Gastronomia siciliana: 3 pratos típicos do inverno

Atualizado em

Nem todos os pratos típicos italianos podem ser preparados ou encontrados nos restaurantes o ano inteiro. Isso porque a culinária italiana valoriza muito os produtos que a terra oferece em cada uma das diferentes estações do ano. Assim, selecionei três pratos tradicionais sicilianos tipicamente do inverno para você saborear quando estiver por aqui. E tem mais, os vegetarianos irão amar!

Sim, os principais pratos típicos do inverno na Sicília utilizam como principais ingredientes somente frutas e verduras. Os carros-chefe da culinária siciliana tem origens pobres, nasceram nas cozinhas dos camponeses, que tinham à disposição somente o que plantavam. Carnes vermelhas eram um luxo para poucos, ao máximo era possível usar os peixes pescados, afinal estamos em uma ilha e muitos sobreviviam da pesca.

 

Leia também: 8 pratos tradicionais da ceia de Natal na Sicília

 

Pratos típicos do inverno na Sicília

Salada de Laranjas – Insalata di Arance

Um dos pratos mais tradicionais do inverno na Sicília é a salada de laranjas. A fruta reina soberana nas mesas sicilianas neste período, uma vez que sua colheita acontece concomitantemente com os meses de inverno. As laranjas (e limões e tangerinas) podem ser encontradas praticamente em qualquer parte da Sicília, em terrenos abandonados, no quintal do vizinho, etc.

E foi graças à abundancia de laranjas que este prato nasceu. Suas raízes são bem antigas, remontando provavelmente aos tempos da colonização árabe da Sicília.

salada de laranjas

Sem dúvida é muito estranho imaginar uma salada de laranjas com cebola, funcho e azeitonas, mas é assim que o prato é servido em sua versão clássica, tudo regado com bastante azeite extra-virgem de oliva e suco de limão.

Outra versão, desta vez combinada com peixe, é aquela com arenque defumado. O sabor forte do arenque contrasta com a doçura das laranjas e quem não conhece até pensa que é uma invenção de algum chef sofisticado!

 

Creme de Favas – Macco di Fave

Ao que tudo indica, o macco di fave já era preparado Grécia Antiga, pois o dramaturgo grego Aristófanes citou na sua comédia “As Rãs” (ano 405 a.C.) um prato a base de favas amassadas que o herói Héracles come para se nutrir e obter forças. É o típico prato ideal para ser consumido no inverno, uma sopa bem substanciosa para aquecer nas noites frias.

Foto: Giallo Zafferanno
Foto: Giallo Zafferanno

O nome “macco” deriva do latim maccare, que significa amassar, pois as favas depois de cozidas até ficarem bem moles, são amassadas até se obter um purê. O creme é temperado à gosto, mas a maneira mais simples é aquela com somente azeite extra-virgem de oliva e pimenta do reino.

 

Macarrão com couve-flor – Pasta chi vruocoli arriminati

Andam dizendo por aí que esse prato já conseguiu fazer milagres transformando pessoas que odeiam couve-flor/brócolis em adoradores dessa iguaria tipicamente siciliana. A pasta con i broccoli arriminati, ou melhor “massa com couve-flor misturado” é um must preparado pelas mammas sicilianas e é uma receita que passa de geração em geração.

Quem visitou os mercados da Sicília nos meses do inverno deve ter notado a grande variedade de couves-flores vendidas: brancas, verdes e até roxas, de todos os tamanhos e formas.

broccoliarriminati
Foto: Ricette Siciliane

Saibam que, em dileto siciliano, tanto brócolis (aqueles verdes) quanto couve-flor se chamam “vruocoli”, ou seja, generalizam chamando de brócolis as duas hortaliças. No caso deste prato, usa-se couve-flor para compor o molho da massa.

O macarrão com couve-flor é difundido na Sicília inteira, mas é mais popular em Palermo. Como acontece em diversos pratos típicos da Sicília,  não podem faltar pinoli e uvas-passas para dar aquele sabor adocicado.

Você já provou ou conhecia algum desses pratos? Escreva nos comentários!

 

ASICILIA5

Veja Também

corrado assenza caffé sicilia noto

Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza

Atualizado em 29/11/2018O mestre confeiteiro Corrado Assenza é uma verdadeira instituição na Itália e seu …

6 comentários

  1. Enedina Maria Rodrigues

    Quando estive em fevereiro comi a salada de laranjas vermelhas, deliciosa! Os outros pratos fica para fevereiro de 2018.

  2. Enedina Maria Rodrigues

    Que delicia! Até salivei….rsrs
    Vou comer todos quando estiver aí em fevereiro! <3

  3. Nossa! Fiquei com água na boca! Comi macarrão com favas quando fui e era delicioso, mas essa sopa parece maravilhosa!!!!! E essa massa?? O que é isso minha gente???? Estou até sentindo o cheirinho!

Comente!