Logo

Palermo: dicas práticas para aproveitar a cidade

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Palermo, capital da Sicília, é a quinta maior cidade da Itália, e como toda cidade grande, também cheia de problemas, do trânsito caótico às mazelas sociais que a afligem. À parte isso, é uma cidade linda, com uma mistura de estilos determinada pelas diferentes dominações que por séculos fizeram dela uma das potências do Mediterrâneo.

Para aproveitar ao máximo o que Palermo tem a oferecer — e são muitas coisas —, basta somente tomar algumas precauções, planejar direitinho seu roteiro e ter muita disposição para caminhar. Além disso, reuni uma série de informações para facilitar o planejamento da sua viagem, dicas práticas de quem já esteve diversas vezes lá.

Como ir do aeroporto ao centro de Palermo

De ônibus

A empresa Prestia & Comandè efetua o serviço que liga o aeroporto Punta Raisi ao centro da cidade. Você pode comprar a passagem, que custa € 6,30, no próprio ônibus ou na bilheteria localizada no aeroporto. As paradas do ônibus são as seguintes: Via Belgio, Viale Alcide De Gasperi, Via Croce Rossa, Via Libertà, Via Emerico Amari (Praça Politeama), Porto de Palermo e Piazza Giulio Cesare (Estação Central). Clique AQUI para verificar os horários. A viagem dura cerca de 50 minutos.

De táxi

Uma corrida do aeroporto de Palermo até o centro (por exemplo, estação central), fica por volta de 45/50 euros.

Com um transfer privativo

Uma ótima opção para quem prefere um pouco mais de conforto ou para pequenos grupos (por exemplo, no caso de 4 ou mais pessoas, o valor fica bem em conta), é contratar um transfer privativo. O motorista espera o(s) cliente(s) no desembarque do aeroporto e o conduz até o hotel, tudo com conforto e segurança. Você pode ver mais detalhes e reservar um transfer do aeroporto de Palermo até seu hotel, clicando AQUI. Vale lembrar que a maior parte dos táxis só embarca até 3 passageiros e cobram por malas extras, já o transfer privativo não!

 

Onde ficar em Palermo

Se você está de carro, ao escolher um hotel, antes de tudo procure saber se ele possui estacionamento. A carência de lugares para estacionar é um dos grandes problemas de Palermo e, por isso meu conselho é escolher um hotel que ofereça este tipo de serviço.

As zonas mais indicadas para ficar, são aquelas nos arredores da Piazza Politeama, Viale della Libertà, Teatro Massimo. Deste modo, você pode conhecer um grande número de atrações sem ter que se deslocar de carro.

Clique AQUI para reservar ou só ter uma ideia dos hotéis em Palermo ou veja os seguintes posts que já escrevi sobre hospedagem na capital da Sicília:

 

Como se locomover

Palermo

O trânsito de Palermo é um dos piores da Itália. Além disso, a cidade é cheia de ZTL (zonas de tráfego limitado), onde é proibido o trânsito de veículos particulares. Se não fosse suficiente, muitas ruas são estreitíssimas e os motoristas não respeitam muito as regras do trânsito.

Meu conselho? Deixe o carro no estacionamento do hotel e vá andando. Se o lugar for muito longe, pegue ônibus, bonde ou táxi. É a melhor maneira de aproveitar a cidade, evitando passar raiva na selva que é o trânsito local. Pegue o carro somente para ir às localidades fora da cidade (Catedral de Monreale, Mondello, etc.)

Ah, uma dica útil para quem vai pegar transporte público em Palermo: há uma app chamada Moovit (disponível gratuitamente em 38 línguas, tanto para Iphone quanto para Android e Windows Phone) e com ela é possível ter acesso em tempo real a todos os dados relativos às linhas de ônibus urbanas, como percursos, paradas, horários, etc. Um verdadeiro tesouro para um viajante!

