viajar para a Sicília

5 razões para viajar para a Sicília na primavera

É a minha estação do ano preferida – e, por isso, sou suspeita para falar – mas se alguém me perguntar qual é o período melhor para visitar a Sicília, eu diria sem pestanejar: a Primavera!

Aqui na Sicília a primavera tem um “quê” de especial. É a estação das meias medidas: nem tão quente, mas nem tão fria. As cidades turísticas não estão lotadas como nos meses de verão, nem desertas como pode acontecer no inverno. Então, a menos que você queira vir para cá SOMENTE para curtir as praias e torrar no sol como se não houvesse amanhã, eis cinco razões para escolher viajar para a Sicília nos meses de Abril, Maio e Junho.

 

Veja também: A Sicília na Primavera

 

1) Temperaturas Agradáveis

É o motivo mais óbvio para escolher viajar para a Europa nos meses da primavera. No caso da Sicília, não é nem tanto para fugir do frio, mas do calor vulcânico dos meses de Julho e Agosto. Não é legal visitar os sítios arqueológicos no interior da ilha ou o centro histórico das cidades do Barroco Siciliano sob um sol de quarenta e poucos graus. Não mesmo.

Passeio de bicicleta em Siracusa
A paisagem da bela ciclovia de Siracusa. A primavera é um ótimo período para passear de bicicleta por lá, como eu contei AQUI.

2) Menos Turistas

Parques arqueológicos sem fila, poder admirar a beleza de praias onde no verão não dá nem para estender um lenço do chão. Poder reservar hotéis de última hora sem correr o risco de não achar vaga.

Pontos turísticos de Taormina: Jardim Público
Jardim público de Taormina.

Uma das vantagens de viajar para a Sicília na primavera é poder desfrutar de todas as atrações que a ilha oferece – das montanhas ao mar – e não encontrar cidades lotadas como acontece no verão, mas nem desertas, como ficam algumas localidades no inverno. Taormina, por exemplo, fica uma loucura em Agosto e bem vazia em Janeiro e Fevereiro.

 

3) Mais Cores

segesta
Parque Arqueológico de Segesta em Abril de 2014.

Fãs de paisagens naturais, essa é a estação para vocês. Os campos do interior da Sicília ficam verdíssimos. Margaridas amarelas crescem espontaneamente por todas as partes e, sem pedir licença, vão invadindo e doando alegria aos sítios arqueológicos, parques, jardins e até a beira das estradas. É uma explosão de cores.

 

4) Preços de Baixa Estação

O bom de viajar para a Sicília na primavera é que os preços de hotéis e passagens aéreas ainda são aqueles da baixa temporada, mas as chances de você encontrar dias com a maior cara de verão são grandes, principalmente se a viagem for entre o fim de maio e início de junho. Nesse período do ano dá para curtir as praias e localidades exclusivamente de veraneio pagando um precinho muito camarada.

A ilha de Ustica.

5) Viajar para a Sicília na primavera significa ver muito mais

Outra grande vantagem de viajar para a Sicília na primavera é poder aproveitar diferentes “versões” da Sicília, das paisagens litorâneas às montanhas da ilha. É na primavera que começam as primeiras excursões para fazer trekking no Etna, que os hotéis das ilhas menores reabrem. Voltam a funcionar todos os hotéis e restaurantes de Taormina que fecharam durante os meses do inverno. Retornam os  mini-cruzeiros às Ilhas Eólias. Enfim, a partir do mês de abril dá para fazer os mais variados passeios e é possível aproveitar muito mais o que a Sicília tem para oferecer.

Uma planta de alcaparras e a belíssima flor dela.

Este post faz parte da blogagem coletiva “5 Razões para Viajar para a Itália na Primavera”. Leia também:

5 razões para viajar para Milão na primavera – O Guia de Milão

5 razões para viajar para a Puglia na primavera – Viagem na Itália

5 razões para viajar para a Toscana na primavera – Passeios na Toscana

5 razões para visitar Paris — e também a França toda — na primavera – Direto de Paris

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Veja Também

Snorkeling na Sicília

Dicas de lugares para praticar snorkeling na Sicília

Compartilhe!FacebookTwitterGoogle+PinterestemailPrintVocê gosta de mergulho? Nadar para observar e admirar a vida marinha de um lugar …

11 comentários

  1. Vou pra Sicília em agosto desse ano, de 10 a 16/8. Sei que é alta temporada, mas foi a data que deu pra encaixar. Que cidades/lugares não posso deixar de visitar em 6 dias? Se puderes dar dicas agradeço, estamos bem na dúvida de que roteiro fazer. O objetivo é relaxar e curtir. Estaremos na Costa Amalfitana antes, e vi que uma das maneiras de chegar na Sicília é via um barco que viaja de noite. Sabes me dizer se é uma boa opção? Obrigada!

    • Patricia Kalil

      Olá Mariana,

      Entre as cidades que eu considero imperdíveis, estão Siracusa, Taormina e Palermo, mas obviamente tudo depende do seu interesse pessoal e do que exatamente você gostaria de conhecer, mas se o seu objetivo é relaxar, eu diria de escolher uma das costas da Sicíli (ou leste ou oeste), para evitar ficar muito tempo na estrada.
      Pois é, existem navios que fazem a linha Nápoles-Palermo e Nápoles-Catania, mas eu considero a viagem muito longa. Eu expliquei como vir de Nápoles para a Sicília aqui: Como ir de Nápoles para a Sicília.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Belíssimo blog, tem me ajudado muito a planejar meu roteiro pela Sicília!
    Estou pensando em passar alguns dias no mês de outubro. Será que é uma boa ou não compensa muito? Já é frio nessa época?

    Abraçoo 😉

    • Patricia Kalil

      Olá Tayna,

      Que bom que gosta do blog. Outubro é um bom mês, principalmente se você vier na primeira quinzena, quando as temperaturas ainda estão bem agradáveis (entre 20 e 25ºC) e muitos passeios de verão ainda estão ativos (como os passeios de barco).

      Um abraço,

      Patricia

  3. Oi Patrícia, tudo bem?
    Você tem um email particular pra eu entrar em contato ?
    Obrigada.

  4. Demais seu blog! Parabéns!!!
    Estou pensando em conhecer a Sicília e Malta. Imagino uns 15 dias na Sicília e 3 ou 4 em Malta.
    Qual seria a melhor época para fazer esse roteiro ? Um dos meus objetivos é fotografar bastante.
    Alugar um carro na Catania e devolvê-lo em Palermo (ou vice-versa) seria uma boa opção para fazer esse roteiro não? Bem no estilo “mochileiro”.

    • Patricia Kalil

      Obrigada, Marcos!

      Visto que você vem mochilar e fotografar, então aconselho os meses de maio, junho e setembro (segunda metade). Julho e Agosto são o pico da alta estação, talvez não seja o período ideal. De novembro a fevereiro, muitas localidades ficam bem vazias, alguns hotéis fecham, enfim, é inverno, os dias são mais curtos, menos tempo de luz solar para fotografar :).
      Sim, chegar por uma cidade (Catania ou Palermo) e alugar um carro são duas coisas que otimizam o tempo e facilitam bastante sua viagem!

      Um abraço,

      Patricia

  5. Walther Nogueira Santos Filho

    Pronto! Decidido, na próxima vez vou para a Sicília na primavera. Esta semana mando o texto e fotos que combinamos.
    Abraço.

Comente!