Logo

Porto Empedocle

Porto Empedocle e a Vigata de Andrea Camilleri

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Você conhece o Comissário Montalbano? Para quem nunca leu um romance de Andrea Camilleri ou mesmo nunca assistiu à famosa série da Rai, explico quem é: Salvo Montalbano é o protagonista de romances policiais ambientados na Sicília, mais especificamente numa cidade fictícia chamada Vigata.

A Vigata dos livros é, na verdade, Porto Empedocle, cidade natal de Andrea Camilleri. Porto Empedocle fica bem pertinho de Agrigento (7 km) e, apesar de não ser uma cidade tão turística como a famosa vizinha, é passagem obrigatória para quem visita Scala dei Turchi. Além disso, é de Porto Empedocle que saem as embarcações para Lampedusa. Enfim, é um ótimo lugar para encaixar entre um passeio e outro.

Porto Empedocle

Como vocês podem imaginar, a fama de Vigata no mundo (os livros de Camilleri já foram traduzidos em mais de 100 línguas, inclusive em português) acabou gerando um bom fluxo de fãs do Comissário Montalbano e, consequentemente, bons negócios para o turismo local. De fato, na rua principal da cidade, a Via Roma, aquela onde a população vai passear nos fins de tarde, há uma estátua de bronze de Montalbano em tamanho real e é cheia de cafés e restaurantes que trazem o nome do comissário ou da cidade fictícia.

Via Roma, Porto Empedocle

Via Roma

Comissario Montalbano em Porto Empedocle

Estátua de Montalbano na Via Roma, Porto Empedocle

A história de Porto Empedocle está diretamente ligada àquela de Agrigento, uma vez que, a partir do período do domínio árabe, ela se tornou o “porto” da cidade dos templos, que inclusive teve seu cais construído com material proveniente do templo de Zeus. O nome da cidade é em homenagem ao médico, político e filósofo Empédocles, nascido na antiga Akragas no ano 492 a.C.

A propósito da importância portuária de Porto Empedocle, uma construção quase sempre presente nos cartões postais da cidade, é uma torre de defesa construída no século XVI para proteger o porto dos ataques de piratas e invasores. Em 1780 o forte passou a ser uma prisão e hoje em dia abriga um centro artístico cultural.

Torre de Porto Empedocle

Forte / Torre de Defesa de Porto Empedocle. Visite-a, a entrada é gratuita!

Museu da Torre de Porto Empedocle

Dentro da torre há um museu com achados arqueológicos e objetos que remontam ao período de funcionamento do forte.

De uma das grades do forte pude ver o navio que liga Porto Empedocle a Lampedusa. São quase 9h de viagem!

IMG_1359

Visitei Porto Empedocle em uma tranquila manhã de março. A cidade estava numa calmaria só, mas me disseram que no verão ela se transforma totalmente, uma vez que muitos habitantes de Agrigento e arredores possuem suas casas de veraneio ali. O próprio Andrea Camilleri só vive lá durante o verão, passando o resto do ano em Roma.

 

Onde Comer em Porto Empedocle

Além de ser uma cidade de grandes escritores (ah! é a cidade natal também de Luigi Pirandello) e ter tido uma grande importância histórica, Porto Empedocle é uma cidade que baseia sua economia na pesca, então vocês podem imaginar a fartura de restaurantes de fruto do mar por metro quadrado. Montalbano, um grande apreciador de pasta con le cozze, já sabia disso faz tempo!

Apesar dos cartazes na entrada dos restaurantes anunciando o “Menu de Montalbano” parecerem algo para chamar atenção de turista, devo dizer que comi muito bem em Porto Empedocle. Aliás, se posso dar um conselho, caso estejam em Scala dei Turchi na hora do almoço, peguem o carro e se dirijam a Porto Empedocle porque a qualidade dos restaurantes é bem superior.

Tive o imenso prazer de comer na Trattoria La Grotta di Vigata e foi tudo bom demais. Jamais esquecerei os arancini de merluza que serviram de entrada.

La Grotta di Vigata

A Trattoria La Grotta di Vigata fica na Via Salita Chiesa Vecchia, nº 2

 

Como chegar a Porto Empedocle

De carro: Porto Empedocle dista cerca de 7km de Agrigento. É só seguir as indicações pegando a estrada SS115.

De ônibus: Há linhas regulares de ônibus saindo de Agrigento com a Autolinee Licata. Veja AQUI.

***

Visitei Porto Empedocle durante o Blog Tour #Sicilying e na companhia dos bloggers Elizabeth Joss (www.themuseumtimes.com) e Marco Cittadini (www.picenontheroad.com).

***

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Curta o blog no Facebook!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Um Comentário

  1. não acredito que perdi isso! imperdoável! Vou ter que voltar 🙂 Parabéns pelo blog Patricia, me ajudou muito qdo fui pra Sicilia. Beijos.

Comente!

Veja mais