Links úteis:

 

Segurança em Palermo

Meus conselhos no que diz respeito à segurança, é tomar as mesmas precauções que você tomaria se estivesse no Brasil. Cuidado com seus pertecences, principalmente nos lugares muito cheios, incluindo ônibus e metrô.

Aproveite e leia AQUI meu texto sobre a segurança na Sicília.

 

O que comer em Palermo

Comida de rua em Palermo

Palermo é a pátria da comida de rua. Você verá vendedores ambulantes com carrinhos de “sfincione” (uma espécie de pizza bem macia), sanduíche de baço e panelle, como já expliquei AQUI. Arancine, croquetes de batata, frituras de peixe e de tripa. Deixe a frescura de lado e se delicie com as gordices que só Palermo sabe oferecer.

Ah, em Palermo tem um passeio que recomendo muito, principalmente para os entendedores e apreciadores da gastronomia local: o Palermo Street Food Walking Tour (veja AQUI), um passeio a pé pelos mercados e points da comida de rua da cidade. Os guias falam italiano e inglês, mas arranham aquele português italianizado. São super simpáticos!

 

E o que ver e fazer em Palermo?

Veja o que já publiquei sobre a capital da Sicília:

 

Planeje sua viagem

 

Reserve já seu hotel em Palermo!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

47 Comentários

  1. Oi Patrícia,

    Estou me programando para ir a Sicilia em Outubro deste ano, queria fazer um turismo rural, mas que o local ñ fosse muito distante do Centro de Palermo, há alguma indicação? Queria ficar em uma Fazenda com plantação de oliva, fabricação de vinhos, essas coisas… Obrigada

    • Olá Debora,

      Seu pedido é um pouco complicado porque Palermo é uma cidade de 1 milhão de habitantes, então é difícil encontrar algo rural que não seja distante. O único lugar que me vem em mente neste momento é o Baglio di Pianeto, mas fica a 15km de Palermo. Dá uma olhadinha aqui para ver se é o que você está procurando: https://www.booking.com/hotel/it/agrirelais-baglio-di-pianetto-gela.pt-br.html?aid=393726

      Um abraço,

      Patricia

  2. Muito obrigada!!!

  3. Boa tarde, Patricia!

    Estaremos parando em Palermo de navio em janeiro de 2017 para passar apenas um dia.
    O Porto de desembarque dos navios é muito longe?
    Há necessidade de pegar taxi ou transfer ou podemos fazer o passeio a pé?

    • Olá Patricia,

      O porto dista cerca de 10/15 minutos a pé da Praça Politeama, lugar onde você pode começar seu passeio em Palermo. O único problema é que para chegar às outras atrações (Quattro Canti, Catedral), você terá que caminhar um pouco mais. Por isso, caso estejam cansados no fim do passeio, para voltar ao porto você pode pegar um táxi, para não ter que enfrentar todo o percurso do retorno. Mas o passeio em si dá para fazer todo a pé, sem problemas!

      Um abraço,

      Patricia

  4. Obrigada pelas dicas!
    Um beijo, Flavia

  5. Oi Patrícia!
    Primeiramente parabéns pelo maravilhoso e minucioso trabalho em divulgar esta região fantástica!
    Estamos programando uma viagem entre set-out 2016 com nosso filho de 5 anos.
    Teria alguma dica de alguma atração para crianças?
    Saberia dizer se as principais cidades (Palermo,Catania,Taormina)têm parques infantis públicos,pracinhas?
    Em Palermo tem shopping center?
    Iremos basicamente visitar as cidades com monumentos greco-romanos e TB a região do monte Etna, Palermo.
    Obrigada!
    .

    • Olá Flavia!

      Que bom que gostou do blog!

