Bebidas da Sicília: leite de amêndoas

Bebidas típicas da Sicília

Atualizado em

Bateu aquela sede? Sabia que além das comidinhas gulosas que temos por aqui, há uma série de bebidas típicas da Sicília que você pode saborear principalmente no verão? Algumas que eu sequer imaginava a existência antes de vir morar aqui. Não estou falando de vinhos, mas de delícias não alcoólicas que qualquer pessoa pode tomar, e a qualquer hora!

Em Palermo e outras grandes cidades da Sicília você encontrará alguns quiosques de bebidas espalhados pela cidade, mas é em Catânia que a tradição é mais forte. Ali, os quiosques são uma verdadeira instituição e são o lugar certo para tomar uma bebida refrescante, principalmente nos dias tórridos do verão siciliano.

Dizem que os quiosques têm origem na tradição árabe de consumir comida de rua, mas o boom das barraquinhas surgiu mesmo a partir do final do século XIX, quando os senhores e as damas da burguesia iam passear pelas ruas do centro e aproveitavam para tomar uma bebida muito “família”. Os quiosques, naquele período, eram projetados por arquitetos em estilo liberty e até hoje muitos deles ainda estão em pé para testemunhar a classe e a beleza daqueles tempos.

IMG2584

Quiosque de bebidas em Catania
Quiosque Giammona, na Piazza Vittorio Emanuele III em Catânia. É, sem dúvida, um dos melhores da cidade. Foto: Reprodução.

 

Quiosque de bebidas em Catania
Perdoem a foto desfocada, foi feita com o celular à noite, mas esse é o coloridíssimo quiosque de bebidas de Ortigia. Fica na primeira pracinha que a gente vê depois de atravessarmos a ponte.

Quiosques à parte, a ideia era apresentar algumas das bebidas típicas da Sicília, então vamos lá:

 

Leite de amêndoas

As amêndoas são tesouros que esta terra produz e estão presentes em todos os ramos do âmbito culinário. Com elas se produz um leite divino, que, gente, vocês não podem não experimentar. Muitas pessoas intolerantes à lactose substituem o leite comum pelo de amêndoas e, pelo menos aqui na Sicília, eles podem ser encontrados em qualquer supermercado e há leite de amêndoas de diferentes marcas. Eles são bons, mas são sempre produtos industrializados, bem açucarados, com conservantes, etc.

Se você quer beber amêndoa em forma líquida, então vá a uma confeitaria, de preferência aquelas bem antigas, e peça um latte di mandorla. Depois me conte.

Bebidas típicas da Sicília: leite de amêndoas
Esse é o leite de amêndoas que a gente encontra no supermercado. Já vem pronto para beber.

Uma dica: nas lojas de produtos típicos ou nas confeitarias, é fácil encontrar a pasta de amêndoas (panetto di mandorla), a base para fazer o leite em casa. É só bater no liquidificador com água e a bebida tá pronta.

 

Chá com granita

Um must do verão siciliano é sentar em um café e pedir um chá de limão gelado com uma colherada abundante de granita de limão dentro. Até mesmo quem não é muito fã de chás (como eu) aprecia essa delícia. Todas as vezes que estou passeando em Siracusa, vou ao Gran Caffè del Duomo (em frente à catedral), sento em uma das mesinhas e peço um té con granita. Uma maravilha refrescante e uma alternativa aos refrigerantes.

 

Seltz limone e sale

Nada de gatorade e similares, é o Seltz limão e sal o energético mais popular entre o pessoal de Catânia. É uma bebida que hidrata nos dias mais quentes e certamente é a mais pedida dos quiosques da cidade.  Trata-se de água com gás misturada com o suco de um limão espremido na hora e uma pitada de sal. Quando a experimentei, achei estranho para o meu paladar aquele toque de sal, mas o seltz é, sem dúvida alguma, a bebida mais amada pelos cataneses.

Bebidas típicas da Sicília: seltz limão e sal
Seltz com limão e sal. Foto: Caponataweb.com

 

Mandarinetto, Amarena, Tamarindo…

Assim como o Seltz limão e sal, as bebidas chamadas com os nomes acima estão entre as mais populares nos quiosques de Catânia e região. Trata-se de xarope de fruta misturado a água com bastante gás e uma espremida de limão. Praticamente um refrigerante feito na hora, só que muito melhor!

Bebidas típicas da Sicília
Esse é o famoso “mandarinetto”, ou seja, xarope de tangerina, água com gás e limão. Uma delícia! Foto: Catania Today

As principais opções de sabores são: Tangerina (mandarino, veja foto acima), tangerina verde, cereja (amarena) com ou sem frutas dentro, tamarindo.

Eu realmente aconselho uma parada para beber algo rapidamente em um dos quiosques de Catânia. Eles fazem parte da identidade cultural da cidade!

 

Água e anis

Antes que os quiosques surgissem, havia nas ruas de Palermo um vendedor de acqua e zammu, ou seja, água aromatizada com anis (erva-doce). A água ficava dentro de uma ânfora de barro e assim ela era mantinha a temperatura fresca. Com o passar dos anos o acquaiuolo (assim era chamado o vendedor de água a anis) foi dando lugar aos quiosques fixos e a profissão desapareceu. Apesar disso, a tradição de beber essa água aromatizada depois das refeições, principalmente no verão, ainda se mantém viva entre as famílias de Palermo. Para eles é uma bebida refrescante e, sobretudo, ajuda na digestão.

Bebidas típicas da Sicília: água e anis
Gravura de um vendedor de água e anis no início do século XX. Foto: Reprodução

As bebidas e os quiosques fazem parte do patrimônio cultural e gastronômico da Sicília. Além de serem muito saborosas, elas fazem parte do nosso dia a dia. É um modo de conhecer esses detalhes que caracterizam a vida dos sicilianos e de quem mora aqui.

 

ASICILIA5

Veja Também

corrado assenza caffé sicilia noto

Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza

Atualizado em 29/11/2018 O mestre confeiteiro Corrado Assenza é uma verdadeira instituição na Itália e …

3 comentários

  1. obrigada por tudo que tenho aprendido com você.

  2. Walther Nogueira Santos Filho

    Muito interessante. Na próxima vez que for a Sicília, além ir aos muitos lugares que faltaram, vou provar todas estas bebidas.

  3. Vou provar tudo isso. Obrigada pela dica.

Comente!