixonar pela cidade.

Florence viveu em Taormina de 1884 até a sua morte, em 1907. Com o dinheiro que recebia da côrte inglesa, podia pagar suas despesas no exterior sem problema algum. Em Taormina ela ficou hospedada junto com seus cinco cachorros no Hotel Timeo, naquela época único hotel da cidade. Quando um de seus cães adoeceu, ela conheceu um médico veterinário, o Dr. Salvatore Cacciola, pelo qual acabou se apaixonando.

A relação com o médico terminou em casamento. Tornando-se a Sra. Cacciola, Florence começou a investir em terrenos em Taormina. Foi assim que ela comprou o atual jardim público e, ouçam bem, a lindíssima Isola Bella. Observem que até hoje em Isola Bella há uma casa e é cheia de plantas. Florence plantou lá ciprestes, pinheiros e várias plantas raras.

 

Jardim público de Taormina

Como falei anteriormente, Florence herdou da Rainha Vitória a paixão pela botânica e pelos pássaros, e o Jardim Público é a máxima expressão disso. Florence dedicou muito tempo à idealização e à construção do jardim, decorado com estátuas clássicas e enormes vasos em estilo grego.
Não estranhe se no meio do jardim vocês encontrar umas construções meio esquisitas. Para poder observar os pássaros, Florence mandou construir extravagantes torres apelidadas de “victorian follies“. Dizem que ela tinha umas ideias loucas e encher o jardim de construções sem muita utilidade, usando tijolos, pedra lávica, colunas greco-romanas e troncos de árvores (só para citar alguns materiais) foi uma delas.
Pontos turísticos de Taormina: Jardim Público
As “loucuras vitorianas” de Florence Trevelyan.
Pontos turísticos de Taormina: Jardim Público
Alguns anos após a morte de Florence Trevelyan, a propriedade do jardim passou para a prefeitura de Taormina. Hoje ele é intitulado Villa Giovanni Colonna, Duque de Cesarò, que na época era ministro dos Correios e Telégrafos e financiou a compra do imóvel herdado pelo viúvo de Florence, o Dr. Salvatore Cacciola.

Um ótimo lugar para um passeio romântico ou um piquenique

Toda essa história de Florence Trevelyan e seu amor pelas plantas e pelos pássaros, acabaram transformando o jardim público de Taormina em um lugar realmente encantador. À parte a história por trás dele, o lugar é um verdadeiro oásis de paz, tanto que nem parece que o burburinho do Corso Umberto está a poucos metros de lá.
"Anjos do nosso tempo". Esse é o nome da escultura do artista plástico Piero Guidi localizada logo na entrada do jardim público de Taormina. Uma verdadeira homenagem ao amor!
Anjos do nosso tempo“. Esse é o nome da escultura do artista plástico Piero Guidi localizada logo na entrada do jardim público de Taormina. Uma verdadeira homenagem ao amor!

Uma das coisas mais legais do jardim de Taormina, é que dificilmente você o encontrará cheio. As minhas fotos foram tiradas às 8h da manhã, porque era o único horário que eu tinha disponível para poder desfrutar do lugar com calma. Obviamente naquela hora não tinha praticamente ninguém, apenas umas pessoas fazendo jogging. Mesmo assim, em outros horários, é mais provável que você encontre casais passeando ou mães empurrando seus carrinhos de bebê.

Pontos turísticos de Taormina: Jardim Público
O jardim público é o maior espaço verde de Taormina!

Assim, se você deseja encontrar um lugar em Taormina frequentado por famílias e sem uma invasão contínua de turistas, não deixe de se refugiar no Jardim Público e respirar um pouco do amor de Lady Florence por aquele lugar!

Obs.: O jardim fica aberto das 8 às 0h de 15/07 a 30/09 e das 8 às 18h no resto do ano.

Veja também: Dicas de hotéis românticos em Taormina

 

Como chegar ao Jardim Público de Taormina

O jardim fica na Via Bagnoli Croce (mesma rua do Hotel Villa Carlotta e outros hotéis importantes da cidade), nº 73. Dista somente cerca de 400m do Corso Umberto, a rua principal de Taormina.

Pontos turísticos de Taormina: Jardim Público
A entrada.

 

 

ASICILIA5

Veja Também

hospedagem em TAORMINA

Dicas de hospedagem em Taormina: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores

Atualizado em 02/09/2018 Uma das coisas que os leitores mais me pedem são dicas de …

Comente!