      Bem, como não tenho filhos, reconheço que não sei dar as melhores dicas do que fazer com crianças aqui na Sicília :D. De qualquer maneira, todas as cidades que você citou têm pracinhas e jardins públicos com brinquedos para crianças (só não lembro de ter visto os brinquedos em Taormina). Em Palermo, por exemplo, tem brinquedos no Giardino Inglese, na Villa Trabia, acho que praticamente em todos os jardins públicos. Em Catania tem na Villa Bellini. Ah, a alguns quilômetros de Catania também há um parque temático, o Etnaland (http://www.etnaland.eu/)

      Sim, em Palermo tem shopping (Forum Palermo, La Torre, Conca d’Oro), assim como em Catania (Porte di Catania, Centro Sicilia, Etnapolis). Os shoppings centers italianos são bem menores do que aqueles que a gente tá acostumado a ver no Brasil, então não se assuste rsrs.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  6. Oi Patrícia, obrigada. Suas dicas são valiosas.
    Vou consultar os valores. Obrigada, beijos

  7. Oi Patrícia, tudo bem ? Eu de novo (rsrs).
    Não sei se o lugar correto pra essa pergunta seria aqui mas não encontrei em outro lugar.
    Você saberia indicar um plano de dados e ligação local pra usar por aí? O Vodafone funciona bem? Gostaria de checar emails, reservar restaurantes, hotéis por isso pensei em algo que incluísse um pacote de dados e também ligações locais.
    Obrigada.
    Beijos

    • Oi Tatá!

      O que eu posso te sugerir é que você dê uma olhada nos pacotes oferecidos pelas operadoras e veja aquele que tem melhor custo x benefício de acordo com as suas necessidades. A Vodafone pega bem aqui na Sicília, assim como a Tre (a que tenho / http://www.tre.it) e a Tim (esta funciona até debaixo d’água, mas é a mais cara). No seu caso, veja os pacotes que eles oferecem aos turistas, acho que tem para quem vai ficar 1 semana e 1 mês.

      Um abraço,

      Patricia

  8. Olá, Patrícia.

    O seu bloque está sendo muito útil para mim.
    Em junho estou indo de para a Roma com meu esposo. Chegaremos em 12/06/16 e estamos pensando em ficar 3 dias em e ir para a Cicília de carro com paradas, visitaremos uma região na Cicília, Limina.
    Só estou preocupada se de 12/6 a 25/6 não der tempo ou ter que correr muito. Pegaremos o voo em Palermo.
    Você acha que seria melhor devolver o carro na Cicília? O que acha?

    Obrigada,
    Maria A

    • Olá Amélia,

      Como você não tem tanto tempo disponível, melhor não parar muito ao longo do caminho entre Roma e Limina, ou então fazer esse percurso de avião (Roma- aeroporto de Catania, depois vocês alugam um carro e vão para Limina).

      Nos 10 dias que vocês pretendem ficar aqui na Sicília, o que gostariam de visitar? Caso queiram conhecer o máximo possível, dá para fazer um ótimo roteiro que inclua Taormina, o Etna, Catania, terminando em Palermo! Basta organizar-se bem e decidir o que visitar.

      O melhor é devolver o carro no final da viagem, em Palermo.

      Um abraço,

      Patricia

  9. Oi , Patricia! Vamos para Palermo dia 25/05 e siremos para Taormina dia 28/05. Vamos chegar à noite em torno de 22:00 hs. Iremos de taxi até o hotel.
    Gostariamos de saber se há locadoras de carro na cidade?.Quais são e os endereços , pois pretendemos ir, meu marido e eu, para Taormina de carro. Muito obrigada. Maria Luisa

    • Olá Maria Luisa!

      Sim, em Palermo há um bom número de locadoras de veículos. Te aconselho a usar o buscador da RentalCars (clique aqui: http://www.rentalcars.com). Assim, você poderá ver todas as locadoras com carros disponíveis na data que você procura e escolher aquela que oferece as melhores vantagens. Além disso, lá tem um mapinha e você pode ver aquelas que ficam mais próximas ao seu hotel. Lembro que é alta temporada e é melhor não deixar para alugar em cima da hora, para não correr o risco de não encontrar veículos disponíveis.

