Dicas de Noto

Dicas de Noto: o que mais ver além do básico

Atualizado em

Já escrevi um post bem básico sobre Noto, onde eu descrevi a cidade em modo geral e suas principais atrações. No entanto, cada vez que vou lá, encontro coisas diferentes para fazer, coisas que eu nem sequer sabia que seriam possíveis numa cidade tão pequena. Nos últimos meses, Noto se revelou uma grande descoberta, onde nem tudo se resume ao barroco.

Foi assim que me dei conta que era necessário escrever um post com mais dicas, afinal Noto tem muito mais a oferecer do que a gente imagina!

 

Tour privativo de bicicleta de Siracusa para Noto e Palazzolo Acreide

 

Noto do alto

Uma das coisas mais legais que fiz em Noto foi ver a cidade do alto, a partir do terraço da igreja de San Carlo. Ela fica no Corso Vittorio Emanuele, quase em frente à Via Nicolaci. De fato, subi lá no dia da Infiorata, o principal evento da cidade, e assim pude fotografar, de cima, o tapete de flores e sem precisar ficar pedindo licença no meio da multidão.

Dicas de Noto
Essa foto foi feita em ocasião da Infiorata, mas, nos dias normais, vocês verão a rua sem nada.

Além da Via Nicolaci (foto acima), podemos apreciar a Catedral. Lá de cima, até os fotógrafos mais “negados” conseguem tirar fotos maravilhosas. Veja, por exemplo, a foto de abertura do post.

A subida ao campanário/teto da igreja de San Carlo custa 2 euros e não é indicada para quem tem problemas de locomoção ou sofre de vertigens, uma vez que o acesso se dá através de uma escada em espiral bem estreita e alta.

 

Palazzo Rau della Ferla

Na Via Silvio Spaventa, uma rua paralela ao Corso Vittorio Emanuele, está localizado um dos maravilhosos palácios nobres de Noto, o Palazzo Rau della Ferla. Lá geralmente há exposições de arte contemporânea, mostras fotográficas., e o melhor de tudo, a entrada é gratuita!

 

Anche gli Angeli

Não sei como seja possível entrar na Anche gli Angeli e não comprar nada. Trata-se de uma loja-conceito & longe bar localizada no centro de Noto. Ela é cheia de artigos de decoração e artesanato siciliano lindíssimos. Há ainda una adega com vinhos sicilianos, uma pequena livraria e uma área dedicada às crianças com brinquedos e livros infantis.

Dicas de Noto: Anche gli Angeli
Muito fofo esse carinho-biblioteca

Na foto acima se entrevê o teto da loja e dá para perceber um pouco o quanto antigo é o edifício. Fiquei curiosa e perguntei o que tinha sido aquele lugar no passado. Imaginem que, no século  XVIII, era a cripta de uma igreja; durante a segunda guerra mundial foi uma oficina mecânica e, por último, virou uma gráfica. Os proprietários conseguiram mesmo transformar o local!

Dicas de Noto: Anche gli Angeli

Como falei anteriormente, a Anche gli Angeli é também bar. A atmosfera do lugar é ótima para tomar um drink em boa companhia e jogar conversa fora.

A Anche gli Angeli abre todos os dias (exceto às terças-feiras), das 10 à 1 da manhã. Para mais informações e ficar por dentro das eventos especiais promovidos por eles, veja a fanpage no Facebook.

 

Noto Antiga

Nem todo mundo sabe, mas a cidade de Noto nem sempre se localizou ali onde ela está hoje. Antes do terremoto de 1693, Noto se localizava no alto de um monte, a alguns quilômetros do centro daquela que conhecemos hoje. Depois do terremoto que destruiu parte do leste da Sicília, decidiram reconstruir a cidade em um lugar mais afastado do local original, talvez mais seguro.

Hoje em dia, daquela velha Noto não restam que poucas ruínas e é sim possível ir conhecê-la, apesar de não ser um parque arqueológico como se deve. O local se chama Noto Antica e muita gente vai lá para fazer trekking, estar em meio à natureza e imaginar como poderia ser aquela cidade de um tempo. A Antiga Noto era uma cidade riquíssima durante o Império Romano – ao ponto de ter seu próprio senado –

Dicas de Noto: cidade antiga
Porta de acesso à cidade antiga

Eu fui sem guia, é só seguir as trilhas e não tem como se perder. O único problema do local é que há poucas informações sobre as ruínas, apenas algumas placas que indicam o que era aquilo, sem muitas explicações. Certamente uma visita guiada ajudaria a entender muito mais o passado glorioso da Antiga Noto pré-terremoto.

Castelo Noto Antiga
Castelo de época medieval. Pedi para os rapazes subirem e tirarem algumas fotos do panorama. Veja a foto abaixo.
Noto Antiga
Paisagem maravilhosa do Vale de Noto.

Infelizmente, o único modo de ir a Noto Antiga é de carro, percorrendo a estrada SS 287.  Ela dista cerca de 10km do centro de Noto e há várias placas indicando a direção.

 

Mais dicas de Noto

 

Produtos para o corpo com o “cheiro da Sicília”

Recentemente conheci o showroom de uma marca de produtos para o corpo Ciautu – Soul of Sicily. Os perfumes, cremes, óleos e outros mimos maravilhosos são feitos à mão por artesãos sicilianos, utilizando matérias-primas típicas da ilha, como azeite de oliva, óleo de amêndoas, mel, flor de laranjeira, tudo natural e biológico! O que também chama muito a atenção são as embalagens, inspiradas em obras de arte do patrimônio cultural siciliano, como as meninas de biquíni dos mosaicos de Piazza Armerina.

Perfume Taormina

Os perfumes não assim tão econômicos, mas os cremes e sabonetes são muito acessíveis. É um ótimo modo de levar o “cheiro” da Sicília pra casa.

Dica de Noto
O showroom está situado na Via Cavour, nº 48 e fica no pátio interno de um palácio histórico e na frente vocês verão um cavalete (veja abaixo) indicando o lugar.

 

Os doces do Caffè Sicilia

O Caffè Sicilia, também localizado no Corso Vittorio Emanuele nº 125, mereceria um post especial (certamente ainda vou escrever um especificamente sobre ele), mas enquanto isso não acontece, aqui fica a minha dica de onde comer os melhores doces sicilianos em Noto. Da granita ao cannolo, é tudo extremamente delicioso que fica até complicado decidi o que comer.

Doces Sicilianos
Cassata, leite de amêndoas, torta de damasco e vários sabores de granita. Antes que vocês pensem mal de mim, éramos três pessoas e cada um pediu coisas diferentes! 🙂

Veja AQUI minha dica de hospedagem em Noto e clique AQUIAQUI para saber onde comer!

Um dia inteiro basta para ver a cidade de Noto em si, mas se quiser apreciar com calma os detalhes dessa magnífica cidade, reserve pelo menos dois dias inteiros. Noto também pode ser uma ótima base, talvez a melhor, para conhecer as melhores praias do sudeste da Sicília, como Calamosche e San Lorenzo.

 

Veja no mapa abaixo onde estão os lugares que citei.

 

 

 

ASICILIA5

Veja Também

Foto: Reprodução

Calendário de Representações Clássicas no Teatro Grego de Siracusa

Atualizado em 22/04/2019 Todos os anos, no Teatro Grego de Siracusa, acontece o ciclo de …

Comente!