      Um abraço,

      Patricia

  10. Oi Patrícia, gostaria de saber se a Região do Hotel Ibis Styles em Palermo é boa para conhecer os principais pontos turísticos e, especialmente, se é perigoso andar por lá a noite? obrigada. Tatá

    • Oi Tatá,

      O Ibis fica bem localizado, perto de paradas de ônibus, mas de lá dá para ir tranquilamente a pé até o centro.
      É uma zona de porto, algumas ruas são um pouco feias, mas quem mora em Palermo diz que não chega a ser perigoso. Li alguns comentários no Tripdvisor e muita gente mencinou que não teve problema algum com segurança. Enfim, é um hotel válido!

      Um abraço,

      Patricia

  11. Oi, Patrícia. Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho. Estaremos na Sicília agora em maio em carro alugado e a idéia é tomar o ferry noturno de Palermo a Nápoles. Como a data de saída é móvel, não gostaria de comprar a passagem antecipadamente. Você sabe se é seguro deixar para comprar no dia?

    • Olá Jorge,

      Não sei te dar uma resposta precisa sobre o fato de ser seguro ou não comprar a passagem no mesmo dia. O que sei é que, teoricamente, não é aconselhável, principalmente se a sua intenção é dormir em uma cabine. Digo isso porque, ao deixar pra comprar no dia, você certamente encontrará bilhetes disponíveis para assentos e cabines compartilhadas, mas há um sério risco de não encontrar mais cabines privativas, visto que não há muitas.

      Um abraço,

      Patricia

  12. Patricia, gostaria de saber se Junho é um bom mês para ficar em Palermo? Já tenho onde ficar… gostaria de saber qual a melhor forma de planejar / criar um roteiro de viagem… sera minha primeira viagem for a do Brasil queria conhecer outros lugares… por exemplo: tem algum país que é fácil de chegar? gusto de lugares badalados, com bastante jovens… não me interesso muito por cultura e sim por paisagens e uma boa gastronomia.

    • Oi Jéssica!
      Junho é um ótimo mês para visitar Palermo e a Sicília em geral!
      Não entendi a pergunta do país… você gostaria de visitar outros países além da Itália, mas saindo de Palermo? Do aeroporto de lá há voos diretos para vários países, como Espanha (Barcelona fica pertinho), Grécia, Alemanha. Dá uma olhadinha nesse post aqui: https://descobrindoasicilia.com/2014/05/como-chegar-a-sicilia-companhia-aereas-low-cost/

      Em relação ao roteiro, primeiramente você deve definir a quantidade de dias que vai ficar e então ir dividindo de acordo com as cidades que gostaria de visitar. Acho que você pode se inspirar no da Ludmila, uma leitora que tem mais ou menos os mesmos gostos que você. Ela chegou e saiu por Catania, então você só faz alterar isso, trocando por Palermo. Veja aqui: Roteiro de 9 dias na Sicília – Por Ludmilla Magro

      Ah, como você vai se hospedar em Palermo, pode inserir outras localidades (praias) muito legais no verão, como Cefalú e Riserva dello Zingaro.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

      • Que linda, era isso mesmo! pretendo ficar uns 20 dias por aí… por isso quero aproveitar e conhecer outros lugares…

  13. Boa tarde Patrícia,
    Adorei seu texto!! será que você poderia nos ajudar? Estamos fazendo um trabalho da faculdade sobre a Sicilia e temos que criar algo que vai ajudar os cidadãos daí. Você sabe nos informar alguma coisa que faria diferença na vidas das pessoas aí?
    Obrigada.

    • Oi Julia!

      Que bom que gostou! Olha, não sei como te ajudar. O que posso dizer é que, o que falta aqui na Sicília e melhoraria a vida de todo mundo são duas coisas: trabalho e infraestrutura nos transportes! A Sicília tem a taxa de desemprego mais alta da Itália e as piores estradas :D.
      Um abraço,
      Patricia

  14. ah esqueci, e alugar uma vespa em palermo?

  15. Cara Patricia,temos 1 semana para estar na Sicilia.Ja ficaremos de 12 a 14 de outubro em Palermo, e temos reserva de 16 a 19 em Taormina .A duvida e, onde ir entre 14 e 16?No vale dos templos?Ou outro loal?
    Obrigada pela dica

    • Olá Carla,
      Dou duas sugestões do que encaixar nesse período: Agrigento (com uma ida ao Vale dos Templos e, se der tempo, também Scala dei Turchi) ou Siracusa. Você pode encaixar o que quiser, opções não faltam, é mais uma questão de gosto pessoal!
      Um abraço,
      Patricia

  16. Oi Patricia obrigada pela dica, mas para o periodo que desejo, eles não tem vaga. Eu reservei na pousada People B&B, pelo link do booking aqui no seu blog. Ficarei 2 dias em Palermo depois seguirei para Trápani, Agrigento, Syracuse e terminarei a minha viagem em Catania. Ficarei do dia 21/05 até 01/06. Quando sair de Palermo alugarei um carro, acho que fica melhor passear por varios locais.

    • Perfeito, Claudia!

      Seu roteiro é ótimo e de carro vai ficar tudo mais simples.
      Um abraço,

      Patricia

  17. Oi Patricia, parabéns pelo seu blog. É bem claro e bastante informativo. Bom, eu Irei a Sicilia no fim do mes de maio por uma semana. Começarei a viagem por Palermo. Você tem alguma dica de pousadas(B & B) que possa indicar? Eu também gosto muito muito de viajar. Tenho algumas dicas de outros paises na Europa, caso necessite podemos trocar informações. Um abraço, Claudia

    • Olá Claudia!

      Você se refere a uma pousada em Palermo? Não é um B&B, mas um hotel que aconselho é o Ucciardhome Hotel (veja meu texto AQUI). Se preferir mesmo uma pousada, eu conheço o B&B Piccola Sicilia (veja AQUI), ela fica bem no centro de Palermo. Nunca dormi lá, mas sigo o trabalho deles nas redes sociais e é uma pousada bem pequenininha, administrada por um jovem casal muito simpático!
      Um abraço!

      Patricia

  18. Oi Patricia, estou querendo muito ir para Sicília agora meado de maio. Você teria alguma dica de praias para ir?
    Beijjos.

    • Olá Nairim!

      Você pode encontrar todos os posts de praia que já escrevi aqui neste link: https://descobrindoasicilia.com/tag/praias-da-sicilia/
      Só uma observação: é preciso um pouco de coragem para tomar banho de mar em Maio. A água ainda estará bastante gelada! 😀

      Um abraço,

      Patricia

  19. Patricia,
    Acabei de voltar da minha viagem pela Sicília! Gostaria de agradecer por todas as dicas com o roteiro! Parabéns pelo maravilhoso blog! Amei minha experiência no sul da Itália!
    Descobrindo a Sicília é realmente um blog espetacular!
    Bjs

    • Oi Rafaela,

      Que bom que deu tudo certo na sua viagem. Fico super feliz em saber que o blog foi útil!

      Um abraço!
      Patrícia

  20. Olá Patricia,
    Vamos para a Sicília em maio , e o roteiro deve ser esse: 8/05 ate 10/05 em Palermo , quando pegamos o carro e vamos para Taormina. No dia 12/05 vamos para Siracusa ,no dia 14/05 para Agrigento ,e no dia 16/05 retornamos para Palermo ( direto para o aeroporto ) e vamos para Roma. Minha dúvida maior é se devo tirar Agrigento do roteiro para aproveitar melhor as outras cidades. Sei que não dá para conhecer tudo… pelas suas dicas acho que terei que voltar a Sicília! Obrigada desde já .Beijos, Marlise

    • Oi Marlise!
      Na minha opinião, seu roteiro está muito bem dividido. Você conseguiu encaixar diferentes partes da Sicília em pouco tempo, e eu, se fosse você, deixaria assim como tá. A ida ou não a Agrigento só vai depender do seu gosto pessoal. Tem gente que nem passa por perto, uma vez que não se interessa nem um pouco por sítios arqueológicos. Como eu sou apaixonada por história, jamais deixaria de ir ao Vale dos Templos.
      Meu conselho é: vá, e se der tempo ainda dê um pulinho na praia de Scala dei Turchi.

      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar!

      Um abraço,

      Patricia

      • Ola Patricia,
        Obrigada pela dica. Agora é só reservar os hotéis e fazer a contagem regressiva !

  21. Olá, adoro ler esse blog e ele me inspirou bastante na minha última viagem “easy rider” pelo sul da Italia. Bem, só para contribuir, utilizei o ônibus do aeroporto à Praça Politeama e foi super legal. Ele sai com bastante frequência, é confortável, seguro, e tem bom preço. Achei uma excelente opção.

    • Obrigada, Marta!
      Ótima dica!

  22. Oi, Patrícia. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais e feliz ano novo,
    Boia – Natalie

    • Oi Natalie!

      Oba! Presente de ano novo!
      Obrigada e feliz ano novo para você também.
      Um abraço,
      Patricia

  23. Oi Patrícia, na minha ida à Sicília tive que dirigir no centro de Palermo quando retirei o carro da locadora e quando fui devolver (na rua lateral do teatro Politeama), meu planejamento não era andar de carro ali, mas usá-lo pra ir a outras cidades, sim é caótico, mas achei que as pessoas se entendem bem entre elas (levei uma abanada de mão e uma “cara-feia” pois não parei pra um pedestre atravessar no meio do nada, mas depois me acostumei a isso), o trânsito é muito mais silencioso que nas capitais brasileiras, eu morei no centro de São Paulo, e olha, me surpreendi de ouvir tão poucas buzinas, e sempre me surpreendia positivamente quando os carros paravam a qualquer momento que um pedestre queria atravessar a rua. Mas realmente, estacionar em Palermo é impossível, reparei que muitas pessoas quando vão estacionar pra algo rápido, param em fila dupla e fecham quem estacionou primeiro, deixam o carro e saem, achei isso um absurdo hahahaha, mas tive que fazer isso pra devolver o carro, já estava quase 30 minutos atrasada e não achava nenhum local que pudesse parar. Depois o responsável da locadora colocou o carro em um lugar próprio deles.

    Ah, e também achei Marsala (fui a Erice e Marsala porque eu vi aqui no blog!) mais apertada e com mais restrições onde não podia passar com o carro e tive que fazer desvios, e o GPS ficava louco com as ruinhas muito pequenas.

    Mesmo já tendo 1 mês que retornei da viagem, não consigo parar de acompanhar o blog e coisas sobre a Sicília! E obrigada por toda ajuda com os posts e respondendo meus comentários.

    Abraços

    Thais

    • Thais, muito obrigada por seu comentário, obrigada mesmo!
      Veja que contradição: aqui o pessoal para para o pedestre passar, mesmo fora da faixa, mas deixa o carro, estacionado na diagonal, na esquina, fechando rua, em fila dupla e até mesmo tripla! kkkkk
      Fico muito feliz que suas impressões tenham sido positivas. A Sicília é tão carregada de estereótipos, que às vezes até eu mesma me surpreendo.
      Tenho certeza que seu comentário será muito útil a quem busca informações sobre dirigir na Sicília.

      Um abraço,

      Patricia

  24. Patricia, existe algum serviço de van do aeroporto para o centro?

    • Oi Mauro,

      Há empresas que fazem serviço de transfer, uma delas é a Sicily Airport Transfer, você pode cotar os preços aqui> http://www.sicilyairportstransfer.it/home.html. Dá para alugar a van inteira ou utilizar o serviço “shared shuttle”, com um preço fixo por pessoa.
      Um abraço!
      Patricia

Comente!

Veja mais